Qual a Melhor Lava Louças do Mercado? Confira Aqui!

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Quem esta procurando qual a melhor lava louças do mercado já deve ter percebido que essa não é uma tarefa simples.

Isso porque, mesmo já estando presente nas lojas há muito tempo, esse eletrodoméstico ainda é visto com desconfiança, principalmente pela escassez de informações disponívetenis sobre ele.

Por isso o Guia do Eletro te ajuda nessa missão!

qual a melhor lava louças do mercado

Lava Louças: Um eletrodoméstico injustiçado, que é uma verdadeira “mão na roda” (Fonte Img: www.bobvila.com)

O Guia do Eletro indica agora qual a melhor lava louças do mercado, levando em consideração modelos que atendam consumidores de diferentes perfis e famílias de tamanhos variados

 

 

Antes, algumas informações importantes para uma boa compra!

Já sabe o básico sobre esse eletrodoméstico? Então vá direto a análise dos modelos clicando aqui!

Os mitos

Praticamente todos que vão adquirir sua primeira lava louças já ouviram de algum parente ou amigo frases como: “Desista, elas não lavam direito”, “vai ser dinheiro jogado no lixo”, ou “ela gasta muito, sua conta de água vai estourar!”.

Mas nada disso é verdade

Na média, esses equipamentos lavam os utensílios de cozinha melhor que as mãos humanas. Isso porque eles funcionam com água quente (40°C a 60°C em média), que é expelida por duas hélices, uma inferior e outra superior.

Perceba no vídeo abaixo como a lava louças funciona, através de uma demonstração com um aparelho transparente:

Mas então, porque ainda existe tanta desconfiança em volta desse eletrodoméstico no Brasil?

Isso acontece basicamente por 3 razões:

1ª – Escolha do produto errado: A escolha do modelo certo para cada caso é um momento chave, que será determinante na experiência de uso com o equipamento. No próximo tópico será mostrado o tipo de produto ideal para diferentes perfis de consumidor.

2ª – Manuseio incorreto: Assim como as lavadoras de roupas, as lavadoras de louças devem ser utilizadas com a carga correta e programação adequada. Esse é um daqueles aparelhos que demandam um período de aprendizado, sendo que é normal que no começo o usuário utilize funções inadequadas e não obtenha resultados 100% satisfatórios.

Período de aprendizado: É normal não ter resultados excelentes nos primeiros usos (Fonte Img: abcnews.go.com)

Por isso, é de suma importância ler o manual de instruções do equipamento adquirido. Isso fará que esse período de experiência seja mais curto, e que logo o usuário possa utilizar seu aparelho sem problemas.

Outro ponto importante é que existem produtos de limpeza próprios para a lavadora de louças, no caso o sabão e um líquido que ajuda a secar os utensílios, que são de uso obrigatório para que o equipamento entregue seu pleno potencial de lavagem e secagem.

Uso de sabão próprio é obrigatório: A utilização de detergente comum prejudica o resultado, e ajuda a alimentar os mitos sobre a lava louças (Fonte Img: www.ajuicyblend.com)

3ª – Mito do consumo de água: O maior dos mitos envolvendo esse eletrodoméstico é o de que ele gasta mais água em comparação com a lavagem manual. Pelo contrário, essa máquina é capaz de reduzir consideravelmente o consumo, já que ela usa muito menos água, e ainda a reutiliza durante a lavagem.

Consumo de água: Redução drástica comparando-se com a lavagem manual (Créditos Infográfico: Magazine Luiza)

A conta que pode aumentar é a de energia elétrica, já que existe um termostato que aquece a água. Porém, o impacto só será considerável se o uso for intenso, ou seja, se o aparelho for utilizado diversas vezes em curtos períodos de tempo.

Os “serviços”

A primeira dificuldade de quem começa a procurar qual a melhor lava louças é entender o que são os “serviços”, os patamares de divisão dos modelos.

O “serviço” nada mais é do que a quantidade de utensílios que a máquina é capaz de lavar por pessoa. Por exemplo, um equipamento de 6 serviços é capaz de lavar o que 6 pessoas utilizaram na refeição, considerando conjunto de talheres, copos, canecas e xícaras, pratos rasos, fundos, de sobremesa e pires.

O “Serviço”: Quantidade de utensílios que cada pessoa usa particularmente na refeição (Fonte Img: www.carrodemola.com.br)

Porém, os “serviços” não consideram os objetos que são efetivamente usados para cozinhar, como panelas, travessas, jarras, espumadeiras, espátulas, facas grandes, espremedores, ou peças de outros aparelhos, como copos de liquidificadores e processadores.

A conta não é tão simples: Louças usadas para cozinhar não entram na conta dos serviços (Fonte Img: ofertinha.com.br)

Por isso, se basear somente no número de serviços não é uma forma eficiente de encontrar qual a melhor máquina de lavar louça para cada caso.

Mas afinal, como escolher uma lava louças?

A escolha do produto ideal deve ser pautada em 3 pontos chave: o tamanho da família, a quantidade de utensílios grandes usados por refeição, principalmente panelas, jarras e travessas, e o espaço disponível para a instalação.

Atualmente existem basicamente 3 categorias nesse segmento:

6 e 8 serviços: São os de tamanho menor, também chamados de aparelhos de pia ou de bancada. Tem uma capacidade interior restrita, porém são os que ocupam menos espaço, e como o nome diz, podem ser instalados na pia. São ideais para:

  • Solteiros ou casais, que cozinham com panelas médias e pequenas, e utilizam poucas jarras e travessas;
  • Famílias de até 3 pessoas, que cozinham poucas quantidades, e que muito raramente utilizam panelas, jarras e travessas de tamanho grande nas refeições;
  • Quem tem cozinha pequena, que não comportaria um produto maior, ou precisa colocar o aparelho na pia. Caso sejam utilizadas muitas panelas, jarras e travessas, será necessário mais de um ciclo para ver tudo limpo.

6 e 8 serviços: Compactos, podem ir em cima da pia (Fonte Img: detalhesdekasa.blogspot.com.br)

9 e 10 serviços: São os modelos intermediários. São muito pesados e altos para a pia, mas também não ocupam tanto espaço no chão. São ideais para:

  • Famílias de até 5 pessoas, que fazem uso muito reduzido de utensílios grandes, como panelas, jarras e travessas;
  • Famílias de até 4 pessoas, que fazem uso diário de panelas, jarras e travessas, porém em menor quantidade e tamanho;
  • Para solteiros ou casais que têm um pouco mais de espaço na cozinha, que não precisam de um modelo grande, mas que também não querem os de bancada.

9 e 10 serviços: Menos largos, porém mais altos e pesados (Fonte Img: www.clasf.com.br)

12 e 14 serviços: São o que há de maior nas lojas. Possuem capacidade interna para acumular grande quantidade de utensílios, porém tem dimensões avantajadas, e exigem um bom espaço na cozinha. São ideais para:

  • Famílias grandes, a partir de 5 pessoas;
  • Casais ou famílias que utilizam muitos utensílios nas refeições, com um número elevado de panelas pequenas e médias, caçarolas, jarras e travessas de tamanho avantajado, e peças de outros equipamentos, como processador e liquidificador;
  • Para quem tem um bom espaço sobrando, ou para aqueles que estão montando a cozinha e podem fazer um móvel planejado, que abrigue o aparelho sem ocupar mais espaço.

12 e 14 serviços: As maiores, são indicadas para quem tem espaço sobrando ou vai fazer cozinha planejada (Fonte Img: minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br)

Agora que você já sabe como escolher o produto ideal, vamos as melhores lava louças do mercado:

 Brastemp
BLF08
Electrolux
LI10X
Brastemp
BLF12
Capacidade8 serviços10 serviços12 serviços
TamanhoCompactaIntermediáriaGrande
Temperatura Máx60°C70°C65°C
Voltagem127 ou 220V127 ou 220V127 ou 220V
AVALIAÇÃO
Avaliação Usuários
Experiência
de Uso
Recursos Adicionais
Design
Preço
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA
ONDE COMPRARge_tab_130_pontofrioge_tab_130_walmartge_tab_130_walmart

 

 

Brastemp BLF08 – 8 serviços

A Brastemp é uma das empresas mais tradicionais do segmento de linha branca no Brasil, sendo que a marca é reconhecida pela confiabilidade de seus aparelhos.

E a empresa também produz um dos modelos mais vendidos e bem avaliados pelos consumidores atualmente, que é uma boa opção para quem busca qual a melhor lava louças e precisa de um produto compacto: a BLF08.

Principais Diferenciais

Boa opção para quem tem pouco espaço

Como mostrado no início da análise, as máquinas de 6 e 8 serviços são indicadas para solteiros ou famílias de até 3 pessoas, ou para quem não tem espaço na cozinha para um modelo maior.

E a BLF08 é a melhor opção para esse público na atualidade

Isso porque essa Brastemp tem dimensões compactas (A: 62,2; L: 50,8; P: 59), o que permite que ela seja instalada em locais pequenos ou até mesmo em cima da pia, porém possui espaço interno maior e mais bem aproveitado que a grande maioria de suas concorrentes de 6 e 8 serviços.

Compacta: Ocupa pouco espaço e pode ser instalada na pia (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Isso se deve principalmente a eficiência da Brastemp em projetar os compartimentos internos dessa máquina, com especial destaque:

Cesto superior com regulagem: O cesto superior da BLF08 possui boa regulagem de altura, que permite que seja aberto mais espaço para acomodar itens maiores no cesto inferior.

Boa distribuição dos compartimentos (Fonte Img: zoom.com.br)

Essa é uma solução para quem utiliza pratos e bandejas maiores com frequência. Isso porque permite que sejam colocadas peças de até 29 cm de altura no cesto inferior, o que normalmente é um problema em aparelhos compactos.

Localização do compartimento para talheres: Na BLF08 o cesto para talheres está localizado nas extremidades dianteiras, e não no meio do cesto inferior, como acontece em outros modelos compactos.

Cesto para talheres bem localizado: Economiza espaço para objetos grandes (Fonte Img: soubarato.com.br)

Isso abre bastante espaço para itens maiores no cesto inferior, como panelas e jarras, o que ajuda a lavar mais utensílios em um único ciclo.

Compartimento retrátil no cesto superior: O cesto superior da BLF08 possui um rack para sustentação de copos em suas laterais.

Racks laterais dobráveis: Liberam mais espaço no cesto inferior (Fonte Img: brastemp.com.br)

Porém, o usuário pode dobrar essa peça para o centro do cesto, o que libera espaço para os pratos grandes nas laterais do equipamento. Isso é um ótimo recurso, já que abre espaço para utensílios maiores no centro do cesto inferior.

Visor transparente na porta

Hoje em dia, os fabricantes têm abandonado os visores transparentes nas portas, muito em nome do design.

Mas com a BLF08 a situação ainda é diferente

Esse modelo conta com um visor transparente feito em vidro temperado. Essa característica é interessante porque permite verificar se algum objeto escapou durante a lavagem, e se esse está impedindo o correto funcionamento das hélices, o que da a oportunidade do usuário parar o ciclo e corrigir o problema.

Visor transparente: Permite detectar objetos soltos durante a lavagem (Fonte Img: brastemp.com.br)

Contras: O compartimento de líquido secante da BLF08 não conta com um seletor para ajuste do nível desse insumo. É necessário usar uma moeda para girar o botão até o nível desejado.

Mesmo não sendo uma operação difícil de ser realizada, deveria haver um botão seletor que facilitasse esse processo.

Para quem é ideal

A Brastemp BLF08 é indicada para quem procura qual a melhor lavadora de louças do mercado, e precisa de um produto de dimensões compactas, que pode até ser colocado na pia, porém que precisa de algo com um bom desempenho e um pouco mais de espaço interno.

Seus compartimentos bem posicionados fazem com que ele possa assimilar uma carga maior de itens em comparação com outros modelos compactos, e seu visor transparente permite detectar possíveis problemas durante a lavagem.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Electrolux LI10X – 10 serviços

A Electrolux é a grande rival da Brastemp no segmento de linha branca no Brasil, o que faz com que a empresa tenha que sempre estar lançando produtos eficientes para se manter equivalente nessa disputa.

E esse é o caso da LI10X, uma boa escolha para quem procura qual a melhor lava louças do mercado e precisa de um equipamento de dimensões intermediárias com desempenho eficiente.

Principais Diferenciais

Recursos Eficientes e Design

A LI10X possui recursos bem eficientes, que a fazem se destacar entre os modelos de capacidade intermediária. Dentre eles destacam-se:

Cesto superior para talheres: Essa Electrolux conta com um terceiro cesto, que fica no alto do aparelho e atua como uma espécie de gaveta para acomodar os talheres em posição horizontal.

Gaveta para talheres: Poupa espaço para itens maiores nos cestos inferiores (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Essa gaveta dedicada aos talheres economiza muito espaço dos cestos inferior e superior, o que permite que sejam colocados mais utensílios nesses compartimentos.

Programação Inteligente: Recurso mais comum em aparelhos de 12 serviços ou mais, trata-se de uma programação automática.

Depois do carregamento, essa programação determina o programa de lavagem mais eficiente de acordo com o nível de sujeira das peças. Isso reduz a necessidade de programações manuais pelo usuário, o que traz mais praticidade e ainda diminui a chance de erro na programação.

Programação Automática: Função Inteligente escolhe o ciclo conforme o nível de sujeira (Fonte Img: casasbahia.com.br)

Express 30’: A programação de lavagem Express 30´ é a mais rápida dentre os equipamentos dessa análise, durando apenas 30 minutos.

Esse ciclo é ideal para lavar utensílios pouco sujos rapidamente, e para quem não faz questão que a máquina libere os itens já secos.

Outro ponto onde a LI10X se diferencia é no design, sendo um dos modelos mais bonitos da atualidade

Isso graças a sua frente em aço inox, mas principalmente ao seu painel “Blue Touch”, com botões sensíveis ao toque e bordas azuis, que a fazem entregar um ar de sofisticação maior a cozinha.

Frente em inox e painel “Blue Touch”: Trazem mais sofisticação a cozinha (Fonte Img: extra.com.br)

Programações Extras

Essa Electrolux conta com programações extras de lavagem, que ajudam bastante na rotina de uso do equipamento. São elas:

Adiar Início: Essa função adia em até 12 horas o início do ciclo de lavagem programado.

Esse recurso é muito útil no dia a dia, principalmente para quem tem a vida corrida. Com ele é possível, por exemplo, abastecer a máquina antes de sair para o trabalho, e programar para que o ciclo de lavagem comece somente pouco antes de chegar em casa.

“Adiar Início”: Louças limpas e sem manchas quando chegar em casa (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Isso evita que objetos já lavados fiquem tempo demais dentro do produto, o que poderia causar odores ou manchas de água.

Higienizar Louça: Essa função faz com que a temperatura da água do último enxague alcance 70°C. Na grande maioria dos casos esses aparelhos conseguem elevar a temperatura da água à no máximo 60°C.

Esse é um ótimo recurso para utensílios com sujeira seca, que já estão há algum tempo sujos, ou para quando se quer dar “cara nova” a peças da cozinha que já estejam a muito tempo guardadas.

Higienizar a 70°C: Facilita a limpeza das peças que já estão a algum tempo na pia (Fonte Img: sitebarra.com.br)

Contras: A função de programação inteligente da LI10X é eficiente por trazer mais praticidade ao uso e reduzir erros de configuração. Mas ela tem um porém: a demora para o início do ciclo.

Como o aparelho tem que analisar as peças em seu interior, o início do ciclo é bem demorado, podendo levar até 30 minutos. Por isso, essa programação não é indicada para quem tem pressa.

Para quem é ideal

A Electrolux LI10X é indicada para quem procura qual a melhor máquina de lavar louça do mercado, e deseja um modelo de capacidade intermediária, que tenha recursos eficientes, que melhorem a experiência de uso.

Seu cesto para talheres e programações “Inteligente” e “Express 30’” são bem eficazes, seu design em aço inoxidável com painel “Blue Touch” da mais sofisticação a cozinha, e suas funções extras “Higienizar Louças” e “Adiar Preparo” são muito úteis no dia a dia.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Brastemp BLF12 – 12 serviços

Como já dito anteriormente, os equipamentos de 12 serviços estão entre os maiores disponíveis atualmente.

E a BLF12 é um dos exemplares mais avançados dessa categoria, sendo uma ótima escolha para quem procura qual a melhor lava louças e precisa de um produto de alta capacidade.

Principais Diferenciais

Custo Benefício

A BLF12 é um dos modelos com melhor relação custo benefício atualmente. Isso se dá principalmente por dois fatores: qualidade de construção e capacidade interna.

Qualidade de construção: Fica perceptível, principalmente ao se abrir a porta do aparelho. Seu interior é todo coberto por aço inoxidável de qualidade notória. Um ponto de destaque é sua hélice inferior, também fabricada em aço inox, algo muito raro no segmento.

Robustez: Hélice inferior em aço inox é raridade no segmento (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Capacidade Interna: Ser uma 12 serviços por si só já garante mais espaço disponível, porém os engenheiros da Brastemp projetaram os compartimentos dessa máquina de forma muito eficiente.

Boa capacidade: Da conta de grandes cargas (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

O destaque especial vai para o seu cesto inferior. O compartimento para talheres tem dimensões ideais, e as grades para os pratos ficam alocados em suas laterais.

Isso faz com que o espaço posterior do cesto fique disponível para peças grandes, como panelas, jarras e travessas. Essa disposição permite que sejam lavados mais objetos de uma só vez, o que na grande maioria dos casos acaba com a necessidade de mais de um ciclo.

Cesto Inferior: Tem bom arranjo para comportar mais objetos grandes (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Esses dois fatores, somados ao fato da BLF12 ter o preço mais competitivo da categoria de 12 e 14 serviços, a fazem ser um dos melhores custo benefício para quem precisa de um modelo grande.

Recursos extras

Essa Brastemp também conta com programações de lavagem eficientes, que melhoram a experiência com o produto. São elas:

Função “Meia-Carga”: Recurso raro no segmento, essa programação permite maior eficiência ao lavar menores quantidades de utensílios.

Meia-Carga: Reconhece quando há menos utensílios, o que ajuda a economizar água (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

A selecionar essa função, o aparelho “entende” que tem menos peças em seu interior, e adapta a programação selecionada para usar menos água, o que torna o produto ainda mais econômico.

Função “Smart Sensor”: Assim como o modelo da Electrolux, a BLF12 também possui um sistema que avalia o nível de sujeira das peças e seleciona automaticamente a programação mais adequada para a carga em questão, o que traz mais praticidade ao uso do produto.

Smart Sensor: Ciclo automático, faz parte de um bom conjunto de programações (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Contras: Ter uma capacidade interna avantajada também faz com que a BLF12 esteja entre os aparelhos de maiores dimensões da atualidade.

São 86cm de altura, 60cm de largura e 63cm de profundidade, com um peso de 42kg. Por isso, ela acaba sendo limitada para quem tem um bom espaço disponível, ou para projetos de cozinha planejada.

Para quem é ideal

A Brastemp BLF12 é indicada para quem procura qual a melhor máquina de lavar louça do mercado, e precisa de um aparelho de grande capacidade, que de conta de muita carga de uma só vez, porém que não quer desembolsar muito dinheiro por isso.

Esse equipamento é robusto, com partes inteiriças em aço inoxidável de boa qualidade, tem recursos inteligentes, como o “Smart Sensor” e o “Meia-Carga”, tem uma das maiores capacidades do segmento, e mesmo assim possui um preço muito competitivo, o que o torna acessível para um número maior de consumidores.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Fuja dos mitos!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para você que busca qual a melhor lava louças do mercado. Agora é só escolher o modelo que mais se adequa as suas necessidades!

Até o próximo post!

Guia do Eletro

Facebooktwittergoogle_pluspinterest