Melhor Chapinha/Prancha de Cabelo de 2018 [Profissional e Pessoal]

Esta procurando qual a melhor chapinha / prancha de cabelo do mercado, e está com dificuldades de achar boas opções?

Hoje existem dezenas de modelos à venda nas lojas, que estão recebendo cada vez mais recursos que melhoram a experiência de uso, mas também dificultam a escolha do produto ideal.

 

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

 

qual a melhor chapinha prancha de cabelo do mercado

 

O Guia do Eletro indica qual a melhor chapinha / prancha de cabelo do mercado, apresentando 4 versões destinadas ao uso pessoal e profissional

 

 

Vamos as melhores pranchas de cabelo:

 Taiff
Red Ion
Taiff
Look
Taiff
450 Colors
Babyliss
Pro Nano Titanium
[Celular/Tablet]

Arraste →
Tipo de UsoPessoalPessoalProfissionalProfissional
RevestimentoCerâmicaCerâmicaCerâmicaTitânio
Temperatura200°C150 e 200°C200 e 230°C170, 190, 210 e 230°C
VoltagemBivoltBivoltBivolt110 ou 220V
Avaliação Usuários
Experiência
de Uso
Recursos Adicionais
Design
Preço
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA
ONDE COMPRAR

 

 

Taiff Red Ion

Indicação de uso: Pessoal

Tecnologia: Cerâmica + Ions negativos

Temperatura: 200°C

A Taiff é uma empresa brasileira que atua no segmento de equipamentos de beleza desde 1988.

A marca hoje é líder de vendas no segmento, tendo seus produtos entre os mais bem avaliados pelos consumidores. E não é diferente com a Red Ion, uma chapa completa, que facilita o dia a dia de quem quer estar sempre com o cabelo liso.

Principais Diferenciais

Custo Benefício

A Red Ion é uma das líderes de venda do varejo brasileiro atualmente. E esse grande sucesso se deve principalmente a recursos que fazem ela entregar um dos melhores custo benefício do mercado. Dentre as principais características que proporcionam essa vantagem, destacam-se:

Leve e ergonômica: Essa Taiff é um dos modelos mais leves e ergonômicos da atualidade, com uma boa pegada que facilita bastante o manuseio no dia a dia.

Além disso, ela possui dimensões compactas (24 x 3,7 x 2,9 cm), e pesa apenas 330g, o que a faz ser bem portátil, podendo caber na maioria das bolsas e estojos femininos.

Leve e compacta: Ótima opção para viagens (Reprodução: americanas.com.br)

Boa temperatura: A Red Ion chega a temperatura de 200°C, o que garante calor mais que suficiente para o uso pessoal.

Além de alcançar uma ótima temperatura, ela também possui tecnologias que a diferenciam bastante no segmento de entrada.

Destacam-se a Dual Transmission e a PTC, que mantém a temperatura dos patins constante através da reposição instantânea de calor, impedindo oscilações bruscas de temperatura, que poderiam prejudicar a saúde dos fios.

Alcança até 200ºC (Reprodução: magazineluiza.com.br)

Design: Chapinhas da categoria de entrada costumam ter um aspecto frágil, além de serem feias, com pouco charme.

E ai está um dos seus grandes diferenciais

A Red Ion é fabricada com materiais de excelente qualidade, que proporcionam maior resistência à impactos e garantem maior durabilidade. Além disso, ela conta com um design bem sofisticado, com patins na cor vermelha, que dão destaque e favorecem a decoração do banheiro.

Ótimo design: Um charme a mais ao banheiro (Reprodução: magazineluiza.com.br)

Todas essas características, somadas ao fato dessa chapa ser bem superior as principais concorrentes, e mesmo assim manter um preço competitivo, fazem ela entregar o melhor custo benefício da atualidade.

Ions negativos

Quem procura qual a melhor prancha de cabelo muitas vezes está atrás de uma solução para o temido frizz, o efeito que causa a aparência de arrepiado.

Frizz: Muitas mulheres buscam a chapinha para tentar acabar com ele (Reprodução: tudoela.com)

Isso acontece porque as cutículas (escamas dos fios) ficam abertas devido à eletricidade estática produzida no cabelo.

Uma das “armas” contra o frizz são os ions negativos. Quando liberados nos fios, esses ions ajudam a fechar essas escamas, reduzindo consideravelmente o aspecto arrepiado.

Ion negativos: Ajudam a fechar as cutículas dos fios

Hoje vários fabricantes dizem ter colocado bombas ionizantes em seus produtos, porém a realidade é que, na categoria de entrada, poucos realmente são efetivos para controlar o frizz.

E ai está o grande diferencial da Red Ion

Essa Taiff é um dos poucos modelos de uso estritamente pessoal que realmente possui uma tecnologia de emissão de ions eficiente. Diversas usuárias afirmam em suas reviews que o aparelho foi capaz de reduzir consideravelmente o frizz, e ainda trazer mais brilho e maciez.

Por isso, se o que você deseja é controlar o arrepiado, mas não quer gastar mais em uma versão top de linha, a Red Ion é a sua melhor opção!

Uma das únicas da categoria de entrada a ter ionização realmente eficaz (Reprodução: magazineluiza.com.br)

Contras: Como em todos os modelos de entrada, seu cabo não é giratório.

Esse fato não prejudica em nada a experiência de uso, porém, exige um cuidado maior no manuseio e também na hora de guarda-la, para que os fios não se partam internamente.

Para quem é ideal

A Taiff Red Ion é indicada para quem procura qual a melhor prancha de cabelo, e deseja um produto que esquente bem, tenha confiabilidade, bom manuseio, e principalmente, entregue um excelente custo benefício.

Isso porque esse modelo é leve e ergonômico, esquenta até 200°C, tem acabamento e design muito acima da média da categoria, e ainda conta com emissão de ions que realmente funciona, algo incomum para aparelhos do segmento de entrada.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Taiff Look

Indicação de uso: Pessoal

Tecnologia: Cerâmica + Ions negativos

Temperatura: 150°C e 200°C

Muito bem avaliado pelos consumidores, esse modelo se caracteriza principalmente por sua grande flexibilidade de uso, sendo um dos produtos mais versáteis para usuários domésticos.

Principais Diferenciais

Multitemperatura

A Look possui um dos maiores diferenciais do segmento intermediário: Uma chave seletora em que é possível escolher entre 150°C e 200°C.

2 opções de temperatura pouco vistas no segmento (Reprodução: casasbahia.com.br)

Muitas pessoas possuem fios mais frágeis, que passaram por muitos processos químicos e acabaram se tornando quebradiços.

Usar a temperatura de 200°C corriqueiramente nesses casos com certeza traria problemas futuros. Com a opção de 150°C, pessoas com fios frágeis podem utilizar uma temperatura mais amena no dia a dia, e deixar a máxima para tratamentos, como a escova progressiva.

Flexibilidade: Vai bem tanto no dia a dia, como em procedimentos como a escova progressiva

Além disso, é bastante raro de se encontrar aparelhos de uso pessoal com chaves seletoras de temperatura, o que faz a Look se destacar bastante entre outros modelos da faixa de preço intermediária.

Multifunção

Além de ser multitemperatura, a Look também é multifunção.

Isso porque além de alisar e modelar, ela também é capaz de produzir cachos

Esse equipamento possui uma estrutura similar a um pente, que fica na parte plástica acima dos patins. Ao puxar o cabelo, é possível virar o aparelho ao contrário e passar os fios por dentro desse “pente”, que produz o efeito cacheado instantâneo.

Cacheador: Estrutura similar a um pente permite fazer cachos instantâneos (Reprodução: extra.com.br)

Essa rara combinação de alisamento + cachos em um único produto abre mais possibilidades de penteados para mulheres que gostam do estilo cacheado.

Confira um vídeo do hairstylist Marcelo Righetti, em que ele demonstra como fazer cachos com a Look:

 

Contras: Por ser um produto que possui um recurso bem incomum (pente para cachos), a Look deveria vir com um manual mais explicativo.

Cachear o cabelo usando esse recurso não é difícil, mas um manual com um passo a passo prático ajudaria bastante a aprendizagem.

Para quem é ideal

A Taiff Look é indicada para quem procura qual a melhor chapinha, e deseja um produto de uso doméstico com características e recursos mais avançados.

Sua facilidade de produzir cachos é um ótimo diferencial no segmento, e sua chave seletora flexibiliza bastante o uso, já que traz uma temperatura mais amena (150°C), e uma padrão (200°C), que dá conta da grande maioria das situações.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Taiff 450 Colors

Indicação de uso: Profissional

Tecnologia: Cerâmica + Ions negativos

Temperatura: 200°C e 230°C

A Taiff 450 Colors é uma boa escolha para quem busca saber qual a melhor chapinha profissional. Isso porque esse é um dos modelos de maior robustez da atualidade, feito principalmente para o uso intenso.

Principais Diferenciais

Patins de perfil maior

Os patins são a parte metálica que esquenta e entra em contato com os fios. Quanto menor eles forem, mais fácil é o alisamento das raízes e finalização de penteados.

Porém, patins menores acabam sendo pouco eficientes com cabelos muito volumosos, já que eles não são capazes de agarrar maior quantidade de fios de uma só vez, o que acaba prolongando o processo de alisamento.

E a 450 Colors é uma excelente opção para quem tem uma vasta cabeleira

Isso porque os patins desse aparelho são maiores, o que facilita pegar mechas grandes de uma só vez, tornando o processo de alisamento bem mais rápido nesses casos.

Patins maiores: Facilita a vida de quem tem muito cabelo (Reprodução: pontofrio.com.br)

Robustez

A chapas alisadoras são uma das “armas” principais dos cabelereiros, estando presente na maioria dos salões brasileiros.

Porém, a rotatividade desse tipo de produto é grande, já que muitos modelos tem componentes frágeis, que quebram com facilidade, o que acaba gerando mais custo e perda de tempo aos donos de salão.

E é nesse ponto que está o grande diferencial da 450 Colors

Esse aparelho conta com algumas características que o tornam mais “parrudo”, ou seja, o fazem ser ideal para o uso profissional. São elas:

Seleção de temperatura de 200°C a 230°C: Chapas profissionais devem preferencialmente possuir uma opção de alta temperatura, já que alguns procedimentos, como a escova progressiva, dependem muito do calor.

Opção de alta temperatura: Indicada para procedimentos de salão (Reprodução: submarino.com.br)

Isso faz essa Taiff ser uma das melhores opções para quem busca qual a melhor chapinha para progressiva.

Cabo resistente: O cabo desse modelo é de ótima qualidade, sendo do tipo que não enrola, o que aumenta mais sua durabilidade. Além disso, ele possui 3 metros de comprimento, o que aumenta a área de atuação sem precisar trocar de tomada.

Cabo ultra resistente de 3 metros (Reprodução: shoptime.com.br)

Engate 360°: Nessa Taiff, o engate do cabo gira em 360°, o que proporciona uma liberdade de movimentos maior, sem o perigo de romper o cabo de energia e estragar o equipamento.

Engate 360°: Evita a torção do cabo (Reprodução: extra.com.br)

Essas características fazem da 450 Colors um dos produtos mais robustos e resistentes da atualidade, o que a faz ser capaz de aguentar por mais tempo o uso intenso, principalmente em salões de beleza.

Indicada para o uso profissional (Reprodução: portaleletroshop.com.br)

Veja também: Confira análise do melhor secador de cabelo profissional e doméstico!

Contras: A 450 Colors possui 3 opções de cores (laranja, rosa e prata), o que seria uma vantagem para quem quer deixar o salão mais descolado.

Porém, a versão prata praticamente não existe no mercado, e a diferença de preço entre as cores pode ser alta (mais de R$ 100,00), o que pode confundir os consumidores, já que passa a impressão de que elas são produtos diferentes.

Para quem é ideal

A Taiff 450 Colors é ideal para quem procura qual a melhor prancha de cabelo profissional, e deseja um equipamento robusto, com opção de seleção de temperatura mais alta, e que vá bem tanto em pessoas com cabelo mais curto, como com quem tem grande volume de fios.

Seus componentes de alta qualidade e seu design diferenciado ajudam a compor um produto ideal para o uso profissional.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Babyliss Pro Nano Titanium

Indicação de uso: Profissional

Tecnologia: Titânio + Ions negativos

Temperatura: 170°C, 190°C, 210°C e 230°C

A Babyliss é a marca que mais se destaca quando o assunto é equipamento de beleza, sendo uma das primeiras lembranças de quem se pergunta qual a melhor chapinha profissional.

Hoje a empresa fabrica uma das principais chapas profissionais da atualidade, presente na grande parte dos salões de renome: a Pro Nano Titanium.

Principais Diferenciais

Performance que traz produtividade

A Pro Nano não é a escolha de cabelereiros de renome por acaso. Ela é um dos aparelhos de melhor desempenho disponíveis no mercado brasileiro, sendo especialmente desenvolvido para o uso profissional. Dentre os recursos que proporcionam essa qualidade, destacam-se:

Placas de titânio: O titânio é um material ultra resistente ao calor, que dificilmente se deforma ou queima. Além disso, ele é ultraliso, não mastigando ou travando os fios nas passadas, o que traz mais conforto ao uso e agilidade ao alisamento.

Revestimento em titânio: Promove deslize suave ao mesmo tempo que é resistente (Reprodução: www.dotcosmeticos.com.br)

Manuseio seguro e confortável: Uma das marcas registradas da Pro Nano é a tecnologia Ryton.

Essa tecnologia impede que as partes plásticas do aparelho esquentem. Por isso, mesmo estando a 230°C, é possível manipular qualquer parte plástica da chapa sem risco de queimaduras.

Isso permite que o cabelereiro possa manusear a Pro Nano com diferentes pegadas, e de diferentes posições, o que facilita e agiliza o trabalho.

 

Tecnologia Ryton: Evita que o corpo plástico esquente (Reprodução: mercadolivre.com.br)

4 opções de temperatura: Esse modelo é um dos únicos a trazer mais de duas opções de temperatura na chave seletora.

Através de um seletor tipo +/- é possível selecionar as temperaturas de 170°C, 190°C, 210°C e 230°C, que aparecem indicadas em um display digital colorido de cristal líquido.

Essas 4 opções representam uma enorme flexibilidade para o cabelereiro, já que não é preciso ficar trocando de aparelho para executar procedimentos diferentes, quando se precisa de mais ou menos calor.

4 temperaturas: Em um visor colorido de cristal líquido (Reprodução: www.casanostracosmeticos.com.br)

Calor praticamente instantâneo: Outra marca registrada da Pro Nano é a velocidade com que as placas esquentam.

Após liga-la na tomada e selecionar a temperatura desejada, se passam em média 30 segundos até que ela esquente plenamente e esteja apta ao uso.

Esse é outro fator que agiliza bastante o trabalho, e aumenta consideravelmente a produtividade do salão.

Calor quase instantâneo, somado a emissão de ions negativos (Reprodução: coimbravirtual.com.br)

Excelência na construção

Além de um desempenho de excelência, essa chapa também se destaca pela sua qualidade de construção, que a faz ser “dura na queda”, mesmo nos salões de beleza com maior demanda.

Isso porque ela é fabricada com matérias de primeira linha, que garantem resistência física e durabilidade.

Pode-se destacar os patins em titânio, que não queimam, perdem consistência ou enferrujam, o corpo plástico ultra resistente ao calor, as dobradiças firmes que evitam quebras precoces, e o cabo de 2 metros com engate giratório, que evita que o fio torça e se parta internamente.

Qualidade de construção: Dobradiça muito resistente é destaque (Reprodução: www.dotcosmeticos.com.br)

Contras: Por ser um produto importado, a Pro Nano indica a temperatura em graus Farenheit, medida bem diferente dos graus Celsius que usamos no Brasil.

Com uma simples busca no Google é possível converter os valores, porém, isso pode causar confusões e mal uso para quem é mais principiante e menos esclarecido nesse ramo.

Para quem é ideal

A Babyliss Pro Nano Titanium é indicada para quem procura qual a melhor prancha de cabelo profissional, e deseja um equipamento com desempenho de excelência e qualidade de construção, que seja capaz de aumentar a produtividade do salão de beleza.

Ela possui desempenho muito elevado se comparado as principais concorrentes, com placas de titânio, corpo plástico que não esquenta, 4 opções de temperatura e produção de calor praticamente instantânea. Além disso, é fabricada com materiais de 1ª linha, que garantem resistência e durabilidade.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Bônus

 

Veja o que é importante saber antes de comprar uma prancha de cabelo!

 

Você sabe como esses equipamentos funcionam?

O calor é o fator principal para o alisamento através desses aparelhos. Porém, com o tempo foram sendo incorporadas novas tecnologias que ajudaram muito na obtenção de resultados melhorados.

A principal delas é a emissão de ions negativos, recurso indispensável para quem busca qual a melhor chapinha para progressiva.

Ion negativos: Recurso indispensável nas melhores chapinhas (Reprodução: www.tany.com.br)

Aparelhos com essa função são capazes de emitir ions negativos, o que sela as cutículas dos fios, atuando de forma importante para redução do frizz e aumento do brilho.

Para ficar mais claro, as cutículas são espécies de “escamas” do fio, ou seja, sua parte mais exterior. Os ions positivos promovem a abertura dessas “escamas”, o que aumenta a sensação de arrepiado.

Frizz: Efeito indesejado, causado pela abertura das cutículas dos fios (Reprodução: tudoela.com)

Já os ions negativos ajudam a fechar essas “escamas”, o que reduz a eletricidade estática emitida pelos fios, diminuindo assim o frizz. O fechamento das cutículas também aumenta a superfície de reflexo da luz, o que aumenta consideravelmente o brilho do cabelo.

Fio com cutículas abertas (esq) e fechadas (dir): Maior superfície lisa aumenta o brilho e reduz o frizz (Reprodução: theredlilshoes.com)

IMPORTANTE: Todos os modelos apresentados na análise possuem emissão de ions negativos.

Tipos de pranchas

O que difere as pranchas são três características principais: o material de revestimento, tamanho dos patins, e a temperatura.

Materiais de revestimento

Cerâmica: É sem dúvida o mais popular, estando presente na grande maioria dos modelos. A cerâmica é um material que reveste as placas de alumínio, e tem como função distribuir o calor de maneira uniforme, mantendo também a temperatura constante.

Cerâmica: Presente na grande maioria dos modelos, distribui e mantém o calor constante (Reprodução: taiff.com.br)

A cerâmica promove um deslizamento mais suave, o que por consequência reduz o número de passadas e ajuda a proteger os fios.

Titânio: Também possui boas propriedades de geração e manutenção de calor, e tem como principal característica a resistência às substâncias químicas que podem estar presentes nos fios, como as tinturas.

Titânio: Mantém o calor, desliza bem, e ainda é resistente a agentes químicos (Reprodução: www.eletroprimeshop.com.br)

Turmalina: Trata-se de um metal semi-precioso, usado com menos frequência atualmente. A grande diferença é que após aquecida, a turmalina tem a capacidade natural de emitir ions negativos, o que melhora um pouco o efeito anti-frizz.

Turmalina: Menos usada, tem o potencial natural de gerar ions negativos (Reprodução: www.clubedocabeloecia.com.br)

Tamanho dos patins

Os patins são as chapas metálicas que aquecem e entram em contato com o cabelo. Além do material de que são feitos, o seu tamanho também é um fator importante:

Patins pequenos: Patins com perfil menor são ideais para pessoas com fios mais curtos, alisamento das raízes e finalização de penteados.

Versões com patins reduzidos podem ajudar quem procura qual a melhor prancha de cabelo para progressiva, já que facilitam o acesso às raízes.

Patins pequenos: Acabamento de franjas e acesso às raízes (Reprodução: www.botti.com.br)

Patins grandes: Patins maiores são ideais para pessoas com cabelo muito volumoso, que precisam alisar uma quantidade maior de fios por passada.

Patins grandes: Ideais para agilizar o processo em quem tem muito cabelo (Reprodução: magazinevoce.com.br)

Temperatura

Hoje existem produtos que variam de 150°C a 230°C. No geral, quanto mais grosso o fio, maior é a necessidade de uma temperatura alta para se obter um bom resultado.

Calor: Temperaturas mais baixas para o dia a dia, e as altas para procedimentos específicos (Reprodução: magazinevoce.com.br)

Alguns procedimentos profissionais, como a escova progressiva, também demandam aparelhos que alcancem altas temperaturas.

Nunca se esqueça de sempre utilizar um creme protetor térmico antes de pranchar os fios, e se notar qualquer coisa de anormal, procure à ajuda de um dermatologista. Só o médico poderá liberar o uso da chapa em casos de problemas com a saúde dos fios.

Protetores térmicos: Fundamentais para proteger os fios (Reprodução: tudoela.com.br)

Madeixas lisas!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para você que busca saber qual a melhor chapinha do mercado. Agora é só escolher a que melhor se adequa as suas necessidades!

Até o próximo post!