Qual o Melhor Fogão do Mercado? Veja Excelentes Opções!

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Está procurando qual o melhor fogão do mercado e está com dificuldades de achar o modelo ideal para você?

O fogão é um dos eletrodomésticos mais tradicionais, e por essa razão existem dezenas de opções de diversas marcas, o que deixa mais complicada a tarefa de achar umt produto qutene se encaixe com o perfil de cada consumidor.

Por issot o Guia do Eletrto vai te ajudar nessa missão!

qual o melhor fogão do mercado

Fogão: Uma das ferramentas mais antigas para cozinhar

O Guia do Eletro indica agora qual o melhor fogão do mercado dentre versões de 4 bocas e 5 bocas, para diferentes tipos de consumidores!

 

 

 

Antes, algumas informações importantes para uma boa compra!

Obs: Já conhece o básico sobre fogões? Então vá direto a análise dos modelos clicando aqui!

Características Básicas

Tipos de queimadores

  • Semi-rápidos: São os menores e menos potentes, ideias para o preparo de alimentos em fogo baixo;

Queimador semi-rápido: De tamanho e potência menores (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

  • Rápidos: São maiores que os semi-rápidos e possuem potência suficiente para o preparo da maioria dos alimentos. Pelo menos um queimador do aparelho deve ser do tipo rápido;

Queimador Rápido: Te tamanho e potência maiores (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

  • Tripla ou Quadri-chama: Mais comuns em versões de 5 bocas, são aqueles que possuem mais de um anel de fogo. São os mais potentes, podendo passar dos 3.500W, sendo muito úteis para agilizar o processo de grandes cozimentos.

Tripla ou Quadri-chama: Os mais potentes, possuem mais de um anel de fogo (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Acendimento Automático: Praticamente todos os equipamentos a venda hoje possuem acendimento que dispensa o uso de fósforo (sem contar o forno).

Esse recurso não é mais um diferencial, mesmo que as marcas ainda tentem o vender como tal.

Tipos de mesa

  • Compartimentada inox: Nessa mesa cada grade fica encaixada em um compartimento em baixo relevo. Isso impede que líquidos derramados se espalhem por toda a superfície da mesa.

Compartimentada: Impede que líquidos escorram por toda a superfície (Crédito Img: buscapé.com.br)

  • “Flat” inox: A mesa flat não possui compartimentos, e as grades ficam presas em estruturas de alto relevo.

“Flat”: Estruturas em alto relevo prendem as grades (Fonte Img: casasbahia.com.br)

  • Vidro temperado: Essas mesas caracterizam-se por não ter divisórias e acompanhar grades de ferro fundido. São mais bonitas e fáceis de limpar, porém alguns modelos possuem sérios problemas de fábrica, o que torna necessário uma pesquisa detalhada antes de adquirir um aparelho desse tipo.

Vidro Temperado: Mais bonitas, porém exigem muito cuidado na compra (Fonte Img: mercadolivre.com.br)

Instalação

A grande maioria dos equipamentos disponíveis hoje vem preparada para instalação em sistema de gás GLP, o popular botijão de cozinha.

Caso sua residência seja abastecida por gás encanado (GN), é necessário entrar em contato com a marca fabricante e solicitar a conversão do aparelho.

ATENÇÃO: Nunca converta o tipo de gás por conta própria. Além de perder a garantia, isso traz sérios riscos a segurança.

A conversão de GLP (botijão) para GN deve ser feita por um técnico da fabricante

Agora que você já conhece mais sobre o assunto, vamos aos melhores fogões do mercado:

 Consul
CFO4N
Brastemp
BFO4N
Electrolux
76SRB
Electrolux
76DFX
Categoria4 bocas4 bocas5 bocas5 bocas Premium
CorInoxBrancoBrancoInox
VoltagemBivoltBivoltBivolt127 ou 220V
AVALIAÇÃO
Avaliação Usuários
Experiência
de Uso
Recursos
Tecnológicos
Design
Preço
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA
ONDE
COMPRAR
ge_tab_130_americanasge_tab_130_walmartge_tab_130_pontofrioge_tab_130_extra

Consul CFO4N – 4 bocas

Tamanho do forno: 58 litros

A Consul é uma marca já muito tradicional no ramo de eletrodomésticos no Brasil, tendo como característica produzir equipamentos que seguem as tendências e mudanças da sociedade.

A empresa continua seguindo essa cartilha com o CFO4N, um aparelho moderno e desenhado para o consumidor que procura qual o melhor fogão 4 bocas e pertence a uma nova geração, com novos hábitos na cozinha.

 

 

Principais Diferenciais

Excelente custo benefício

O CFO4N é um dos líderes de vendas na categoria dos compactos. E essa liderança se deve principalmente ao fato dele entregar um dos melhores custo benefício da atualidade.

Dentre as características que o fazem entregar um ótimo custo benefício, destacam-se:

Ergonomia: O CFO4N se destaca principalmente por sua experiência de uso. Esse modelo é um dos mais altos de sua categoria (96 cm), o que garante uma postura mais correta ao cozinhar, principalmente para pessoas mais altas.

Altura: Seus 96 cm permitem uma postura melhor ao cozinhar (Fonte Img: extra.com.br)

Além disso, ele conta com uma grade retrátil no forno, que desliza para fora com a abertura da porta, e também pode ser ajustada em até 3 níveis de altura, o que permite a inclusão de recipientes de diferentes tamanhos.

Acabamento e Design: Uma opinião comum entre os donos do CFO4N é de que ele possui um ótimo acabamento e um design diferenciado.

Isso se deve principalmente a sua frente única com acabamento em aço inox, quase uma exclusividade em sua categoria, o que faz com que o produto tenha uma boa qualidade de construção e também agregue beleza à cozinha.

Frente única: Tem acabamento em inox e não possui recortes, o que contribui para a limpeza (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Limpeza facilitada

Como já dito anteriormente, o CFO4N é um modelo projetado para um novo perfil de consumidor, que vive uma vida agitada e tem pouco tempo para cuidar da casa. Pensando nisso, a Consul incluiu em seu aparelho recursos que facilitam a limpeza. São eles:

Tecnologia Cleartec: Interiores de fornos convencionais costumam ser porosos, o que faz com que as paredes do produto absorvam gordura, deixando a limpeza mais difícil.

Porém com esse Consul a situação é bem diferente

O interior desse aparelho possui um revestimento totalmente liso e esmaltado. Esse material especial chamado de Cleartec evita que a gordura se impregne nas laterais. Isso faz com que um simples pano úmido já de conta da limpeza.

Tecnologia Cleartec: Laterais lisas e esmaltadas facilitam a limpeza (Fonte Img: casasbahia.com.br)

Frente única: Além de tornar seu design diferenciado, essa frente única também contribui muito para manter o CFO4N sempre limpo.

Isso porque a ausência de recortes evita o acúmulo de sujeira entre a lateral e a frente do produto.

Vidro vedado: O vidro da porta é vedado, o que evita o acumulo de gordura e sujeira em sua parte interna.

Vidro vedado: Dificulta o acúmulo de gordura (Fonte Img: extra.com.br)

Essas três características contribuem muito para a manutenção da limpeza do aparelho, e são uma verdadeira “mão na roda” para quem não tem muito tempo para se dedicar a cozinha.

Contras: O CFO4N é bem rente ao chão, mesmo com os pés regulados na altura máxima. Isso pode dificultar a varrição do piso em baixo do mesmo.

Para quem é ideal

O Consul CFO4N é indicado para quem procura qual o melhor fogão 4 bocas e deseja um produto compacto, porém moderno, que atenda as necessidades de solteiros, casais ou famílias pequenas com eficiência.

Sua boa ergonomia, frente única com acabamento em inox, e limpeza facilitada, somados a um preço muito competitivo, fazem esse modelo entregar um dos melhores custo benefício da atualidade.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Brastemp BFO4N – 4 bocas

Tamanho do forno: 61,5 litros

A Brastemp é a marca brasileira mais tradicional quando o assunto é fogão. Sua logo continua sendo sinônimo de qualidade para os consumidores, mesmo após várias marcas concorrentes terem aparecido nos últimos anos.

E um dos produtos que reafirma isso é o BFO4N, um modelo para quem procura qual o melhor fogão 4 bocas e precisa de um aparelho compacto, porém que dê conta de uma maior intensidade de uso.

Principais Diferenciais

Forno otimizado

O BFO4N possui um dos melhores fornos da categoria de 4 bocas. Dentre as principais características que o fazem se destacar, estão:

Boa capacidade: É um dos mais amplos da sua categoria, com um volume total de 61,5 litros. Esse tamanho permite que sejam preparadas receitas maiores, já que é possível utilizar travessas de tamanho mais avantajado.

Bom forno: Seus 61,2 litros com grade deslizante proporcionam boa experiência de uso (Fonte Img: submarino.com.br)

Vidro panorâmico: O vidro da porta do BFO4N garante uma maior amplitude de visão de seu interior, o que permite um acompanhamento mais adequado da receita e uma maior chance de sucesso da mesma.

Vidro panorâmico: Maior amplitude na visualização das receitas (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Revestimento Cleartec: Assim como o modelo da Consul, esse Brastemp possui o revestimento Cleartec, que impede o acumulo de sujeira nas paredes e facilita muito a limpeza do seu interior.

Revestimento Cleartec: Contribui para a limpeza (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Chamas altas e consistentes

Donos do BFO4N são quase unânimes em afirmar que as chamas geradas pelos queimadores são eficientes no que tange a potência e consistência.

Esse modelo conta com 3 queimadores semi-rápidos de 1650W e 1 rápido de 2750W.

Conjunto de queimadores eficiente (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Eles proporcionam chamas altas, que mantem sua consistência durante todo o período em que estão acesas, sem sofrer oscilações, que são bem comuns em alguns de seus concorrentes.

Contras: Consumidores relataram que o cabo de energia do BFO4N é menor do que o comum, o que pode exigir o uso de extensões ou ter de deixar o equipamento bem próximo a uma tomada.

Para quem é ideal

O Brastemp BFO4N é ideal para quem procura qual o melhor fogão 4 bocas e precisa de um aparelho que tenha dimensões compactas, mas que mesmo assim tenha performance robusta, que dê conta de uma demanda maior de uso.

Seu forno é um dos maiores da categoria, além de possuir vidro panorâmico, duas grades e tecnologia que facilita a limpeza, e seus queimadores produzem uma chama potente e consistente, o que proporciona uma ótima experiência de uso.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Electrolux 76SRB – 5 bocas

Tamanho do Forno: 96,5 litros

A Electrolux é uma marca muito popular no Brasil quanto o assunto é eletrodoméstico para a cozinha. Isso porque a marca sueca possui grande experiência no país, e conhece os pontos considerados mais relevantes pelo consumidor brasileiro.

Isso a faz ser capaz de fabricar excelentes produtos, como é o caso do 76SRB, um dos modelos mais bem avaliados pelos consumidores, e uma ótima opção para quem busca qual o melhor fogão 5 bocas.

Principais diferenciais

Produto completo para a cozinha

Esse Electrolux se destaca por ser um fogão completo, que dá conta de ser a principal ferramenta para aqueles que amam cozinhar e preparam banquetes para os amigos com frequência, ou simplesmente para aqueles que têm famílias grandes e precisam de um equipamento robusto.

Dentre as características que tornam esse aparelho completo, destacam-se:

Forno otimizado: É um dos mais amplos da sua categoria, com 96,5 litros de capacidade.

Ele possui duas grades que deslizam com a abertura da porta e podem ser ajustadas em até 3 níveis de altura, o que permite que sejam preparadas duas receitas médias ao mesmo tempo sem maiores problemas com espaço.

96,5 litros e grades deslizantes (Fonte Img: buscape.com.br)

Além disso, ele possui vidro 100% removível na porta, que é desencaixado e encaixado com extrema facilidade, o que facilita muito sua limpeza.

Conjunto de queimadores eficiente: O 76SRB possui um ótimo conjunto de chamas, sendo 3 semi-rápidas, 1 rápida e 1 tripla-chama.

Isso permite que sejam realizadas diferentes receitas simultaneamente sem perda de tempo, já que a tripla-chama da conta de alimentos que demandem aquecimento acelerado, e as semi-rápidas ficam com o trabalho do fogo baixo.

Bom conjunto de queimadores: Destaque para a tripla-chama (Fonte Img: casasbahia.com.br)

Além disso, esses queimadores são 100% selados, o que evita que restos de alimento caiam no interior do produto, e também possuem grades de ferro esmaltado de boa qualidade, que proporcionam mais estabilidade as panelas.

Painel integrado a mesa: Diferentemente de outros modelos populares, os manípulos de controle e o acendimento automático do 76SRB estão localizados na mesa inox, e não na frente do aparelho.

Essa posição do painel tem várias vantagens, das quais destacam-se a facilidade de limpeza, já que os manípulos também são removíveis, e a segurança, já que estando em posição mais elevada, os manípulos são de difícil acesso para as crianças.

Painel integrado a mesa inox: Maior praticidade e segurança (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Além disso, esse painel conta com grafismos inscritos a laser, que nunca se apagam. Isso acaba com o velho problema de perder a referência do controle das bocas devido a grafismos apagados.

Todas essas características, somadas a um preço muito competitivo, fazem esse Electrolux ser um dos modelos de melhor custo benefício dentre os aparelhos grandes.

Timer Digital

Outro ponto em que o 76SRB se destaca é com o seu timer digital.

Através dele é possível programar de maneira fácil e rápida o tempo total desejado para o cozimento do alimento em questão. Ao final do tempo programado, soa-se um bip alertando o término do preparo.

Timer Digital (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Isso é especialmente útil para pessoas com pouco tempo, que realizam outras tarefas enquanto cozinham. Também é um diferencial importante para a segurança (como no caso de panelas de pressão), e também um componente de design que deixa o equipamento mais bonito.

Contras: O 76SRB possui boa iluminação no seu interior, o que é um ponto positivo. Porém a lâmpada não vem com o produto, sendo necessário compra-la em uma casa de material elétrico.

Mesmo sendo uma lâmpada de baixo custo, ela teria que vir acompanhando o aparelho, o que evitaria o trabalho atribuído ao consumidor de encontra-la em lojas especializadas.

Para quem é ideal

O Electrolux 76SRB é indicado para quem procura qual o melhor fogão 5 bocas e deseja um produto completo, que garanta todos os requisitos para quem gosta de cozinhar ou para quem prepara refeições para famílias grandes.

Seu forno amplo e otimizado, seus queimadores eficientes e bem distribuídos, e seu painel ergonômico com timer digital, somados a um preço muito competitivo, fazem do 76SRB um dos melhores custo benefício entre os modelos grandes.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Electrolux 76DFX – 5 bocas premium

Tamanho do Forno: Superior: 38,8 litros/ Inferior: 94,5 litros

Além de produzir aparelhos que tem o custo benefício como principal virtude, a Electrolux também fabrica ótimos produtos da categoria premium, que atendem a um público mais exigente.

E esse é justamente o caso do 76DFX, um modelo para quem procura qual o melhor fogão 5 bocas e deseja um grau maior de refinamento na cozinha.

Principais Diferenciais

Forno duplo a gás

Aparelhos com forno duplo são uma nova tendência nas cozinhas. Eles são ideais para quem quer ganhar tempo, já que são individualizados, ou seja, é possível preparar diferentes receitas ao mesmo tempo.

A grande maioria dos modelos atuais possuem um forno elétrico superior, que é menor, e outro maior, com funcionamento a gás.

Os fornos elétricos possuem performance inferior se comparado aos com funcionamento a gás, além de terem consumo de energia mais elevado.

E ai está o grande diferencial do 76DFX

Esse aparelho conta com dois fornos com funcionamento a gás. O superior, menor, possui 38,8 litros e é indicado para o preparo de alimentos baixos, como massas e pizzas. Já o inferior possui 94,5 litros, sendo recomendado para receitas de maior volume.

Forno duplo a gás: Maior performance na cozinha (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Esses dois fornos a gás garantem uma performance uniforme no preparo de diferentes receitas ao mesmo tempo, o que é um diferencial para os cozinheiros domésticos que precisam sempre do máximo desempenho de um forno.

Confira também: Quer equipar a cozinha? Confira análise da melhor batedeira planetária!

Modernidade na cozinha

Outro grande diferencial do 76DFX é o fato dele trazer componentes de qualidade diferenciada e recursos modernos, que garantem performance e durabilidade diferenciadas. Dentre eles, destacam-se:

Grill Elétrico: Um recurso amado pelos que tem o hobby de cozinhar, o grill elétrico permite maior controle ao gratinar e dourar.

Grill elétrico: Melhora a finalização dos assados (Fonte Img: casasbahia.com.br)

Após assar por completo o alimento, é possível programar no timer um tempo dedicado para dourar ou gratinar, o que incrementa a finalização da receita e melhora a apresentação do prato na mesa de jantar.

Grades individuais em ferro fundido: O ferro fundido é um material usado em fogões industriais, principalmente por conferir mais resistência e estabilidade que o tradicional ferro esmaltado.

Grades em ferro fundido: Mais resistência e estabilidade (Fonte Img: americanas.com.br)

Isso permite que sejam usadas panelas maiores e mais pesadas sem perder estabilidade. Além disso, essas grades possuem pés em silicone, que não riscam o inox.

Timer em touch-screen: O controle do timer e iluminação é feito através de um painel touch screen, que é fácil de usar, tem menor risco de quebras do que um seletor mecânico, e dá um ar de sofisticação maior ao produto.

Timer em touch screen (Fonte Img: extra.com.br)

Acendimento super-automático: Recurso muito útil, o acendimento super-automático dispensa o botão de ignição. Com ele só é preciso girar e pressionar o manípulo para acender a chama instantaneamente, o que reduz o risco de esquecer o gás aberto.

Confira um vídeo institucional da Electrolux demonstrando esses recursos:

Design Premiado

O 76DFX é muito elegante, graças a sua parte frontal feita totalmente em vidro espelhado e ao seu painel de controle touch screen.

Essas e mais características fizeram esse modelo ser premiado no Idea Brasil, versão brasileira de um dos mais importantes concursos de design dos Estados Unidos.

Isso o faz ser ideal para aqueles consumidores que consideram os eletrodomésticos como parte integrante do design da cozinha, e desejam um produto que agregue sofisticação e modernidade ao ambiente.

Design que agrega sofisticação à cozinha (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Contras: O 76DFX não é bivolt. Essa é uma característica encontrada em boa parte dos modelos disponíveis hoje, e não ser bivolt pode ser um porém caso se deseje trocar o aparelho de local.

Para quem é ideal

O Electrolux 76DFX é indicado para quem procura qual o melhor fogão 5 bocas e deseja adquirir um produto premium, que tenha qualidade de construção diferenciada, ofereça recursos modernos e tenha um design refinado.

Seu forno duplo a gás e seu grill elétrico são um verdadeiro “parque de diversões” para os que amam cozinhar, suas grades de ferro fundido permitem uso de panelas maiores e mais pesadas, e seu design refinado proporciona uma sofisticação maior a cozinha.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Cozinha eficiente!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para você que procura qual o melhor fogão do mercado. Agora é só escolher o que mais se adequa à sua cozinha!

Até o próximo post!

Facebooktwittergoogle_pluspinterest