Análise Completa dos 4 Melhores Aspiradores de Pó Verticais Potentes (Setembro/2019)

Quem está procurando qual o melhor aspirador de pó vertical (vassoura elétrica) sabe que essa pergunta não é fácil de se responder.

Isso porque esse tipo de aparelho se popularizou muito nos últimos anos, com novas marcas e dezenas de novos modelos entrando no mercado, o que deixou a escolha do produto ideal mais difícil.

 

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

 

qual o melhor aspirador de pó vertical
Aspirador vertical: Melhor solução para limpezas rápidas e momentâneas (Reprodução: 123rf.com)

 

O Guia do Eletro mostra agora qual o melhor aspirador de pó vertical, passando por versões portáteis do tipo 2 em 1, sem fio, e de potência elevada!

 

 

 

Vamos aos melhores aspiradores de pó verticais do mercado:

 

 Philco
Rapid PH1100
Philco
Easy Clean
Electrolux
Ergorapido ERG22
WAP
Power Speed
[Celular/Tablet]

Arraste →
TipoVertical 2 em 1VerticalVertical 2 em 1Vertical
Potência1100W1000W700W2000W
Nível de ruído83 decibéis91 decibéis
79 decibéis86 decibéis
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA

ONDE COMPRAR

 

1. Philco Rapid PH1100: O melhor custo benefício

Aspirador vertical PH900

A Philco é uma das marcas de eletroportáteis mais tradicionais do mercado brasileiro. É raro encontrar pessoas que nunca tiveram ou usaram um aparelho da empresa.

E hoje a marca é a fabricante do modelo vertical mais vendido por aqui, o Rapid PH1100, uma ótima opção para quem procura qual o melhor aspirador de pó portátil, e deseja uma versão 2 em 1 que entregue um ótimo custo benefício.

Principais Diferenciais

O 2 em 1 com melhor custo benefício

O principal fator que faz o PH1100 ser o vertical mais vendido da atualidade é o seu excelente custo benefício.

Ele conta com recursos eficientes, ao mesmo tempo em que pode ser encontrado por preços muito atrativos em lojas online. Das principais características que fazem esse Philco ter esse custo benefício, destacam-se:

Bom nível de potência: O PH1100 é uma das boas opções para quem procura um aspirador de mão potente, já que ele possui 1000W.

Essa é a potência adequada para um modelo portátil/vertical, já que garante que o produto cumpra sua missão de ser um aliado para limpezas rápidas e momentâneas, como quando derrubamos comida na cozinha, ou quando os filhos fazem bagunça no tapete.

Boa potência (Reprodução: americanas.com.br)

Esse nível de potência também permite que ele seja capaz de aspirar diferentes níveis de sujeira, desde poeira a partículas sólidas, com eficiência e rapidez. Esse desempenho também faz esse Philco ser uma boa opção para quem procura o melhor aspirador de pó portátil para carros.

Bocal de qualidade: Uma das melhores características do PH1100. Seu bocal principal é duplo, o que permite que ele aspire diferentes tipos de superfícies de maneira eficiente, como pisos frios, tapetes ou carpetes.

Além disso, as rodas plásticas garantem um deslizar mais suave, o que deixa a faxina mais rápida, e contribui para um manuseio mais confortável.

Assessórios de qualidade (Reprodução: submarino.com.br)

Leveza e encaixes de qualidade: O PH1100 é um dos aparelhos mais leves da atualidade, pesando apenas 1,57 kg, com 45 cm de altura e 11 cm de profundidade.

Isso o torna o modelo ideal para quem tem problemas de postura ou limitações físicas, e não pode ficar carregando objetos pesados. Além disso, sua haste metálica e seu compartimento de resíduos contam com encaixe muito simples, o que contribui ainda mais para uma boa experiência de uso.

Robustez: Encaixes de qualidade (Reprodução: mercadolivre.com.br)

Filtro de ar eficiente

O PH1100 se destaca por possuir um filtro de ar realmente eficiente, o HEPA.

 

Filtro HEPA: Filtragem avançadas (Reprodução: casasbahia.com.br)

O filtro HEPA é um dos mais modernos da atualidade, sendo capaz de reter até 99,9% das impurezas presentes no ar, graças a sua tela composta por fibras de vidro que não deixam passar partículas maiores que 0,3 mícron (0,0003 milímetros).

Esse recurso garante que o ar expelido pelo produto estará livre de partículas potencialmente nocivas à saúde, o que contribui muito para esse Philco entregar uma experiência de uso diferenciada.

Compartimento de resíduos (Reprodução: mercadolivre.com.br)

Contras: Um ponto fraco comum de modelos verticais é a postura de uso para pessoas muito altas.

Como não existe regulagem da haste de metal, pessoas com mais altura terão que se curvar para utilizá-lo, o que com o tempo pode se tornar um incomodo.

Selo ruído:

Para quem é ideal

O Philco Rapid PH1100 é indicado para quem procura qual o melhor aspirador de pó portátil potente, que funcione também como vassoura elétrica, e que entregue o melhor custo benefício possível.

Sua potência de 1000W está na média do segmento e é adequada para o que o produto se propõe. Além disso, ele tem assessórios de qualidade, como seu bocal duplo de fácil movimentação, e é leve e ergonômico, o que proporciona um manuseio confortável.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

2. Philco Easy Clean: Melhor vassoura elétrica tradicional

Aspirador Vertical Philco Easy Clean

 

O Philco Easy Clean representa bem a categoria dos verticais, e é uma ótima opção para quem procura a melhor vassoura elétrica do mercado, e precisa de um equipamento mais robusto.

Principais Diferenciais

Uso prolongado sem precisar esvaziar

Vassouras elétricas, na maioria dos casos, são indicadas para limpezas rápidas do dia a dia. Isso se deve principalmente ao fato desses aparelhos possuírem reservatórios pequenos, o que torna necessário esvaziá-los mais de uma vez em faxinas muito extensas.

Mas no caso do Easy Clean essa situação é diferente

Ele é um dos modelos compactos com maior compartimento de resíduos da atualidade, com 2 litros de capacidade.

Compartimento de 2 litros (Reprodução: extra.com.br)

Dentre as principais vantagens que esse reservatório maior traz, duas se destacam:

Grande autonomia: Seu compartimento com 2 litros faz com que raramente seja necessário esvaziá-lo durante o manuseio.

Isso faz com que esse Philco entregue uma boa experiência de uso para quem precisa de um equipamento com maior autonomia.

Mais tempo sem esvaziar (Reprodução: youtube.com.br)

Filtro HEPA: Assim como o PH1100, o Easy Clean também possui o HEPA. Esse filtro é composto por fibras de vidro capazes de reter até 99,9% das impurezas do ar.

Esse elemento filtrante ajuda a manter a qualidade do ar ambiente, não importando a quantidade de poeira aspirada.

HEPA: Filtro mais eficiente da atualidade (Reprodução: olx.com.br)

Recursos diferenciados

Além de ter um dos maiores reservatórios do segmento dos compactos, o Easy Clean também se destaca por possuir recursos raros para sua categoria, que o diferenciam perante os concorrentes. São eles:

Regulador de potência: Muito raro entre vassouras elétricas, o regulador de potência permite aumentar ou diminuir a força de sucção.

Essa função é importante e muito útil no dia a dia, já que flexibiliza o manuseio para cada situação.

Regulador de potência: Personaliza o manuseio (Reprodução: youtube.com.br)

Quando se estiver aspirando superfícies delicadas, como pisos laminados, é possível reduzir a potência para evitar arranhões. Já para limpezas mais pesadas, com excesso de partículas finas, como areia ou serragem, é possível se obter máximo desempenho selecionando o maior nível.

Lâmpada guia: Outro ponto de destaque, fica posicionada na parte inferior do produto.

Ela facilita a localização da sujeira em cantos e frestas, e também em locais mal iluminados, como atrás de móveis e dentro de armários.

Lâmpada guia: Auxilia na localização da sujeira (Reprodução: shoptime.com.br)

Cerdas retrateis: Outra característica bem incomum no segmento dos verticais, são acionadas com o pé através de uma alavanca.

Essas cerdas auxiliam bastante na limpeza de pisos frios e laminados.

Confira um vídeo institucional com mais detalhes sobre o Easy Clean:

 

Contras: Um ponto fraco comum das versões verticais é a limpeza embaixo de móveis e objetos. Quase sempre é necessário abaixar-se muito para limpar embaixo de sofás, estantes e armários.

Nesse modelo essa desvantagem é um pouco mais acentuada, já que ele é mais largo que a média, devido ao tamanho do seu compartimento de resíduos, o que torna mais difícil encaixá-lo embaixo de alguns móveis.

Selo ruído:

Para quem é ideal

O Philco Easy Clean é recomendado para quem procura qual a melhor vassoura elétrica, e precisa de um produto mais robusto, que consiga encarar limpezas mais difíceis, mas que mesmo assim seja leve e compacto.

Isso graças ao seu compartimento de 2 litros, que permite maior tempo de uso sem precisar esvaziar, por sua boa potência (1000W), e pelos seus recursos diferenciados, como regulador de sucção, cerdas retráteis e lâmpada guia.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

3. Electrolux Ergorapido ERG22: Melhor aspirador vertical sem fio

Aspirador de pó vertical Electrolux Ergorapido ERG22

 

A Electrolux se destaca no segmento de eletroportáteis principalmente por fabricar aparelhos que inovam, trazendo características tecnológicas que facilitam a vida do consumidor.

E é isso que acontece com o Ergorapido ERG22, um equipamento 2 em 1 que inova em diferentes aspectos, sendo uma boa opção para quem procura o melhor aspirador de pó portátil, e deseja um produto moderno, com recursos diferenciados.

Principais Diferenciais

Sistema de sucção avançado

Um velho problema dos modelos tradicionais é a dificuldade de retirar sujeira impregnada da superfície, como restos de comida em pisos frios e pelos de animais em carpetes e tapetes.

Mas esse Electrolux tem um sistema que soluciona esse problema

Isso porque o bocal desse aparelho é motorizado. Ao invés de somente usar o ar para realizar a sucção, seu bocal possui uma escova giratória com cerdas grossas, que ajudam a arrastar a sujeira da superfície para dentro do reservatório de resíduos.

Bocal motorizado: Auxilia na remoção de pelos e sujeira seca (Reprodução: electrolux.com.br)

Esse sistema é especialmente útil para remover sujeira impregnada e excesso de pelos de animais.

Experiência de uso diferenciada

O Ergorapido ERG22 conta com recursos modernos, que deixam seu manuseio bem prático. Dentre eles, destacam-se:

Funcionamento sem fio: Para quem odeia os cabos de energia, esse produto é uma excelente opção.

Ele é o primeiro modelo doméstico com bateria de lítio vendido no Brasil, o que proporciona mais liberdade de movimentos, além de evitar que você tropece ou enrosque o aparelho nos fios, deixando o manuseio mais seguro.

Ausência de fios: Deixa o uso mais confortável (Reprodução: homepedia.com.br)

Modo 2 em 1: Esse Electrolux também é uma opção para quem procura o melhor aspirador portátil 2 em 1, já que seu motor pode ser desacoplado da estrutura principal, o fazendo ideal para aspirar móveis, objetos e interior de carros.

2 em 1: Também funciona como aparelho portátil (Reprodução: tudoazul.com.br)

Descanso em posição vertical: Outra exclusividade no seu segmento, o Ergorapido ERG22 pode ser deixado em pé sem nenhum apoio de forma segura, o que permite que você tenha as mãos livres sempre que desejar durante a faxina.

Bocal em 180°: Seu bocal de sucção pode virar em até 180°, o que dá muito mais flexibilidade para a limpeza de locais em que o movimento dos braços é limitado, como embaixo de mesas, móveis e objetos.

Bocal 180°: Acesso facilitado à locais difíceis (Reprodução: homepedia.com.br)

Silencioso: Aspiradores, no geral, são aparelhos bem barulhentos, muito devido ao alto nível de potência em que trabalham, e por sua estrutura ser oca. Por isso, quem não pode produzir ruídos acaba abrindo mão do produto.

Mas os donos de um Ergorapido ERG22 não tem esse problema

Esse é um dos equipamentos mais silenciosos da atualidade. Nos testes do Programa de Etiquetagem Nacional, esse modelo produziu apenas 79 decibéis, o enquadrando no nível 1 de emissão de ruído, o mais baixo na escala do teste.

Confira um vídeo institucional com mais detalhes sobre o Ergorapido ERG22:

 

Contras: O grande porém de versões sem fio é a duração de bateria, e com o Ergorapido ERG22 não é diferente.

Sua bateria de lítio aguenta 30 minutos, e seu tempo de carregamento é de 3 horas. Isso é suficiente para limpezas cotidianas, e para servir de suporte em limpezas extensas. Mas se você precisa de um produto para dar conta sozinho de faxinas pesadas, confira o próximo item dessa lista.

Selo ruído:

Para quem é ideal

O Electrolux Ergorapido ERG22 é indicado para quem procura qual o melhor aspirador de pó  vertical silencioso, e deseja um aparelho moderno, com recursos tecnológicos diferenciados.

Sua bateria dispensa cabos de energia, o que aumenta o conforto no manuseio, sua escova motorizada é muito eficiente para remover pelos e sujeira seca, e seu funcionamento silencioso o torna o produto ideal para quem quer produzir o mínimo de barulho possível.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

4. WAP Power Speed: Melhor aspirador vertical potente

Aspirador de pó vertical WAP Power Speed

 

A WAP é uma empresa muito reconhecida por fabricar equipamentos de limpeza pesada, principalmente lavadoras de alta pressão, sendo que o nome da marca foi por muito tempo sinônimo dessa categoria.

Mas a empresa também fabrica excelentes aspiradores domésticos, dos quais o que mais se destaca é o Power Speed, um modelo para quem procura qual o melhor aspirador de pó vertical potente, que de conta sozinho de faxinas pesadas.

Principais Diferenciais

O vertical mais potente do mercado

Sem dúvidas, o que mais se destaca no Power Speed é a sua excelente potência de 2000W. Isso o faz ser o aparelho vertical mais potente da atualidade, com poder de sucção muito acima da média de vassouras elétricas tradicionais. Essas versões ainda são pouco comuns no Brasil, mas são as mais populares nos Estados Unidos, tendo o nome de “Upright” por lá.

Vertical para limpeza pesada (Crédito: WAP)

Aliado a sua potência elevada, está a tecnologia de ciclone, que impede que os resíduos entupam a entrada do compartimento de poeira, fazendo ele trabalhar sempre com 100% da sua capacidade. Além disso, esse modelo possui uma escova motorizada, que ajuda a remover sujeira encrustada e pelos de animais.

Essa combinação de 2000W + tecnologia ciclônica + bocal motorizado fazem com que ele seja um dos únicos verticais que são indicados para quem quer um aparelho “pau para toda obra”, ou seja, que dê conta tanto de limpezas rápidas, como faxinas pesadas.

2000W: Alta força de sucção (Crédito: WAP)

Recursos diferenciados

O Power Speed também se destaca muito por ter recursos que são raridade na categoria das vassouras elétricas, estando presente em pouquíssimos concorrentes, o que torna sua experiência de uso muito diferenciada. Dentre os principais, destacam-se:

Mangueira extensível: Esse modelo conta com uma mangueira extensível, que vem com uma alça destacável para limpeza de locais altos, como móveis e cortinas.

Isso faz com que ele seja uma das únicas vassouras elétricas que podem ser usadas também como uma versão tradicional de mangueira, o que faz com que ele supra as necessidades de um número maior de consumidores.

Mangueira extensora: Flexibiliza muito o uso (Crédito: WAP)

Regulagem de altura: Esse WAP conta com 5 regulagens de altura para o bocal principal. Essa opção garante que seja possível aspirar tipos diferentes de superfícies de maneira eficiente.

Para pisos frios, como porcelanatos e lajotas, é possível aumentar a altura do bocal para evitar riscos. Já para carpetes e tapetes é possível reduzir a altura, para que seja possível remover a sujeira que fica presa na base dessas superfícies.

Bocal avançado: 5 regulagens + escova motorizada (Reprodução: dutramaquinas.com.br)

Diversidade de assessórios: Uma das limitações dos modelos verticais é a escassez de assessórios, muitos deles bem úteis no dia a dia.

E nesse ponto o Power Speed se diferencia bastante

Ele conta com 5 assessórios muito úteis, que o tornam mais eficiente para a limpeza de diferentes tipos de superfícies:

  • Alça extensora: Permite aspirar locais altos, como móveis e cortinas;
  • Bico canto: Bocal fino, ideal para limpar cantos e frestas;
  • Bico escova: Auxilia na remoção de sujeira de móveis e cortinas;
  • Bico estofado: Indicado para a limpeza de sofás, cadeiras, poltronas e almofadas

Confira um vídeo institucional com essas e outras características do Power Speed:

 

Reservatório de 3 litros: Esse WAP conta com compartimento de poeira com capacidade de 3 litros, a maior do seguimento.

Isso o faz entregar uma experiência de uso ainda mais agradável, já que exige menos idas ao lixo para esvaziar.

Contras: Uma das vantagens dos aparelhos verticais é a mobilidade e facilidade de guardá-los, devido ao tamanho reduzido. Por ser um modelo que foca em faxina pesada e potência, o Power Speed acaba abrindo mão dessas características.

Ele possui 34 cm de profundidade e 31 de largura, além de pesar 6,3 quilos. Por isso, não é indicado para quem precisa de um equipamento leve, ou não tem muito espaço para guardá-lo.

Selo ruído:

Para quem é ideal

O WAP Power Speed é indicado para quem procura qual o melhor aspirador de pó vertical potente, e deseja um aparelho que seja capaz de dar conta sozinho de limpezas rápidas, mas também de faxinas extensas e pesadas.

Sua potência de 2000W é o dobro da média da categoria, além de sua escova giratória e sua tecnologia ciclônica garantirem um excelente poder de sucção. Ele também conta com recursos muito diferenciados, como mangueira extensível, regulagem de altura das cerdas e reservatório de 3 litros.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Bônus!

 

Saiba o que é importante saber antes de comprar um aspirador de pó vertical

 

Em quais casos eles são indicados?

As versões verticais estão ficando cada vez mais populares, já que são produtos de custo reduzido se comparado aos modelos horizontais / pó e água.

Mas eles substituem totalmente os aparelhos tradicionais?

Quando deixamos cair algo na cozinha ou as crianças derrubam comida no tapete, temos a tendência natural de evitar esforço, e acabamos não recorrendo à aspiradores tradicionais, devido ao trabalho de montá-los.

Bagunças do dia a dia (Reprodução: revistagalileu.globo.com)

E é ai que os verticais se diferenciam

Esses modelos (com algumas exceções) são muito fáceis de começar a usar. Basicamente, é só tirar de onde está guardado, ligar na tomada e aspirar, resolvendo rápido o problema.

Mas então porque tantas pessoas criticam esses equipamentos nas avaliações de portais e-commerce?

Isso acontece principalmente por falsas expectativas. Muitos consumidores os adquirem para ser o único aspirador da casa, os utilizando em faxinas pesadas.

Mas como vimos na análise dos modelos, eles têm potência menor (média de 1000W), enquanto versões tradicionais possuem média de 1400W, o que naturalmente faz com que eles tenham desempenho de sucção inferior.

Versão horizontal: É indicado ter uma para faxina longas e pesadas (Reprodução: casa.abril.com.br)

Por isso, o indicado é ter uma versão vertical para urgências e pequenas limpezas, e outro aparelho horizontal para faxinas pesadas. Existem pouquíssimas vassouras elétricas que dão conta de trabalho intenso (Power Speed da WAP é uma delas).

Confira nossa análise detalhada sobre os melhores aspiradores de pó horizontais do mercado!

Vassoura elétrica: Para faxinas menores e mais rápidas (Reprodução: pinterest.com)

Quais são os tipos?

Existem basicamente 3 categorias de verticais:

Vassoura elétrica tradicional: Eram os mais populares no início, mas agora estão deixando de ser produzidos. São os equipamentos que funcionam somente no modo vertical, reproduzindo uma vassoura tradicional.

Ainda existem bons modelos dessa categoria, mas são minoria, e no geral possuem reservatórios maiores (Exemplo: Philco Easy Clean).

Vassoura elétrica tradicional (Reprodução: shoptime.com.br)

Aspirador 2 em 1: São os mais populares atualmente, sendo a junção da vassoura elétrica e do aspirador portátil.

O motor fica junto ao compartimento de sujeira lavável, que normalmente conta com filtro de ar e bocal de canto. Esses aparelhos vêm com alças metálicas ou estruturas vazadas, que os transformam em vassouras elétricas.

Vertical 2 em 1 (Reprodução: www.leguideaspi.fr)

Eles são os mais indicados para quem deseja um produto flexível, que possa ser usado em diversas situações. São muito bons para aspirar o chão, móveis e carros, o que também os tornam ideais para quem procura o melhor aspirador de pó automotivo.

Uprights: São novidade no Brasil, mas os modelos mais populares nos EUA. Perderam a essência da portabilidade em nome do desempenho, já que tem média de potência de 2000W. São indicados para quem quer ter somente um aparelho para realizar todo tipo de faxina.

Precisando de um aparelho para limpeza pesada? Então confira nossa análise das melhores lavadoras de alta pressão!

Uprights (Reprodução: familylivingtoday.com)

Fique ligado no barulho

Os aspiradores são os eletroportáteis que produzem o maior nível de ruído, podendo causar problemas para quem não pode fazer barulho, ou simplesmente incomodo para quem tem ouvidos mais sensíveis.

Barulho: Se não tolera, fique atento ao Selo Ruído (Reprodução: www.engeplus.com.br)

Por isso, eles foram incluídos no Programa de Etiquetagem Nacional, que visa informar ao consumidor o nível de ruído em decibéis que cada equipamento emite, numa escala que vai de 1 (mais silencioso) até 5 (menos silencioso).

Se você precisa de um aparelho que não faça muito barulho, é válido verificar essa informação antes da compra. Os fabricantes são obrigados a inserir o selo ruído na embalagem de seus produtos, e muitos deles incluem essas informações nos sites institucionais.

Selo Ruído (Reprodução: electrolux.com.br)

Seu faxineiro de todos os momentos!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para quem procura qual o melhor aspirador vertical do mercado. Agora é só escolher o que se encaixa às suas necessidades.

Até a próxima análise!