Análise Completa dos 4 Melhores Aspiradores de Pó e Água do Mercado! (Abril/2020)

Você que está procurando qual o melhor aspirador de pó e água já deve ter percebido que essa não é uma tarefa muito fácil.

Isso porque esses produtos não são tão conhecidos como as versões tradicionais, e a maioria dos consumidores está adquirindo o primeiro aparelho do tipo.

 

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

 

qual o melhor aspirador de pó e água
Aspirador de Pó e Água: Várias utilidades (Reprodução: howtohome.com)

 

O Guia do Eletro te mostra agora qual o melhor aspirador de pó e água do mercado, passando por modelos que atendem à diferentes tipos de necessidades!

 

 

 

 

 

Vamos aos melhores aspiradores de pó e água em 2020:

 Electrolux
A10 Smart
WAP
GTW 10
Electrolux
FLEXN
WAP
GTW Inox 20
[Celular/Tablet]

Arraste →
Potência1200W1400W1400W1600W
Tamanho do Barril10 litros10 litros14 litros20 litros
Nível de ruído(4) - 91 decibéis(4) - 92 decibéis(5) - 93 decibéis(4) - 92 decibéis
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA

ONDE COMPRAR

 

 

Electrolux A10 Smart

A Electrolux é a marca que possui o pó e água mais vendido da atualidade no Brasil, o A10 Smart.

Principais Diferenciais

O melhor custo benefício da categoria

Os pó e água estão ficando cada vez mais populares, já que facilitam muito o dia a dia de quem precisa molhar áreas onde não existem ralos, ou que não podem utilizar rodos devido a dores musculares.

E dentre esses aparelhos, o que possui o melhor custo benefício é o A10 Smart

Esse Electrolux possui funções que não estão presentes em concorrentes da mesma faixa de preço, e mesmo assim mantém um valor muito competitivo. Dentre essas funções, destacam-se:

Potência adequada: Esse modelo possui 1200W, o que garante força suficiente para que ele aspire poeira e todos os tipos de líquidos de forma satisfatória. Essa boa potência permite também que ele aspire lama e substâncias viscosas de maneira adequada.

Bom nível de potência (Reprodução: magazineluiza.com.br)

Bom conjunto de acessórios: O A10 Smart conta com um bocal para pisos, que pode ser usado em carpetes, tapetes e porcelanatos, e um bocal de cantos para ser utilizado em locais de difícil acesso.

Ele também possui dois tubos prolongadores, que permitem o uso em cortinas e teto, beneficiando bastante a postura no manuseio cotidiano.

Acessórios bem construídos (Reprodução: olx.com.br)

Ergonomia: Esse é um melhores aspiradores de pó e água no quesito ergonomia. Isso porque ele possui rodas bem dimensionadas e pesa somente 3,6 kg, o que facilita muito o transporte e deixa a utilização mais agradável.

Além disso, seu cabo elétrico tem 3,5 metros, o que somado aos tubos telescópio, proporciona um raio de ação de 6,2 metros, evitando assim a troca constante de tomadas.

Confira um vídeo institucional mostrando essas e outras características do A10 Smart:

 

Barril de resíduos eficiente

Mesmo sendo um aparelho leve e compacto (apenas 33 cm de largura e profundidade), o A10 Smart tem um barril com capacidade de até 10 litros, o que permite que seja aspirado uma quantidade bem razoável de líquidos sem precisar esvaziar.

Além disso, o sistema conta com filtro permanente de poliuretano, que capta as partículas de sujeira de forma bem efetiva. Esse filtro é permanente e lavável, não sendo necessária a sua substituição.

Barril otimizado (Reprodução: americanas.com.br)

Contras: Uma reclamação recorrente dos donos do A10 Smart é o excesso de ruído. Os pó e água são menos silenciosos que os aparelhos tradicionais, já que tem um compartimento grande e oco em seu interior.

Como ele tem ótimo desempenho de sucção, acaba gerando um ruído maior, não sendo indicado para quem não pode fazer muito barulho durante a faxina.

 

 

Para quem é ideal

O Electrolux A10 Smart é indicado para quem está procurando o melhor aspirador de pó e água do mercado, e quer um produto que entregue o melhor custo benefício possível.

Ele conta com ótimo desempenho de sucção, tanto aspirando poeira, quanto aspirando líquidos. Além disso, tem conjunto de assessórios adequado, conta com recursos que garantem um manuseio confortável, e ainda tem preço muito competitivo.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

WAP GTW 10

A WAP é uma marca atuante a décadas no mercado brasileiro, e ganhou muita visibilidade por ser uma das primeiras a produzir lavadoras de alta pressão em escala comercial, sendo que o nome da marca até se tornou sinônimo para esse tipo de equipamento.

Mas o que muitos não sabem é que a empresa fabrica outras categorias de produtos, e tem em sua linha um excelente aparelho para quem está procurando o melhor aspirador de pó e água compacto, o GTW 10.

Principais diferenciais

O melhor compacto da atualidade

Um dos pontos negativos de uma parte dos pó e água é o tamanho. A maioria dos exemplares dessa categoria são grandes e pouco portáteis, o que acaba dificultando o manuseio e armazenagem para uma parte dos consumidores.

E esse é um dos principais diferenciais do GTW 10

Isso porque ele é um dos aparelhos mais compactos e leves da atualidade, possuindo somente 28 cm de largura e profundidade, e 38,5 cm de altura. Ele também é muito leve, pesando somente 3kg.

Aparelho compacto (Reprodução: olx.com.br)

Isso o torna a opção ideal para quem precisa de um equipamento que aspire líquidos, mas que não tem espaço suficiente para guardar um produto de tamanho padrão, e também para aqueles que não podem carregar peso.

Mesmo sendo compacto, esse WAP possui barril com 10 litros de capacidade, o que garante autonomia suficiente para um bom período de uso sem precisar esvaziar.

Aparelho pequeno, porém com boa autonomia (Reprodução: extra.com.br)

Potência acima da média

A potência é o fator que determina o poder de sucção de um aspirador. Na grande maioria dos casos, quanto mais potente, maior será a capacidade de sugar sujeira.

E esse é outro ponto em que o GTW 10 se diferencia bastante

Isso porque ele é mais potente que a média dos seus concorrentes da mesma faixa de preço, com 1400W. Essa força extra garante que esse aparelho será capaz de sugar facilmente sujeira sólida, líquidos, e até substâncias viscosas.

Potência acima da média da categoria (Reprodução: submarino.com.br)

Contras: O cabo elétrico do GTW 10 é curto se comparado com os principais concorrentes, com apenas 2 metros de comprimento.

Isso é contornável com o uso de extensões, mas pode representar um incomodo para consumidores mais exigentes.

Para quem é ideal

O WAP GTW 10 é indicado para quem procura qual o melhor aspirador de pó e água, e deseja um equipamento que seja ao mesmo tempo potente e compacto.

Seu peso e dimensões muito reduzidas o tornam bem portátil e garantem um manuseio confortável. Além disso, sua potência acima da média para a categoria o faz ser um aparelho coringa, que supre as necessidades da maior parte dos consumidores.

Tenha acesso à uma ótima oferta

 

 

Electrolux Flexn

Além de produzir a versão de melhor custo benefício do mercado, a Electrolux também se destaca por fabricar um bom aspirador de pó e água para uso doméstico: o Flexn.

Principais diferencias

Modelo mais flexível da atualidade

Aparelhos pó e água são desenvolvidos com foco na limpeza de áreas externas, que estejam sempre úmidas, com sujeira misturada à líquidos e lama. Por isso, eles não costumam contar com acessórios importantes para o uso doméstico.

Mas esse não é o caso do Flexn

Esse é um dos únicos modelos que contam com os mesmos acessórios de versões tradicionais domésticas, o que o torna a melhor opção para quem irá fazer mais uso interno do que externo no dia a dia.

Kit de acessórios diferenciado (Reprodução: shoptime.com.br)

Ele possui escova para todos os tipos de piso, bocal para cantos e frestas, bocal para estofados e dois tubos prolongadores, acessórios que o tornam capaz de sugar sujeira de diversas superfícies, o fazendo o modelo mais flexível do mercado atualmente.

Além de ter um conjunto diferenciado de acessórios, esse Electrolux também possui bom nível de potência (1400W), que permite que ele sugue diferentes níveis de sujeira e líquidos, proporcionando um desempenho de limpeza avançado.

Potência diferenciada (Reprodução: americanas.com.br)

Recursos diferenciados

Além de ter o conjunto de acessórios mais completo do seu segmento, o Flexn também se destaca por possuir recursos e características bem diferenciados, que o fazem entregar uma boa experiência de uso. Dentre eles, destacam-se:

Barril translucido: O barril desse Electrolux é transparente, o que permite que seu interior seja visualizado sem a necessidade de abri-lo.

Essa é uma característica que melhora consideravelmente a experiência de uso com o produto, já que elimina a necessidade de “checar” o volume interno de resíduos, e ainda garante que o aparelho irá trabalhar sempre com o potencial máximo de sucção.

Barril transparente: Saiba quando esvaziar (Reprodução: pontofrio.com.br)

Dreno de escoamento: Um dos pontos mais “chatos” na hora de utilizar um equipamento desse tipo é o esvaziamento do barril. Como no geral eles são grandes, virá-los na pia nem sempre é uma tarefa simples, e a chance de fazer bagunça é considerável, principalmente para os mais desastrados.

Mas os donos de um Flexn não tem esse problema

Isso porque ele tem um recurso que é simples, mas que elimina completamente a necessidade de virar o barril: um dreno na parte inferior. Para esvaziá-lo completamente, basta abrir esse dreno sobre um ralo ou canteiro de terra, sem fazer força para levantá-lo.

Escoamento facilitado (Créditos: homepedia.com.br)

Grande autonomia: Esse Electrolux conta com barril de 14 litros, o que o faz ter uma capacidade de estocagem de resíduos maior que a média de modelos domésticos.

Isso garante um período de uso mais longo sem precisar esvaziar, sendo mais um ponto que soma positivamente para a ótima experiência de uso que esse aparelho proporciona.

Barril de 14 litros: Maior autonomia (Reprodução: magazineluiza.com.br)

Rodas anteriores: Outro ponto de exclusividade do Flexn, que o diferencia dos concorrentes de forma positiva: o conjunto de rodas.

São duas grandes rodas na parte posterior, e uma 360º na frente, que funciona como guia. Esse esquema de rodízios facilita o uso em pisos frios, laminados, carpetes e tapetes, o que acentua seu caráter doméstico.

Rodas laterais: Maior mobilidade em diferentes superfícies (Reprodução: olx.com.br)

Contras: O Flexn é o modelo com mais acessórios e opções dessa análise, sendo completo para o uso residencial.

Porém, isso também faz com que ele seja o produto com as maiores dimensões, com 45,6 cm de altura e 39,5 cm de profundidade. Por isso, ele não é indicado para quem tem pouco espaço na lavanderia.

Para quem é ideal

O Electrolux Flexn é indicado para quem procura qual o melhor aspirador de pó e água, e deseja um equipamento flexível, que seja otimizado tanto para o uso residencial interno, como externo.

Seu conjunto de acessórios completo é quase uma exclusividade no segmento e sua potência de 1400W garante sucção forte. Além disso, seus recursos diferenciados, como barril translucido e dreno inferior o fazem entregar uma das melhores experiências de uso da atualidade.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

WAP GTW 20 Inox

Além de fabricar um dos melhores modelos compactos, a WAP também possui em sua linha uma excelente versão para quem está procurando um aspirador de pó e água profissional que tenha bom custo benefício: GTW 20 Inox.

Principais Diferenciais

Ideal para uso comercial

Equipamentos pó e água são muito bons para uso doméstico, mas onde eles realmente fazem a diferença é no uso comercial. Fazer a limpeza de estabelecimentos como lava-rápidos, hotéis, edifícios, escolas, hospitais e oficinas se torna muito mais rápido e prático com um aparelho desse tipo.

E dentre os modelos para uso comercial moderado, o GTW 20 é o que mais se destaca

Isso porque ele possui características avançadas, que o fazem ser “pau para toda obra”. Dentre seus principais recursos, destacam-se:

Robustez: O GTW 20 tem qualidade de construção muito acima dos principais concorrentes da mesma faixa de preço. Começando pelo barril de inox, diferencial do segmento, que garante resistência física e durabilidade maiores.

Acabamento em inox (Reprodução: olx.com.br)

Além disso, suas partes plásticas são feitas de um material forte e resistente, e seus assessórios também são projetados para o “trabalho duro”, possuindo encaixes e arremates firmes e de fácil manuseio.

Sucção poderosa: Esse WAP conta com 1600W de potência, o que o faz ser um dos aparelhos pó e água mais potentes da atualidade. Isso o torna capaz de aspirar sujeira de remoção mais difícil, assim como uma quantidade maior de líquido, deixando a superfície mais seca após ser aspirada.

Além da sucção, ele conta com função soprador bem forte, que permite que você o utilize para outros fins, desde tirar folhas secas do jardim, até acender a churrasqueira mais rapidamente.

Alta potência: 1600W permitem alto desempenho (Reprodução: youtube.com.br)

Barril de alta capacidade: Essa é a característica chave que torna esse equipamento ideal para o uso comercial padrão. Ao contrário da maioria dos concorrentes, que possuem barris de 10 litros, esse WAP conta com barril de 20 litros, que literalmente dobra sua autonomia.

Essa capacidade de acúmulo de líquidos e resíduos proporciona uma experiência diferenciada, já que garante um tempo de uso maior sem precisar esvaziar. Isso o torna o produto ideal se você precisa aspirar áreas extensas em pouco tempo.

Barril de 20 litros (Reprodução: americanas.com.br)

Mobilidade

Como vimos acima, o GTW 20 é indicado para quem procura um aparelho robusto, com características avançadas.

Mas não é por isso que ele se torna um “trambolho”

Mesmo possuindo bons recursos, ele ainda mantém dimensões bem razoáveis, pesando apenas 4 kg e medindo 35 cm de largura e 34,5 de profundidade. Soma-se a isso as rodinhas firmes, que facilitam o manuseio e dão mais estabilidade.

Estabilidade: Rodízios são bem projetados (Reprodução: casasbahia.com.br)

Essas características fazem com que o GTW 20 seja ao mesmo tempo forte, resistente, leve e portátil, o que o torna um dos melhores aspiradores de pó e água para faxinas pesadas.

Contras: Esse WAP possui fio elétrico de 2,5 metros. Como ele é um produto desenhado para uso em várias ocasiões, e não somente dentro de casa, esse comprimento deveria ser de 3,5 metros.

Esse é o tipo de contratempo fácil de se resolver com extensões, mas a marca deveria ter se atentado melhor a esse detalhe.

Para quem é ideal

O WAP GTW 20 Inox é indicado para quem procura um aspirador de pó e água potente, e deseja um aparelho para uso comercial moderado ou doméstico intenso, que seja “duro na queda”.

Sua construção em inox representa um ótimo diferencial de qualidade na categoria, sua potência de 1600W faz com que ele aspire líquidos e sólidos sem dificuldades, e seu barril de 20 litros garante excelente autonomia, o que melhora bastante a experiência de uso.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Bônus!

Como escolher um aspirador de pó e água? O Guia do Eletro te ensina!

Quais são as diferenças?

Esses equipamentos têm esse nome justamente pelo fato de poderem sugar tanto partículas sólidas, como também líquidos.

Isso acontece porque eles possuem uma estrutura mista, que funciona de forma diferente dependendo do tipo de sujeira que for ser aspirada. Por isso, antes de escolher o melhor aspirador de pó e água para o seu caso, confira suas principais utilidades:

Aspirar sólidos: Nesses casos, é necessário acoplar um saco coletor na parte de dentro do encaixe da mangueira, que irá recolher a poeira e outras partículas de forma mais efetiva.

Saco coletor: Necessário para aspirar sujeira sólida (Reprodução: mercadolivre.com.br)

Aspirar líquidos: Já para aspirar líquidos é necessário retirar o saco coletor do encaixe da mangueira, e deixar com que o volume caia diretamente no barril. Eles contam com filtros de poliuretano, que absorvem pequenas partículas sólidas que possam estar presentes nos líquidos.

Aspirar somente líquidos: Deve-se retirar o saco coletor (Reprodução: casadosoldador.com.br)

Posso aspirar sólidos e líquidos ao mesmo tempo?

Como vimos acima, para aspirar líquidos é necessário retirar o saco coletor do aparelho. É possível sugar grandes quantidades de poeira e líquidos ao mesmo tempo, porém não é aconselhável, já que a sujeira ficará misturada com a água, e irá lotar o filtro de partículas.

Por isso, o manuseio aconselhado é aspirar sólidos e líquidos separadamente. Se a sujeira estiver misturada à água, aspire sem o saco coletor acoplado.

Tem que limpar mais sujeira sólida do que líquida? Então confira análise dos 4 melhores aspiradores tradicionais!

Sujeira misturada á água ficar presa no filtro (Reprodução: homepedia.com.br)

Quais são as diferenças?

A principal (e mais óbvia) diferença para os modelos tradicionais é a capacidade de sugar líquidos. Mas existem outras diferenças, que devem ser levadas em conta antes de escolher o melhor aspirador de pó e água para o seu caso:

Tamanho e dimensões: Esses equipamentos, no geral, são maiores e mais pesados que versões tradicionais.

Rodízios: Em sua maioria, esses aparelhos possuem 4 rodinhas que giram em 360°. Isso acontece pelo fato da necessidade de mantê-los na posição vertical, que impede que a água do barril seja derramada.

Rodízios: Além da mobilidade, mantém o aparelho em pé (Reprodução: extra.com.br)

Ruído: Por terem cavidades grandes e ocas, eles são consideravelmente mais barulhentos que as versões convencionais. Por isso, esses produtos devem passar pelo teste do programa de etiquetagem nacional do Inmetro, que mede quantos decibéis eles emitem durante o funcionamento.

Se você está procurando um aspirador de pó e água silencioso, não esqueça de verificar essa informação antes da compra.

Selo ruído: Fique atento à essa informação se tem problemas com barulho (Créditos: wap.com.br)

Acessórios: Com algumas exceções, esses modelos têm menos acessórios se comparado às versões horizontais, contando normalmente com bocal para pisos, cantos e frestas, e tubos prolongadores.

Em quais casos eles são necessários?

Esses aparelhos são muito eficientes, mas não em todos os casos. Eles são indicados principalmente para quem precisa limpar áreas externas que ficam molhadas com muita frequência, e onde o uso de rodos não é eficiente.

Indicado para a limpeza de áreas externas (Reprodução: aftech.cl)

Áreas externas de chácaras, sítios ou casas de praia, locais onde são realizadas “tarefas molhadas”, como produção de comida, bebidas e artesanato são situações onde eles são eficientes. Também são uma boa solução para locais com ausência de ralos.

Se você faz somente a limpeza da casa, um aspirador do tipo horizontal ou vertical será uma escolha mais eficiente. Não compre um pó e água para secar o quintal ou o banheiro, porque a chance de você abandonar o produto com o tempo é alta.

Função soprador: Permite acender churrasqueiras (Reprodução: homepedia.com.br)

Um aspirador para duas funções

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para você que está procurando qual o melhor aspirador de pó e água. Agora é só definir o que mais se adequa às suas necessidades!

Até a próxima análise!