Qual o Melhor Climatizador de Ar do Mercado: O Ideal para Você!

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Está procurando por qual o melhor climatizador de ar do mercado, e está com dificuldade de achar informações úteis sobre os modelos disponíveis?

Realmente, fazer uma boa escolha nesse segmento não é tarefa fácil, já que a popularização desses produtos é recente, e as análises são escassas.

Por isso o Guia do Eletro te ajuda nessa missão!

Aparelhos de climatização: Ótima alternativa para melhorar o ar da sua casa! (Fonte Img: buscape.com.br)

O Guia do Eletro indica agora qual o melhor climatizador de ar do mercado, em 3 categorias diferentes!

 

1006

 

Antes, uma informação importante para uma boa compra!

Obs: Já conhece o básico sobre esse eletrodoméstico? Então vá direto à análise dos melhores climatizadores clicando aqui!

O problema da falsa expectativa

Uma parte dos consumidores acaba se frustrando muito após adquirir um climatizador, o que é facilmente identificado na área de avaliação de portais eccomerce.

Porém, boa parcela desses consumidores se frustram por terem criados falsas expectativas em relação a serventia desses produtos. Dentre elas, as duas expectativas equivocadas mais comum são:

Confusão: Muitos consumidores não sabem as diferenças básicas entre climatizadores, condicionadores de ar e ventiladores

1ª – Acreditar que o climatizador é um ar condicionado mais barato

Os climatizadores são equipamentos que funcionam inserindo umidade no ambiente. Ou seja, eles atuam principalmente como grandes umidificadores.

Muitos fabricantes instruem colocar pedras de gelo ou bolsas térmicas nos reservatórios de água para aumentar a sensação de frescor no ambiente.

Porém, esses aparelhos somente refrescam, e raramente conseguem reduzir mais de 1 ou 2°C na temperatura ambiente. Alguns modelos também tem a capacidade de aquecer o ar, o que proporciona uma sensação de conforto maior no frio.

Funcionamento: Aparelhos de climatização umidificam e refrescam o ar

Por isso, se o que você deseja é um produto que consiga reduzir de forma substancial a temperatura ambiente, confira análise sobre os melhores condicionadores de ar portáteis.

2º – Acreditar que o climatizador terá a mesma capacidade de ventilação de um ventilador

Os climatizadores possuem vazão de ar que varia de 200 a 300 m³/h, o que significa que são capazes de expelir no ambiente de 200 a 300 metros cúbicos de ar a cada hora.

Ventiladores de mesa tem vazão média de 1800 a 3600 m³/h, já os ventiladores de teto alcançam vazões de 7200 a 10800 m³/h em média. Isso mostra a enorme diferença de performance entre esses aparelhos no quesito ventilação.

Quem gosta de “sentir o vento na pele” deve optar por ventiladores

Por isso, se o que você deseja é um equipamento que libere grandes quantidades de vento, confira análise dos melhores ventiladores de teto do mercado!

Então, para que servem os climatizadores?

Os climatizadores são indicados para pessoas que desejam melhorar a qualidade do ar de suas residências ou locais de trabalho, mas que também desejem um equipamento com capacidade de ventilação razoável, e que de uma ajudinha para refrescar no calor e também para aquecer no frio, no caso dos modelos de ar quente e frio.

Função principal: Climatizadores servem principalmente para melhorar a qualidade do ar (Fonte Img: blog.casashow.com.br)

Esses aparelhos conseguem umidificar mais que os umidificadores, graças à sua capacidade de ventilar. São indicados principalmente para pessoas que vivem em locais de clima muito seco, ou que moram em regiões onde os níveis de poluição são grandes.

Agora que você já sabe o básico sobre esses produtos, vamos aos melhores climatizadores de ar do mercado:

letreiro_ge_1

 Springer
Wind
Electrolux
Clean Air
Consul
Bem Estar
tabela_springerwind_200atabela_cleanair_200Atabela_consul_200A
CategoriaAr FrioAr FrioAr Frio e Quente
Vazão de Ar300 m³/h275 m³/h280 m³/h
Voltagem110 ou 220V110 ou 220V110 ou 220V
AVALIAÇÃO
Avaliação Usuários4_25_ge4_25_ge4_25_ge
Experiência de uso4-5_25_ge4-5_25_ge4-5_25_ge
Recursos
Tecnológicos
4-5_25_ge3-5_25_ge5_25_ge
Design4_25_ge4-5_25_ge3-5_25_ge
Preço2_25_ge3_25_ge3_25_ge
PRINCIPAIS
DIFERENCIAIS
CONFIRA
ANÁLISE DETALHADA
CONFIRA
ANÁLISE DETALHADA
CONFIRA
ANÁLISE DETALHADA
ONDE
COMPRAR
ge_tab_130_ricardoeletroge_tab_130_walmartge_tab_130_ricardoeletro

Springer Wind – Frio

174-2

A Springer é uma marca brasileira muito tradicional, sendo que a empresa atua no segmento de Ar e Ventilação desde 1934.

E em todo esse período a empresa gaúcha foi capaz de entender o mercado brasileiro e produzir aparelhos para quem procura qual o melhor climatizador de ar frio, como é o caso do modelo Springer Wind.

Principais Diferenciais

Ionizador

A ionização é um processo físico que acontece naturalmente na natureza. Já percebeu que perto de cachoeiras, depois da chuva ou ao lado de uma lareira fica “mais fácil” de se respirar?

Essa qualidade melhorada do ar deve-se a processos físicos naturais que induzem a geração de mais ions negativos do que positivos no ambiente (forte impacto de água, por exemplo).

121

Ions negativos: Presentes naturalmente em certos ambientes

Quanto mais ions negativos, mais leve e agradável é a respiração, já que eles anulam as partículas de ions positivos, mais pesadas, que deixam aquela sensação de “ar pesado”.

O que o Ionizador do Springer Wind faz é “carregar” os átomos que passam por dentro de seu sistema, os transformando em ions negativos. Isso simula os ambientes descritos acima, o que deixa o ar mais agradável, e ainda reduz a presença de partículas que possam ser nocivas a saúde, como vírus e bactérias.

174-3

Ionizador: Proporciona um ambiente de respiração agradável

Esse recurso é um grande diferencial para esse modelo da Springer, já que são poucos os aparelhos de climatização que contam com essa tecnologia.

Reservatório de água otimizado

Ponto muito importante em equipamentos de climatização, os reservatórios de água cumprem importante papel ao garantir o funcionamento da função de umidificação.

Porém, existem muitos fabricantes que dão pouca atenção a esse compartimento, o que acaba causando dor de cabeça nos usuários de seus produtos.

Mas esse não é o caso do Springer Wind

Esse equipamento conta com um reservatório de água de excelente qualidade, com ótimas características, das quais destacam-se:

Bomba d’água de qualidade: Muitos modelos do mercado possuem reservatórios com bombas de água que queimam rapidamente, gerando custos extras precocemente.

O Wind possui um sistema de proteção da bomba que evita esse problema. Essa peça possui um sensor, que ao identificar que não há mais água no reservatório, desliga a função umidificar e previne a queima precoce da bomba.

174-5

Tecla “Umidificar” alerta quando nível de água do reservatório está baixo

Fácil manipulação: Outro problema comum em outros modelos, a abertura e manipulação do reservatório desse equipamento é muito facilitada.

Não existem rebarbas, peças mal alocadas ou encaixes mal feitos que prejudiquem a abertura e o fechamento desse compartimento.

Bom tamanho: Com 6 litros de capacidade, o reservatório do Wind proporciona boa autonomia ao aparelho, garantindo bons períodos de umidificação ininterrupta.

174-4

Reservatório de 6 litros: Maior autonomia de umidificação

Contras: Como em outros produtos, o Wind traz duas garrafinhas para serem congeladas e colocadas dentro do reservatório de água, e assim aumentar a capacidade do aparelho de refrescar o ambiente.

Na caixa do Wind, a Springer afirma que essas garrafas são preenchidas com gel, porém na verdade, elas são preenchidas com água. O gel não possui eficiência muito maior que o gelo, porém, essa falha de comunicação pode causar algum stress em consumidores mais exigentes.

Para quem é ideal

O Springer Wind é ideal para o consumidor que se pergunta qual o melhor climatizador de ar do mercado, e deseja um produto bem construído, que seja capaz de melhorar a qualidade do ar através de um ionizador.

Isso porque esse é um dos únicos modelos do mercado com essa função, que reduz partículas pesadas do ar, e também possui uma boa qualidade de construção, verificada principalmente no seu reservatório de água.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

ge_botao1_ricardoeletro

 

Electrolux Clean Air – Ar Frio

electrolux-clean-air

A Electrolux é reconhecida no segmento de ventilação por produzir equipamentos práticos, que prezam pela facilidade de uso do consumidor.

E é justamente esse o caso do modelo Clean Air, uma boa alternativa para quem procura por qual o melhor climatizador do mercado, e faz questão de um produto bem construído e prático no uso diário.

Praticidade de uso e ergonomia

O Clean Air se destaca por várias características que privilegiam a boa experiência de uso, que fazem dele um dos aparelhos de ergonomia mais avançada atualmente. Vamos a algumas delas:

Reservatório de água otimizado: Um ponto de reclamação comum dos usuários foi resolvido pela Electrolux nesse modelo: a dificuldade de desencaixe do reservatório de água.

Nesse aparelho, essa peça possui um acesso muito facilitado, com abertura frontal e muito prática através de um vão na parte inferior. Você não terá dificuldades para encaixar e desencaixar o reservatório, problema existente na imensa maioria dos seus concorrentes.

154

Praticidade de uso: Reservatório de água com desencaixe facilitado

Praticidade na limpeza do módulo de resfriamento: O módulo de resfriamento é aquele material verde, com aspecto de serpentina, que fica atrás dos aparelhos, e é responsável por umidificar e resfriar o vento que passa pelo equipamento.

Essa peça precisa ser lavada de tempos em tempos para eliminação da sujeira. Porém, na grande maioria dos modelos, ela é extremamente complicada de ser retirada, e toda vez que é removida, ela perde pequenos pedaços, o que prejudica seu funcionamento no longo prazo.

160

Painéis evaporativos: Peças que demandam limpeza de tempos em tempos

E o Clean Air se destaca bem nesse quesito

Seu módulo de resfriamento é extremamente fácil de desencaixar e encaixar, e praticamente não existem chances dele sofrer danos no processo. Isso faz com que essa peça dure muito mais que as de seus concorrentes, representando um grande diferencial para o Clean Air.

150

Painel evaporativo do Clean Air tem fácil desencaixe, o que evita danos ao material

Alça móvel: O último destaque em termos de ergonomia vai para a alça de transporte do aparelho. Esse produto possui uma alça móvel de tamanho avantajado, que somada as quatro rodinhas em 360º, permitem que o equipamento seja deslocado sem maiores dificuldades.

Função Dormir

Durante a noite, não é necessário que o aparelho continue ventilando com a mesma intensidade, já que nas fases mais profundas do sono, temos menos sensibilidade a temperatura. O nível de ruído maior causado pela ventilação mais intensa também causa perturbações, que podem resultar em noites mal dormidas.

fonte-physicalcare

Estágios do Sono  Fonte: Physicalcare

O modelo Clean Air possui um recurso muito útil que torna mais eficiente o funcionamento durante a noite, a função dormir.

Com essa função ligada, o equipamento reduz automaticamente o nível de ventilação ao passar de cada hora. Se antes de dormir você programar o aparelho no nível 2, após uma hora a velocidade cairá para o nível 1, e ao passar de mais 60 minutos o produto desliga automaticamente.

Veja mais um vídeo do canal Inimigos do Calor demonstrando a função dormir, além de outros pontos positivos do produto

Isso faz com que o nível da ventilação acompanhe as fases do sono, e vá priorizando o silêncio em detrimento da potência de ventilação, enquanto os níveis mais profundos do sono são alcançados.

Função Display

Outra reclamação comum de usuários de equipamentos de climatização: as luzes de led do painel durante a noite.

Parece besteira, mas alguns aparelhos possuem luzes de painel que mais parecem lâmpadas de teto, que incomodam bastante durante a noite.

169

Luzes de LED durante a noite podem ser bem incomodas

E mais uma vez o Clean Air se destaca no funcionamento noturno

Com a função display, é possível apagar todas as luzes do painel, e travá-las para que esbarrões acidentais não as liguem. Uma solução simples, que resulta em noites de sono mais agradáveis.

157

Função Display: Apaga as luzes do painel e evita que elas incomodem a noite

Contras: Por ser muito bem construído e contar com recursos bem úteis, faltou somente um ponto para colocar esse aparelho como opção avançada: as aletas automáticas.

As aletas horizontais do Clean Air tem ajuste manual, o que prejudica a experiência de uso. E no caso desse produto, o trabalho é dobrado, já que existem dois conjuntos de aletas, que precisam ser ajustadas separadamente.

Para quem é ideal

O Electrolux Clean Air é o modelo ideal para aqueles que se perguntam qual o melhor climatizador de ar frio do mercado, e que vão fazer uso do equipamento principalmente a noite.

Com suas funções “dormir” e “display”, esse produto proporciona uma excelente experiência de uso noturno.  Além disso, ele é muito bem projetado, e tem na praticidade um grande diferencial.

Obs: Este aparelho destaca-se no uso noturno desconsiderando-se a ventilação máxima (nível 3). O ruído do nível 3 é relativamente alto (média de 68 a 74 decibéis), podendo ser bem incomodo a pessoas de sono leve.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

ge_botao1_walmart

 

Consul Bem Estar C1R07AB –         Ar Quente e Frio

consul-bem-estar-C1R07AB

A Consul é uma marca que entrou no ramo de ventilação a relativamente pouco tempo, mas mesmo assim a empresa produz o que há de mais avançado no segmento atualmente.

E a opção que a marca oferece para quem busca qual o melhor climatizador de ar quente e frio do mercado é o modelo Bem Estar, um aparelho que traz algumas das tecnologias mais modernas da sua categoria na atualidade.

Principais Diferenciais

Direcionamento de vento avançado

Talvez o ponto onde os aparelhos de climatização mais perdem dos ventiladores tradicionais é no direcionamento do fluxo de vento.

Enquanto os ventiladores conseguem direcionar o vento em ângulos maiores que 180°, os equipamentos de climatização raramente conseguem chegar perto dessa marca.

E é nesse ponto que o modelo Bem Estar se diferencia bastante

Esse modelo possui aletas com funcionamento automático. As internas se movem horizontalmente, jogando o vento da esquerda para a direita, enquanto as externas tem movimento vertical, que direciona o vento para cima e para baixo.

159

Aletas Automáticas: Muito mais eficientes na distribuição do vento

Esse recurso representa um enorme diferencial para esse produto da Consul, já que pouquíssimos equipamentos saem de fabrica com aletas automáticas, que são muito mais eficientes em distribuir o vento do que as manuais.

As aletas automáticas também trazem muita praticidade ao dia a dia, já que o trabalho de ajustá-las com a mão toda vez que você precisar alterar a direção do vento é completamente eliminado.

Filtragem de ar realmente eficiente

A maioria dos aparelhos disponíveis atualmente trazem o filtro de impurezas em formato de “colmeia”.

Mas existe um grande porém nesse tipo de filtro: as costuras que formam a estrutura do material são largas demais, e os “buracos da colmeia” podem acabar permitindo a passagem de partículas de impurezas relativamente grandes, como tufos de poeira e pequenos fios de cabelo.

171

Filtro Colmeia: Comum em outros modelos, pode deixar passar impurezas grandes

Porém, os donos de um Consul Bem Estar ficam mais tranquilos nesse ponto, já que o produto possui uma das telas de filtragem mais eficientes da atualidade.

Essa tela foi produzida com um número de fios entrelaçados muito maior que a média dos seus concorrentes. Isso resultou num filtro com milhares de micro-furos, que só podem ser vistos se aproximarmos muito o olhar.

165

Filtro do Bem Estar possui milhares de micro-furos

Isso garante que esse produto irá filtrar grande parte das impurezas que seriam potencialmente nocivas a saúde, principalmente a poeira, fios de cabelo e até o pólen, o que resulta num ambiente mais puro e adequado para uma boa respiração.

Aquecimento em 3 níveis

A função de aquecimento está presente somente nos melhores climatizadores do mercado, e não seria diferente nesse modelo da Consul.

167

Função Aquecer

Porém, o que diferencia esse produto dos seus concorrentes é o fato dele contar com 3 níveis programáveis de aquecimento.

Isso acontece graças à presença de um termostato mais completo, peça que permite a regulagem de temperatura em diversos níveis.

164

Termostato permite a regulagem de aquecimento em até 3 níveis

Por se tratar de um equipamento de climatização, e não de condicionamento de ar, a existência desse recurso é um bom diferencial, já que ajuda a adequar o ambiente de acordo com a intensidade do frio na ocasião.

Contras: Um velho problema, que se estende desde o modelo anterior ao Bem Estar: o design e ergonomia de seu controle remoto.

Ponto importante para uma boa experiência de uso, esse detalhe parece ter sido esquecido pela marca. O controle remoto desse aparelho peca por ter botões com grafismos pobres, o que deixa o uso a distância um pouco mais difícil.

Para quem é ideal

O Consul Bem Estar é ideal para aquele consumidor que busca qual o melhor climatizador de ar frio e quente do mercado, e deseja um produto bem construído, que conte com recursos modernos que não são encontrados em outros modelos.

As aletas automáticas distribuem o vento de forma mais uniforme, dispensando a necessidade de ajustes manuais, o filtro muito bem construído elimina a maior parte das impurezas, e os 3 níveis de ajuste do ar quente ajudam a espantar o frio de forma mais eficiente.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

ge_botao1_ricardoeletro

 

A climatização que funciona

Essas foram as sugestões do Guia do Eletro para você que busca saber qual o melhor climatizador de ar do mercado!

Estão presentes aqui produtos com os mais diversos recursos, que contemplam as necessidades dos mais variados tipos de consumidores! Agora é só escolher o seu!

Até o próximo post!

Guia do Eletro

Facebooktwittergoogle_pluspinterest