Ar Condicionado Portatil Qual o Melhor? – A Escolha Certa!

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Está procurando saber qual o melhor ar condicionado portátil do mercado, e esta em dúvida sobre qual modelo é ideal para você?

Realmente, comprar esse tipo de aparelho nem sempre é uma tarefa simples, já que vários fatores importantes estão envolvidos na escolha do produto ideal.

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

ar condicionado portátil qual o melhor

Ar Portátil: Para quem não quer reformas, basta uma janela!

O Guia do Eletro indica qual o melhor ar condicionado portátil do mercado, para diferentes perfis de consumidor!

 

 

 

Antes, informações importantes para uma boa compra!

Obs: Já sabe o básico sobre esse eletrodoméstico? Então vá direto a análise de qual o melhor ar condicionado portátil do mercado clicando aqui!

Saiba como determinar o tipo de aparelho ideal para o seu caso!

Se você já pesquisou qual o melhor ar condicionado portátil do mercado, com certeza já deve ter se deparado com a sigla BTU. Mas você sabe o que essa sigla significa?

O BTU (British Thermal Unit) mede a capacidade de refrigeração, sendo que ele demonstra a quantidade de calor que um equipamento é capaz de retirar do ambiente.

Escolher o produto com a capacidade BTU certa para sua casa é de suma importância, já que aparelhos com capacidade baixa para o tamanho do cômodo não irão refrigerar como desejado, e com capacidade excedente irão gelar demais, o que pode trazer prejuízos à saúde.

Fatores que influenciam no cálculo de carga térmica

Mas afinal, como calcular a quantidade de BTUs que preciso para o meu ambiente?

Por padrão, cada metro quadrado exige 600 BTU para uma refrigeração adequada. Porém, existem casos onde você deve considerar 800 BTU por m², são eles:

  • Cozinha
  • Ambiente com muitos eletrônicos (computadores principalmente)
  • Ambiente com grande incidência de luz solar

Também é necessário incluir 600 ou 800 BTU para cada morador que for utilizar o cômodo diariamente (excluindo-se você mesmo dessa conta).

Ainda está confuso? Então vamos a dois exemplos para ficar mais simples:

Agora uma situação bem diferente:

Fique atento

Quando falamos sobre condicionadores portáteis, é comum encontrarmos uma divisão muito grande nas avaliações dos consumidores.

Modelos realmente muito ruins normalmente têm mais de 60% de avaliações negativas. Porém, uma parte dos condicionadores de ar portáteis está em uma situação em que metade dos consumidores adora o produto que adquiriu, e a outra metade simplesmente odeia.

Essa situação normalmente é causada por 3 motivos:

1 – Falsa expectativa: Como já comentado aqui, o usuário deve adquirir o equipamento com a capacidade BTU certa para o seu ambiente, caso contrário as chances de frustração são enormes.

A falsa expectativa também acontece em relação ao silêncio. Por possuírem seus motores dentro da própria carcaça, aparelhos portáteis nunca serão silenciosos como os equipamentos do tipo split ou ventiladores.

Se você tem baixa tolerância a ruídos, opte por um modelo split ou ventiladores de teto (Fonte Img: reciclaredecorar.com)

Portanto, esses produtos não são aconselhados para pessoas que tem pouca ou nenhuma tolerância a ruídos. Se você faz parte desse grupo, dê uma olhada em nossa análise sobre os melhores ventiladores de teto da atualidade.

2 – Instalação inadequada: Modelos portáteis exigem uma instalação adequada para entregarem todo o seu potencial. Pontos que devem ser observados na instalação:

  • Janelas: As réguas adaptadoras e o duto de ar devem estar bem presos à janela. Existem no mercado espumas de poliuretano que ajudam a vedar frestas, o que impede que o ar quente retorne ao ambiente. Cortinas barram a incidência direta de raios solares, e também ajudam a aumentar a performance de refrigeração.

Janela: Instalação deve ser feita de modo a deixar número mínimo de frestas (Fonte Img: arcondicionado.blogs.sapo.pt)

  • Posicionamento: Os condicionadores sugam o ar pelas laterais. Por isso, o produto deve estar com uma distância mínima de 30 cm das paredes e de qualquer outro objeto presentes no local em que será colocado.

Distância: Mínimo de 30 cm distante de paredes e objetos (Fonte Img: consul.com.br)

  • Duto de ar: Evite que fique muito curvado. Quanto mais reto o duto ficar em relação à janela, maior será a eficiência em expulsar o ar quente do ambiente. Caso as janelas do cômodo sejam muito altas, é ideal providenciar alguma estrutura para deixar o aparelho suspenso (como banquetas de metal firme ou suportes na parede).

Exaustão: Evite dobras no duto (Fonte Img: mideacarrier.com.br)

3 – Consumo de energia: Um mal que não tem escapatória para quem deseja um condicionador de ar. Com gasto médio de 1 kw/h, esses equipamentos gastam 10x mais que ventiladores.

Alguns modelos possuem programações ECO, que reduzem o gasto, porém esse continua sendo um dos eletrodomésticos que mais impactam na conta de luz.

Agora que você já sabe o básico sobre esses produtos, vamos aos melhores condicionadores de ar portáteis:

 Comfee
MPS-09
Delongui
Pinguino C105
Midea
Liva
Capacidade BTU9.00010.50012.000
Vazão de Ar315 m³/h330 m³/h450 m³/h
Temperatura mínima17°C18°C17°C
Drenagem
Automática?
AVALIAÇÃO
Avaliação Usuários
Experiência
de uso
Recursos
Tecnológicos
Design
Preço
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA
ONDE
COMPRAR
ge_tab_130_americanas

 

Comfee MPS-09CRV

A Comfee é uma marca de refrigeração bem popular em lojas online, e têm seus equipamentos produzidos pelo mesmo fabricante de Midea e Springer, outras marcas bem tradicionais no ramo de refrigeração doméstica.

E a marca possui um dos modelos de melhor custo benefício do segmento atualmente, o Comfee MPS-09CRV.

Principais Diferenciais

Ótimo custo benefício

O MPS é um dos aparelhos de menor preço disponíveis hoje no Brasil. Esse produto pode ser facilmente encontrado por menos de R$ 1.600,00, tanto em épocas de frio, como no verão, onde normalmente os preços sobem.

Mesmo possuindo um preço bem reduzido em relação aos seus concorrentes, esse modelo não fica devendo em relação à performance de refrigeração.

Bom custo benefício é uma marca do Comfee MP(Fonte Img: mideacarrier.com.br)

Destinado a ambientes pequenos, o MPS tem temperatura mínima nominal de 17ºC, possuindo assim capacidade nominal um pouco superior à de concorrentes mais caros.

Função Dormir

Mesmo possuindo custo reduzido, o MPS possui um recurso que normalmente só está disponível em categorias mais caras.

Trata-se da função dormir

Durante a noite, o metabolismo do nosso corpo desacelera, e a percepção de frio e calor diminui, o que torna desnecessário o funcionamento pleno do aparelho.

Com a função dormir ativada, esse eletrodoméstico aumenta 1°C na temperatura ambiente ao passar de cada hora, sendo que após 7 horas a temperatura volta ao que o usuário programou inicialmente.

Função dormir: Normalmente presente em modelos mais caros (Fonte Img: mideacarrier.com.br)

Isso faz com que o equipamento economize energia, já que a intensidade de funcionamento é reduzida, e traz mais comodidade ao usuário, já que não é necessário trocar a temperatura ou programar o timer antes de dormir.

Contras: O ponto em que esse aparelho deixa mais a desejar em relação aos seus concorrentes é a vazão de ar.

A vazão desse produto é de 315m³/h, a menor dentre os modelos analisados aqui, o que o faz ter menos capacidade de levar o vento gelado a áreas mais distantes.

Para quem é ideal

O Comfee MPS-09CRV é indicado para o consumidor que deseja saber qual o melhor ar condicionado portátil do mercado, e precisa de um equipamento de baixo custo para ambientes pequenos.

O MPS se destaca principalmente por ter boa performance de refrigeração (até 17°C), e possuir a função dormir, mais comum em categorias mais caras, entregando assim um bom custo benefício final ao consumidor.

Tenha acesso à uma ótima oferta

 

 

Delongui Pinguino PAC C105

A Delongui é uma marca italiana fundada em 1902, e foi uma das empresas pioneiras no ramo de condicionadores de ar móveis no mundo.

Isso faz com que a marca seja capaz de produzir excelentes produtos dessa categoria, como é o caso do Delongui Pinguino PAC C105.

Principais Diferenciais

Um dos mais silenciosos da atualidade

Como já comentado aqui, o ruído é maior em modelos portáteis devido ao fato do motor estar alocado dentro do próprio equipamento, diferentemente dos aparelhos split, onde essa peça é instalada do lado de fora do imóvel.

E é nesse ponto que está o maior diferencial do Pinguino C105

Esse modelo é um dos mais silenciosos da atualidade, possuindo ruído médio que fica entre 51 e 55 decibéis.

Modelo ideal para quem precisa de um portátil, mas quer mais silêncio (Fonte Img: youtube.com.br)

Esse detalhe faz com que esse seja o produto ideal para quem ainda tem certa tolerância a ruídos, mas que não consegue encarar condicionadores de ar portáteis tradicionais, que na média produzem mais de 60 decibéis, podendo em alguns casos ultrapassar 70 decibéis.

Sistema de auto-evaporação

Com certeza, uma das coisas mais chatas em equipamentos móveis é a necessidade de drenar água de reservatórios, característica que a maioria dos modelos da atualidade ainda possui.

Normalmente são dois compartimentos: um superior, que é esvaziado através de mangueiras, e pode ter que ser drenado ao mesmo tempo em que o aparelho funciona, e um inferior, que deve ser drenado de tempos em tempos.

Balde: O grande inconveniente da grande maioria dos portáteis

E ai está um dos grandes diferenciais do Pinguino C105

Isso porque esse produto conta com um sistema de auto-evaporação, que faz a água do reservatório superior ser expelida pelo próprio duto de exaustão, o que acaba com a necessidade de efetuar a drenagem ao mesmo tempo em que o aparelho funciona.

O único compartimento a ser drenado é o reservatório inferior, porém, esse processo é feito somente na troca de estação, para esvaziar o sistema de circulação e não guardá-lo com água.

Auto-evaporação: Elimina a necessidade de drenagem durante o funcionamento (Fonte Img: fnac.com.br)

Esse recurso elimina a necessidade de baldes, que são companheiros inseparáveis dos modelos sem essa tecnologia, o que proporciona uma experiência de uso mais avançada.

Contras: O Pinguino C105 é o aparelho mais pesado dessa lista, com 32 kg.

Isso pode ser um problema para pessoas que querem comprar o produto para usar em mais de um cômodo da casa em diferentes momentos, executando essa mudança de local com certa frequência.

Para quem é ideal

O Delongui Pinguino C105 é indicado para aquelas pessoas que buscam saber qual o melhor ar condicionado portátil do mercado, e fazem questão de um eletrodoméstico com capacidade de refrigeração adequada, e que produza nível de ruído abaixo da média de seus concorrentes.

A soma de nível de ruído baixo + boa eficiência de refrigeração é um grande ponto para definir quais os melhores modelos de ar condicionado portátil, e esse produto possui essas duas características.

Tenha acesso à uma ótima oferta

 

 

Midea Liva 12.000 BTU

A Midea é uma das maiores marcas do ramo de refrigeração de ambientes no mundo, e está presente desde 2011 no Brasil.

A marca é reconhecida principalmente pelos seus modelos split, porém desenvolveu um dos equipamentos móveis mais avançados da atualidade, o Midea Liva.

Principais Diferenciais

Ionizador

Se lembra da ultima vez que esteve em uma cachoeira? Se sim, deve-se lembrar que a sensação de respirar um ar puro nesse ambiente é muito grande.

Isso porque o choque da água em velocidade contra o solo produz grande quantidade de ions negativos. Esses ions negativos se juntam a partículas mais pesadas (ions positivos), as anulando, o que faz com que o ar nesse local seja muito mais leve e agradável.

Ionização: Processo natural, que acaba melhorando a qualidade do ar

E é exatamente isso que o Ionizador do Liva simula

O que essa peça faz é “carregar” os átomos que circulam por dentro do seu sistema, os transformando em ions de carga negativa. Esses ions por sua vez “grudam” em átomos de carga positiva, como partículas de fumaça, os anulando.

Esse é um grande diferencial para esse aparelho, pelo fato dele conseguir deixar o ar do ambiente mais puro, melhorando significativamente a qualidade da respiração, e também por ser um recurso raro de ser encontrado em equipamentos de ventilação domésticos.

Ionizadores simulam processo natural de purificação do ar

Função Siga-me

Outro recurso bem útil e difícil de ser encontrado, essa função faz com que o usuário seja capaz de escolher a temperatura exata para o local onde se encontra no momento.

Um exemplo:

O aparelho está configurado para operar em 25°C. O usuário está deitado no sofá a três metros da janela, onde o equipamento está localizado. Na janela, a temperatura é de 25°C, o que significa que o produto já alcançou a temperatura programada inicialmente.

Porém, no sofá, onde o usuário realmente se encontra, a temperatura está em 26°C, um grau a mais do que a marca realmente desejada.

No momento em que o usuário aciona a função siga-me, o aparelho deixa de reconhecer que atingiu a temperatura solicitada, e passa a trabalhar para alcançar os 25°C na região onde está o controle remoto, no caso o sofá onde o usuário se encontra.

Siga-me: Aparelho trabalha para ajustar a temperatura no local onde estiver o controle remoto (Fonte Img: mideacarrier.com.br)

Esse recurso é um grande diferencial, já que ajuda a manter a sensação de temperatura desejada pelo usuário em qualquer lugar que esteja no raio de alcance do Liva.

Contras: O Liva ainda não possui uma tecnologia já presente em seus principais concorrentes: o sistema de auto-evaporação.

Como já visto aqui, essa tecnologia elimina a necessidade de drenar o aparelho durante o funcionamento. Não ter essa tecnologia acaba representando um ponto a menos na experiência de uso desse modelo.

Para quem é ideal

O Midea Liva é o produto ideal para quem se pergunta qual o melhor ar condicionado portátil do mercado, e precisa de um equipamento que dê conta de ambientes maiores, e tenha recursos modernos que proporcionem maior conforto.

Dentre esses recursos destacam-se o ionizador, que aumenta a qualidade do ar ambiente e por consequência a respiração das pessoas que estiverem nele, e também a função siga-me, que faz com que o usuário tenha a temperatura desejada exatamente onde estiver.

Tenha acesso à uma ótima oferta

 

 

A mobilidade na refrigeração de ambientes!

Essas foram às sugestões do Guia do Eletro para quem deseja saber qual o melhor ar condicionado portátil do mercado. Agora é só escolher o que vai te ajudar a não passar calor no próximo verão!

Até o próximo post!

Facebooktwittergoogle_pluspinterest