Qual a Melhor Geladeira do Mercado? Faça uma Boa Escolha!

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Quem está a procura de qual a melhor geladeira frost free já deve ter reparado que escolher qual o melhor refrigerador do mercado se tornou uma tarefa mais complicada.

Isso porque esse eletrodoméstico tão tradicional e importante ganhou novas tecnologias e recursos nos últimos anos, o que deixou a escolha do produto ideal mais difícil.

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão

qual a melhor geladeira refrigerador frost free do mercado

Geladeiras: Novos recursos tornaram a escolha do produto ideal mais complicada!

O Guia do Eletro indica agora qual a melhor geladeira frost free, numa análise que engloba modelos de refrigerador para diferentes perfis de consumidores.

 

 

Antes, algumas informações importantes para uma boa compra!

Já sabe o básico sobre esses produtos? Então vá direto à análise de qual o melhor refrigerador frost free clicando aqui!

Livre-se do gelo com o degelo automático

O Frost Free é um sistema que impede a formação de camadas de gelo nas paredes do congelador, e dispensa a necessidade do degelo manual para a limpeza.

Essa tecnologia é hoje a que mais agrega valor a um aparelho de refrigeração

Equipamentos com degelo automático economizam tempo, já que o degelo manual costuma durar um dia inteiro. Além disso, os freezers com essa tecnologia possuem mais espaço livre, já que a camada de gelo dos congeladores comuns ocupa um espaço considerável.

Congelador comum (esq) e com frost-free (dir): Mais espaço, comodidade e limpeza

Mas a grande vantagem de modelos frost free é a limpeza. Descongelar um freezer é com certeza o trabalho que mais faz sujeira na cozinha, já que a água escorre toda para o chão. Em versões com degelo automático, nenhuma gota de gelo derretido cai no piso durante a limpeza.

Por essas razões, o frost free é essencial para quem procura uma boa experiência de uso com um equipamento de refrigeração.

Inox somente na porta?

O aço inoxidável é feito de uma liga de metal que possui no mínimo 10,5% de cromo. A adição desse elemento torna o aço muito mais resistente contra a oxidação, processo químico que causa a corrosão dos metais (ferrugem).

Inox: Maior resistência e beleza a porta do aparelho (Fonte img: submarino.com.br)

Parte dos consumidores que adquirem seu primeiro refrigerador inox se frustram ao perceber que esse metal reveste somente as portas, sendo que as laterais são pintadas na cor cinza.

Isso é uma prática normal da indústria, já que a porta é a peça que fica mais exposta à agentes de corrosão. Além disso, aparelhos revestidos 100% em inox não teriam custo benefício algum, já que ficariam caríssimos (excluindo-se a categoria premium).

O barulho da discórdia

Com uma breve pesquisa sobre qual o melhor refrigerador frost free, já é possível perceber o principal ponto de discussão nessa categoria de eletrodomésticos: o barulho.

Refrigeradores funcionam através da troca de temperatura, com constante alternância entre aquecimento e resfriamento das mesmas áreas.

Sistema de canos é o que promove as trocas de temperatura (Fonte img: magazineluiza.com.br)

Essa troca constante de temperatura faz com que alguns componentes se expandam e se retraiam, o que pode provocar fricção e choques entre eles, causando os “ruídos estranhos”, mais comuns em modelos frost free.

Também existem os estalos de quando o compressor é ligado, e o ruído das ventoinhas, que são intermitentes, e tendem a passar despercebidos com o tempo.

Compressor: Peça responsável pelos estalos (Fonte img: magazineluiza.com.br)

Por isso, certo nível de ruído faz parte do funcionamento normal de qualquer equipamento de refrigeração. Porém, nada que seja insuportável. Se você estiver com um “trator” na cozinha é sinal de que algo está errado.

Consumo energético

Por fim, é importante ficar de olho no consumo de energia, já que refrigeradores estão sempre ligados à tomada, e podem impactar de forma significativa a conta de luz.

Esses eletrodomésticos são contemplados pelo programa de etiquetagem do Inmetro. Cada exemplar que vai as lojas possui um selo, com uma graduação de A a E, onde A significa o maior índice de eficiência no gasto energético, e E o pior índice.

Etiqueta do Inmetro (Fonte img: inmetro)

Agora que você já sabe mais sobre esses produtos, vamos as melhores geladeiras do mercado:

 Brastemp
BRM39
Electrolux
DW42X
Brastemp
BRM50
Panasonic
BT54
TipoDuplexDuplex InoxDuplexDuplex Inox
Volume Total352380429483
Volume Refrigerador272286329368
Volume Congelador8094100115
Frost Free?
Classificação InmetroAAAA
Voltagem127 ou 220V127 ou 220V127 ou 220V127 ou 220V
AVALIAÇÃO
Avaliação Usuários
Experiência
de Uso
Recursos Tecnológicos
Design
Preço
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA
ONDE COMPRARge_tab_130_pontofrioge_tab_130_walmartge_tab_130_americanasge_tab_130_walmart

 

Brastemp BRM39 – Duplex 359L

Indicação: Solteiros ou famílias de até 3 pessoas

A Brastemp é uma marca nacional que foi adquirida pela americana Whirpool em 2000, mas que começou a fabricar aparelhos de refrigeração em 1954, portanto, possui mais de 60 anos de experiência no setor.

Durante esse período, a marca virou sinônimo de qualidade entre os brasileiros, e até hoje fabrica produtos que são destaques em suas categorias, como é o caso do BRM39, um modelo de dimensões compactas que entrega um ótimo custo benefício.

Distribuição interna: BRM39 (Fonte img: magazineluiza.com.br)

Principais Diferenciais

Pequeno por fora, grande por dentro

Quem tem cozinha pequena na maioria das vezes não pode adquirir um equipamento de mais de 400 litros, já que este vai tomar um bom espaço disponível no ambiente. Já para solteiros e famílias pequenas, um aparelho grande pode ser um exagero.

Para esse perfil de consumidor, a BRM39 é um das melhores opções da atualidade

Isso porque esse modelo possui dimensões que o fazem caber nas menores cozinhas (1,75×0,62×0,69). Mesmo com essas dimensões compactas, a BRM39 possui um ótimo volume interno, tendo 272 litros de espaço no refrigerador e 80 litros no congelador.

Volume interno: Mesmo sendo compacto, esse modelo possui bom espaço (Fonte img: magazineluiza.com.br)

Custo benefício

Boa parte dos consumidores que busca qual a melhor geladeira do mercado coloca o custo benefício como principal fator de escolha.

E a BRM39 é uma das líderes de vendas da atualidade principalmente por contar com um conjunto de atributos que a fazem entregar um ótimo custo benefício ao consumidor. Dentre essas características, destacam-se:

Robustez e acabamento: A BRM39 possui um dos melhores acabamentos da categoria das compactas, com especial destaque as prateleiras de vidro temperado, característica rara nas concorrentes.

Prateleiras de vidro temperado: Maior resistência e segurança (Fonte img: magazineluiza.com.br)

O vidro temperado é mais resistente que o acrílico, podendo aguentar mais peso, e também é mais seguro, já que ao quebrar ele se “esfarela”, não formando estilhaços cortantes.

Controle de temperatura externo: Ajustes externos são grandes aliados na economia de energia.

Isso porque, com a presença deles, não é necessário abrir e fechar a porta do equipamento só para ajustar a temperatura, o que faz o compressor trabalhar menos, poupando assim energia.

Controle externo de temperatura: Praticidade aliada a economia de energia (Fonte img: magazineluiza.com.br)

Além de 4 opções de temperatura, o controle externo da BRM39 também se destaca por possuir o “Turbo Frio”. Essa opção faz o aparelho trabalhar em modo intenso, sendo especialmente útil para dias de festa ou almoços em família, ou para quando se chega do supermercado com as compras.

Gavetão com controle de umidade: Além de possuir bom espaço interno, o gavetão para frutas e legumes possui um sistema de controle de umidade.

Para manter frutas e legumes por mais tempo é só deixar o pino aberto para que entre umidade no gavetão. Já para aumentar a vida útil de vegetais folhosos, deve-se deixar o pino fechado. Para prolongar a validade de frutas, legumes e folhas ao mesmo tempo, é só manter o pino aberto pela metade.

Controle de umidade no gavetão: Permite maior conservação de diferentes tipos de alimentos (Fonte img: magazineluiza.com.br)

Contras: Como a grande maioria dos compactos, a BRM39 não possui muitas opções de personalização interna.

Ela possui somente 4 regulagens de altura. Se você precisa estocar panelas grandes com frequência, ou muitas jarras que não caibam somente na porta, opte por um modelo com mais de 400 litros.

Para quem é ideal

A Brastemp BRM39 é indicada para quem procura qual a melhor geladeira frost free, e está buscando um refrigerador compacto com degelo automático, que dê conta de famílias pequenas, e que entregue um ótimo custo benefício.

Esse produto é compacto por fora, mas possui uma boa capacidade interna de 352 litros, e também possui recursos que não são encontrados na maioria dos concorrentes, como prateleiras de vidro temperado e controle externo de temperatura.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Electrolux DW42X – Duplex Inox 380L

Indicação: Casais e famílias de até 4 pessoas

A Electrolux é uma das líderes de vendas do segmento de linha branca brasileiro. E boa parte desse desempenho pode ser atribuído ao sucesso de vendas de seus refrigeradores.

A DW42X é hoje um dos modelos mais populares da marca sueca, já que é um produto que traz um bom funcionamento, somado a um armazenamento versátil e um lindo design.

Distribuição interna: DW42X (Fonte img: magazineluiza.com.br)

Principais diferenciais

Flexibilidade

A DW42X se destaca por possuir recursos que otimizam bastante o espaço interno, fazendo o aparelho ser personalizável para a necessidade de cada consumidor. Dentre esses recursos, destacam-se:

Turbo congelamento: O turbo congelamento é um compartimento do freezer que possui uma tampa basculante, e faz com que os alimentos em seu interior congelem mais rápido.

Porém, se o usuário não precisar desse recurso, é possível diminuir seu tamanho pela metade, torna-lo somente uma prateleira aberta, ou simplesmente removê-lo por completo, fazendo o freezer ficar com todo o seu espaço disponível.

Flexibilidade: Compartimento do freezer tem 3 posições diferentes (Crédito imgs: electrolux.com.br)

Regulagem das prateleiras: As prateleiras desse modelo são de vidro temperado, e possuem até 6 níveis de regulagem, o que permite que o usuário as adapte melhor para os itens que necessita guardar.

Além disso, todas as prateleiras da porta podem ser removidas com grande facilidade, o que facilita a limpeza.

Distribuição otimizada: 6 níveis de altura para prateleiras, e compartimentos espaçosos nas portas (Fonte img: pontofrio.com.br)

Design premiado

Muitos consumidores que procuram qual a melhor geladeira inox estão também buscando um item de design que enriqueça a decoração da cozinha.

E a DW42X é uma excelente opção para estas pessoas

Isso porque esse aparelho conta com um dos melhores designs da atualidade em se tratando de linha branca, sendo reconhecido internacionalmente com o Good Design Chicago, uma premiação promovida pelo Museu de Arquitetura e Design de Chicago (EUA).

Design premiado internacionalmente (Fonte img: comprandomeuape.com.br)

O design dessa Electrolux realmente chama mais atenção que o comum, e os fatores que fazem seu visual “saltar aos olhos” são:

Painel de vidro espelhado: Esse produto conta com um painel de vidro espelhado que começa no freezer e termina no dispenser de água.

Esse painel destaca-se por ter o controle externo de temperatura Blue Touch “entalhado” no vidro, onde a temperatura selecionada é mostrada através de marcadores de LED azuis.

Painel de vidro espelhado com controle Blue Touch (Fonte img: magazineluiza.com.br)

Dispenser: Normalmente, dispensers de água são recursos pouco funcionais, que não agregam muito em termos de praticidade e design.

Porém, com o dispenser da DW42X a situação é bem diferente

Ele está totalmente em harmonia com o visual da porta do aparelho. Essa peça possui um design mais limpo se comparado aos dispensers normais, e tem acionamento através de um botão, o que confere um ar de modernidade ao equipamento como um todo.

Dispenser: Design moderno e botão de acionamento (Fonte img: magazineluiza.com.br)

Além de ser bonito, esse dispenser é bem funcional, já que possui uma grande capacidade, de 3,3 litros, e também possui um reservatório removível, que pode ser facilmente desencaixado, facilitando muito a limpeza.

Revestimento em Inox: Para finalizar, a DW42X possui revestimento de aço inoxidável nas portas.

Além de deixar o visual mais bonito, o inox aumenta bastante a durabilidade das portas, além de não manchar, o que é uma vantagem para quem quer o aparelho sempre tinindo.

A DW42X traz mais sofisticação à cozinha (Fonte img: lancetotal.com.br)

Contras: Um dos problemas dos dispensers é a dificuldade de abastecimento dos reservatórios, principalmente por causa de bocais pequenos e mal localizados.

E esse continua sendo um porém nesse modelo. Seu reservatório de água possui uma porta de abastecimento muito fina, o que exige mais perícia e cuidado na hora de inserir a água, o que pode resultar em sujeira para os mais descuidados.

Para quem é ideal

A Electrolux DW42X é ideal para quem busca qual o melhor refrigerador inox, e quer um produto flexível, que tenha boas opções de personalização, e que também deseja um produto de design diferenciado.

O compartimento turbo freezer e as prateleiras com regulagem de altura garantem melhor aproveitamento de espaço, e o seu design premiado a torna um eletrodoméstico que traz mais sofisticação à cozinha.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Brastemp BRM50 – Duplex 429L

Indicação: Famílias de 4 a 5 pessoas

Mesmo possuindo ótimos equipamentos em categorias de entrada, onde a Brastemp realmente se destaca é na categoria acima de 400 litros.

Um dos modelos mais vendidos da marca nessa categoria é a BRM50, um produto bem equilibrado, que tem funções e recursos modernos que representam um bom custo benefício para quem busca um aparelho grande.

Distribuição Interna: BRM50 (Fonte img: magazineluiza.com.br)

Principais Diferenciais

Controle eletrônico eficiente

Um dos grandes diferenciais de modelos maiores da Brastemp é a central de comando eletrônico Ative!.

Central Ative!: Controles eletrônicos realmente eficientes (Fonte img: pontofrio.com.br)

Essa foi uma das primeiras centrais de controle eletrônico a aparecerem em aparelhos de refrigeração comercializados no Brasil, e até hoje é uma das mais modernas e úteis. Dentre as programações da central Ative!, destacam-se:

Função Smart Ice: O Smart Ice é o sistema que substitui as tradicionais forminhas de gelo nas linhas maiores da Brastemp.

Com essa programação, basta somente encher um abastecedor. Nesse abastecedor existem marcações de níveis, em que cada nível representa um tamanho final de cubo de gelo, sendo possível assim escolher o tamanho de gelo desejado.

Adeus forminhas!: Abastecimento é feito de forma rápida e sem sujeira (Fonte Img: casasbahia.com.br)

Após encaixar o abastecedor cheio, o próprio sistema se encarrega de colocar a água nas formas. Depois que o gelo fica pronto, é necessário somente um giro para que os cubos caiam no recipiente coletor.

Além de ser automático, o Smart Ice avisa através do painel Ative! quando o gelo fica pronto, e quando há pouco gelo na bandeja coletora.

Smart Ice: Facilita a produção de gelo e ainda avisa quando está pronto ou acabando (Fonte img: magazineluiza.com.br)

Função Smart Bar: Outro compartimento do freezer, trata-se de uma prateleira destinada especialmente para gelar bebidas rapidamente.

Através de dois comandos no painel Ative!, é possível gelar 1 garrafa em 45 minutos ou 4 latas em 60 minutos. É necessário somente deixa-las no compartimento e aguardar o aparelho soar o alarme avisando que a bebida já está devidamente gelada.

Smart Bar: Compartimento dedicado a gelar bebidas rapidamente (Fonte img: extra.com.br)

Esse é um recurso muito útil para situações inesperadas, como quando recebemos uma visita surpresa e todas as bebidas ainda estão quentes.

Veja também: Está precisando de agilidade na cozinha? Confira análise do melhor microondas em diferentes categorias!

Férias e Porta Aberta: Duas funções que ajudam na conta de luz. A programação “Férias” deixa o equipamento em uma espécie de standy-by, fazendo-o economizar energia em longos períodos sem uso, como nas férias familiares.

Programação férias: Economia de energia quando o aparelho estiver vazio e sem uso (Fonte img: magazineluiza.com.br)

Já o “Porta Aberta” é um alarme sonoro que avisa quando a porta não foi fechada corretamente, impedindo um gasto energético desnecessário que cause sustos na conta de luz.

Todas essas programações ajudam a fazer da Ative! uma das melhores centrais de controle de aparelhos de refrigeração atualmente.

Compartimentos otimizados

A Brastemp também se destaca quando o assunto é compartimentos especiais. E não é diferente com a BRM50. Dentre os compartimentos otimizados, destacam-se:

Gavetas extras para Hortifruti: Esse modelo conta com três gavetas multi-uso localizadas em cima do tradicional gavetão.

Gavetas extras (Fonte img: extra.com.br)

Essas gavetas são uteis para quem prefere separar as frutas dos legumes e hortaliças, ou para quem deseja guardar um tipo de alimento separado dos demais.

Sorveteira: Muitas vezes, quando vamos buscar um sorvete deixado no freezer, percebemos que ele “virou pedra”, ou seja, perdeu sua cremosidade ideal.

Essa Brastemp conta com uma sorveteira com capacidade para até dois potes de 2 litros cada. Esse compartimento serve justamente para manter a cremosidade ideal do sorvete, e garantir que ele seja sempre consumido com a melhor consistência possível.

Sorveteira: Com espaço para 2 potes de 2L, mantém a cremosidade do sorvete (Fonte img: casasbahia.com.br)

Porta-latas: a BRM50 conta com um sistema porta-latas diferenciado.

Ele funciona como um “corredor”, onde é possível colocar até 8 latas enfileiradas na posição horizontal, sendo que ao pegar uma, a outra rola automaticamente para a borda.

Esse compartimento é muito útil para quem consume muita bebida em lata, já que elas não ficam no meio das prateleiras ocupando espaço de itens maiores.

Porta-latas: Evita que as latas roubem espaço nas prateleiras (Fonte img: pontofrio.com.br)

Contras: Como visto, a BRM50 possui diversos compartimentos otimizados, que trazem muita praticidade ao dia a dia.

Porém, um deles é dispensável: o de taças nevadas. Trate-se de dois apoios na porta do freezer que servem unicamente para esfriar taças vazias. No lugar desse compartimento, poderia haver algo de uso mais generalizado, que atendesse um número maior de pessoas.

Para quem é ideal

A Brastemp BRM50 é indicada para quem procura qual a melhor geladeira do mercado, e deseja um modelo acima de 400 litros que entregue um bom custo benefício.

Seus 429 litros de espaço disponível, somados a compartimentos planejados para melhor uso do espaço interno e uma central de programações realmente útil, fazem da BRM50 uma das melhores escolhas para quem deseja um aparelho completo.

Tenha acesso á uma ótima oferta!

 

 

Panasonic BT54 – Duplex Inox 483L

Indicação: Famílias com 5 pessoas ou mais

A Panasonic é um conglomerado japonês que já atua no Brasil desde 1967, e vêm ganhando destaque no setor de linha branca por oferecer eletrodomésticos com tecnologias modernas, que prezam pela eficiência.

Este é o caso da BT54, um dos modelos mais inovadores da marca japonesa, que é uma excelente opção para quem procura qual a melhor geladeira frost free e precisa de um produto com grande volume interno, mas que não consuma mais energia por isso.

Distribuição Interna: BT54 (Fonte img: submarino.com.br)

Principais Diferenciais

Mega espaço interno

A BT54 possui um dos maiores volumes de armazenamento da categoria de até 500 litros.

Esse aparelho possui capacidade total de 368 litros no refrigerador e 115 litros no congelador. Isso o faz ter um dos maiores freezers de sua categoria, sendo uma boa opção para quem costuma consumir muita comida congelada.

Outra boa característica dessa Panasonic é o fato dela possuir 6 regulagens de altura para as prateleiras. Isso permite uma grande personalização do seu espaço interno, sendo que é possível guardar itens dos mais variados tamanhos ao mesmo tempo.

Grande espaço interno: 6 regulagens de prateleiras e bons compartimentos de porta (Fonte img: youtube.com)

Eficiência no consumo

A BT54 é um dos modelos mais econômicos que existem na atualidade, com consumo aproximado de 45 kw/h, um marca excelente para um produto de 483 litros.

Essa eficiência energética se dá principalmente a duas tecnologias inovadoras que a Panasonic trouxe a sua linha branca:

Econavi: Trata-se de um conjunto de sensores que tem a missão de mapear o ambiente e fazer esse eletrodoméstico “aprender” como o usuário o utiliza no dia a dia.

O sensor de luminosidade é responsável por “avisar” o aparelho que já anoiteceu. Já o sensor de porta mapeia a frequência de abertura da porta, identificando os períodos do dia em que a casa fica vazia. Existem também dois sensores de temperatura, que medem variações externas e internas.

Confira o vídeo institucional da Panasonic apresentando o Econavi:

Todos esses sensores captam informações durante as 3 primeiras semanas de uso. Após esse período, uma placa eletrônica começa a controlar o compressor de forma personalizada, fazendo-o trabalhar mais nos períodos de uso intenso, e “descansar” em períodos de pouco uso.

Inverter: Compressores (motores) de equipamentos de refrigeração ligam e desligam constantemente durante seu funcionamento, conforme intensidade de uso.

O compressor da BT54 é mais moderno, sendo controlado por um micro-processador eletrônico. Esse processador acelera ou desacelera o compressor conforme a intensidade de uso, ao invés de liga-lo ou desliga-lo, como ocorre em modelos tradicionais.

Inverter: Tecnologia acelera ou desacelera o compressor, otimizando o gasto de energia (Fonte img: americanas.com.br)

Além de fazer o compressor trabalhar de forma mais eficiente, esse sistema reduz muito os ruídos de funcionamento, já que os famosos estalos são causados pelo ligar e desligar constante dessa peça.

O sistema Econavi mapeia o ambiente e o estilo de vida do usuário e manda as informações para o sistema Inverter, que acelera e desacelera o compressor estritamente conforme a necessidade.

Ou seja, essas duas tecnologias trabalham em conjunto para tornar essa Panasonic 33% mais econômica que o mínimo exigido pelo padrão A do Inmetro.

Eficiência: Econavi e Inverter fazem a BT54 ter baixo consumo de energia (Fonte img: efacil.com.br)

Contras: Mesmo sendo um produto que possui tecnologias que estão entre as mais modernas do mercado, a BT54 peca em um ponto simples: não ter luz no freezer.

A luz no congelador seria bem útil, principalmente pelo fato desse compartimento ser bem grande, e pode fazer falta para quem vai buscar comida a noite.

Para quem é ideal

A Panasonic BT54 é indicada para quem está buscando qual a melhor geladeira inox, e procura um modelo extra grande, que dê conta de famílias numerosas, mas que não faça a conta de luz estourar.

Seus 368 litros com 6 regulagens de prateleira, somados a um jumbo freezer de 115 litros, são mais que suficientes para estocar variados tipos de alimentos em grandes quantidades, e suas tecnologias Econavi e Inverter, inovadoras no segmento, a fazem ser um dos aparelhos mais econômicos do mercado atualmente.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

A estrela da cozinha!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para você que está buscando qual a melhor geladeira do mercado! Agora é só escolher a que mais se adequa ao seu estilo de vida!

Até o próximo post!

Facebooktwittergoogle_pluspinterest