Análise Completa dos 4 Melhores Aquecedores de Ambiente do Mercado (Setembro/2020)

Quem está procurando qual o melhor aquecedor de ambiente com certeza já percebeu que essa tarefa não é tão simples quanto parece.

Isso porque existem diferentes tipos de aparelhos, que tem estrutura e funcionamento muito distintos entre si, e que servem à diferentes necessidades de aquecimento. Isso acaba dificultando a escolha do produto ideal.

 

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

 

qual o melhor aquecedor de ambiente
Aquecedor: Um aliado para os dias de inverno (Reprodução: zoom)

O Guia do Eletro te mostra agora qual o melhor aquecedor de ambiente do mercado, analisando 4 tipos de modelos, que suprem diferentes necessidades!

 

 

 

 

 Mondial
A-08
Philco
PAQ2000
Mondial
Confort Air II
Mondial
A-06
[Celular/Tablet]

Arraste →
TipoTermoventiladorTermoventiladorHalógenoÓleo
Potência1500/2000W1500/2000W1200W1500W
Área Máx (metro cúbico)25 m³25 m³25 m³43 m³
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA

ONDE COMPRAR

Antes, algumas informações importantes para realizar uma boa compra!

Já sabe tudo sobre os diferentes tipos de aquecedores? Então vá direto à análise detalhada dos modelos!

Os tipos de aquecedores

O aquecedor de ambiente é um dos aparelhos de climatização doméstica mais diversificados do mercado. Hoje, existem 3 categorias principais, que possuem estrutura e indicação de uso diferentes.

 

Termoventilador / Cerâmico

Hoje os termoventiladores são os aquecedores mais populares no Brasil, devido principalmente ao seu bom custo benefício e segurança de manuseio.

Como o nome já diz, eles são uma espécie de ventilador com resistência acoplada, que esquenta o ar que passa por dentro do conjunto, e por consequência, aquece o ambiente. Possuem certo nível de controle, podendo ser selecionada “meia potência” ou “potência máxima”.

Principais Vantagens

  • Aquecimento acelerado: É o tipo de equipamento que aquece mais rapidamente o ambiente, já que efetua uma troca rápida de calor com o ar. Na maioria dos casos, pode elevar a temperatura de locais pequenos em até 5°C em menos de 10 minutos.
  • Menor consumo de energia: Sua resistência funciona na base do “liga” e “desliga”, de forma intermitente. Isso faz com que ele gaste menos eletricidade.
  • Bom nível de segurança: Assim como todo aquecedor, sua resistência chega a altas temperaturas (mais de 100°C). Porém, por funcionar com ventilação constante, o aparelho se auto resfria, o que ajuda a manter a temperatura do seu exterior estável.
  • O mais barato: É o modelo mais “democrático”, com boas versões que podem ser encontradas na faixa dos R$ 100,00.
Principal vantagem: Aquecimento rápido e homogêneo (Reprodução: achiexpo)

Principais desvantagens

  • Excesso de ruído: Por ter uma hélice girando constantemente, os termoventiladores são os mais barulhentos;
  • Não sustenta temperatura: Após desligado, a queda da temperatura ambiente é bem brusca, já que o aquecimento depende da troca de calor constante com o ar. Isso faz com que ele aqueça apenas quando ligado.
  • Acabamento: Por serem produtos de baixo custo, o acabamento acaba sendo inferior se comparado a outros tipos de aquecedores. É comum encontrarmos modelos com falhas de projeto, como falta de estabilidade ou arremates e encaixes plásticos mal feitos.
Principal desvantagem: Barulho de hélice (Reprodução: Youtube)

Também existem os aquecedores cerâmicos, que ao invés de terem uma resistência tradicional, possuem uma placa cerâmica que esquenta. Têm a vantagem de manter o aquecimento por certo período mesmo quando desligado, porém tem ventilação bem mais fraca, o que os torna menos indicados para locais maiores.

Aquecedor cerâmico

Para quem são indicados?

São indicados principalmente para quem precisa aquecer locais pequenos e médios rapidamente, durante períodos curtos.

Eles são muito úteis para o uso diurno, aquecendo o ambiente de forma homogênea. Podem ser deixados no banheiro antes do banho (nunca durante), na cozinha enquanto é preparada a refeição, ou na sala durante o filme. Também são indicados para quem procura pelo melhor aquecedor portátil.

Eles não são indicados para o uso noturno, devido ao barulho da hélice. Não os adquira para usar como ventilador, porque sua capacidade de ventilação é bem reduzida.

Halógenos

Aquecedores halógenos são compartimentos plásticos que possuem resistências que fazem com que lâmpadas halógenas esquentem. Essas peças possuem filamentos que consomem o oxigênio do ar para gerar calor.

Esses aparelhos possuem sistemas de segurança que os desligam caso haja tombamentos, mas mesmo assim deve-se tomar cuidado durante o manuseio.

Principais Vantagens

  • Resistências independentes: Versões halógenas possuem de 2 a 4 filamentos, que podem ser ligados de forma independente. Isso torna o uso mais personalizável, e ainda ajuda a economizar energia;
  • Calor intenso em um ponto: Os halógenos esquentam rapidamente, e jogam o calor para frente, para cima e para baixo. Isso faz com que eles aqueçam muito bem objetos e pessoas que estejam bem a frente;
  • Pouco barulho: Mesmo produzindo certo nível de ruído, eles são bem mais silenciosos do que os termoventiladores.
Principal vantagem: Aquecimento particular (Reprodução: CEC)

Principais Desvantagens

  • Emissão de luz: Por funcionarem através de lâmpadas, os halógenos emitem muita luz, tornando o uso noturno muito desconfortável;
  • Os menos seguros: São os que possuem a resistência mais exposta. Por gerarem muito calor (mais de 100°C), e serem muito leves, acabam exigindo maior cuidado no manuseio e estocagem;
  • Funcionamento contínuo: Ao contrário dos termoventiladores e versões à óleo, eles não “ligam e desligam”, sendo que as resistências funcionam com 100% da potência durante todo o tempo, o que obriga a desligá-los manualmente para poupar energia.
Principal desvantagem: Emissão de luz (Reprodução: Youtube)

Para quem são indicados?

Podem ser considerados como “aquecimento particular”, já que esquentam muito bem o que está bem a frente, mas não as laterais e o que está atrás.

São muito indicados para quem trabalha em escritório, consultório ou home office, e fica boa parte do dia no mesmo lugar. Também são os melhores para se aquecer na hora do exercício físico.

Porém, os halógenos são os menos seguros. Deve-se tomar muito cuidado com o manuseio, e mantê-los longe do alcance de crianças e pets, porque podem causar queimaduras. Além disso, não é possível usá-los no banheiro, e ambientes confinados, como embaixo da mesa.

Também não são indicados para o uso noturno, já que emitem muita luz, o que diminui a qualidade do sono.

Aquecedores à Óleo

São os mais comuns na Europa e EUA, mas no Brasil ainda não são populares. A grande diferença é que neles a resistência está mergulhada em óleo, e é esse líquido que troca calor com sua estrutura metálica, aquecendo o ar em volta.

Principais vantagens

  • Temperatura estável: São de longe, os modelos que mais estabilizam o calor. A resistência liga e desliga conforme oscilação da temperatura exterior, mantendo o cômodo aquecido de forma constante;
  • Silêncio: Também é a tecnologia de aquecimento mais silenciosa disponível, já que não envolve giro de hélice ou filamentos;
  • Segurança: A resistência fica completamente lacrada. Além disso, são equipamentos mais “parrudos”, o que dificulta tombos e quedas, reduzindo consideravelmente a chance de acidentes;
  • Economia de energia: Por funcionarem de forma intermitente, podem ser deixados ligados por longos períodos sem impacto grande na conta de luz.
Principal vantagem: O melhor para uso noturno (Reprodução: cdn.homedit.com)

Principais desvantagens

  • Peso e dimensões: São maiores e bem mais pesados que os termoventiladores, cerâmicos e halógenos, o que dificulta o transporte e armazenagem;
  • Preço: São os mais custosos, sendo em média 3 vezes mais caros que os demais tipos de aquecedores;
  • Disponibilidade: Tem número de modelos limitados no Brasil, o que reduz o leque de opções para o consumidor.
Principal desvantagem: Peso e dimensões (Reprodução: altoastral)

Para quem são indicados?

São os mais indicados para o aquecimento contínuo, de ambiente maiores, por manterem a temperatura estável por mais tempo.

São de longe os melhores para o uso noturno, já que são os mais silenciosos e não emitem luz. Também gastam menos energia, e tem melhor qualidade de construção que os outros tipos, o que os torna equipamentos mais confiáveis e duráveis.

Porém, são bem mais caros, e bem grandes, o que os limita a residências maiores, com mais espaço disponível.

Aquecedores ressecam o ar?

Sim, eles são aparelhos que podem ressecar o ar se usados por longos períodos ou de forma muita intensa, já que condensam o vapor d’água nas paredes, janelas, ou outras superfícies que fiquem mais frias que o ar ambiente.

Ressecamento do ar: Água pode condensar em paredes e janelas (Reprodução: nsctotal)

Isso pode ser perigoso para pessoas que sofrem de doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite, e pode causar ressecamento de mucosas, como olhos e lábios.

Por isso, se precisar fazer uso contínuo ou intenso, utilize meios de aumentar a umidade do cômodo, como baldes d’água, toalhas molhadas, ou umidificadores de ar, como forma mais efetiva.

Confira nossa análise sobre os melhores modelos de umidificador de ar do mercado!

Umidificador: Pode ser usado junto com o aquecedor (Reprodução: decenthomedecor.com)

Obs: Aquecedores à óleo são as que menos ressecam o ambiente, os que os tornam ideias para quem procura pelo melhor aquecedor para bebê.

O consumo é tão elevado mesmo?

Gerar calor, no geral, é caro. E quando usamos energia elétrica para isso, o processo fica mais caro ainda. Com aquecedores domésticos isso não é diferente. Eles possuem nível de potência que varia de 1500 a 2000 Watts, dependendo da tensão (110 ou 220V).

Porém, é um engano achar que eles são os maiores vilões da conta de luz! Existem outros eletrodomésticos que usamos de forma bem mais frequente, que gastam tanta energia quanto os aquecedores. São exemplos os chuveiros, geladeira, ferro de passar e ar condicionado.

Consumo: Gerar calor com energia elétrica é um processo caro (Reprodução: Blog Bluesol)

Para você ter uma noção do gasto desses aparelhos, vamos a um exemplo:

Supondo o uso diário de um equipamento de 1800W, durante 4 horas por dia, teremos um gasto de 1,8 kW/h. Na cidade de São Paulo, no mês de Junho/2020, o custo médio do kW é de 0,26.

Então, no período de um dia teríamos um gasto médio de R$ 1,82, na semana teríamos um gasto de R$ 13,10, e em um mês completo gastaríamos R$ 56,16 para usar o aparelho por 04 horas por dia.

Isso nos mostra que sim, o aquecedor elétrico gera gasto, mas nada de anormal. O melhor a fazer é usar o aparelho de forma consciente, não o deixando ligado quando o aquecimento não seja necessário de verdade!

Uso consciente: Só use quando necessário para evitar sustos na conta (Créditos: Idec)

Agora que você já conhece quais são os diferentes tipos, e qual seria o mais indicado para cada caso, vamos à análise detalhada dos 4 melhores aquecedores de ambiente:

 

Mondial A08 – Termoventilador

A Mondial é uma das marcas mais tradicionais no ramo de eletroportáteis e ventilação que atuam no Brasil, tendo produtos que tem o custo benefício como principal característica.

E esse é o caso do A-08, o melhor aquecedor elétrico para quem deseja adquirir algo que ofereça um bom custo benefício.

 

 

Principais diferenciais

Excelente custo benefício

Esse Mondial é um termoventilador que entrega um dos melhores custo benefício do mercado atualmente. Dentre os recursos e características que fazem ele ter essa qualidade, destacam-se:

Ótima capacidade de aquecimento: A maioria dos termoventiladores da atualidade tem funcionamento muito semelhante. Em média, um equipamento como esse consegue elevar entre 5°C e 5,5°C a temperatura de ambientes pequenos, de até 3,5 m2, em 15 minutos.

Mas o A-08 tem um desempenho melhor que a média

De acordo com testes efetuados pelos próprios consumidores, ele é capaz de elevar em média até 7°C a temperatura de pequenos cômodos, o que o torna muito indicado para quem precisa de um produto para aquecimento rápido.

Boa perfomance (Créditos: Harpyja)

Bom desempenho de circulação: Termoventiladores não são ventiladores tradicionais, ou seja, o vento que liberam não é forte. Porém, a grande maioria dos modelos também não podem ser considerados bons circuladores, já que a velocidade do vento é muito baixa.

E esse é outro diferencial desse Mondial

Isso porque ele pode gerar colunas de vento que alcançam até 7 km/h, o que não o transforma em um ventilador, mas o faz ser um bom circulador. Isso faz com que o vento quente alcance mais locais no ambiente, o tornando ideal para quem busca um aquecedor potente.

Circulação eficiente (Créditos: Harpyja)

Facilidade de transporte: O A-08 possui uma alça interna que auxilia muito no transporte e manuseio do aparelho, o tornando uma ótima opção para quem procura pelo melhor aquecedor portátil.

Durante o funcionamento, sua parte externa esquenta um pouco, chegando a 60°C. Essa temperatura não causa queimaduras, mas essa alça de fácil empunhadura ajuda a evitar o contato com a parte quente, o que deixa o manuseio mais confortável.

Alça bem projetada (Créditos: Harpyja)

Sistema de segurança eficiente

Termoventiladores possuem termostatos, que controlam o funcionamento da resistência. Esses termostatos contam com sistemas de segurança, que desligam o aparelho em caso de superaquecimento. Porém, em muitos modelos esse sistema pode ser falho, o que em casos extremos, pode causar princípios de incêndio.

Bom acabamento (Créditos: Harpyja)

Porém, o A-08 conta com triplo sistema de segurança

Se o aparelho tombar, ou algo bloquear a saída de ventilação, e a temperatura subir bruscamente, o termostato reconhece e desliga a resistência automaticamente.

Somado a isso, a hélice continua ligada, o que faz com que em menos de 1 minuto o seu exterior seja resfriado a uma temperatura segura. Esse sistema é bem eficiente, e o faz ser um aparelho bem seguro.

Segurança: Hélice ajuda a resfriar o conjunto (Reprodução: Blog Bluesol)

Contras: A forma como a base do produto foi confeccionada sugere um enrola cabo, algo que seria um diferencial da categoria, e facilitaria a armazenagem.

Porém, na prática, isso não funciona muito bem. O cabo não fica enrolado da forma correta, ficando bem solto.

Para quem é ideal

O Mondial A-08 é indicado para quem procura pelo melhor aquecedor elétrico, e deseja adquirir um produto que entregue um excelente custo benefício.

Esse modelo tem desempenho de aquecimento e circulação de ar superior aos concorrentes de mesma faixa de preço, e ainda tem um sistema de segurança bem eficiente, que ajuda a evitar acidentes.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Philco PAQ2000 – Termoventilador

A Philco é uma das marcas mais tradicionais do mercado brasileiro, com produtos de diversos segmentos em sua linha.

E hoje, a empresa se destaca por produzir um dos melhores aquecedores de ambiente para quem quer um termoventilador eficiente e confiável: o PAQ2000.

 

 

Principais Diferenciais

Qualidade de construção

O principal ponto que afasta os consumidores dos termoventiladores é, sem dúvidas, a qualidade de construção e design dos produtos. No geral, esses aparelhos são frágeis, pouco duráveis, e tem acabamento que deixa a desejar.

E é nesse ponto que mora o principal diferencial do PAQ2000

Isso porque ele é o termoventilador mais robusto e bem acabado da atualidade. Ele é construído com plásticos rígidos de qualidade e possui arremates e encaixes muito precisos. Isso faz com que ele seja mais resistente e durável que seus principais concorrentes.

Acabamento bem superior a categoria (Reprodução: Enjoei)

Além de ser muito robusto, seu design se diferencia bastante. Ele é mais alto, com saída de ar mais ampla. Suas manoplas de controle de ventilação e temperatura estão em posição elevada, que facilita bastante o manuseio.

Saída de ar ampla (Créditos: Philco)

Outro diferencial que se destaca na construção desse modelo é a estabilidade. É comum que termoventiladores trepidem, o que faz com que eles “andem” durante o funcionamento.

Esse Philco tem 4 apoios elevados, que dão muita estabilidade, o que evita a trepidação e ainda dificulta que o aparelho tombe ou caia.

Apoios elevados: Garantem mais estabilidade (Reprodução: Enjoei)

Boa ventilação e aquecimento

Além de ter ótimo acabamento e estabilidade, o PAQ2000 conta com boa capacidade de aquecimento e circulação de ar.

Por ser melhor projetado, ele é capaz de gerar corrente de vento com mais de 5 km/h, e pode elevar a temperatura de cômodos pequenos (3,5 m2) em 7°C, em até 20 minutos.

Bom desempenho de aquecimento (Créditos: Philco)

Contras: O cabo de energia desse Philco é mais curto que o padrão da categoria, o que acaba exigindo que você o mantenha perto da tomada ou utilize extensões.

Para quem é ideal

O Philco PAQ2000 é indicado para quem procura qual o melhor aquecedor de ambiente, e deseja um produto resistente, durável, e que tenha boa performance de aquecimento e circulação.

Sua qualidade de construção é bem superior se comparada aos principais concorrentes, além de ser capaz de aquecer locais pequenos rapidamente e entregar uma circulação de ar bem eficiente.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Mondial Confort Air A-07 – Halógeno

Além de se destacar por fabricar um dos melhores aquecedores elétricos do tipo termoventilador, a Mondial também tem em sua linha um modelo para quem procura por um aquecedor halógeno, que entregue eficiência e segurança: O Confort Air A-07.

Principais diferenciais

Robustez e segurança

O principal fator que afasta os consumidores das versões halógenas é a sensação de que esses produtos são perigosos, já que as lâmpadas que geram o calor ficam a mostra. E realmente, existem aparelhos no mercado que são inseguros, e devem ser evitados.

Porém, no quesito segurança, o Confort Air A-07 se destaca bastante

Acabamento e robustez superiores (Reprodução: OLX)

Ele possui qualidade de construção bem acima da média para equipamentos halógenos, com plásticos rígidos, arremates e encaixes firmes, e botões bem projetados. Sua grade é muito bem encaixada, sendo feita de um metal mais resistente que a média dos concorrentes.

Mas o principal fator de segurança desse modelo é sua base

Ela é alta e robusta, garantindo boa estabilidade. Esse Mondial é capaz de resistir a pequenos esbarrões e choques sem tombar, o que aumenta muito sua segurança.

Segurança: Base alta e firme da mais estabilidade (Reprodução: Livelo)

Importante: Não adquira aquecedores halógenos que não tenham base de sustentação. Versões sem esse recurso tombam com muita facilidade, o que eleva o risco de acidentes.

Desempenho elevado

O Confort Air A-07 conta com 3 lâmpadas independentes, cada uma com 400W de potência. Segundo a própria fabricante, esse conjunto é capaz de aquecer um ambiente de até 12 m², com altura de 2,1 metros.

3 lâmpadas de 400W: Maior aquecimento (Reprodução: Youtube)

E segundo a avaliação dos compradores, esse desempenho realmente acontece. Mas como todo modelo halógeno, ele continua sendo indicado para o “aquecimento particular”, principalmente para quem fica muito tempo em um só lugar durante o dia.

Outro recurso que aumenta bastante o desempenho do Confort Air A-07 é a função oscilar. Assim como em um ventilador, o corpo desse aparelho vira automaticamente para os lados, o que distribui melhor o calor pelo ambiente.

Função oscilar: Aumenta a área de aquecimento (Reprodução: OLX)

Contras: Assim como toda versão halógena, a luz emitida pelas lâmpadas é muito forte, o que praticamente impossibilita usá-lo durante o sono.

Por possuir 3 filamentos de 400W cada, esse ponto acaba sendo mais acentuado no caso desse modelo.

Para quem é ideal

O Mondial Confort Air A-07 é indicado para quem procura pelo melhor aquecedor elétrico do tipo halógeno, e deseja um produto seguro, robusto, e com ótimo desempenho de aquecimento.

Seu projeto é bem acertado, contando com uma base que garante estabilidade e segurança. Além disso, suas 3 lâmpadas de 400W cada, somadas à função oscilar, entregam um ótimo desempenho de aquecimento.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Mondial A-06 – À Óleo

Além de fabricar um excelente modelo do tipo halógeno, a Mondial também se destaca por possuir em sua linha uma opção para quem procura pelo melhor aquecedor a óleo: o A-06.

Principais Diferenciais

Aquecimento estável e constante

O principal diferencial de versões à óleo é a estabilidade de temperatura. Esses aparelhos demoram mais para esquentar e esfriar, porém sustentam o aquecimento por muito mais tempo.

E nesse sentido, o A-06 é o modelo que mais se destaca atualmente

Isso porque ele possui 3 níveis de ajuste de potência (600, 900 e 1200W), e também um termostato, que permite um ajuste mais fino de aquecimento e determina os ciclos de funcionamento do aparelho.

Níveis de potência bem ajustados (Reprodução: Magalu)

Sua resistência é mergulhada em óleo, e funciona de forma intermitente, ligando e desligando conforme o ambiente esfria e aquece. Seu ajuste mais fino permite uma utilização mais personalizada, balanceando bem o aquecimento e a economia de energia.

O A-06 possui 7 elementos de calefação, que são os dutos metálicos por onde o óleo troca calor com o ar. Essa estrutura faz com que ele seja capaz de aquecer cômodos de até 16 m² e 2,7 metros de altura, totalizando um espaço de até 43 metros cúbicos.

Elementos de calefação: Por onde circula o óleo e o calor é gerado (Reprodução: Magalu)

Mesmo com esse bom desempenho de aquecimento, esse equipamento é muito silencioso, não consome oxigênio e nem resseca o ar em excesso, o que o torna o melhor aquecedor para bebê, e também para usar em quartos.

Indicado para o uso noturno (Reprodução: Youtube)

Boa ergonomia e segurança

Mesmo sendo um aparelho grande, o A-06 é um produto bem ergonômico. Ele conta com 4 rodinhas de fácil instalação e uma alça bem projetada, além de um cabo elétrico de 1,75 metros, o que facilita muito o transporte e manuseio diário.

Além disso, ele não chega a esquentar a ponto de causar queimaduras, o que o torna mais seguro para casas com crianças pequenas e pets.

Mobilidade: Rodízios bem projetados facilitam o transporte (Reprodução: Preçolandia)

Contras: Para um correto funcionamento, a Mondial indica que é necessário manter o aparelho a meio metro de distância de paredes e objetos.

Isso acaba complicando o uso em cômodos muito pequenos, onde respeitar esse distanciamento é mais difícil.

Para quem é ideal

O Mondial A-06 é indicado para quem procura qual o melhor aquecedor à óleo, e deseja um produto muito bem projetado, que sustente o aquecimento constante por várias horas, e que também seja fácil de usar e seguro.

Seus 3 níveis de potência mais o ajuste de termostato permitem uma utilização personalizada, balanceando bem a necessidade de aquecimento com a economia de energia. Além disso, ele é muito silencioso e seguro.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Mais calor nesse inverno!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para quem procura qual o melhor aquecedor de ambiente! Agora é só escolher o que mais se adequa às suas necessidades!

Até a próxima análise!