Melhor Ar Condicionado Portátil de 2019 [Análise Completa]

Está procurando saber qual o melhor ar condicionado portátil do mercado, e esta em dúvida sobre qual modelo é ideal para você?

Realmente, comprar esse tipo de aparelho nem sempre é uma tarefa simples, já que vários fatores importantes estão envolvidos na escolha do produto ideal.

 

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

 

ar condicionado portátil qual o melhor
Ar Portátil: Para quem não quer reformas, basta uma janela!

O Guia do Eletro indica qual o melhor ar condicionado portátil do mercado, para diferentes perfis de consumidor!

 

 

 

 

Antes, informações importantes para uma boa compra!

Obs: Já sabe o básico sobre esse eletrodoméstico? Então vá direto à análise clicando aqui!

Saiba como determinar o tipo de aparelho ideal para o seu caso!

Se você já pesquisou qual o melhor ar condicionado portátil do mercado, com certeza já deve ter se deparado com a sigla BTU. Mas você sabe o que essa sigla significa?

O BTU (British Thermal Unit) mede a capacidade de refrigeração, sendo que ele demonstra a quantidade de calor que um equipamento é capaz de retirar do ambiente.

Escolher o produto com a capacidade BTU certa para sua casa é de suma importância, já que aparelhos com capacidade baixa para o tamanho do cômodo não irão refrigerar como desejado, e com capacidade excedente irão gelar demais, o que pode trazer prejuízos à saúde.

Fatores que influenciam no cálculo de carga térmica

Mas afinal, como calcular a quantidade de BTUs que preciso para o meu ambiente?

Por padrão, cada metro quadrado exige 600 BTU para uma refrigeração adequada. Porém, existem casos onde você deve considerar 800 BTU por m², são eles:

  • Cozinha
  • Ambiente com muitos eletrônicos (computadores principalmente)
  • Ambiente com grande incidência de luz solar

Também é necessário incluir 600 ou 800 BTU para cada morador que for utilizar o cômodo diariamente (excluindo-se você mesmo dessa conta).

Ainda está confuso? Então vamos a dois exemplos para ficar mais simples:

Agora uma situação bem diferente:

Fique atento

Quando falamos sobre condicionadores portáteis, é comum encontrarmos uma divisão muito grande nas avaliações dos consumidores.

Modelos realmente muito ruins normalmente têm mais de 60% de avaliações negativas. Porém, uma parte dos condicionadores de ar portáteis está em uma situação em que metade dos consumidores adora o produto que adquiriu, e a outra metade simplesmente odeia.

Essa situação normalmente é causada por 3 motivos:

1 – Falsa expectativa

Como já comentado aqui, o usuário deve adquirir o equipamento com a capacidade BTU certa para o seu ambiente, caso contrário as chances de frustração são enormes.

A falsa expectativa também acontece em relação ao silêncio. Por possuírem seus motores dentro da própria carcaça, aparelhos portáteis nunca serão silenciosos como os equipamentos do tipo split ou ventiladores.

Se você tem baixa tolerância a ruídos, opte por um modelo split ou ventiladores de teto (Fonte Img: reciclaredecorar.com)

Portanto, esses produtos não são aconselhados para pessoas que tem pouca ou nenhuma tolerância a ruídos. Se você faz parte desse grupo, dê uma olhada em nossa análise sobre os melhores ventiladores de teto da atualidade.

2 – Instalação inadequada

Modelos portáteis exigem uma instalação adequada para entregarem todo o seu potencial. Pontos que devem ser observados na instalação:

  • Janelas: As réguas adaptadoras e o duto de ar devem estar bem presos à janela. Existem no mercado espumas de poliuretano que ajudam a vedar frestas, o que impede que o ar quente retorne ao ambiente. Cortinas barram a incidência direta de raios solares, e também ajudam a aumentar a performance de refrigeração.
Janela: Instalação deve ser feita de modo a deixar número mínimo de frestas (Fonte Img: arcondicionado.blogs.sapo.pt)
  • Posicionamento: Os condicionadores sugam o ar pelas laterais. Por isso, o produto deve estar com uma distância mínima de 30 cm das paredes e de qualquer outro objeto presentes no local em que será colocado.
Distância: Mínimo de 30 cm distante de paredes e objetos (Fonte Img: consul.com.br)
  • Duto de ar: Evite que fique muito curvado. Quanto mais reto o duto ficar em relação à janela, maior será a eficiência em expulsar o ar quente do ambiente. Caso as janelas do cômodo sejam muito altas, é ideal providenciar alguma estrutura para deixar o aparelho suspenso (como banquetas de metal firme ou suportes na parede).
Exaustão: Evite dobras no duto (Fonte Img: mideacarrier.com.br)

 

3 – Os baldes da discórdia e a tecnologia de auto-evaporação

Por último, um ponto que gera bastante debate e reclamações por parte dos donos de portáteis: a água que alguns aparelhos produzem, e a necessidade de recolhe-la com baldes.

Todo condicionador de ar resfria o ambiente “roubando” seu calor, e nesse processo também ocorre a retirada de parte da umidade do ar. Essa umidade é condensada, e se transforma em água.

Funcionamento base de um ar portátil (Reprodução: delongui.com)

Em outras versões de condicionadores (split, janela, teto e outras) essa água é evaporada novamente pelo próprio calor gerado pela condensadora.

Porém, em modelos portáteis de projeto mais antigo ou versões de entrada isso não acontece, sendo necessário colocar baldes ou outros recipientes para aparar a água que sai durante o funcionamento do equipamento.

Balde: O grande inconveniente da maioria das versões de entrada

Mas esse cenário é bem diferente em aparelhos portáteis com a tecnologia de auto-evaporação.

Como o nome já diz, esse recurso evapora a água de maneira automática, dispensando a necessidade da utilização de baldes.

É muito recomendável escolher um ar condicionado portátil que possua a tecnologia de auto-evaporação. Ter que utilizar baldes para aparar a água é trabalhoso e faz sujeira, o que gera aborrecimento e acaba fazendo com que o usuário desista de utilizar o produto no longo prazo.

Auto-Evaporação: Recurso indispensável para uma boa experiência de uso com um portátil (Reprodução: polishop.com.br

 

Boa notícia! Todos os modelos descritos nessa análise possuem a tecnologia de auto-evaporação!

 

Vamos à relação dos melhores aparelhos de ar condicionado portátil em 2019:

 

 Olimpia
Nano
Olimpia
PIU Silent
Delongui
Pinguino Turbo
[Celular/Tablet]

Arraste →
Capacidade BTU10.00012.00014.500
Vazão de Ar300 m³/h400 m³/h330 m³/h
Temperatura mínima16°C16°C18°C
Drenagem
Automática?
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA
ONDE
COMPRAR

 

 

1. Olimpia Splendid Nano 10.000 BTU: O melhor aparelho portátil

A Olimpia Splendid é uma marca italiana nascida na década de 50, que se destaca por sua atuação global no mercado de refrigeração.

Hoje, a empresa é uma das principais fabricantes de condicionadores de ar portáteis (ao lado da Delongui). Um dos modelos que mais ajudam a marca a ter esse prestígio no Brasil e no mundo é o Nano Silent.

Principais Diferenciais

Excelente Custo Beneficio

Muitos consumidores que procuram o melhor ar condicionado portátil não precisam de algo com grande capacidade de refrigeração, já que irão utilizar o aparelho em cômodos pequenos, com incidência de luz reduzida e poucos ocupantes.

E para essas pessoas, o Nano é uma das melhores opções do mercado

Isso porque esse modelo conta com capacidade de refrigeração adequada e eficiente para ambientes menores (10.000 BTU), possui tecnologias modernas que raramente estão presentes em seus concorrentes, e mesmo assim ainda mantém um preço muito competitivo.

Custo benefício: O principal trunfo do Nano (Reprodução: magazineluiza.com.br)

Dentre os recursos que o fazem ter esse ótimo custo benefício, destacam-se;

Auto evaporador de água: Esse Olimpia conta com auto evaporação, o que dispensa o uso de baldes ou outros recipientes.

Esse é um recurso que melhora demais a experiência de uso com o produto, e é bem raro na faixa de preço em que ele se encontra.

Função Sleep: Outro recurso que melhora bastante a experiência de uso. Com essa programação ligada, a temperatura vai aumentando gradativamente conforme o avançar da noite.

Isso garante que as temperaturas mais confortáveis sejam entregues nas primeiras horas do sono, quando são realmente necessárias. Após isso, o aparelho reduz sua atividade, e consequentemente o ruído, proporcionando uma noite mais tranquila.

Função Sleep: Racionaliza o funcionamento noturno (Reprodução: clasf.com.br)

Ruído bem abaixo da média: Na menor velocidade de ventilação, o Nano pode chegar a um nível mínimo de ruído de 38 decibéis, o que o coloca entre os aparelhos portáteis mais silenciosos da atualidade.

Pure System 3: Esse modelo conta com um conjunto de filtros avançado. São 3 ao todo (carbono ativado, HEPA e Foto Catalítico), que garantem uma filtragem de ótima eficiência.

Esse recurso faz com que esse equipamento forneça um ar com menor incidência de microorganismos e partículas prejudiciais ao sistema respiratório.

Filtragem tripla: Melhora a saúde do ambiente (Reprodução: magazineluiza.com.br)

Ultra compacto

Quem está pesquisando qual o melhor ar condicionado portátil já deve ter reparado que esses aparelhos não são nada compactos. Na grande maioria dos casos eles são “caixotes” grandes, pesados e difíceis de carregar.

E ai está o grande diferencial do Nano

Ele é extremamente compacto e leve se comparado com os seus principais concorrentes. Isso acontece por causa de duas tecnologias que a Olimpia empregou nessa versão:

Compact Technology: Solução de design que reduziu em 25% o tamanho do Nano em comparação com um portátil tradicional. São apenas 64 cm de altura e 35 cm de profundidade, medidas que o colocam como um dos mais compactos de sua categoria.

Compact Technology: Permitiu que o Nano ficasse 25% menor que a média dos seus concorrentes (Reprodução: clasf.com.br)

Ultra Light Technology: Solução de projeto que deixou o Nano extremamente leve. São somente 23kg, o que faz com que seja mais fácil levantar e transportar o equipamento.

Além disso, ele conta com manípulos laterais muito práticos, e rodas rotativas que permitem com que seja transportado sem maiores dificuldades.

Manípulos laterais e rodas: Favorecem a mobilidade (Reprodução: magazineluiza.com.br)

Contras: Por ser um produto que tem suas vendas concentradas na temporada de calor, existem períodos do ano em que o Nano simplesmente some das lojas.

Isso pode dificultar o acesso ao produto para pessoas que vivem em regiões onde faz calor o ano todo, como é o caso do Nordeste.

Para quem é ideal

O Olimpia Splendid Nano é indicado para quem procura qual o melhor ar condicionado portátil, e deseja um produto com excelente custo benefício, que represente uma boa solução de refrigeração para ambientes pequenos e médios.

Suas tecnologias modernas, como a auto evaporação e função sleep, seu baixo nível de ruído, suas dimensões compactas e boa capacidade de refrigeração (10.000 BTU), o fazem ser uma das melhores escolhas dentre os portáteis atualmente.

Onde comprar:

 

 

2. Olimpia Splendid PIU Silent 12.000 BTU: O ar portátil mais silencioso

Além de fabricar uma das melhores versões para quem deseja um produto com bom custo benefício, a Olimpia Splendid também se destaca por ter em seu catálogo um modelo avançado, para quem faz questão de alto desempenho e eficiência: o PIU Silent.

Principais Diferenciais

Performance aliada ao silêncio

O PIU Silent é hoje o modelo portátil que equilibra de forma mais eficiente os dois pontos que os consumidores mais desejam: capacidade de refrigeração e menor nível de ruído.

Ele conta com 12.000 BTU, o que permite que ele resfrie cômodos maiores de maneira rápida e eficiente.

Mas o grande diferencial do PIU Silent está no fato dele ser o aparelho de 12.000 BTU mais silencioso do mercado.

Pouco ruído: Uma das melhores opções para o uso noturno (Reprodução: olimpiasplendid.com.br)

No modo de ventilação mínima, ele produz um nível de ruído médio de 38 decibéis. Essa pressão sonora é significativamente menor do que a média do mercado, que gira entre 50 a 70 decibéis.

Isso torna o PIU Silent o modelo ideal para quem deseja um ar portátil potente, que tenha boa capacidade de resfriamento, mas que mesmo assim precisa de algo que produza a menor quantidade de ruído possível, que possa ser utilizado durante a noite sem maiores transtornos.

Controle remoto: Fácil de usar, é outro ponto que favorece a experiência de uso (Reprodução: magazineluiza.com.br)

Design Italiano

Muitas pessoas que procuram pelo melhor ar condicionado portátil acabam desistindo de adquirir o aparelho porque consideram os modelos pouco atrativos em termos de design. Muitos não querem ter um “trambolho feio e barulhento” no meio da sala de estar.

E para essas pessoas, o PIU Silent é uma excelente opção

Isso porque ele tem, de longe, o design mais bem trabalhado da atualidade. A Olimpia utilizou referências de design italiano para criar um aparelho com visual clean, com cantos arredondados e fluídos, que eliminam a sensação de “caixote”, presente na maioria dos modelos disponíveis no mercado.

Design Italiano: Favorece a decoração do ambiente (Reprodução: olx.com.br)

Seu design bem trabalhado permite com que ele seja colocado em qualquer cômodo da casa, sem prejudicar a decoração, e ainda conferindo um ar mais elegante ao ambiente em que estiver inserido.

Contras: Por ser focado em silêncio, o PIU Silent não possui a opção de aquecimento, que o outro modelo de sua linha (PIU HP) possui.

Para quem é ideal

O Olimpia Splendid PIU Silent é indicado para quem procura qual o melhor ar condicionado portátil, e deseja um produto que possua capacidade de refrigeração avançada, mas que ao mesmo tempo possua uma produção de ruído reduzida.

Seu nível mínimo de ruído de 38 decibéis deixa os concorrentes bem para trás no quesito barulho, e sua capacidade de 12.000 BTU garante que ele seja capaz de resfriar ambientes com carga térmica adequada sem maiores dificuldades.

Onde comprar:

 

 

3. Delongui Pinguino Turbo Silent 14.500 BTU: O mais potente

Assim como a Olimpia Splendid, a Delongui é uma marca italiana atuante há anos no mercado de refrigeração. Hoje a empresa é uma das líderes mundiais nesse segmento, onde produz os mais diversos tipos de equipamentos.

E no Brasil, a marca se destaca por oferecer modelos que possuem tecnologias e recursos diferenciados, que se destacam perante os concorrentes. E esse é justamente o caso do Pinguino Turbo Silent, um ar portátil para quem precisa de algo potente e moderno.

Principais Diferenciais

O modelo portátil mais potente do mercado

Muitas pessoas desistem de adquirir um ar portátil por acreditarem que eles não serão capazes de refrigerar ambientes maiores, com alta incidência de luz ou com fluxo de pessoas considerável. Realmente, a maioria das versões atuais não passam da faixa de 12.000 BTU.

Mas o Pinguino Turbo Silent é uma das exceções do mercado

Isso porque ele possui capacidade de refrigeração de 14.500 BTU, o que é um excelente número para uma versão portátil.

Alta capacidade de refrigeração: Da conta de locais maiores, com circulação mais elevada (Reprodução: polishop.com.br)

Isso o faz ser a melhor opção para quem precisa de um produto que de conta de ambientes maiores, mas não quer ou não pode executar uma obra para instalar aparelhos de teto, janela ou split.

Tecnologia Real Feel

Outra reclamação comum de quem utiliza condicionadores de ar é o fato desses equipamentos muitas vezes retirarem umidade do ar em excesso, ressecando o ambiente, o que traz maiores riscos de alergias e irritações no sistema respiratório.

Mas esse Delongui tem um recurso que reduz bastante esse problema

É a tecnologia Real Fell. Trata-se de uma programação avançada que, ao acionada, analisa as condições do ambiente, e calcula automaticamente a melhor relação entre redução da temperatura e umidade do ar.

Real Feel: Raridade no segmento, cria um balanço entre temperatura e umidade (Reprodução: polishop.com.br)

Se o aparelho identifica que a climatização mais confortável será produzida com mais umidade, a própria programação reduz a intensidade de trabalho do condensador de forma automática, sem que o usuário precise se preocupar em alterá-la.

Essa tecnologia representa uma melhoria considerável na experiência de uso com o produto, já que é capaz de gerar ambientes muito mais confortáveis, com umidade e temperatura na medida certa.

Além disso, esse recurso não está presente em modelos de outras marcas, o que garante um grande diferencial para esse Delongui.

Níveis do recurso Real Feel: Sinaliza em que condições de conforto o ambiente se encontra (Reprodução: delongui.com)

Contras: A comercialização do Pinguino Turbo Silent é exclusiva da Polishop no Brasil, o que condiciona sua disponibilidade ao estoque da marca.

Para quem é ideal

O Delongui Pinguino Turbo Silent é indicado para quem procura qual o melhor ar condicionado portátil, e deseja um produto para refrigeração de cômodos maiores, ou com circulação de pessoas considerável, e que também queira algo com tecnologias e recursos modernos.

Sua capacidade de 14.500 BTU é de longe a maior entre aparelhos portáteis, o que permite que ele seja colocado em locais mais espaçosos, como salas comerciais. Além disso, sua tecnologia Real Feel é bem diferenciada, sendo capaz de aumentar consideravelmente a sensação de conforto do ambiente.

Onde comprar:

 

 

Essa foi a análise do Guia do Eletro para quem procura o melhor ar condicionado portátil! Esperamos ter te ajudado a fazer a escolha ideal para o seu perfil!

Até a próxima análise!