Análise Detalhada dos 4 Melhores Modelos de Ar Condicionado (Split, Inverter)

Quem está procurando qual o melhor ar condicionado já deve ter reparado que essa não é das tarefas mais simples.

Isso porque esse eletrodoméstico exige um conhecimento prévio, mesmo que básico, sobre climatização, e também pelo fato de existirem centenas de modelos disponíveis atualmente.

 

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

 

qual o melhor ar condicionado split inverter janela
Climatização: Graças ao alto grau de conforto gerado, condicionadores de ar estão cada vez mais populares (Fonte Img: v3empar.com.br)

 

O Guia do Eletro indica qual o melhor ar condicionado, passando por versões do tipo split e split inverter, que se ajustem as diferentes necessidades dos consumidores

 

 

 

 

 

Antes, algumas informações básicas para uma boa compra!

Já conhece o básico sobre esses produtos? Então vá direto a análise dos modelos clicando aqui!

O “BTU”

A primeira dúvida de quem procura condicionadores de ar está relacionada a uma sigla pouco conhecida por aqui.

Isso porque a capacidade de refrigeração é medida em uma escala bem particular, o BTU (British Thermal Unit).

BTU: Sigla ainda provoca muita confusão

O BTU nada mais é que o valor que expressa a quantidade de calor (nesse caso frio) que um equipamento é capaz de fornecer a um ambiente por hora.

Como escolher um ar condicionado?

O medo de escolher um produto com capacidade BTU errada é o que desencoraja muitas pessoas a adquirir um aparelho de climatização. Porém, não há motivo para medo, já que para a maioria dos casos essa conta é bem simples.

Como padrão de cálculo para uso residencial e comercial leve no Brasil, temos:

Regiões mais frias: Entram os estados da região Sul e São Paulo, onde o calor é mais intenso no período primavera/verão.

Para essas regiões, deve-se multiplicar a metragem em metros quadrados do cômodo a ser climatizado por 600.

Regiões mais frias: Multiplicar a metragem quadrada por 600

Exemplo: Para um cômodo de 15 m2 nessas regiões teremos o cálculo de 15 x 600, resultando em 9.000. Nesse caso, será preciso um equipamento com 9.000 BTU para fornecer a climatização correta ao ambiente.

Regiões Quentes: Para regiões onde faz calor durante todo o ano (Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Minas Gerais), e para as regiões litorâneas, como a cidade do Rio de Janeiro, deve-se utilizar 700 BTU por metro quadrado.

Regiões quentes: Multiplicar a metragem quadrada por 700

Exemplo: Para um cômodo de 17 m2 nessas regiões, teremos o cálculo de 17 x 700, resultando em 11.900. Nesse caso, um produto de 12.000 BTU seria suficiente.

Lembrando que esses cálculos servem para situações residenciais ou pequenos escritórios. Para uso comercial, com grande fluxo de pessoas ou com presença de equipamentos que gerem calor, é indicado pedir ajuda a um especialista em climatização.

Tipos e versões

Além do cálculo da carga térmica, outra dúvida paira na cabeça das pessoas antes de adquirir um condicionador de ar: “Qual o modelo correto para o meu caso?”

Existem basicamente 3 tipos de aparelhos a venda atualmente:

Janela: Foram os primeiros equipamentos a serem vendidos em larga escala. Possuem a condensadora (motor) e a evaporadora (saída de ar) numa mesma carcaça.

Janela: Condensadora e evaporadora em um único equipamento (Fonte Img: clvgroup.com)

Caracterizam-se por ficarem presos em janelas ou buracos na parede, com boa parte pendurada para o lado de fora. Exigem menos trabalho na instalação e possuem opção de 110 ou 220V. Como desvantagens, apresentam nível de ruído mais elevado, além de fazerem mais sujeira.

Instalação: Boa parte do equipamento fica para o lado de fora (Fonte Img: artemp.com.br)

Split: São de longe os mais populares na atualidade. São “aparelhos de janela cortados em 2”, já que a evaporadora fica dentro do ambiente a ser climatizado, e a condensadora isolada na parte externa.

Os mais vendidos atualmente são do tipo high-wall, que são ideais para uso doméstico ou em pequenos escritórios.

Split High Wall: Os mais vendidos, indicados para residencias e pequenos escritórios

Os modelos high-wall possuem visual moderno e minimalista, e são muito mais silenciosos, já que o motor é exterior ao ambiente. Tem como desvantagens a instalação mais complicada, que deve ser obrigatoriamente feita por um técnico profissional, e uma única opção de voltagem, a 220V.

“Cortado em 2”: Condensadora fica isolada na parte de fora, o que reduz drasticamente o ruído

Existem também os splits do tipo cassete e piso-teto, que são mais utilizados em projetos comerciais grandes, demandando assim um serviço de climatização profissional.

Piso-Teto (esq) e Cassete (dir): Modelos split para projetos comerciais grandes

Portáteis: São equipamentos que não demandam nenhum tipo de reforma no ambiente, com instalação sendo feita através de adaptadores em janelas.

Têm instalação descomplicada e podem ser utilizados em mais de um ambiente, porém possuem um nível de ruído bem mais alto que os demais, além de serem normalmente mais caros.

Portáteis: Indicados para quem não quer nenhum tipo de reforma

O Guia do Eletro fez uma análise só com modelos portáteis, para quem não quer nem pensar em quebrar a parede. Se for o seu caso, confira aqui!

Tecnologia Inverter

Está cada vez mais presente nas versões atuais, já sendo preferida pela maioria das pessoas que buscam qual o melhor ar condicionado.

Aparelhos tradicionais funcionam na base do ON/OFF. Quando o ambiente chega na temperatura selecionada, o compressor desliga. Depois de algum tempo, existe uma nova leitura de temperatura, e caso essa tenha descolado do valor selecionado, o compressor liga novamente, e assim por diante.

Já os equipamentos inverter possuem um inversor de frequência, que permite que o compressor detecte automaticamente as mudanças de temperatura, trabalhando com mais ou menos intensidade conforme as oscilações do ambiente.

Esquema de funcionamento de equipamentos inverter (Fonte Img: multisplit.net)

Isso evita o ligar e desligar constante do compressor, o que resulta em um funcionamento em média 35% mais silencioso e 50% mais econômico em relação aos modelos convencionais.

 

Vamos aos melhores modelos de ar condicionado em 2020:

  • Gree Eco Garden 9.000 BTU: Split convencional de melhor custo benefício

  • LG Dual Inverter 9.000 BTU: Melhor ar condicionado silencioso

  • Electrolux Eco Turbo 12.000 BTU: Melhor conjunto de programações

  • Springer Midea Inverter 12.000 BTU: O melhor em tecnologia 

 

 Gree
Eco Garden
LG
Dual Inverter
Electrolux
Eco Turbo
Springer
Midea 12.000
[Celular/Tablet]

Arraste →
TipoSplitSplit InverterSplitSplit Inverter
Capacidade BTU9.0009.00012.00012.000
Classificação
Inmetro
AAAA
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA

ONDE COMPRAR

 

 

 

Gree Eco Garden 9.000 BTU

A Gree é a maior fabricante de condicionadores de ar da atualidade, sendo que a cada 3 aparelhos produzidos no mundo, um pertence à marca.

A empresa produz alguns dos melhores modelos de ar condicionado do Brasil desde 2001, e hoje tem em sua linha a versão com melhor custo benefício entre os splits convencionais, o Eco Garden.

Principais diferenciais

O Split com melhor custo benefício

O Eco Garden é o split convencional com melhor custo benefício disponível no mercado brasileiro. Dentre os recursos e características que fazem ele se destacar dessa forma, estão:

Performance de refrigeração: O desempenho do Eco Garden é excelente, sendo esse um dos pontos mais elogiados pelos donos desse equipamento.

A versão de 9.000 BTU é capaz de resfriar ambientes pequenos e médios com incidência de luz normal em poucos minutos. Isso graças a um compressor bem ajustado, e tecnologias que ajudam o produto a reconhecer de forma mais precisa as oscilações de temperatura do ambiente.

Bom desempenho de climatização (Reprodução: olx.com.br)

Qualidade de construção: No geral, aparelhos da categoria de entrada, de até 10.000 BTU e sem tecnologia inverter são os menos resistentes e duráveis. Parte dos fabricantes economiza no processo produtivo dessas linhas, utilizando materiais de qualidade duvidosa.

Mas esse não é o caso do Eco Garden

Isso porque a Gree não economizou no projeto desse modelo, e utilizou materiais de excelente qualidade na sua construção. Os destaques principais são a serpentina e tubos de cobre, que protegem a estrutura interna, e a pintura eletrostática, que evita que as chapas de aço enferrujem.

Durabilidade: Aparelho tem construção robusta (Reprodução: magazineluiza.com.br)

Isso faz esse aparelho ter vida útil bem mais longa que a média dos concorrentes diretos, e ainda permite que a empresa forneça garantia de 5 anos para o seu compressor.

Programações eficientes: O Eco Garden conta com a maioria das programações padrões de um modelo split hi-wall, como as funções sleep e auto diagnóstico.

Além disso, ele conta com funções extras, como a “Swing”, que permite travar o movimento das aletas em somente um local da abertura, e também a “X-fan”, que evita que o interior do produto fique úmido por muito tempo, impedindo a formação de bolor.

Todas as funções padrões de um bom AC (Reprodução: magazineluiza.com.br)

Um “não inverter” muito silencioso

Os aparelhos com tecnologia inverter são mais caros que os convencionais basicamente porque entregam dois benefícios extras: o silêncio e a economia de energia. Porém, muitas pessoas não podem ou não querem pagar mais por essa tecnologia.

E se você está nesse grupo, o Eco Garden é a melhor opção

Isso porque ele é um dos splits não inverter mais silenciosos do mercado. São 40 decibéis na ventilação máxima, uma marca bem inferior se comparado à média dos concorrentes. Isso o torna um produto excelente para locais onde não pode haver muito barulho.

Um dos convencionais mais silenciosos (Reprodução: olx.com.br)

Contras: O Eco Garden possui um controle remoto bem completo, que permite a operação total do aparelho. Porém, ele não possui iluminação noturna, e também não vem com o apoio de parede.

Esses detalhes são simples, mas poderiam melhorar ainda mais a já boa experiência de uso que esse Gree oferece.

Para quem é ideal

O Gree Eco Garden é indicado para quem procura qual o melhor ar condicionado split, e quer um produto que entregue o melhor custo benefício entre as versões sem tecnologia inverter.

Isso porque, mesmo sendo um aparelho convencional, ele conta com excelente desempenho de refrigeração, qualidade de construção bem acima da média da categoria, tem funções diferenciadas, e ainda é mais silencioso que a grande maioria dos concorrentes de mesmo preço.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

LG Dual Inverter 9.000 BTU

A LG é mundialmente famosa por produzir eletro/eletrônicos, principalmente equipamentos áudio/visuais.

Mas a marca também é uma das maiores fabricantes de condicionadores de ar, e no Brasil comercializa uma excelente versão para quem está em busca do melhor ar condicionado split inverter: o Dual Inverter.

Principais diferenciais

Desempenho aliado à economia

As duas principais características de aparelhos inverter (que os fazem ser mais caros) são a economia de energia e o funcionamento silencioso.

Porém, o Dual Inverter leva essa tecnologia a outro patamar

Isso porque seu compressor conta com um rotor duplo. Ou seja, ao invés de ter somente uma “engrenagem”, ele conta com duas, que trazem uma série de benefícios em relação à experiência de uso e durabilidade. Dentre eles, destacam-se:

Rotor duplo: Tecnologia traz diversos benefícios (Crédito: LG)

Economia acima da média: A LG comparou o Dual Inverter com modelos convencionais de sua linha, e constatou que a tecnologia de rotor duplo entrega até 70% de economia de energia.

Isso acontece porque o rotor de um inverter tradicional tem que operar em uma velocidade muito maior que o Dual Inverter, já que nesse aparelho o “esforço” é dividido entre duas peças.

Graças a esse recurso, esse modelo é a opção ideal para quem não quer ter sustos com a conta de luz.

Tecnologia permite grande economia (Reprodução: olx.com.br)

Climatização mais rápida: Outro ponto onde o rotor duplo faz muita diferença: no desempenho de refrigeração.

Também em testes comparativos nos laboratórios da marca coreana, o Dual Inverter se mostrou capaz de alcançar a temperatura selecionada pelo usuário até 40% mais rápido que uma versão tradicional, além de mantê-la estável por mais tempo. Isso o torna um dos modelos de performance mais avançada da atualidade.

Programações eficientes (Reprodução: americanas.com.br)

Resistência à alta voltagem: A placa eletrônica da condensadora desse LG foi projetada para aguentar picos de tensão de até 450 volts, o que protege o aparelho em casos de raios ou alterações bruscas de corrente causadas por queda de rede elétrica.

Essas características fazem do Dual Inverter uma excelente opção para quem procura qual o melhor ar condicionado split inverter, e quer um produto com desempenho e especificações diferenciadas.

Condensadora altamente resistente (Reprodução: olx.com.br)

Silêncio

Para uma grande parcela das pessoas que utilizam condicionadores de ar, o ponto mais importante é o silêncio.

Isso porque equipamentos barulhentos atrapalham diversas ocasiões, desde trabalhar, estudar e principalmente dormir. Por isso, na maioria dos casos não adianta ter um produto que climatize corretamente, se você estiver com uma “britadeira” no ambiente.

E se você também preza pelo silêncio, o Dual Inverter é a melhor opção

Isso porque o compressor de rotação dupla desse modelo não serve somente para aumentar o desempenho de refrigeração e amenizar o gasto energético, ele também é eficiente para reduzir (e muito) o barulho emitido pelo equipamento.

Noites tranquilas: O melhor para quem quer silêncio (Crédito: LG)

São somente 19 decibéis na ventilação mínima, o fazendo ser mais silencioso que uma biblioteca (média de 36 decibéis).

Essa marca é possível graças à baixa vibração que o rotor duplo provoca, pela menor transferência de ruído entre a condensadora e a evaporadora, e também pelo ventilador de baixo atrito, com uma inclinação de apenas 15 graus.

O nível de ruído reduzido é mantido mesmo em configurações de ventilação máxima, o tornando o produto ideal para quem procura o melhor ar condicionado inverter, e quer um modelo potente e silencioso.

Funcionamento suave (Reprodução: submarino.com.br)

Contras: Hoje, algumas versões top de linha já acompanham a conexão por wi-fi para controle à distância via aplicativo. Esse é um detalhe que o Dual Inverter ainda não possui, e que poderia melhorar ainda mais a experiência de uso com o aparelho.

Para quem é ideal

O LG Dual Inverter é indicado para quem procura qual o melhor ar condicionado inverter, e deseja um produto com desempenho de refrigeração e economia de energia bem acima da média.

Sua tecnologia de rotor duplo faz seu compressor trabalhar de forma mais eficiente, o que resulta em uma climatização mais rápida com menor consumo de energia. Além disso, ele é muito mais silencioso que a média do mercado, sendo indicado para quem tem restrições com barulho.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Electrolux Ecoturbo 12.000 BTU

A Electrolux é uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo, principalmente quando o assunto são equipamentos para cozinha e lavanderia.

Mas o que muitos não sabem é que a empresa também atua no ramo de climatização residencial, tendo em sua linha um dos melhores aparelhos de ar condicionado da atualidade, o Eco Turbo.

Principais Diferenciais

Desempenho e programações

O Eco Turbo é uma excelente alternativa para quem precisa de um modelo com maior desempenho de refrigeração (12.000 BTU), mas não pode gastar mais em uma versão inverter. Isso porque, além da boa performance, ele conta com recursos que são encontrados em categorias mais premium. Dentre eles, se destacam:

Eco Turbo: Modelo muito flexível

Função siga-me: Essa programação é bem eficiente no dia a dia, principalmente para quem mora sozinho ou para casais.

Ao acioná-la, o aparelho começa a operar para manter a temperatura selecionada exatamente onde estiver o controle remoto. Isso é bem eficiente em momentos onde ficamos muito tempo em um único lugar, como quando vemos um filme ou estamos estudando.

Funções diferenciadas (Reprodução: precolandia.com.br)

Função ECO: É uma programação que visa a economia de energia no funcionamento noturno.

Quando selecionada, ela reduz a intensidade de operação do compressor para que a climatização se adeque ao calor do corpo durante o sono profundo, exatamente o momento em que estamos menos sensíveis às mudanças de temperatura.

ECO: Reduz o gasto energético (Créditos: Electrolux)

Isso faz com que o aparelho consuma bem menos energia durante a noite, reduzindo consideravelmente o gasto final com eletricidade.

Instalação facilitada: Sua unidade externa (condensadora) tem formato arredondado e é bem compacta. Isso facilita muito o processo de instalação, além de exigir menos espaço útil.

Ela também conta com saída de ar vertical, que não gera sensação de vento, e possui chassi inoxidável, que garante um grau maior de proteção contra chuvas e sereno.

Praticidade: Condensadora robusta e de fácil instalação (Crédito: Electrolux)

Filtragem acima da média

Outro ponto em que o Eco Turbo se destaca perante os concorrentes é a ótima capacidade de filtragem de ar.

Isso porque esse processo conta com 3 etapas, cada uma dedicada a reter diferentes tipos de partículas potencialmente nocivas à saúde:

  1. Ultra-filter: Elemento responsável por bloquear micro-organismos, como vírus, ácaros e bactérias. Segundo a Electrolux, essa tecnologia é capaz de reter até 99% das bactérias presentes no ar;
  2. Filtro de carvão ativado: Esse é o elemento responsável por reduzir odores, e fazer com que o aparelho entregue um ambiente isento de mau cheiro;
  3. Filtro de Nylon: Tem o formato de tela com microfuros, responsáveis por filtrar partículas de poeira, que em excesso, poderiam causar alergias.

 

Proteção externa (Crédito: electrolux.com.br)

Esses 3 níveis de filtragem garantem que esse Electrolux libere um ar mais saudável, que irá proporcionar uma respiração leve e agradável.

Contras: O mostrador digital da evaporadora do Eco Turbo exibe todas as informações necessárias de forma organizada.

Porém, os dígitos são pequenos, o que pode fazer com que pessoas que não enxerguem bem tenham dificuldades de fazer a leitura correta em certos momentos.

Para quem é ideal

O Electrolux Eco Turbo é indicado para quem procura qual o melhor ar condicionado split, e precisa de um equipamento 12.000 BTU que entregue bom desempenho de refrigeração, recursos eficientes, e tenha um preço atrativo.

As funções siga-me, ECO e brisa ajudam esse modelo a entregar uma excelente experiência de uso. Além disso, sua filtragem de 3 etapas é bem eficiente, fazendo ele entregar um ar refrigerado de qualidade.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Springer Midea Inverter 12.000 BTU

A Springer é uma das marcas mais tradicionais do ramo de climatização brasileiro. Nascida no Rio Grande do Sul em 1934, foi a primeira empresa a lançar um condicionador de ar na América Latina, em 1958.

A marca brasileira foi adquirida recentemente pela Midea, uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo. E essa parceria já está rendendo bons frutos, como é o caso do Midea Inverter 12.000, um aparelho para quem procura qual o melhor ar condicionado inverter, e deseja algo com performance e tecnologia avançadas.

Principais Diferenciais

Eletrodoméstico conectado

No futuro, a grande maioria dos eletrodomésticos que temos em casa será ligada à internet, o que vai criar a chamada “internet das coisas”.

Casas automatizadas: O futuro dos eletrodomésticos (Reprodução: e-spincorp.com)

Mas já existem alguns equipamentos ligados à rede mundial de computadores, como é o caso do Midea Inverter 12.000.

Esse aparelho tem o grande diferencial de poder ser controlado por um smartphone ou tablet, através de um acesso remoto. Para isso, basta adquirir o kit de adaptação wi-fi, que é encontrado em lojas de climatização e custa entre R$ 150,00 e R$ 200,00.

Kit wi-fi (Crédito: Midea)

Após a instalação do kit wi-fi, é possível controlá-lo de qualquer lugar com acesso à internet.

Esse recurso tem como principal vantagem preparar a climatização do ambiente com antecedência. Ao controlar o equipamento a distância é possível programar uma temperatura agradável pouco antes de chegar em casa, o que aumenta muito o conforto no dia a dia.

Controle pelo celular: Mais fácil, rápido e intuitivo (Reprodução: youtube.com.br)

Além disso, a programação através de um app de smartphone é muito mais rápida e fácil se comparada ao tradicional controle remoto analógico, o que eleva a outro nível a experiência de uso com o produto.

Ficou curioso sobre o funcionamento via wi-fi? Então confira abaixo um vídeo em que a Midea explica a ativação e uso do aplicativo:

Recursos acessórios

Além do sistema de controle pela internet, o Midea Inverter 12.000 tem outras características que elevam muito a qualidade da experiência de uso com o produto. Destacam-se:

Controle remoto com luz de fundo: Um ponto que muitos usuários reclamam, e que foi solucionado pela Springer. Esse modelo possui controle remoto com luz, que dispensa a necessidade de levantar da cama a noite somente para manuseá-lo.

Controle remoto iluminado (Reprodução: shoptime.com.br)

Função Favorito: É uma programação que memoriza o modo de funcionamento, temperatura e velocidade de ventilação preferidas.

Após a programação finalizada, o usuário só precisa acionar essa função para que o aparelho climatize o ambiente ao seu gosto de forma automática.

Função Siga-Me: Faz com que seja atingida a temperatura de onde se encontra o controle remoto.

Esse recurso é muito útil para momentos de permanência em único ponto da casa, como quando estamos vendo tv ou estudando.

Siga-me: Função muito útil para o dia a dia (Reprodução: youtube.com.br)

Contras: Por ser um produto novo, o kit wi-fi ainda não está distribuído no mercado como deveria.

Mesmo tendo um preço justo, o fato de por enquanto só ser possível achar o kit em sites ou casas de serviços de climatização pode ser um problema para quem está afastado dos grandes centros urbanos.

Para quem é ideal

O Springer Midea Inverter 12.000 BTU é indicado para quem procura qual o melhor ar condicionado split inverter, e deseja um equipamento com bom desempenho, mas que tenha na tecnologia seu principal diferencial.

O controle a distância por wi-fi é uma tendência, que traz mais praticidade e conforto no dia a dia, e seus recursos extras, como controle remoto com luz, função favorito e função siga-me melhoram a experiência de uso em geral.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Casa climatizada!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para quem procura qual o melhor ar condicionado do mercado. Agora é só escolher o que mais se adequa ao seu ambiente!