Qual o Melhor Microondas do Mercado: Veja Ótimos Modelos!

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Aqueles que estão a procura de qual o melhor microondas do mercado já devem ter reparado que esses eletrodomésticos vêm agregando cada vez mais recursos, ainda pouco conhecidos pelo público em geral.

Isso acaba fazendo com que vários consumidores fiquem perdidos na hora de escolher qual o produto ideal para o seu perfil.

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

qual o melhor microondas do mercado

Microondas: Um aliado para todos os momentos na cozinha (Fonte Img: www.mrright.in)

O Guia do Eletro mostra agora qual o melhor microondas do mercado, levando em consideração versões que atendam diferentes tipos de consumidor

 

 

Antes, algumas informações importantes para uma boa compra!

Já sabe o básico sobre esses produtos? Então vá direto à análise dos modelos clicando aqui!

Afinal, como esses eletrodomésticos aquecem a comida?

Os fornos microondas aquecem a comida através de ondas eletromagnéticas, que são geradas por uma peça chamada magnetron.

Magnetron: Peça responsável por gerar as micro-ondas (Fonte Img: www.sabereletrica.com.br)

Essas ondas são refletidas pelas paredes do aparelho, penetram os alimentos, e agitam as moléculas de água, açúcar e gordura dos mesmos. Ao serem agitadas, essas moléculas colidem umas com as outras, o que gera calor, fazendo com que o alimento descongele ou cozinhe.

Tipos de fornos

Esses fornos são divididos basicamente em capacidade em litros, potência, e gasto energético.

Capacidade em litros

20 a 29 litros: Indicados para aqueles que usam o aparelho somente para reaquecer refeições ou descongelar alimentos, e não costumam cozinhar com o micro.

30 a 35 litros: Indicados para aqueles que na maioria do tempo utilizam o produto para reaquecer refeições e descongelar alimentos, mas também o utilizam para preparar pequenas receitas, como bolos, tortas, arroz ou pipoca.

Para receitas simples, como arroz, opte por modelos de 30 litros (Fonte Img: arrozintegralmicroondas.wordpress.com)

Maiores de 35 litros: Indicados para aqueles que utilizam o micro como instrumento principal para cozinhar, preparando todas ou boa parte das refeições do dia a dia com esse eletrodoméstico.

IMPORTANTE: Se o seu principal objetivo é estourar pipoca, opte por modelos de no mínimo 30 litros. Em equipamentos menores, o saco irá enganchar nas paredes laterais, o que vai prejudicar o estouro do milho e ainda provocar sujeira.

Pipoca: Bons resultados são obtidos em aparelhos de 30 litros ou mais (Fonte Img: casafilhosetc.blogspot.com.br)

Potência

A potência é um ponto muito importante na escolha de um micro. Basicamente, quanto mais potente, mais “força” o aparelho terá. Ou seja, ele será capaz de aquecer, cozinhar ou descongelar em menos tempo.

Se você precisa somente preparar comida congelada, descongelar alimentos crus, derreter ingredientes como chocolate e manteiga, ou cozinhar carnes duras lentamente, um produto de até 820W já é o suficiente.

Até 820W: Usos básicos, como preparar comida congelada (Fonte Img: guiadossolteiros.com)

Porém, se você necessita reaquecer pratos prontos, assar bolos e tortas, cozinhar ou aquecer peixe, frango ou carne bovina, ferver líquidos, preparar sopas e massas, ou cozinhar arroz, opte por um modelo de no mínimo 820W.

Mínimo 820W: Para assar massas, como bolos e tortas (Fonte Img: youtube.com)

Consumo de energia

Mesmo não sendo o grande vilão da cozinha, o micro pode impactar a conta de luz, principalmente pelo fato da maioria das pessoas deixa-lo ligado na tomada em modo de espera (stand-by).

Esses eletrodomésticos estão contemplados pelo Programa de Etiquetagem Nacional do Inmetro. Nas etiquetas, constam as informações de eficiência energética (A, B e C) e consumo em modo de espera (standy-by).

Etiqueta do Inmetro: Indica a eficiência no consumo de energia elétrica (Fonte Img: electrolux.com.br)

Opte sempre por aparelhos das categorias A e B, que são os mais econômicos.

IMPORTANTE: Quase todos os modelos 110V possuem tomadas de 20 amperes, que são aquelas com pinos mais grossos. Os fabricantes não indicam o uso de adaptadores de 20 para 10 amperes, já que isso pode causar perda de potência, além de sobrecargas que podem causar danos ao equipamento.

Instalação correta: Ao invés de adaptadores, instale uma tomada de 20 amperes (Fonte Img: americanas.com.br)

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esses produtos, vamos aos melhores microondas do mercado:

 Electrolux
MTD30
Electrolux
MEF41
Brastemp
BMJ38
Electrolux
MEC41
Volume20 litros31 litros38 litros31 litros
Potência~820W1000W1000W1000W
Classificação
Inmetro
AAAB
Voltagem127 ou 220V127 ou 220V127 ou 220V127 ou 220V
AVALIAÇÃO
Avaliação Usuários
Experiência
de Uso
Recursos Adicionais
Design
Preço
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA
ONDE COMPRARge_tab_130_americanasge_tab_130_casasbahiage_tab_130_ricardoeletroge_tab_130_pontofrio

 

 

Electrolux MTD30 – 20 litros

A Electrolux é uma das marcas de eletrodomésticos mais tradicionais no Brasil, principalmente no que tange aos micros, já que a empresa possui modelos largamente aprovados pelos consumidores.

E é esse o caso do MTD30, um aparelho de 20 litros muito bem avaliado pelos seus donos, que tem no custo benefício sua principal característica.

Principais Diferenciais

Custo benefício

Aparelhos de 20 litros têm como característica principal serem compactos, sendo ideais para pessoas que irão fazer usos rápidos e esporádicos do equipamento.

Aparelho compacto, ideal para quem tem pouco espaço (Fonte Img: submarino.com.br)

O MTD30 atende plenamente essas necessidades, sendo um produto com dimensões reduzidas, e bom nível de potência (aproximadamente 820W de potência útil). Mas o diferencial deste modelo está em características que promovem uma boa experiência de uso, das quais destacam-se:

10 níveis de potência: Raridade na categoria de 20 litros, os 10 níveis de potência ajustáveis ajudam a personalizar o uso do produto para aqueles que queiram ter o máximo controle no preparo dos alimentos.

Painel numérico: Esse é um dos poucos exemplares da categoria de 20 litros que contam com um teclado numérico. Esse teclado é mais prático do que as teclas pré-programadas de tempo, e simplificam bastante o manuseio.

Painel numérico: Pouco comum na categoria de 20 litros (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Baixo ruído: Uma opinião comum entre donos do MTD30 é a de que, mesmo em potência máxima, ele tem funcionamento silencioso. Essa característica é ótima para aqueles que se incomodam com facilidade com ruídos gerados por eletrodomésticos.

Essas características, somadas ao fato desse aparelho possuir boa durabilidade, fazem do MTD30 um dos melhores custo benefício da atualidade.

Descongelamento fácil

Muitas pessoas utilizam o micro para descongelar alimentos que estavam guardados no freezer. Esse é um uso muito corriqueiro para o produto, porém poucos sabem fazer a programação manual do descongelamento, o que quase sempre resulta em alimentos ainda duros ou cozidos demais.

E ai está um grande diferencial do MTD30

Esse modelo possui um dos menus descongelar mais fáceis de serem utilizados dentre os equipamentos de 20 litros.

Através de um botão é possível escolher o tipo de alimento (Carne, Frango, Peixe ou Feijão), e através da tecla “+30s” é possível escolher o tamanho da porção, variando de 500g a 1,5kg para carnes, frango e peixe, e 100 a 500g para feijão.

Menu descongelar de fácil programação (Fonte Img: soubarato.com.br)

Após a seleção, o próprio equipamento determina de forma automática a potência e tempo necessários para cada caso, deixando o processo de descongelamento bem mais fácil de ser executado.

Contras: Consumidores relataram que o cabo de força do MTD30 é pequeno, o que obriga deixa-lo ao lado da tomada, ou pode demandar o uso de extensões.

Para quem é ideal

O Electrolux MTD30 é ideal para quem procura qual o melhor microondas 20 litros, e deseja um produto compacto, que dê conta de reaquecer refeições ou descongelar alimentos de forma rápida.

Ele conta com recursos diferenciados para a categoria de 20 litros, como os seus 10 níveis de potência e menu descongelar bem completo, o que somados a um excelente preço, o tornam um dos melhores custo benefício da atualidade.

Tenha acesso à uma ótima oferta

 

 

Electrolux MEF41 – 30 litros

A marca Electrolux tem como uma de suas principais características produzir equipamentos robustos, que possuem funcionamento adequado e ótima durabilidade.

E esse é justamente o caso do MEF41, um dos líderes de vendas da categoria de 30 litros no varejo brasileiro, e uma ótima opção para quem procura qual o melhor microondas 30 litros.

Principais Características

Potência

A categoria de 30 litros é a mais popular atualmente, sendo que a potência média de equipamentos com esse volume fica em torno dos 820W.

E ai está um dos grandes diferenciais do MEF41

Esse Electrolux conta com 1000W de potência útil, o que o faz ser um dos exemplares mais potentes da categoria de 30 litros.

1000W: Menos tempo para aquecer os alimentos (Fonte Img: extra.com.br)

Como já comentado acima, a potência é o que determina a “força” do aparelho. Por isso, quanto mais potente, menor é o tempo gasto para aquecer, cozinhar ou descongelar alimentos. Sendo assim, essa potência o faz esquentar a comida mais rápido que outros modelos de 30 litros.

Além disso, seus 1000W estão distribuídos em 10 programações, o que permite o preparo de diversos tipos de receitas de uma maneira mais rápida e precisa.

Eletrodoméstico completo

Além de possuir um ótimo nível de potência, o MEF41 traz outros recursos e características que o fazem ser um dos aparelhos mais completos da atualidade, das quais destacam-se:

Qualidade de construção: Não é raro de encontrar relatos de usuários que possuem o MEF41 a anos, com funcionamento ainda perfeito. Esse é um produto com ótima durabilidade, ideal para àqueles que não gostam de ter que trocar esse eletrodoméstico com frequência.

Robustez: Consumidores relatam ter o MEF41 a anos sem ter tido problemas (Fonte Img: pr.olx.com.br)

Uso amigável: O painel de controle do MEF41 é um dos mais completos, porém “sem frescuras”. Esse modelo mantém o teclado numérico, que está se tornando cada vez mais raro, e também possui programação de descongelamento bem simples.

Teclado numérico: Ainda a melhor maneira de executar programações (Fonte Img: shoptime.com.br)

Programação personalizada: Esse Electrolux conta com uma função onde é possível gravar a potência e tempo ideais para até 3 receitas personalizadas. Em cada tecla, é possível guardar uma combinação de até 3 níveis de potência e 3 tempos intercalados.

Esse é um ótimo recurso para quem prepara uma receita específica regularmente, já que com apenas um toque é possível dar início ao preparo, o que dispensa a programação manual repetitiva e economiza tempo.

Bom conjunto de receitas, com especial destaque a programação “Meus Favoritos” (Fonte Img: submarino.com.br

Todas essas características, somadas ao fato do MEF41 poder ser encontrado facilmente por menos de R$ 450,00 na internet, fazem desse modelo um dos melhores custo benefício da categoria de 30 litros.

Contras: o MEF41 é o item com design menos elaborado dessa lista.

Mesmo não sendo um produto feio, esse Electrolux não possui nenhuma característica de design que salte aos olhos. Consumidores que veem seus eletrodomésticos como parte essencial da decoração da cozinha podem não gostar do design desse aparelho.

Para quem é ideal

O MEF41 é indicado para àqueles que procuram qual o melhor microondas 30 litros, e desejam um equipamento potente, que de conta de aquecer e cozinhar alimentos em menos tempo que a média de seus concorrentes.

Soma-se a isso sua durabilidade e facilidade de manuseio, e também o seu preço reduzido, e tem-se um dos melhores custo benefício da categoria de 30 litros.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Brastemp BMJ38 – 38 litros

A grande maioria das pessoas utiliza o micro somente para reaquecer refeições já prontas, preparar comida congelada, ferver líquidos, ou para estourar aquela pipoquinha antes do filme.

Porém, existem os que utilizam esses equipamentos para cozinhar todas as refeições. Para esses consumidores, o BMJ38 da marca Brastemp é uma ótima opção, sendo ideal para quem procura qual o melhor microondas do mercado, e precisa de um aparelho de dimensões maiores.

Principais Diferenciais

Espaço de sobra

Fornos de microondas de até 35 litros são indicados para quem precisa na maior parte do tempo esquentar refeições, descongelar alimentos ou preparar receitas simples.

Para quem procura um aparelho que dê conta de todas as refeições do dia, o correto é optar por um modelo grande, com mais de 35 litros de cavidade interna.

Isso porque várias receitas demandam travessas ou panelas, que até cabem em equipamentos menores, porém impedem o giro correto do prato, o que prejudica o aquecimento e faz a receita não sair como o esperado.

Travessas e panelas só cabem em modelos maiores (Fonte Img: mostepicstuff.com)

E o BMJ38 é um dos produtos que mais se destacam dentre os de grande volume

Ele conta com 38 litros em sua cavidade interna, o que permite que sejam colocadas travessas ou panelas de vidro em seu interior, sem que a rotação do prato seja prejudicada.

38 litros: Comporta grandes recipientes sem prejudicar o giro do prato (Fonte Img: casasbahia.com.br)

O que torna esse Brastemp ainda mais completo para preparar todo tipo de receita é a sua função grill. O grill serve para grelhar, gratinar ou dourar, o que faz as receitas ficarem com o mesmo resultado de um forno convencional. Isso faz do BMJ38 uma ótima opção para quem procura qual o melhor microondas com grill.

Grill: Resultados de forno convencional (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Função Adiar Preparo

A função “Adiar Preparo” é um recurso bem interessante, e que pode ser muito útil para pessoas que tem pouco tempo para cozinhar.

Após programar o tempo e a potência desejados para o cozimento do alimento em questão, existe a opção de adiar o início do preparo, através da tecla “Adiar Preparo”.

Adiar Preparo: Bom recurso para quem tem pouco tempo para cozinhar (Fonte Img: extra.com.br)

Após selecionar essa programação, o usuário pode inserir em quanto tempo deseja que a refeição esteja pronta. A partir dai se inicia uma contagem regressiva no visor, sendo que o preparo só começa ao fim dessa contagem.

Esse é um excelente recurso para quem quer ganhar tempo na cozinha, já que é possível programar o aparelho para começar a preparar a refeição enquanto ainda se está na rua, e assim que entrar em casa já encontra-la pronta para ser consumida.

Confira outros recursos do BMJ38 nesse vídeo institucional da Brastemp:

Contras: O BMJ38 não possui teclado numérico. As teclas “+30s”, “+1min” e “+5min” se mostram bem flexíveis, porém um teclado numérico de 0-9 ainda é a opção mais rápida e assertiva para montar as programações.

ATENÇÃO: Muitos eccomerces colocam a palavra “Inox” no anúncio do BMJ38. Ele é somente da cor inox, não possuindo nenhum componente em aço inoxidável, o que está muito claro no site da fabricante.

Se você deseja um produto com aço inoxidável, opte pelo próximo item dessa lista.

Para quem é ideal

O Brastemp BMJ38 é indicado para aqueles que procuram qual o melhor microondas do mercado, e precisam de um equipamento que de conta de receitas maiores, que demandem grandes recipientes.

Seus 38 litros de cavidade interna permitem que sejam usadas travessas e panelas de vidro maiores, e suas funções inteligentes, como a “Adiar Preparo”, melhoram a experiência de uso com o produto.

Tenha acesso à uma ótima oferta

 

 

Electrolux MEC41 – 31 litros

Além de produzir equipamentos funcionais e duráveis, a marca Electrolux também fábrica itens de ponta, com acabamento premium e design diferenciado.

Esse é o caso do MEC41, um modelo da marca sueca com acabamento de alto padrão e design fino, indicado para quem procura qual o melhor microondas inox.

Principais Diferenciais

Acabamento total em aço inox

O aço inoxidável é uma liga de metal com no mínimo 10,5% de cromo, o que faz com que esse material fique muito mais resistente a oxidação, o fenômeno químico que causa a ferrugem.

O emprego do inox ainda é raro na fabricação de micros. Alguns modelos vendidos atualmente possuem somente partes revestidas com aço inoxidável, sendo normalmente a cavidade interna.

E ai que está o grande diferencial do MEC41

Esse é um dos poucos aparelhos a possuir acabamento total em aço inox mantendo um preço competitivo.

Acabamento total em inox: Mais resistência e limpeza facilitada (Fonte Img: mostepicstuff.com)

O aço inoxidável proporciona durabilidade e resistência maiores se comparado aos materiais tradicionais. Além disso, o inox facilita a limpeza, já que esse material é a prova de manchas e não evidencia a poeira.

Precisando economizar ainda mais tempo na cozinha? Confira qual o melhor processador de alimentos do mercado!

Design sofisticado

Já se foi a época em que os micros eram aparelhos de design pobre, que as pessoas preferiam esconder ao invés de deixar a mostra em suas casas.

E um grande exemplo disso é o MEC41

Esse é sem dúvidas um dos modelos de design mais sofisticado disponíveis atualmente. Isso se deve ao seu acabamento em aço inox, a sua porta espelhada, mas principalmente devido ao seu painel de controle.

Um dos designs mais sofisticados da atualidade (Fonte Img: rj.olx.com.br)

Batizado de “touch on glass”, esse painel ganha destaque por ser “esculpido” em uma placa de vidro espelhado, em que os botões emitem uma luz de LED azul, que se acendem ao toque.

Painel “touch on glass”: “Esculpido” no vidro, traz requinte ao aparelho (Créditos Img: electrolux.com.br)

Além de ser bonito, o painel “touch on glass” é ergonômico. Seus botões são grandes e possuem bom espaçamento, o que facilita o manuseio.

Assista a um vídeo institucional da Electrolux apresentando o painel “touch on glass” e outras características do MEC41:

Contras: O painel “touch on glass” é com certeza o maior chamativo desse modelo, em termos de praticidade e principalmente design.

Porém é necessário ficar atento a um detalhe. O fato de ser instalado no vidro o torna mais delicado que painéis comuns. “Porradas com os dedos” podem danificá-lo com o tempo, por isso é necessário leveza e sutileza ao manuseá-lo.

Para quem é ideal

O MEC41 é indicado para quem procura qual o melhor microondas inox, e deseja um produto premium, com acabamento de primeiro padrão e design acima da média.

Esse modelo conta com boas programações, com ótima potência (1000W), grill para dourar e grelhar, mas tem no seu acabamento total em aço inox e no seu design sofisticado seus grandes diferenciais.

Tenha acesso à uma ótima oferta

 

 

O amigão da cozinha!

Essas foram as sugestões do Guia do Eletro para aqueles que desejam saber qual o melhor microondas do mercado.

Agora é só escolher qual deles mais se encaixa as suas necessidades na cozinha!

Até o próximo post!

Facebooktwittergoogle_pluspinterest