Qual o Melhor Cooktop 5 bocas ou 4 bocas? Veja análise!

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Aqueles que estão procurando qual o melhor cooktop do mercado já devem ter percebido que essa não é das tarefas mais simples.

Isso porque hoje existem diversos modelos disponíveis, e também porque existem alguns fatores importantes a se observar antes da compra, que determinam se o produto adquirido poderá entregar uma boa experiência de uso.

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

qual o melhor cooktop 5 bocas e 4 bocas

Cooktop: Modernidade e praticidade na hora de cozinhar! (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

O Guia do Eletro apresenta agora qual o melhor cooktop a gás ou de indução, divididos em diferentes categorias, que atendem consumidores com perfis distintos

 

 

Antes, algumas informações importantes para uma boa compra!

Já conhece o básico sobre esses produtos? Então vá direto a análise dos modelos! clicando aqui!

Cuidados pré-compra

O cooktop é um dos eletrodomésticos que mais demandam atenção e cuidado antes da concretização da compra. Isso porque esses aparelhos tem instalação mais complexa, exigindo mudanças nos locais em que são fixados. Algumas dicas importantes:

Material do balcão: A instalação correta é feita em balcões de mármore ou granito, de 2 a 6 cm de espessura. Esses materiais e medidas garantem que o balcão irá aguentar o peso do produto e as altas temperaturas.

Balcões: Devem ser de mármore ou granito, com espessura de 2 a 6 cm (Fonte Img: youtube.com)

Também é aconselhável contratar os serviços de um marmoreiro com experiência na confecção de balcões para abrigar esse tipo de eletrodoméstico. O corte da pedra é um trabalho que exige muita perícia, e que se mal feito, acaba gerando grandes transtornos.

Evite transtornos: O corte da pedra deve ser feito por profissional com experiência (Créditos: construindominhacasaclean.com)

Cozinhas Instaladas: Se o aparelho for instalado em um balcão já existente, é de suma importância baixar o manual de instruções no site do fabricante, e verificar os requisitos para instalação antes da concretização da compra.

Isso porque fogões de bancada demandam distâncias especificas, de locais como a pia, o chão, e também de outros equipamentos, como fornos e geladeiras. Isso evita que seja adquirido um produto que demande mais espaço para instalação do que o disponível na cozinha.

Cozinha instalada: Deve-se verificar as distâncias necessárias antes da compra do aparelho (Créditos: www.bellapedra.net.br)

Cozinhas não instaladas: Nesses casos, em que a cozinha ainda não foi montada, o correto é entregar o manual de instruções do modelo desejado ao projetista (caso cozinha planejada), ou ao vendedor da loja de móveis, para que esses verifiquem a viabilidade de incluir o aparelho escolhido.

Planejados ou móveis novos: O vendedor deve verificar o manual do modelo desejado (Fonte Img: olaserragaucha.com.br)

Importante: Esses eletrodomésticos devem ser instalados preferencialmente por técnicos profissionais, sendo que para produtos novos, o ideal é que a instalação seja feita por um representante da fabricante.

Isso garante a segurança no manuseio do equipamento, além de preservar a garantia de fabrica.

Tipos de Cooktops

Quem procura qual o melhor fogão cooktop têm 3 tipos de aparelhos para escolher atualmente, divididos pela tecnologia de geração de calor. São eles:

Gás: São disparadamente os mais populares, pelo fato de terem chama viva como os fogões tradicionais, o que faz com que a maioria das pessoas saiba manuseá-los sem problemas.

Aparelhos a gás: Os mais populares, são práticos e mais acessíveis (Fonte Img: mud2.info)

Além disso, são vantajosos por aceitarem todos os tipos de panelas, poderem ser alimentados com botijão ou gás encanado, consumirem pouca energia elétrica, e terem preço muito mais competitivo que as versões elétrica ou de indução.

Entre os mais comuns, estão os de 4 e 5 bocas, ideais para cozinhas residenciais, e os tipo dominó, peças modulares com 1 ou 2 bocas, indicadas para áreas externas, como espaços de lazer e churrasqueira.

Dominó: Versões modulares, indicadas para ambientes externos, como áreas de lazer (Créditos: www.montenegromarmores.com.br)

Elétricos: Os modelos elétricos possuem uma resistência interna que transforma a energia elétrica em calor, que é transferida para as panelas através de uma superfície lisa de vidro temperado.

Elétricos: Controle preciso de temperatura, porém demoram a esfriar (Fonte Img: revista.zapimoveis.com.br)

Esses aparelhos têm como principal vantagem o controle de temperatura preciso, já que é possível regular a potência para se alcançar a temperatura desejada, o que auxilia nas receitas mais delicadas.

Porém, eles consomem mais energia elétrica, e podem ser perigosos para crianças, já que suas bocas de vidro demoram a esfriar. Por essas razões, existem poucos modelos elétricos a venda atualmente.

Indução: Os mais modernos e tecnológicos. Esses aparelhos possuem bobinas de cobre energizadas, que ficam abaixo de uma superfície vitrocerâmica, e que quando próximas a superfícies magnéticas, criam um campo eletromagnético que gera calor.

Indução: Tecnologia moderna, esquenta somente as panelas, sendo mais seguro e preciso (Fonte Img: www.apanirasoi.in)

Isso faz com que, “como mágica”, o simples fato de colocar a panela sobre a zona de indução a faça esquentar instantaneamente.

As grandes vantagens dos modelos de indução são a segurança, já que somente a panela esquenta, ao mesmo tempo que a zona de indução permanece fria, a precisão, pelo controle maior da temperatura, e a economia, já que pouquíssima energia se perde no processo de aquecimento.

Parece mágica: Só a panela recebe calor, o que torna o funcionamento mais eficiente e seguro (Fonte Img: meucooktop.com)

Importante: Aparelhos de indução requerem o uso de panelas magnéticas (aço, multicamadas, ou ferro fundido). Para verificar se a panela é magnética, basta lançar um imã sobre sua base. Se grudar, o recipiente está apto ao uso.

Agora que você já sabe o básico sobre esses produtos, vamos aos melhores cooktops do mercado:

 Consul
CD060
Fisher
1642
Brastemp
BDD85
Brastemp
BDJ62
TipoGásGásGásIndução
Bocas4554
MesaVidro
Temperado
Vidro
Temperado
Vidro
Temperado
Vitrocerâmica
VoltagemBivoltBivoltBivolt220V
AVALIAÇÃO
Avaliação Usuários
Experiência
de Uso
Recursos Adicionais
Design
Preço
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA
ONDE COMPRARge_tab_130_walmartge_tab_130_walmartge_tab_130_ricardoeletroge_tab_130_walmart

 

Consul CD060 – 4 bocas

Tipo: Gás

A Consul é uma marca que nos últimos anos vem se caracterizando por fabricar itens que tem como principal característica a praticidade, com recursos que melhoram a experiência do consumidor.

E esta característica está presente no CD060, um produto para quem procura qual o melhor cooktop 4 bocas, e deseja um modelo de entrada, que seja prático e que facilite a vida na cozinha.

Principais Diferenciais

Praticidade de uso

O CD060 possui recursos e características que auxiliam bastante o dia a dia na cozinha, principalmente para os cozinheiros de primeira viagem. São eles:

Controle Fácil: É um guia que vem junto com o controle de potência do queimador rápido (o mais potente).

Nesse guia existem grafismos, que indicam a posição certa do manipulo para ferver, fritar, cozinhar, refogar e deixar de molho.

Controle fácil: Um ajudante no preparo das receitas (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Esse guia de temperatura auxilia bastante na hora de cozinhar, já que permite o uso da potência correta para cada tipo de receita, evitando que a comida queime ou que demore muito a ficar pronta.

Indicação para tamanho de panelas: Uma reclamação comum de se encontrar sobre cooktops é que as panelas ficam “sambando” em cima de suas grades. Porém, isso só ocorre se forem usados recipientes grandes ou pequenos demais para o tamanho do queimador.

Sabendo disso, a Consul se adiantou para evitar esse problema no CD060

Ao lado de cada boca do aparelho existem marcações (P, M ou G), que indicam o tamanho do recipiente ideal para aquele queimador. Já o manual de instruções informa o diâmetro de recipiente que cada marcação (P, M e G) comporta.

Guia para uso de panelas: Ajuda a evitar que recipientes errados “sambem” nas bocas (Fonte Img: casasbahia.com.br)

Isso acaba com o transtorno de ter panelas tombando para fora das grades, além de aumentar a segurança no manuseio, principalmente para quem tem crianças em casa.

Bom conjunto de queimadores

O CD060 tem um conjunto de queimadores que se destaca, principalmente se comparado ao preço e ao posicionamento do produto no mercado.

Conjunto de queimadores eficiente (Fonte Img: extra.com.br)

A maioria dos aparelhos de entrada possui queimadores semi-rápidos de até 1700W de potência. Já no caso desse Consul, são três queimadores semi-rápidos de 1800W, e um rápido de 3000W.

Esse é um conjunto que garante chamas mais altas e fortes, o que acaba resultando em preparos mais rápidos, sendo esse um diferencial para sua categoria.

Eficiência: Queimadores semi-rápidos mais potentes reduzem o tempo de cozimento (Fonte Img: angeloni.com.br)

Contras: Consumidores relataram que houve algum descascamento das grades do produto após algum tempo de uso.

Esse fato é aceitável para modelos da categoria de entrada, como o CD060, e também pode ser causado por limpeza inadequada ou panelas riscadas. Porém, isso pode ser um motivo de aborrecimento para pessoas mais exigentes.

Para quem é ideal

O Consul CD060 é indicado para quem procura qual o melhor cooktop 4 bocas, e deseja um produto de entrada, com custo reduzido, porém que tenha praticidade e eficiência suficientes para o uso cotidiano.

Os recursos “Controle Fácil” e o guia de tamanho de panelas funcionam como “ajudantes”, que aumentam as chances de sucesso na hora de cozinhar, e seus queimadores semi-rápidos são mais potentes que os dos principais concorrentes, o que garante boa eficiência.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Fisher 1642 – 5 bocas

Tipo: Gás

A Fisher é uma marca brasileira nascida em 1961 no estado de Santa Catarina, e hoje é uma das principais fabricantes de fornos elétricos e fogões de bancada do Brasil, concorrendo de igual para igual com gigantes do ramo.

E um dos modelos de melhor performance da empresa é o 1642, um aparelho para quem procura qual o melhor cooktop 5 bocas, e está em busca de algo com o melhor custo benefício possível.

Principais Diferenciais

Custo benefício

O Fisher 1642 é um dos líderes de vendas da categoria de 5 bocas, e grande parte desse sucesso está no seu excelente custo benefício.

Esse modelo agrega características que, somadas a excelente avaliação dos consumidores, e preço muito competitivo, o fazem ser uma das melhores escolhas atualmente. Dentre essas características, destacam-se:

Performance: A maioria dos donos desse Fisher é unânime em afirmar seu excelente desempenho. Ele conta com 4 queimadores semi-rápidos de 1750W e 1 rápido de 3000W, com chamas altas e consistentes.

Performance: Bom conjunto de chamas garante bom desempenho (Fonte Img: colombo.com.br)

Dimensões e facilidade de instalação: O 1642 é um dos modelos de 5 bocas mais compactos da atualidade. Ele possui somente 68,5cm de largura, contra mais de 70cm da maioria dos seus concorrentes, o que o faz caber em ambientes menores.

Seu peso também é reduzido (9,4kg), e o manual de instruções é bem completo, fatores que facilitam muito o processo de instalação.

Compacto: Dimensões são menores que as dos principais concorrentes (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Qualidade de construção: O 1642 possui excelente relação entre seu preço e a qualidade dos materiais em que é fabricado.

O destaque aqui vai para as bases dos queimadores feitas em aço inox, o que é um diferencial perante os concorrentes, e também sua mesa, feita em vidro temperado resistente.

Robustez: Base dos queimadores é de aço inox (Fonte Img: mercadolivre.com.br)

Limpeza facilitada: A grande maioria dos consumidores que avaliaram esse aparelho afirma que ele é muito fácil de limpar.

Isso se deve principalmente a qualidade da sua mesa de vidro temperado, feita na cor ebáno, um preto muito escuro, que evidencia pouco possíveis manchas que sobrem após a limpeza.

Praticidade: Mesa é de fácil limpeza (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Design

Grande parte dos consumidores que querem trocar seus fogões de piso pelos de bancada deseja renovar e incrementar a decoração da cozinha, já que esses aparelhos passam uma grande sensação de modernidade e jovialidade ao ambiente.

E nesse ponto o Fisher 1642 é uma ótima escolha

Isso porque ele possui um dos designs mais acertados dentre os modelos a gás. Sua mesa na cor ébano é bem escura e brilhante, suas grades e botões tem visual limpo, e as bases dos queimadores em inox contrastam bem com a mesa de vidro temperado escuro.

Design sóbrio e elegante faz o 1642 combinar com qualquer cozinha (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Contras: As grades do 1640 possuem borrachinhas que evitam que essas peças risquem a mesa de vidro temperado.

Porém, essas borrachas saem com facilidade, o que demanda maior atenção ao limpar as grades.

Para quem é ideal

O Fisher 1640 é indicado para quem busca qual o melhor cooktop 5 bocas, e procura um modelo com ótimo custo benefício, que atenda plenamente as necessidades de famílias médias e grandes.

Seu bom conjunto de queimadores, dimensões reduzidas, qualidade de construção satisfatória, e design elegante, somados a um preço muito competitivo, fazem dele uma das melhores escolhas da categoria de 5 bocas.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Brastemp BDD85 – 5 bocas

Tipo: Gás

A Brastemp é uma das marcas mais tradicionais no segmento de eletrodomésticos para a cozinha, tendo vários anos de experiência no mercado brasileiro.

Isso faz com que a empresa possa fabricar excelentes produtos, como é o caso do BDD85, um modelo para quem busca qual o melhor cooktop 5 bocas, e deseja um aparelho com funcionamento a gás de padrão mais elevado.

Principais Diferenciais

Desempenho diferenciado

O BDD85 faz parte do grupo de equipamentos que possui um recurso que eleva bastante a performance de cozimento.

Trata-se da quadrichama

As triplas e quadrichamas são os queimadores mais potentes de um fogão, e caracterizam-se por possuir mais de um anel de fogo.

No caso do BDD85, a quadrichama possui 3350W de potência, o que agiliza muito o cozimento das receitas do dia a dia.

Quadrichama: O tipo de queimador mais potente (Fonte Img: youtube.com)

Mas esse queimador se destaca realmente para aqueles que preparam caldeirões com frequência, como cozidos e feijoadas. Essas receitas costumam ficar muito tempo no fogo quando em queimadores comuns.

Já na quadrichama, o tempo de cozimento cai bastante, o que representa um ganho de produtividade na organização de jantares e almoços para amigos e família.

Para uso intenso: Além de acelerar receitas triviais, a quadrichama é muito útil para caldeirões (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Experiência de uso

Além do incremento de praticidade que a quadrichama traz, outros recursos do BDD85 também se destacam por promover uma melhor experiência de uso. São eles:

Design inteligente: A distribuição dos queimadores desse Brastemp é inovadora, e foi pensada para facilitar o manuseio do produto.

A quadrichama, normalmente alocada no centro da mesa, foi descolocada para o canto esquerdo do aparelho. Isso faz com que haja mais espaço entre as chamas, o que permite o uso de panelas maiores, e em consequência, também facilita o preparo de refeições para mais pessoas.

Distribuição inovadora: Isola a quadrichama e abre espaço para panelas maiores (Fonte Img: youtube.com.br)

Grades estáveis: Suas grades são fabricadas em ferro piatina, um tipo de aço mais maleável e resistente.

Isso permitiu a Brastemp projetar essas grades de forma mais precisa, o que resultou em uma angulação que permite maior estabilidade as panelas, o que traz mais segurança ao uso do produto.

Grades possuem angulação que proporciona maior estabilidade (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Contras: O BDD85 possui dimensões maiores que a média de aparelhos de 5 bocas, com 85 cm de largura.

Isso o torna restrito para quem possui cozinha grande, ou para quem vai montar uma cozinha planejada, e pode aproveitar melhor o espaço.

Para quem é ideal

O Brastemp BDD85 é indicado para quem procura qual o melhor cooktop 5 bocas, e deseja um aparelho a gás de padrão mais elevado, que tenha boa performance e ofereça experiência de uso diferenciada.

Sua quadrichama agiliza o preparo de receitas triviais e é muito eficiente para aqueles que promovem almoços e jantares, seu design inteligente permite o uso de recipientes maiores sem problemas de espaço, e suas grades com boa angulação proporcionam maior estabilidade às panelas.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Brastemp BDJ62 – 4 bocas

Tipo: Indução

A Brastemp é uma marca que se caracteriza pela inovação, já que sempre esteve na vanguarda das evoluções do segmento de eletrodomésticos no Brasil.

E a empresa foi uma das primeiras a oferecer cooktops de indução no varejo brasileiro. Hoje, o modelo desse tipo que mais se destaca é o BDJ62, um produto para quem procura qual o melhor cooktop do mercado e deseja algo de alto padrão.

Principais Diferenciais

Controle Máximo

Como já colocado no início da análise, os modelos por indução estão entre os eletrodomésticos mais modernos para a cozinha, e seu funcionamento ocorre somente colocando-se uma panela magnética sobre uma zona de indução vitrocerâmica.

E esse Brastemp possui recursos que aumentam ainda mais a tecnologia empregada

O principal recurso tecnológico desse equipamento é o controle preciso e independente de cada zona de indução. Dentre as opções que esse sistema disponibiliza ao usuário, destacam-se:

Controle independente de potência: Cada uma das 4 zonas do BDJ62 tem potência individual, ou seja, pode-se se escolher uma potência de cozimento precisa para cada uma delas.

Temperatura mais precisa: Controle de potência para cada zona (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

São 10 níveis de potência, sendo que o maior é o “Boost”, que serve principalmente para ferver água rapidamente, e o menor é o “1”, que mantém aquecidos alimentos recém-preparados.

Seu manual de instruções traz qual nível de potência é ideal para cada tipo de preparo, o que faz o usuário ter controle completo sobre o funcionamento do seu aparelho.

Curioso sobre o funcionamento desses aparelhos? Confira um vídeo da Tramontina apresentando 5 características desses modernos eletrodomésticos:

Controle independente do timer: Também é possível controlar separadamente o timer de cada zona de indução.

Através do painel é possível programar um tempo de até 99 minutos (1h e 39m), sendo que, ao final do cozimento, a zona programada desliga automaticamente, e um alerta sonoro é emitido.

Timer independente: Desligamento automático e alerta sonoro para cada zona de indução (Fonte Img: casasbahia.com.br)

Sofisticação

Todos os cooktops tem o design como ponto importante. Mas os de indução levam essa característica a outro nível, com um grande apelo visual e sofisticação.

E nesse sentido, o BDJ62 é umas das melhores opções

Esse aparelho possui um lindo design. Seu painel digital possui grafismos de primeira linha, com marcadores de cor vermelha que se ascendem conforme as funções do equipamento são acionadas.

Grafismos de ótima qualidade e marcadores em vermelho (Fonte Img: brastemp.com.br)

O grande destaque vai para os grafismos das zonas de indução. Cada zona possui dois desenhos em formato triangular que ficam opostos entre si, o que foge a regra dos tradicionais círculos, marca tão comum dessa categoria de produtos.

Esses detalhes acabam dando um toque de exclusividade a esse Brastemp, o fazendo agregar muito à decoração do ambiente em que estiver inserido, principalmente em termos de modernidade e sofisticação.

Zonas de indução: Desenhos triangulares fogem a regra e dão um toque de exclusividade (Fonte Img: extra.com.br)

Contras: Por ter nível máximo de potência alto (7200W), o BDJ62 só está disponível na opção de 220V.

Isso torna obrigatória a presença de uma tomada com essa voltagem na cozinha, já que a utilização de transformadores é desaconselhada para esse tipo de aparelho.

Para quem é ideal

O Brastemp BDJ62 é indicado para quem procura qual o melhor cooktop do mercado, e deseja um produto top de linha, com tecnologia de ponta e design ultra sofisticado.

Sua tecnologia de indução, somada ao controle total de potência e timer de cada zona de cocção, o fazem entregar uma experiência de uso diferenciada, e o seu design requintado agrega sofisticação e modernidade ao ambiente em que estiver inserido.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Cozinhando com estilo!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para você que busca qual o melhor fogão cooktop. Agora é só escolher o que mais se adequa ao seu ambiente, ou ao seu projeto de cozinha planejada!

Até o próximo post!

Guia do Eletro

Facebooktwittergoogle_pluspinterest