Melhor Ar Condicionado de 2018 [Versões Split Inverter e Janela]

Quem está procurando qual o melhor ar condicionado já deve ter reparado que essa não é das tarefas mais simples.

Isso porque esse eletrodoméstico exige um conhecimento prévio, mesmo que básico, sobre climatização, e também pelo fato de existirem centenas de modelos disponíveis atualmente.

 

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

 

qual o melhor ar condicionado split inverter janela
Climatização: Graças ao alto grau de conforto gerado, condicionadores de ar estão cada vez mais populares (Fonte Img: v3empar.com.br)

O Guia do Eletro indica qual o melhor ar condicionado, passando por versões do tipo split, split inverter e de janela, que se ajustem as diferentes necessidades dos consumidores

 

 

 

 

 

Antes, algumas informações básicas para uma boa compra!

Já conhece o básico sobre esses produtos? Então vá direto a análise dos modelos clicando aqui!

O “BTU”

A primeira dúvida de quem procura condicionadores de ar está relacionada a uma sigla pouco conhecida por aqui.

Isso porque a capacidade de refrigeração é medida em uma escala bem particular, o BTU (British Thermal Unit).

BTU: Sigla ainda provoca muita confusão

O BTU nada mais é que o valor que expressa a quantidade de calor (nesse caso frio) que um equipamento é capaz de fornecer a um ambiente por hora.

Como escolher um ar condicionado?

O medo de escolher um produto com capacidade BTU errada é o que desencoraja muitas pessoas a adquirir um aparelho de climatização. Porém, não há motivo para medo, já que para a maioria dos casos essa conta é bem simples.

Como padrão de cálculo para uso residencial e comercial leve no Brasil, temos:

Regiões mais frias: Entram os estados da região Sul e São Paulo, onde o calor é mais intenso no período primavera/verão.

Para essas regiões, deve-se multiplicar a metragem em metros quadrados do cômodo a ser climatizado por 600.

Regiões mais frias: Multiplicar a metragem quadrada por 600

Exemplo: Para um cômodo de 15 m2 nessas regiões teremos o cálculo de 15 x 600, resultando em 9.000. Nesse caso, será preciso um equipamento com 9.000 BTU para fornecer a climatização correta ao ambiente.

Regiões Quentes: Para regiões onde faz calor durante todo o ano (Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Minas Gerais), e para as regiões litorâneas, como a cidade do Rio de Janeiro, deve-se utilizar 700 BTU por metro quadrado.

Regiões quentes: Multiplicar a metragem quadrada por 700

Exemplo: Para um cômodo de 17 m2 nessas regiões, teremos o cálculo de 17 x 700, resultando em 11.900. Nesse caso, um produto de 12.000 BTU seria suficiente.

Lembrando que esses cálculos servem para situações residenciais ou pequenos escritórios. Para uso comercial, com grande fluxo de pessoas ou com presença de equipamentos que gerem calor, é indicado pedir ajuda a um especialista em climatização.

Tipos e versões

Além do cálculo da carga térmica, outra dúvida paira na cabeça das pessoas antes de adquirir um condicionador de ar: “Qual o modelo correto para o meu caso?”

Existem basicamente 3 tipos de aparelhos a venda atualmente:

Janela: Foram os primeiros equipamentos a serem vendidos em larga escala. Possuem a condensadora (motor) e a evaporadora (saída de ar) numa mesma carcaça.

Janela: Condensadora e evaporadora em um único equipamento (Fonte Img: clvgroup.com)

Caracterizam-se por ficarem presos em janelas ou buracos na parede, com boa parte pendurada para o lado de fora. Exigem menos trabalho na instalação e possuem opção de 110 ou 220V. Como desvantagens, apresentam nível de ruído mais elevado, além de fazerem mais sujeira.

Instalação: Boa parte do equipamento fica para o lado de fora (Fonte Img: artemp.com.br)

Split: São de longe os mais populares na atualidade. São “aparelhos de janela cortados em 2”, já que a evaporadora fica dentro do ambiente a ser climatizado, e a condensadora isolada na parte externa.

Os mais vendidos atualmente são do tipo high-wall, que são ideais para uso doméstico ou em pequenos escritórios.

Split High Wall: Os mais vendidos, indicados para residencias e pequenos escritórios

Os modelos high-wall possuem visual moderno e minimalista, e são muito mais silenciosos, já que o motor é exterior ao ambiente. Tem como desvantagens a instalação mais complicada, que deve ser obrigatoriamente feita por um técnico profissional, e uma única opção de voltagem, a 220V.

“Cortado em 2”: Condensadora fica isolada na parte de fora, o que reduz drasticamente o ruído

Existem também os splits do tipo cassete e piso-teto, que são mais utilizados em projetos comerciais grandes, demandando assim um serviço de climatização profissional.

Piso-Teto (esq) e Cassete (dir): Modelos split para projetos comerciais grandes

Portáteis: São equipamentos que não demandam nenhum tipo de reforma no ambiente, com instalação sendo feita através de adaptadores em janelas.

Têm instalação descomplicada e podem ser utilizados em mais de um ambiente, porém possuem um nível de ruído bem mais alto que os demais, além de serem normalmente mais caros.

Portáteis: Indicados para quem não quer nenhum tipo de reforma

O Guia do Eletro fez uma análise só com modelos portáteis, para quem não quer nem pensar em quebrar a parede. Se for o seu caso, confira aqui!

Tecnologia Inverter

Está cada vez mais presente nas versões atuais, já sendo preferida pela maioria das pessoas que buscam qual o melhor ar condicionado.

Aparelhos tradicionais funcionam na base do ON/OFF. Quando o ambiente chega na temperatura selecionada, o compressor desliga. Depois de algum tempo, existe uma nova leitura de temperatura, e caso essa tenha descolado do valor selecionado, o compressor liga novamente, e assim por diante.

Já os equipamentos inverter possuem um inversor de frequência, que permite que o compressor detecte automaticamente as mudanças de temperatura, trabalhando com mais ou menos intensidade conforme as oscilações do ambiente.

Esquema de funcionamento de equipamentos inverter (Fonte Img: multisplit.net)

Isso evita o ligar e desligar constante do compressor, o que resulta em um funcionamento em média 35% mais silencioso e 50% mais econômico em relação aos modelos convencionais.

 

Agora que você já sabe o básico sobre esses produtos, vamos aos melhores ar condicionado do mercado:

 Samsung
Max Plus
LG
Libero E+
Springer
Midea 12000
Consul
CBD10
[Celular/Tablet]

Arraste →
TipoSplitSplit InverterSplit InverterJanela
Capacidade BTU9.0009.00012.00010.000
Classificação
Inmetro
AAAA
Voltagem220V220V220V127 ou 220V
Avaliação Usuários
Experiência
de Uso
Recursos Adicionais
Design
Preço
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA
ONDE COMPRAR

 

 

 

 

Samsung Max Plus 9.000 BTU

Tipo: Split Convencional

 

A Samsung é uma das principais fabricantes mundiais de equipamentos de climatização, sendo que a marca coreana já domina boa parcela desse mercado no Brasil.

E um dos carros chefes da marca no país é o Max Plus, uma ótima escolha para quem procura qual o melhor ar condicionado split, e deseja algo com o melhor custo benefício possível.

 

 

Principais Diferenciais

Custo Benefício

No passado, produtos destinados a climatização residencial eram vistos como artigos de luxo, que eram destinados somente aqueles que tinham boas condições financeiras.

Porém, nos dias atuais a situação já é bem diferente, com equipamentos de baixo custo que entregam boa performance, que podem proporcionar conforto a uma maior parcela da população.

E o Max Plus 9.000 BTU é o aparelho que mais se destaca nessa categoria

Dentre as características que fazem esse Samsung ser um dos melhores custo benefício da atualidade, destacam-se:

Performance: Ponto comum nas avaliações dos seus donos. O Max Plus entrega um desempenho diferenciado se comparado com o seu custo. A maioria dos seus usuários afirma que ele é bem potente, e é capaz de resfriar o ambiente em pouco tempo.

Desempenho superior em relação ao custo (Fonte Img: samsung.com.br)

Função Dormir: A função dormir, batizada pela marca coreana de “Good’Sleep”, faz com que o aparelho vá aumentando gradualmente a temperatura durante a noite, acompanhando os diferentes estágios do sono.

Isso evita que o produto trabalhe em potência alta quando desnecessário, o que economiza energia e proporciona uma climatização noturna mais adequada.

Good’Sleep: Climatização noturna mais adequada (Fonte Img: samsung.com.br)

Qualidade de construção: Nesse ponto destaca-se a condensadora, revestida por um material espesso e anti-corrosão chamado “Durafin”, que protege o gabinete contra as intempéries do clima.

Também se destacam o controlador elétrico, que tolera flutuações de tensão de 80 a 450V, o protegendo assim de descargas elétricas, e o aprimoramento da proteção elétrica do compressor, com autoproteção para choques de baixa voltagem.

Condensadora possui características que a tornam mais robusta (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Ambiente mais leve

O Max Plus possui recursos otimizados para melhorar a qualidade do ar no ambiente. São eles:

Tecnologia Vírus Doctor: Recurso destinado a acabar com agentes nocivos à saúde que estejam em suspensão no ar.

Esse sistema gera hidrogênio ativo e ions de oxigênio que formam o composto hidroperoxil radical. Essa molécula se combina com partículas de microorganismos, como vírus, bactérias, ácaros e fungos, os transformando em substâncias inofensivas ao ser humano.

Vírus Doctor: Elimina agentes nocivos à saúde (Fonte Img: samsung.com.br)

O Vírus Doctor é especialmente eficiente contra os vírus da gripe comum (B), o H1N1, e também contras os vírus da família corona, responsáveis por grande parte das infecções respiratórias leves e moderadas, os chamados resfriados.

Filtro Full HD: Filtro de alta densidade desenvolvido para barrar partículas sólidas, como grãos de poeira e pólen, dois agentes alergenos que comumente causam rinites e sinusites.

Esses filtros são reutilizáveis, bastando apenas lavá-los com periodicidade, e também possuem material bactericida, que ajuda a evitar a proliferação de bactérias em seu interior.

Filtro Full HD: Retém partículas sólidas que possam causar alergias (Fonte Img: casasbahia.com.br)

Esses dois recursos fazem desse Samsung um dos modelos de baixo custo que mais atuam na manutenção da qualidade do ar ambiente, e podem representar melhora em aspectos respiratórios, principalmente de crianças e idosos.

Contras: O Max Plus tem um tamanho maior que maioria dos seus concorrentes de 9.000 BTU, inclusive de outros modelos da própria marca coreana.

Isso pode ser um porém para quem vai instalar o equipamento em locais pequenos, lotados de móveis, que tem um espaço mínimo para o aparelho.

Para quem é ideal

O Samsung Max Plus 9.000 BTU é indicado para quem procura qual o melhor ar condicionado split, e deseja um produto acessível, que tenha baixo custo, mas que entregue boa performance e recursos diferenciados para a categoria.

A função Good’Sleep otimiza o funcionamento noturno e economiza energia, a tripla proteção contra corrosão e descargas elétricas melhoram sua robustez, e seus recursos de filtragem, como o Vírus Doctor e o Filtro Full HD acentuam ainda mais seu ótimo custo benefício.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

LG Libero E+ 9.000 BTU

Tipo: Split Inverter

 

A LG é outra marca coreana que faz muito sucesso no mercado de climatização brasileiro, principalmente por ofertar produtos confiáveis, de excelente desempenho e durabilidade.

E esse é o caso de um dos seus modelos mais vendidos, o Libero E+ 9.000 BTU, indicado para quem procura qual o melhor ar condicionado inverter, e deseja um aparelho de boa performance, extremamente silencioso, e que seja muito bem avaliado pelos consumidores.

Principais Diferenciais

Silêncio

Para uma grande parcela das pessoas que utilizam condicionadores de ar, o ponto mais importante é o silêncio.

Isso porque equipamentos barulhentos atrapalham diversas situações, desde trabalhar, estudar e principalmente dormir. Por isso, na maioria dos casos não adianta ter um produto que climatize corretamente, se você estiver com uma “britadeira” no ambiente.

Para quem coloca o silêncio como prioridade, o Libero E+ é uma excelente opção

Na configuração de ventilação baixa, que é ideal para noites ou períodos de menos calor, esse aparelho tem média de ruído de 19 decibéis.

Aparelho é um dos mais silenciosos do mercado (Fonte Img: lg.com.br)

Esse é um nível de ruído menor que a maioria dos modelos de 9.000 BTU, que ficam na faixa dos 24 decibéis para configurações de ventilação menos intensa.

Porém, o Libero E+ mantém um nível de ruído confortável mesmo estando em configurações de ventilação mais forte, para dias mais quentes.

Essa característica o faz uma ótima opção para quem quer um produto que seja ao mesmo tempo potente e silencioso.

Condensadora externa: contribui para o bom nível de silêncio das versões split (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Funções Eficientes

Além do silêncio, o Libero E+ possui recursos bem interessantes, que melhoram bastante sua experiência de uso. Destacam-se:

Jet Cool: Função que permite que a climatização seja feita “a jato”. Ao acioná-la, o aparelho ventila a velocidade máxima, durante 30 minutos, a menor temperatura possível (18°C).

Esse recurso é bem eficiente para locais que ficam fechados durante todo o dia, e são abertos somente durante o fim da tarde ou a noite. Ele ajuda a tirar a sensação de umidade e calor extremos (popular “bafão”) com mais rapidez.

Filtragem eficiente: Estrutura interna com filtro da 3M (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Ionizador: Batizado pela marca coreana de ION CARE, esse ionizador tem a função principal de promover um ambiente que proporcione uma hidratação maior aos seus ocupantes.

Esses aparelhos costumam tirar umidade dos locais em que estão inseridos. Nesse sentido, o ION CARE atua transformando as gotículas de água suspensas em partículas menores, que são mais facilmente absorvidas pela pele, reduzindo assim a sensação de ressecamento que pode ser causada por ambientes climatizados.

ION CARE: Reduz a sensação de ressecamento causada pela climatização (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

O ION CARE também funciona como um filtro, que segundo a LG elimina 99,99% dos vírus e bactérias, além de potencializar a função de auto-limpeza do interior do produto.

Tamanho compacto: Esse LG é um dos modelos mais compactos da atualidade, com a evaporadora medindo 75,6 cm de largura, 26,5 cm de altura e 18,4 cm de profundidade.

Isso faz o Libero E+ caber em ambientes menores, além de ser um algo a mais para o design do aparelho, que fica bem discreto, e combina com a grande maioria dos projetos de decoração.

Aparelho vai bem em todos os projetos de decoração (Fonte Img: lg.com.br)

Contras: Os produtos da LG com tecnologia inverter possuem o serviço “Smart Diagnosis”, que consiste em uma central telefônica da própria marca coreana, que ajuda os clientes com possíveis entraves à utilização.

Porém, essa central não está disponível para os condicionadores de ar. Se estivesse presente, poderia ajudar muito com dúvidas de manuseio ou resolução de pequenos problemas.

 

 

Para quem é ideal

O LG Libero E+ 9.000 BTU é indicado para quem procura qual o melhor ar condicionado split inverter, e deseja um produto para ambientes pequenos, que seja muito silencioso, compacto, e que entregue bom desempenho.

Sua baixa emissão de ruído é ideal para quem precisa se concentrar ou dormir melhor, seu tamanho reduzido o faz ser mais discreto, e seus recursos de performance, como o Jet Cool e o ION CARE proporcionam uma boa experiência de uso.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Springer Midea Inverter 12.000 BTU

Tipo: Split Inverter

 

A Springer é uma das marcas mais tradicionais do ramo de climatização brasileiro. Nascida no Rio Grande do Sul em 1934, foi a primeira empresa a lançar um condicionador de ar na América Latina, em 1958.

A marca brasileira foi adquirida recentemente pela Midea, uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo. E essa parceria já está rendendo bons frutos, como é o caso do Midea Inverter 12.000, um aparelho para quem procura qual o melhor ar condicionado inverter, e deseja algo com performance e tecnologia avançadas.

Principais Diferenciais

Eletrodoméstico conectado

No futuro, a grande maioria dos eletrodomésticos que temos em casa será ligada a internet, sendo mais “inteligentes”, a chamada “internet das coisas”.

Mas já existem alguns equipamentos ligados à rede mundial de computadores, como é o caso do Midea Inverter 12.000.

Esse aparelho tem o grande diferencial de poder ser controlado por um smartphone ou tablet, através de um acesso remoto. Para isso, basta adquirir o kit de adaptação wi-fi, que é encontrado em lojas de climatização e custa entre R$ 150,00 e R$ 200,00.

Kit Wi-Fi Midea (Fonte Img: midea.com.br)

Após a instalação do kit wi-fi, é possível controla-lo de qualquer lugar com acesso à internet.

Esse recurso tem como principal vantagem preparar a climatização do ambiente com antecedência. Controlando o equipamento remotamente, é possível programar uma temperatura agradável pouco antes de chegar em casa, o que aumenta muito o conforto no dia a dia.

Controle pelo celular: Mais fácil, rápido e intuitivo (Fonte Img: youtube.com.br)

Além disso, a programação através de um app de smartphone é muito mais rápida e assertiva se comparada ao tradicional controle remoto analógico, o que eleva a outro nível a experiência de uso com o produto.

Ficou curioso sobre o funcionamento via wi-fi? Então confira abaixo um vídeo em que a Midea explica a ativação e uso do aplicativo:

Recursos acessórios

Além do sistema de controle pela internet, o Midea Inverter 12.000 tem outras características que elevam muito a qualidade da experiência de uso com o produto. Destacam-se:

Controle remoto com luz de fundo: Um ponto que muitos usuários reclamam, e que foi solucionado pela Springer. Esse modelo possui controle remoto com luz, que dispensa a necessidade de levantar da cama a noite somente para manuseá-lo.

Controle remoto com luz: Solução simples, mas que deixa o manuseio noturno muito mais prático (Fonte Img: springer.com.br)

Função Favorito: É uma programação que memoriza o modo de funcionamento, temperatura e velocidade de ventilação preferidas.

Após a programação finalizada, o usuário só precisa acionar essa função para que o aparelho climatize o ambiente ao seu gosto de forma automática.

Função Siga-Me: Faz com que seja atingida a temperatura de onde se encontra o controle remoto.

Ao acioná-la, o aparelho irá nivelar a temperatura de todo o ambiente de acordo com a que está agradando ao usuário naquele momento, mesmo que ele não saiba exatamente qual é.

Função Siga-me: Equipamento reconhece a temperatura do local do controle (Fonte Img: youtube.com.br)

Serpentina em cobre: Por fim, esse é um dos primeiros equipamentos de preço acessível a trazer serpentina em cobre.

Esse material é mais resistente que o alumínio, normalmente utilizado na confecção dessa peça. Isso faz com que o Midea Inverter 12.000 seja um modelo mais robusto, que aguente mais o uso intenso.

Serpentina em cobre: Elemento mais resistente, aumenta a robustez da condensadora (Fonte Img: springer.com.br)

Contras: Por ser um produto novo, o kit wi-fi ainda não está distribuído no mercado como deveria.

Mesmo tendo um preço justo, o fato de por enquanto só ser possível achar o kit em sites ou casas de serviços de climatização pode ser um problema para quem está afastado dos grandes centros urbanos.

Para quem é ideal

O Springer Midea Inverter 12.000 BTU é indicado para quem procura qual o melhor ar condicionado split inverter, e deseja um equipamento com bom desempenho, que tenha na tecnologia seu principal diferencial.

O controle a distância por wi-fi é uma tendência, que traz mais praticidade e conforto no dia a dia, e seus recursos extras, como controle remoto com luz, função favorito e função siga-me melhoram a experiência de uso em geral.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Consul CCB10 – 10.000 BTU

Tipo: Janela

 

Mesmo sendo equipamentos que vêm gradativamente sendo substituídos pelas versões split, os aparelhos de janela ainda são a escolha preferida de parte dos consumidores, que veem no preço e instalação descomplicada bons diferenciais.

E nesse segmento os produtos da Consul se sobressaem, com especial destaque ao CCB10, que é uma ótima opção para quem procura qual o melhor ar condicionado de janela, e quer um modelo com boas características e recursos a um excelente preço.

Principais Diferenciais

Climatização melhor distribuída

Equipamentos de janela mais antigos ou versões maiores costumam ter somente uma saída de ar na parte frontal, que acaba limitando a capacidade de circulação que eles podem gerar.

Mas com o CCB10 a situação é diferente

Esse modelo faz parte de uma nova geração de versões de janela, que possuem 2 saídas de ventilação laterais.

Saídas laterais: Ventilação melhor distribuída (Fonte Img: buscape.com.br)

Nessas duas saídas independentes existe a possibilidade de regular a ventilação verticalmente e horizontalmente, o que dá mais opções para que o usuário direcione o vento climatizado para onde for mais necessário.

Recursos adicionais

O CCB10 possui recursos e características que melhoram sua eficiência, facilitando o uso cotidiano. São eles:

Tamanho compacto: Esse Consul possui medidas bem compactas (A: 36,5; L: 51; P: 54,7), que o fazem ser bem menor que a maioria dos modelos de janela.

Isso o torna uma ótima escolha para quem tem pouco espaço, mas mesmo assim deseja um aparelho de janela eficiente.

Instalação facilitada: Equipamentos de janela já possuem como característica ter instalação bem mais simples que versões split, que não precisa necessariamente ser executada por profissionais.

Aparelho dispensa nichos ou molduras para instalação (Fonte Img: extra.com.br)

E o CCB10 não foge a regra. Isso porque esse Consul dispensa molduras ou nichos, podendo ser instalado diretamente no buraco feito na parede.

Botão Turbo: O botão turbo inicia uma ventilação mais intensa, que faz com que o vento refrigerado circule por um espaço maior no ambiente.

Contras: O CCB10 é um aparelho mecânico, onde a temperatura é selecionada através de botões giratórios no painel, que não mostram a temperatura exata.

Esse pode ser um problema para usuários mais exigentes. Porém, modelos de janela digitais costumam ter o mesmo preço ou serem até mais caros que as versões split, o que faz com que o custo benefício deles seja inferior aos mecânicos.

Para quem é ideal

O Consul CCB10 10.000 BTU é indicado para quem procura qual o melhor ar condicionado de janela, e deseja algo que entregue um ótimo custo benefício.

Esse modelo conta com características justas pelo preço cobrado, como dupla saída de ventilação e medidas compactas, além de ter excelente avaliação por parte dos seus donos.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Casa climatizada!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para quem procura qual o melhor ar condicionado do mercado. Agora é só escolher o que mais se adequa ao seu ambiente!

Até o próximo post!

 


Guia do Eletro