Análise Completa dos 4 Melhores Ferros de Passar Roupa a Vapor (Outubro/2019)

Se você está procurando qual o melhor ferro de passar roupa a vapor, já deve ter percebido que essa não é uma tarefa fácil de ser resolvida.

Isso porque esse é um dos eletroportáteis com mais versões no mercado, sendo que o excesso de opções acaba deixando a escolha do produto ideal mais difícil.

 

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

 

qual o melhor ferro de passar roupa a vapor
Ferro de passar: Um dos astros da lavanderia!

 

O Guia do Eletro indica agora qual o melhor ferro de passar roupa, passando por modelos que entregam bom custo benefício, além de aparelhos intermediários e avançados!

 

 

 

 

 

Vamos aos melhores ferros de passar roupa em 2019:

  • Arno Ultragliss FUA1: O melhor deslizamento
  • Philips Walita EasySpeed RI2147: O melhor em eficiência
  • Black & Decker AJ3030: O melhor custo benefício
  • Philips Walita PowerLife RI2995: O melhor em tecnologia

 

 Arno
Ultragliss FUA1
Philips
EasySpeed RI2147
Black & Decker
AJ3030
Philips
PowerLife RI2995
TipoCerâmica
Durillium
Cerâmica
Steamglide
Cerâmica
Ceramic Gliss
Cerâmica
Steamglide
PotênciaAté 2000WAté 2400WAté 2000WAté 2400W
Vapor contínuo/extra30g/min - 85g30g/min - 150gnão informado45g/min - 180g
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE
DETALHADA
CONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA
ONDE COMPRAR

 

 

Arno Ultragliss FUA1

A Arno é uma das marcas mais tradicionais do segmento de lavanderia, sendo que os primeiros ferros da empresa despertam lembranças da infância para muitas pessoas.

A marca foi adquirida pelo grupo francês SEB, mas ainda é referência nesse ramo, e hoje possui um ótimo produto para quem procura o melhor ferro de passar roupas: o Ultragliss FUA1.

 

 

Principais Diferenciais

Base de alta tecnologia

O FUA1 faz parte da linha Ultragliss, série de aparelhos da Arno que trazem a nova base Durilium Airglide.

Durilium Airglide: Base de última geração (Reprodução: magazineluiza.com.br)

O Durilium é feito de um material composto por uma cerâmica vitrificada com 2 camadas de esmalte enamel, que tem vários diferenciais se comparado às bases tradicionais.

Ele conserva o excelente deslizar e geração de calor uniforme da cerâmica, mas fornece uma resistência extra contra riscos e arranhões. Além disso, não deixa brilho excessivo em tecidos sintéticos, e conta com 64 saídas de vapor, que permitem distribuição mais uniforme.

64 saídas de vapor (Reprodução: magazineluiza.com.br)

Sistema anti-gotejamento

Um dos grandes problemas de aparelhos intermediários é o excesso de água que é derramado sobre as roupas, principalmente em temperaturas mais elevadas. Além de deixar o trabalho em frente à tábua bem mais demorado, isso pode causar manchas com o tempo.

Compacto e eficiente (Reprodução: pontofrio.com.br)

Mas esse problema não existe no Ultragliss FUA1

Isso porque ele conta com sistema anti-gotejamento eficiente, mesmo em altas temperaturas. Isso significa que você poderá passar os tecidos mais difíceis sem precisar se preocupar com manchas causadas por excesso de água.

Anti-gotejamento: Só molhe o tecido com o spray (Reprodução: magazineluiza.com.br)

Contras: O Ultragliss FUA1 é um aparelho bem completo, que entrega um ótimo custo benefício.

Porém um sistema de desligamento automático poderia ter sido adicionado a esse modelo, já que ele possui a maioria das especificações de concorrentes que também possuem esse recurso.

Para quem é ideal

O Arno Ultragliss FUA1 é indicado para quem procura qual o melhor ferro de passar, e deseja um produto confiável, que entregue recursos eficientes por um preço atrativo.

Sua base com tecnologia Durilium Airglide está entre as mais avançadas do mercado, proporcionando um deslizar suave com resistência à arranhões e amassados. Além disso, ele conta com recursos diferenciados para o seu segmento, como é o caso da tecnologia anti-gotejamento.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Philips Walita EasySpeed RI2147

Ao lado da Arno, a Philips Walita é a marca líder no Brasil, sendo uma das melhores opções para quem procura qual o melhor ferro a vapor.

A empresa detém algum dos modelos mais bem avaliados pelos consumidores, e o principal deles é o EasySpeed, um aparelho leve, eficiente, e com excelentes funções que facilitam o dia a dia.

Principais Diferenciais

Ótima produção de vapor

O vapor é o principal aliado na hora de passar roupa, já que ele é o responsável por expandir as fibras do tecido, deixando o alinhamento mais fácil e rápido. Por isso, quanto maior a capacidade de emitir vapor, melhor será a performance.

E nesse ponto, o EasySpeed se diferencia bastante

Isso porque, entre seus concorrentes da mesma faixa de preço, ele é o que tem a maior capacidade de emissão de vapor.

São 30g/min de vapor contínuo, aquele que é emitido de forma automática dependendo da temperatura selecionada, e 150g de vapor extra, que é obtido através do acionamento do gatilho.

Boa geração de vapor (Reprodução: americanas.com.br)

Isso faz desse Philips a escolha ideal para quem tem um volume alto de tecidos pesados, como jeans, sarja e linho, mas não quer ou não pode gastar mais em um modelo de categoria premium.

Boa experiência de uso

Além de possuir uma excelente capacidade de geração de vapor, o EasySpeed conta com recursos e características que proporcionam uma experiência de uso diferenciada. Dentre as principais, destacam-se:

Base com revestimento: A base cerâmica do EasySpeed possui revestimento protetor, que a protege de riscos e arranhões, evita o brilho excessivo nos tecidos e facilita a limpeza.

Essa base também conta com sistema anti-gotejamento, que evita que o excesso de água escape e molhe os tecidos enquanto estejam sendo passados.

Base revestida: Maior durabilidade (Reprodução: www.tafelberg.co.za)

Ergonomia: Esse Philips é um modelo bem dimensionado, nem muito leve, e nem muito pesado (1,1kg), que possui uma pegada agradável, e um cabo giratório 360° que permite movimentos em todas as direções.

Além disso, ele possui uma ponta fina de precisão tripla, que garante que você possa passar com facilidade áreas difíceis, como o espaço entre botões de camisas, bolsos e braguilhas de calças.

Conforto no manuseio (Reprodução: submarino.com.br)

Reservatório de 270 ml: Esse Philips conta com um dos maiores reservatórios de água entre os modelos da categoria intermediária, com 270ml.

Isso melhora a experiência de uso, já que permite que você utilize o aparelho por mais tempo sem precisar ir a pia encher o compartimento.

Reservatório com boa capacidade (Créditos: Philips)

Contras: O EasySpeed possui cabo elétrico menor do que a média de seus concorrentes. Por isso, é necessário utilizá-lo perto da tomada, ou recorrer à extensões.

Para quem é ideal

O Philips Walita EasySpeed RI2147 é indicado para quem procura o melhor ferro de passar roupa, e deseja um produto eficiente, com recursos úteis, que proporcione uma experiência de uso confortável.

Ele é bem ergonômico, e conta com capacidade de geração de vapor superior à maioria dos concorrentes diretos. Também conta com base cerâmica revestida e dimensões que garantem manuseio confortável.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Black & Decker AJ3030

A Black & Decker é uma das maiores marcas de eletroportáteis do mundo, tendo produtos nas listas dos mais vendidos em vários países.

No Brasil, um dos segmentos onde a empresa mais se destaca é o de lavanderia, e tem em sua linha um modelo para quem procura o melhor ferro de passar com bom custo benefício: o AJ3030.

Principais Diferentes

Excelente Custo Benefício

A principal vantagem do AJ3030 é ter características que proporcionam uma boa experiência de uso, e mesmo assim ter um preço muito atrativo. Isso o permite concorrer na categoria de entrada, onde predominam modelos de até R$ 120,00. Dentre esses recursos, destacam-se:

Base Ceramic-Gliss: Um dos pontos negativos dos aparelhos que possuem base cerâmica convencionais é o fato desse material dar brilho excessivo às roupas, principalmente em tecidos sintéticos.

E esse é um dos principais diferenciais desse Black & Decker

Esse modelo possui a tecnologia Ceramic Gliss, que garante o deslizar suave e contínuo da cerâmica, mas não gera brilho excessivo nos tecidos, mantendo as cores e opacidade originais.

Tecnologia Gliss: Evita o excesso de brilho (Reprodução: mercadolivre.com.br)

Salva-botões completo: Os produtos da categoria de entrada já contam com borda salva-botões, que impede que o aparelho estrague botões de calças e camisas. Mas na maioria das vezes essa estrutura está presente somente na ponta do equipamento.

E esse é outro diferencial do AJ3030 em relação aos seus concorrentes

Isso porque ele conta com borda elevada em toda a sua lateral. Esse recurso facilita muito o alinhamento de camisas e blusas, já que não é preciso fazer “malabarismos” para não despregar os botões das roupas.

Salva-botões completo (Reprodução: lojadomecanico.com.br)

Cabo anatômico com clip: O cabo de energia desse Black & Decker tem encaixe 360°, que se movimenta para todos os lados e evita que você tenha que passar por baixo do fio. Além disso, ele conta com um clip prendedor, que ajuda bastante na hora de guardar o aparelho.

Cabo anatômico: Maior liberdade no manuseio (Reprodução: youtube.com.br)

Grande autonomia de uso

Todos sabemos que passar roupa não é das atividades domésticas mais prazerosas que existem, por isso muitas pessoas deixam as peças acumularem, para passá-las de uma só vez e ganhar tempo.

Acumular roupas é uma estratégia comum (Reprodução: vimeo.com.br)

O problema dessa estratégia é que, no geral, temos que abastecer o compartimento de água várias vezes, o que tira o “embalo” do trabalho.

Mas os donos do AJ3030 não têm esse problema

Isso porque ele conta com um dos maiores reservatórios de água do mercado, com 470ml de capacidade. Isso garante que você não irá precisar parar constantemente para enchê-lo, o que deixa o trabalho em frente à tábua mais rápido e dinâmico.

Reservatório grande: Mais tempo sem completar (Reprodução: extra.com.br)

Além de ser grande, o reservatório desse Black & Decker é transparente, o que permite que você saiba quando o nível de água está diminuindo.

Contras: Por possuir um grande reservatório de água, e apresentar construção mais robusta, o AJ3030 é um dos modelos de entrada com maiores dimensões do mercado.

Por isso, ele não é a opção ideal para quem tem pouco espaço, ou faz questão de um aparelho compacto.

Para quem é ideal

O Black & Decker AJ3030 é indicado para quem procura qual o melhor ferro de passar, e deseja um produto que entregue o melhor custo benefício possível.

Mesmo tendo um preço de categoria de entrada, esse modelo conta com recursos que garantem uma boa experiência de uso, como base cerâmica que não deixa brilho, salva-botões em toda a lateral, e reservatório grande, que proporciona ótima autonomia.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Philips Walita PowerLife RI2995

Além de produzir um dos melhores ferros a vapor da categoria dos intermediários, a Philips Walita também se destaca por fabricar um modelo para quem deseja algo avançado, com recursos e funções diferenciados: o PowerLife RI2995.

Principais Diferenciais

Desempenho aliado ao conforto

Uma das características mais importantes de um ferro é a relação entre performance versus conforto. Aparelhos muito pesados proporcionam roupas mais lisas, porém também provocam dores e cansaço em quem os manuseia cotidianamente.

E o PowerLife possui uma das melhores relações nesse sentido

Isso porque ele não é muito leve, o que faz com que exerça um peso ideal para deixar os tecidos lisos rapidamente, mas também não é pesado ao ponto de causar dores ou desconfortos.

Dimensões equilibradas: Garantem bom desempenho (Reprodução: piknow.net)

Somado a isso está a base Steamglide, um revestimento de 5 camadas que proporciona um deslizar muito mais suave sobre os tecidos, o botão de vapor extra em forma de gatilho, e sua alça ergonômica texturizada, que deixa a pegada muito mais confortável.

Alça texturizada: Mais conforto ao manuseio (Reprodução: mercadolivre.com.br)

Recursos Eficientes

O PowerLife pertence a categoria premium, o que o faz possuir recursos que aumentam bastante sua eficiência, e que são difíceis de serem encontrados em segmentos de entrada. Dentre eles, destacam-se:

Vapor automático eficiente: Esse recurso dispensa a necessidade de acionar o botão de vaporização extra durante a passagem de roupas menos amarrotadas.

Basta escolher a temperatura para o tipo de tecido em questão, que o equipamento “percebe” a dificuldade de alinhá-lo e libera automaticamente a quantidade ideal de vapor.

Programações são bem eficientes (Reprodução: mercadolivre.com.br)

Função de autolimpeza de calcário: A água encanada das grandes cidades é altamente mineralizada, contendo substâncias que formam calcário no reservatório de água do aparelho. Ao longo do tempo, esse calcário pode se soltar e manchar os tecidos de forma permanente.

Para evitar isso, é necessário limpar esse compartimento de tempos em tempos, desligando a função de vapor, completando com água e elevando a temperatura ao máximo.

Design: Outro destaque do PowerLife (Reprodução: mercadolivre.com.br)

Mas os donos do PowerLife não precisam se preocupar com esse detalhe

Esse Philips Walita possui um sistema anti-calcário automático, que evita o acúmulo excessivo dessa impureza no reservatório de água. Esse recurso dispensa a necessidade de limpezas profundas, exigindo somente um “enxague” com o próprio sistema de aquecimento.

Calc-clean automático: Uma das opções do seletor (Reprodução: mercadolivre.com.br)

Vapor extra de 180g: Essa função serve principalmente para desenrugar e desamarrotar tecidos mais difíceis, como jeans e sarja.

O PowerLife se destaca por possuir excelentes 180g de vapor extra. Essa marca representa o dobro da capacidade de modelos mais populares, o que torna muito mais fácil e rápido o trabalho de alinhar aquela peça que ficou muito amarrotada.

Muito vapor extra: 180g para desamassar os vincos mais difíceis (Reprodução: shoptime.com.br)

Contras: Assim como outras marcas, a Philips Walita diz na descrição do PowerLife que ele pode ser usado para desamassar as peças no cabide.

Mesmo possuindo excelente desempenho na tábua de passar, os 180g de vapor extra ainda não são suficientes para alinhar roupas no cabide de forma satisfatória. Se o que você deseja é desamassar as peças sem tirá-las do armário, o ideal é adquirir uma vaporizadora.

Confira um vídeo institucional com mais detalhes do PowerLife:

Para quem é ideal

O Philips Walita PowerLife RI2995 é indicado para quem procura qual o melhor ferro de passar roupa a vapor, e deseja um produto de padrão mais elevado, que proporcione alto desempenho somado a conforto no manuseio.

Seu peso na proporção ideal faz com que ele alise os tecidos mais rapidamente e não cause cansaço ou dores. Já seus recursos avançados, como o vapor automático eficiente, pegada confortável e vaporização extra de 180g resultam em melhor performance e menos tempo em frente a tábua.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

Bônus!

 

Como escolher um ferro de passar roupa? Confira as dicas do Guia do Eletro!

 

Quais são os tipos?

O ferro de passar é um dos equipamentos residenciais mais antigos, com versões a brasa sendo utilizadas desde o século XVII. Desde a primeira patente de um aparelho elétrico, registrada em 1882, ele não parou de evoluir.

Um dos equipamentos residenciais mais antigos (Reprodução: museuestremoz.fandom.com)

Hoje, existem basicamente 3 tipos de ferros de passar domésticos:

Seco: As versões a seco são as mais antigas, com um design que a maioria das pessoas reconhece como sendo o “ferro da vovó”.

Hoje existem poucos modelos desse tipo, e no geral, são bem mais baratos. Só são indicados para quem tem pouco volume de roupas ou menos tecidos pesados, como jeans, sarja e linho.

Não são indicados para tecidos sintéticos, como o nylon, a lycra e o poliéster, por produzir brilho excessivo.

Ferro a seco: O ferro da vovó (Reprodução: casasbahia.com.br)

Ferro a Vapor: É disparadamente a versão mais popular. O primeiro modelo nasceu em 1926, e desde lá revolucionou a maneira como as pessoas cuidam de suas roupas.

E como o nome já diz, o grande diferencial desses equipamentos é o vapor. Através de um sistema que evapora a água, esses aparelhos deixam o trabalho de alinhar e desamarrotar tecidos muito mais fácil e rápido, sendo indicados para quem procura um ferro de passar potente.

Existem basicamente dois tipos de emissão de vapor:

Contínuo: É automático, e liberado conforme a água do compartimento é evaporada. É medido em gramas (g), sendo que, quanto maior, mais vapor é liberado.

Vapor contínuo: O que é liberado naturalmente (Reprodução: brasilescola.uol.com.br)

Vapor extra (vertical): É acionado manualmente através de um botão, e libera uma quantidade extra de vapor. É indicado para desamassar vincos e rugas mais resistentes.

Vapor extra ou vertical: O que é liberado através de um botão (Reprodução: www.dicasdemulher.com.br)

Ferros a Caldeira: São os modelos profissionais, usados em lavanderias comerciais. São ligados por uma mangueira a uma caldeira, e tem a capacidade de gerar quantidades elevadas de vapor contínuo, que facilita e agiliza o processo de passar roupa.

Caldeira profissional (Reprodução: www.eurotex.com.br)

A grande novidade dos últimos anos é que esse sistema de caldeira está sendo incorporado em versões domésticas, em menores proporções. Os aparelhos confiáveis dessa categoria ainda possuem preços bem elevados, mas a tendência é que fiquem mais baratos com o tempo.

Modelo doméstico a caldeira: Estão ficando mais acessíveis (Reprodução: pt.aliexpress.com)

Gostou do modelo acima? Confira o preço dele na Americanas!

Os tipos de base

Esse é o ponto mais importante de se analisar ao adquirir um ferro de passar bom, e o que mais gera dúvidas na cabeça dos consumidores.

Hoje, existem basicamente 3 tipos de materiais utilizados nas bases:

Alumínio: Foi o primeiro material utilizado em larga escala, estando presente nos primeiros modelos, já que é um metal leve, barato, e de fácil aquisição.

Ele desliza suavemente pelos tecidos, e tem boa propagação de calor. Porém, a grande desvantagem do alumínio é a baixa resistência física. Bases desse metal amassam e se deformam facilmente, principalmente quando usadas em roupas abotoadas.

Base de alumínio: Bom desempenho e baixa resistência (Reprodução: magazineluiza.com.br)

Aço Inoxidável: O aço foi o primeiro material utilizado na fabricação desses componentes. Hoje, as bases de aço são fabricadas com ligas inoxidáveis, que não produzem ferrugem.

A principal vantagem do aço inoxidável é a resistência física. Diferente das versões de alumínio, essas bases não deformam ou amassam com facilidade.

Entre as desvantagens, estão a baixa eficiência na produção e propagação de calor se comparadas às de alumínio, e ainda o fato de deixarem os aparelhos bem mais pesados.

Base de Inox: Alta resistência, mas menor deslizamento e maior peso (Reprodução: mercadolivre.com.br)

Cerâmica: É o material que revolucionou o mercado de ferros elétricos, sendo o responsável por popularizar esse produto para consumidores que não passavam roupa em casa.

Cerâmica: Desempenho somado à leveza (Reprodução: pontofrio.com.br)

O grande motivo da cerâmica ser o componente ideal para as bases é o fato dela proporcionar um excelente deslizamento em diferentes tipos de tecidos, gerar e propagar calor de maneira rápida e uniforme, e ainda ser muito leve, o que reduziu consideravelmente o peso dos aparelhos.

Esse material também é muito fácil de limpar, não deixa marcas nos tecidos, e ainda diminui os riscos de queimar a roupa, já que mantem o calor constante e bem distribuído por toda a sua superfície.

Facilidade de limpeza (Reprodução: eudonadecasa.com.br)

A cerâmica é mais resistente que o alumínio, mas ao contrário do aço inox, ainda é suscetível à arranhões e pequenos amassados. Por isso, os fabricantes investem em revestimentos que deixam esse material mais robusto e durável.

Dentre os revestimentos que protegem as bases dos melhores ferros de passar estão o Durilium, da Arno, o SteamGlide da Philips Walita, e o Ceramic Gliss, da Black & Decker.

Revestimentos: O Ultragliss da Arno é um dos mais famosos (Reprodução: Pinterest)

Cada uma dessas tecnologias tem seus próprios diferenciais, mas todas têm a mesma função principal: tornar as bases cerâmicas mais resistentes e duráveis.

O que é a tecnologia anti-calcário?

Ao procurar pelo melhor ferro a vapor do mercado é fácil notar que a maioria dos fabricantes colocam como diferencial de seus produtos o sistema anti-calcário (anti-calc).

Mas afinal, o que isso significa?

A água encanada das grandes cidades é altamente mineralizada, contendo substâncias que com o tempo podem formar o calcário, um tipo de rocha (sim, um pedra) que se acumula no compartimento de água dos aparelhos.

Calcário: Substância amarronzada, se acumula em locais onde existe água tratada (Reprodução: engiobra.com)

Com o tempo, o calcário pode se soltar e causar manchas na roupa, que são de difícil remoção.

Para evitar isso, é necessário limpar esse reservatório de tempos em tempos, desligando a função de vapor, enchendo o reservatório e elevando a temperatura ao máximo.

O sistema anti-calcário presente em ferros de passar modernos realiza esse processo de forma automática, exigindo somente uma limpeza simples do reservatório, que pode ser feita em intervalos maiores de tempo.

Sistemas anti-calc: De vários tipos, prolongam a vida útil do aparelho (Reprodução: omnispot.pl)

Fique de olho na conta de luz!

Junto com os chuveiros, o ferro é o equipamento doméstico que mais consome eletricidade, já que transforma energia elétrica em energia térmica, um processo que exige muito potência (W). A média fica entre 1000 a 1500W na voltagem 110V, e 1800 a 2300W na voltagem 220V.

O ferro é o eletroportátil que mais consome energia (Reprodução: www.megacurioso.com.br)

Por isso, é importante evitar que o aparelho fique ligado sem necessidade. Tente sempre passar as roupas de uma vez, sem grandes intervalos, já que após esfriar, o ferro gasta mais energia para esquentar novamente.

Precisando equipar a lavanderia? Então confira nossa super análise sobre qual o melhor aspirador de pó do mercado!

Seja consciente: Evite deixar o aparelho ligado sem necessidade!

Suas roupas sempre alinhadas!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para quem procura qual o melhor ferro de passar roupas a vapor! Agora é só escolher o que mais combina com o seu dia a dia na lavanderia!

Até a próxima análise!