Melhor Máquina de Lavar Roupas em 2018 [Análise TOP 4 Lavadoras]

Quem busca qual a melhor máquina de lavar roupas do mercado sabe que essa questão não é fácil de ser respondida.

Isso porque esse é um dos eletrodomésticos mais tradicionais, e existem centenas de opções disponíveis nas lojas.

 

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

 

qual a melhor máquina de lavar roupas do mercado
Máquina de lavar: Eletrodoméstico de primeira importância nas casas (Fonte Img: estilo.uol.com.br)

O Guia do Eletro indica agora qual a melhor máquina de lavar roupas do mercado em 4 categorias, que atendem a diferentes necessidades!

 

 

 

 

 

 

Vamos as melhores máquinas de lavar roupas:

 Brastemp
BWJ09
Brastemp
BWK11
Electrolux
LT13B
Consul
CWL16
[Celular/Tablet]

Arraste →
Categoria9kg11kg13kg16kg
Indicaçãoaté 3 pessoasde 3 a 4 pessoasaté 4 pessoasa partir de 4 pessoas
Eficiência de Lavagem
(até 1,0)
0,880,880,880,88
Eficiência de CentrifugaçãoAAAA
Voltagem127 ou 220V127 ou 220V127 ou 220V127 ou 220V
Avaliação Usuários
Experiência de Uso
Recursos
Adicionais
Design
Preço
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA
ONDE COMPRAR

 

 

Brastemp BWJ09 – 9kg

Indicação: Solteiros ou casais com no máximo 1 filho

 

A marca Brastemp já virou sinônimo de qualidade quando o assunto é linha branca no Brasil, já que a empresa possui 60 anos de experiência nesse setor, o que a faz ser a primeira lembrança de quem procura qual a melhor lavadora de roupas.

E quando se trata da categoria das compactas, o modelo que mais se destaca é a BWJ09, uma excelente opção para aqueles que não precisam de um aparelho grande, mas mesmo assim querem contar com desempenho e qualidade.

 

 

Principais Diferenciais

Custo Benefício

A BWJ09 é uma das máquinas de melhor custo benefício na categoria das compactas. Dentre os recursos que acentuam essa característica, destacam-se:

Qualidade de construção: A BWJ09 é um dos aparelhos compactos de melhor construção da atualidade. Isso acontece porque ela herda vários elementos de versões maiores (e mais caras) da Brastemp, o que faz com que ela tenha durabilidade e resistência diferenciadas em relação às concorrentes.

Os destaques vão para o gabinete confeccionado em material de difícil corrosão, o vidro da tampa mais resistente, e o painel de controle, com botões de comando e grafismos de qualidade superior.

Qualidade de Construção: Acima da média da categoria (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Programação por nível de sujeira: Outro recurso interessante e raro no segmento de entrada. A BWJ09 conta com uma programação extra de nível de sujeira, que pode ser selecionada em qualquer ciclo de lavagem.

Caso as roupas estejam muito encardidas, pode-se selecionar o nível “muito suja”, que vai aumentar a intensidade de rotação do agitador. Já para itens com sujeira leve, deve-se acionar o botão “pouco suja”, que deixa a agitação mais lenta, preservando por mais tempo os tecidos delicados.

Ciclos de lavagem eficientes (Fonte Img: americanas.com.br)

Centrifugação extra: Essa função aumenta o tempo de centrifugação em até 13 minutos, e entrega as peças bem mais secas. Esse recurso é muito útil para quem precisa das roupas em pouco tempo.

Pré-diluição de sabão

Um problema comum na lavagem doméstica é o contato direto do sabão em pó com os tecidos. Em natura, o sabão é muito abrasivo, o que com o tempo acaba causando manchas em peças mais delicadas.

E é nesse ponto que está um dos maiores destaques desse modelo

Ela conta com o sistema de diluição inteligente. Trata-se de um compartimento que fica embaixo do dispenser de insumos, e funciona como uma “piscina”, onde o sabão e o amaciante são diluídos antes de entrar no cesto.

Pré-diluição: Ajuda a manter a integridade das roupas (Fonte Img: submarino.com.br)

Esse recurso proporciona um contato mais suave do sabão com os tecidos, e faz com que as roupas fiquem novas por mais tempo. Essa função é relativamente rara na categoria de entrada, o que a torna um excelente diferencial para a BWJ09.

Contras: Consumidores reportaram que o filtro pega fiapos da BWJ09 não é tão eficiente como a Brastemp afirma.

Mesmo tendo um desempenho razoável, ele ainda fica atrás dos filtros de outros modelos da própria marca.

Para quem é ideal

A Brastemp BWJ09 é indicada para quem procura qual a melhor lavadora de roupa do mercado, e precisa de um equipamento compacto, que caiba nas menores lavanderias, mas que não abre mão de algo com bom desempenho de lavagem e durabilidade.

Seu ótimo custo benefício pode ser verificado em sua qualidade de construção acima da média da categoria, e também por seus recursos extras, como a agitação por nível de sujeira e diluição inteligente.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Brastemp BWK11 11kg

Indicação: Famílias de 3 a 4 pessoas – Lavagem de cobertores de solteiro

 

Além de fabricar um dos melhores modelos compactos da atualidade, a marca Brastemp também se destaca por produzir uma das melhores versões do segmento intermediário.

Trata-se da BWK11, um aparelho que tem na facilidade de manuseio e funcionamento silencioso suas principais virtudes.

Principais Diferenciais

Painel de controle simplificado

As lavadoras tem ficado cada vez mais modernas, agregando programações que personalizam os ciclos de lavagem. Porém, esse fato acaba fazendo com que os painéis de controle fiquem mais complexos, com mais botões e seletores, o que não agrada parte dos consumidores que primam pela simplicidade.

E a simplicidade de programação é o grande diferencial da BWK11

Esse aparelho conta com um dos painéis de controle mais simples e intuitivos da atualidade. Nele existem 4 tipos de ajustes, que são fáceis de configurar e podem gerar vários ciclos de lavagem para diferentes situações.

Painel de controle simplificado: Mais simplicidade ao manuseio (Fonte Img: shoptime.com.br)

São somente 5 programações de lavagem, com destaque a “tira-manchas”, lavagem pesada com tempo de ciclo aproximado de 02:40, e a “extra-rápido”, que possui 00:30 de duração aproximada e é ideal para tecidos pouco sujos ou para quem está com pressa.

Poucas programações, porém eficientes e descomplicadas (Fonte Img: americanas.com.br)

Somado ao ajuste de programações estão o controle de água, que possui 4 níveis, funções especiais, como a “turbo-lavagem” para vestuário muito sujo, e por fim o “avançar etapas”, que permite pular fases do ciclo, como por exemplo ir direto do molho para o enxágue.

Avançar Etapas: Maior controle sobre o ciclo de lavagem (Fonte Img: submarino.com.br)

Esses 4 controles funcionam muito bem conjuntamente, tornando assim a tarefa de programar a BWK11 muito mais fácil e intuitiva, porém sem abrir mão das possibilidades de personalização de uso.

Silêncio na lavanderia

Outro ponto de reclamação bem comum entre donos de modelos top-load é a questão do excesso de barulho feito pelo aparelho em funcionamento, principalmente na etapa de centrifugação.

E esse é outro ótimo diferencial da BWK11

O funcionamento silencioso é um ponto extremamente comum nas avaliações de usuários satisfeitos com essa Brastemp. Mesmo centrifugando a 750 rpm quando abastecido, esse equipamento é capaz de manter um nível de ruído considerado tolerável por boa parte dos consumidores.

Menos barulho: Importante se o aparelho ficar próximo de áreas sociais (Fonte Img: shoptime.com.br)

Esse é um ponto muito importante para quem mora em ambientes menores, em que a lavanderia fica muito perto de áreas de convívio social, onde o excesso de barulho pode causar grandes incômodos.

Contras: O número reduzido de 5 programações de lavagem é excelente para quem deseja executar as programações rapidamente e sem dor de cabeça. Porém, uma programação bem comum em suas concorrentes e muito útil ficou de fora: a “função passa fácil”.

Esse recurso reduz a intensidade da centrifugação, deixando os tecidos mais úmidos e fáceis de serem passados ao término da lavagem. Essa função pode fazer falta para as pessoas que não tem experiência em frente à tábua de passar.

Para quem é ideal

A Brastemp BWK11 é indicada para quem busca qual a melhor máquina de lavar roupa do mercado, e deseja um produto de médio porte com programação extremamente simples e baixo nível de ruído.

Seu painel de controle simplificado e seu funcionamento silencioso formam um conjunto que entrega ótima experiência de uso por um bom custo benefício.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Electrolux LT13B

Indicação: Famílias de até 4 pessoas – Lava edredon e cobertores de casal

 

A Electrolux é uma das marcas mais tradicionais do setor de linha branca brasileiro, sendo uma das mais buscadas por quem procura qual a melhor lavadora de roupas do mercado.

E esse destaque não veio a toa, já que a muito tempo a empresa fabrica produtos que tem na performance de lavagem e durabilidade seus grandes diferenciais. E esse é justamente o caso da LT13B, um dos modelos mais bem avaliados pelos consumidores atualmente.

Principais Diferenciais

Performance de lavagem

A LT13B se destaca principalmente pelo seu custo benefício, que resulta da combinação de boa performance de lavagem + qualidade de construção.

Dentre os recursos que garantem esse bom desempenho, destacam-se:

Programas de limpeza pesada: Divido em “tira-manchas”, “pesado-sujo” e “jeans”, esse grupo de programações aciona a “turbo agitação”, que faz com que o agitador acelere e potencialize a retirada da sujeira.

Sistema “Best Cleaning”: A LT13B possui um agitador com o sistema “Best Cleaning”, que possui funcionamento diferenciado.

Em sua parte superior existe uma espiral que empurra as vestes para baixo, e na parte inferior ficam as pás responsáveis por tirar a sujeira. Essa estrutura impede que o vestuário boie na superfície da água, e não seja limpo corretamente.

Best Cleaning: Agitador com funcionamento diferenciado (Créditos Img: electrolux.com.br)

Rápido 19 minutos: Trata-se da programação de lavagem mais rápida da atualidade segundo a Electrolux. Ao acioná-la, o aparelho executa um ciclo completo de lavagem em apenas 19 minutos, considerando enxágue e centrifugação.

Essa é uma excelente opção para aqueles que precisam lavar vestuário pouco sujo com frequência, ou para quando aparece algum compromisso inesperado e o conjunto que se quer usar ainda esta no cesto.

Rápido 19 minutos: Programação ultra-rápida, para quando se esta com pressa (Fonte Img: extra.com.br)

Já em relação a qualidade de construção, a LT13B se destaca por possuir cesto fabricado com um plástico especial, um tipo de polipropileno resistente a ferrugem. Para atestar a resistência e durabilidade do cesto desse produto, a Electrolux fornece 10 anos de garantia para esse componente.

Cesto: Comporta edredons de casal e ainda possui 10 anos de garantia (Fonte Img: casasbahia.com.br)

Essa junção de boa performance de lavagem e qualidade de construção, somadas ao fato dessa Electrolux ter um dos preços mais competitivos da categoria de 13kg, a fazem entregar um dos melhores custo benefício da atualidade.

Centrifugação avançada

Além de possuir uma ótima performance de lavagem, a LT13B também se destaca na centrifugação.

Isso porque ela conta com uma programação que agiliza a secagem no varal e pode ser acionada em qualquer ciclo de lavagem, a “turbo secagem”.

Essa programação aumenta a rotação do agitador na fase de centrifugação, e faz os tecidos ficarem bem menos úmidos no final do ciclo, o que diminui o tempo no varal e agiliza o trabalho na lavanderia.

“Turbo Secagem”: Programação reduz o tempo no varal (Fonte Img: anacaroamaral.com.br)

A programação “turbo secagem” é um dos pontos mais enaltecidos pelos donos da LT13B, sendo que a maioria deles considera essa função muito útil no dia a dia.

Contras: O dispenser desse modelo não conta com um espaço dedicado ao sabão líquido.

Para usar esse tipo de sabão, deve-se primeiro colocar amaciante ou alvejante, deixar o dispenser semi-aberto, e só depois completar com o sabão líquido. Esse processo poderia ser evitado com um compartimento para esse tipo de insumo.

Para quem é ideal

A Electrolux LT13B é indicada para quem procura qual a melhor lavadora de roupa do mercado, que tenha famílias médias a grandes, e busque por um produto eficiente, com boa performance de lavagem, e que tenha boa qualidade de construção.

Suas funções de lavagem eficazes e um agitador com tecnologia que garante maior performance, somados ao seu cesto com garantia de 10 anos e um preço competitivo, fazem esse aparelho entregar um dos melhores custo benefício da atualidade.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Consul CWL16 – 16 kg

Indicação: A partir de 4 pessoas – Lava edredon king e queen size

 

A Consul é uma marca muito tradicional no segmento de linha branca brasileiro, sendo que a empresa sempre se destacou por trazer produtos que tem a inovação como característica principal.

E esse é o caso do modelo CWL16, um aparelho para quem precisa lavar grandes quantidades de roupas, e também deseja algo com tecnologias modernas, que facilitem a vida na lavanderia.

Principais Diferenciais

Dosagem de sabão inovadora

Um dos problemas clássicos da utilização de lavadoras automáticas é o desperdício de água e sabão. Isso acontece porque a escolha da quantidade de insumos correta para cada ciclo de lavagem depende muito da experiência que cada usuário possui no manuseio desse eletrodoméstico.

Mas a CWL16 conta com uma tecnologia que resolve definitivamente o desperdício

Trata-se do sistema “Dosagem Fácil”. Esse recurso foi criado para padronizar a escolha do volume de água, e reduzir em até 70% a utilização de sabão, segundo dados da Consul.

Dosagem Fácil: Sistema inovador, padroniza o uso e promove economia de recursos (Fonte Img: consul.com.br)

Essa função toma como base uma régua de nível que fica dentro do cesto do produto, e que orienta tanto a dosagem de sabão, quanto a quantidade de água.

Régua do cesto: Orienta a adição de sabão e o nível de água (Fonte Img: youtube.com)

Um exemplo:

Após adicionar todas as peças no cesto, você percebe que o volume alcançou a posição “3” na régua. Após isso, basta escolher o lado “3” do copo dosador, e preencher com o sabão até o nível de sujeira em que se encontram suas roupas (pouco sujas, sujas ou muito sujas).

Copo dosador: Determina a quantidade exata de sabão para cada lavagem (Fonte Img: shoptime.com.br)

Para finalizar, basta selecionar o nível de água “3” no painel de controle, respeitando o nível da régua do cesto, e também escolher o nível de sujeira  e o ciclo desejado.

Programação no painel: Basta escolher o nível de água conforme a régua (Fonte Img: consul.com.br)

Pronto, a lavagem será realizada com a dosagem de sabão e volume de água exatos para aquela determinada quantidade de peças.

Atualmente, essa é a melhor tecnologia em relação a economia de insumos e água do segmento de lavanderia.

Além de poupar recursos, ela melhora bastante a experiência de uso com o produto, já que fornece um padrão para que qualquer usuário possa utilizar a lavadora com a mesma eficiência, não importando a experiência anterior.

Economia: Na compra de insumos e na conta de água (Fonte Img: consul.com.br)

Super Capacidade

As máquinas de 15 e 16kg são o que há de maior atualmente, sendo indicadas para quem tem família grande ou troca de roupa com grande frequência durante a semana.

E a CWL16 é uma das melhores dessa categoria

Esse modelo possui 16kg, o que garante que ela seja capaz de dar conta de grandes cargas de uma só vez. Além disso, ela conta com diferenciais que a fazem ser uma escolha bem interessante. Dentre eles, destacam-se:

Super capacidade de 16kg (Fonte Img: americanas.com.br)

Qualidade de construção: A CWL16 é construída com materiais diferenciados, com especial destaque ao cesto de aço inox e a tampa de vidro temperado, que lhe conferem maior resistência a danos e durabilidade estendida.

Cesto de inox e tampa de vidro temperado (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Variedade de programações: Essa Consul conta com 16 ciclos de lavagem. Dentre eles, destacam-se o ciclo para casacos pesados e moletons, que é mais cuidadoso e dura 02:52, o modo rápido, de 26 minutos para itens pouco sujos, e a lavagem por cores, dividida entre peças pretas, coloridas e brancas.

16 programações: Mais opções de personalização (Fonte Img: consul.com.br)

Custo Benefício: A CWL16 é atualmente a versão de 16kg com preço mais competitivo no mercado nacional. Esse fato, somado as suas tecnologias modernas e boa construção, fazem ela entregar um dos melhores custo benefício entre os aparelhos de grande porte.

Veja um vídeo institucional da Consul detalhando as características da CWL16:

 

Contras: Por ter grande capacidade de carga (16kg), a CWL16 está entre os maiores modelos do mercado atualmente.

Seus 106x67x73 cm podem fazer com que ela não passe em aberturas reduzidas, ou fique mal acomodada em lavanderias muito pequenas.

Para quem é ideal

A Consul CWL16 é indicada para quem busca qual a melhor máquina de lavar roupa, e deseja um aparelho com grande capacidade de carga, e que tenha tecnologias modernas que simplificam o manuseio no dia a dia.

A tecnologia “Dosagem Fácil” promove grande economia de recursos e faz com que ela entregue uma excelente experiência de uso. Somado a isso estão seus ótimos diferenciais, como a grande capacidade de 16kg, boa qualidade de construção, 16 ciclos de lavagem e um preço muito competitivo.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Bônus!

 

Veja o que é importante saber na hora de escolher uma máquina de lavar roupas!

 

Top-loads e Front-loads

Existem 2 tipos de lavadoras, as top-load, onde o vestuário é inserido por cima, e as front-load, onde é inserido pela frente. As do tipo top-load dominam o varejo brasileiro, sendo que as front-load são mais restritas aos modelos do tipo lava e seca.

Top-load (esq) e Front-Load (dir): Diferem principalmente pela localização da tampa (Fonte Img: casa.umcomo.com.br)

As top-load se caracterizam principalmente por possuir um cesto com agitador central, com pás que simulam o ato de esfregar. É esse movimento o responsável por eliminar a sujeira do tecido.

Está em busca de uma front-load? Então confira análise de qual a melhor lava e seca!

Como escolher as melhores lavadoras de roupas?

O fator de decisão principal quando se procura qual a melhor máquina de lavar roupa é a capacidade de carga. Essa capacidade por sua vez é determinada por quantos quilos o equipamento comporta.

Muitas pessoas tem dificuldades de determinar o peso do vestuário da família, e ficam na dúvida sobre o tamanho ideal do aparelho a ser adquirido.

Tentar descobrir quanto pesa o vestuário não é o melhor caminho (Fonte Img: tabloideaescmamao.blogspot.com.br)

Realmente, pensar na quantidade em quilos não é a solução ideal para identificar as melhores máquinas de lavar roupas para cada caso. Levando em conta hábitos comuns, considerando o fato de que cada integrante da casa use uma muda por dia, temos a seguinte situação:

até 10kg: Indicadas para solteiros ou casais com no máximo 1 filho pequeno. Não são ideais para lavar cobertores ou edredons, tanto de solteiro como de casal;

11 e 12kg: Indicadas para famílias de até 3 pessoas. Não são ideais para lavar cobertores e edredons de casal;

Famílias de até 4 pessoas com hábitos comuns podem optar por 11 ou 12kg (Fonte Img: karolbeduschi.com)

13 e 14kg: Indicadas para famílias de até 4 pessoas. Não são ideais para lavar edredom king size;

15 e 16kg: Indicadas para famílias numerosas, a partir de 4 pessoas. Possuem capacidade para lavar edredom king size;

Para pilhas e mais pilhas, opte por uma 15 ou 16kg

Caso membros da família possuam o hábito de trocar de roupa muitas vezes, ou possuam muitas peças volumosas, como blusas e jaquetas, deve-se optar por uma capacidade de carga superior a que seria indicada na lista acima.

Informações do Inmetro

Esses eletrodomésticos são contemplados pelo “Programa de Etiquetagem Nacional” do Inmetro. Cada modelo disponível nas lojas possui uma etiqueta, que contém 3 informações que são resultados de testes que o instituto realiza. São elas:

Consumo de energia: Mostra quantos kWh o produto consume por ciclo de lavagem. O ideal é optar por equipamentos das categorias A e B, que são os mais econômicos.

Eficiência de lavagem: É uma escala onde 1,0 é a maior performance. Nesse caso, o ideal é optar por modelos que tenham nota acima de 0,80.

Etiqueta do Inmetro: Eficiência de lavagem é uma das informações mais importantes (Fonte Img: electrolux.com.br)

Eficiência de centrifugação: Nessa analise, o Inmetro mede a porcentagem de água restante no tecido após a centrifugação, onde A são as que apresentaram menor porcentagem de água residual, e E as que deixaram os tecidos mais encharcados. O ideal é optar por aparelhos padrão A ou B.

Melhore a vida na lavanderia!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para quem está buscando qual a melhor máquina de lavar roupas do mercado. Agora é só escolher a que mais se encaixa as suas necessidades na lavanderia!

Até o próximo post!