Análise Completa dos 4 Melhores Ventiladores de Coluna do Mercado (Maio/2020)

Quem procura qual o melhor ventilador de coluna do mercado com certeza já percebeu que achar o produto ideal não é uma tarefa simples.

Isso porque esses aparelhos têm especificações bem diferentes entre si, com modelos que são indicados para diferentes perfis e necessidades.

 

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

 

qual o melhor ventilador de coluna
Ventilador de coluna: Um alívio para o calor (Reprodução: i.zst.com.br/)

 

O Guia do Eletro te mostra qual o melhor ventilador de coluna, através da análise completa de 4 modelos que atendem às necessidades de diferentes perfis de consumidores!

 

 

 

 

 Cadence
Ventilar Supreme
Britânia
Mega Turbo
Arno
Ultra Silence Force
Ventisol
New 60
[Celular/Tablet]

Arraste →
Vazão de ar1,071,001,410,91
Potência80W126W126W147W
Diâmetro hélice40374052
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA

ONDE COMPRAR

 

Antes da análise dos modelos, algumas informações que vão ajudar na escolha do produto ideal!

Já sabe tudo sobre esses aparelhos? Então vá direto à análise detalhada dos modelos!

Como identificar se um ventilador de coluna é bom?

Versões de pedestal ou qualquer outro tipo de ventilador costumam causar bastante controvérsia na avaliação por parte dos usuários. É fácil encontrar aparelhos que metade dos consumidores ama, e a outra metade odeia.

E isso acontece principalmente devido à falta de conhecimento no momento da escolha.

Existem 3 fatores chave que você deve checar antes da compra:

Capacidade de ventilação: É medida em m3/s, e determina a quantidade de vento que o aparelho é capaz de gerar. Nesse ponto a regra é simples, quanto maior o número, maior também a capacidade de ventilação.

Essa informação deve estar presente na etiqueta do Inmetro, que vêm colada no corpo do equipamento. Muitos fabricantes já colocam esse selo em seus sites, o que ajuda na tomada de decisão do consumidor.

Vazão de ar: Volume de vento produzido (Reprodução: stockphotos)

Potência: É o segundo fator principal que determina a capacidade de geração de vento. Exemplares com baixo nível de potência (até 100W) costumam ter motores menos eficientes, que geram menos rotação na hélice.

Existem aparelhos com potência inferior que são eficientes, e os de potência alta que por algum motivo não apresentam bom desempenho. Mas esses casos são a exceção. No geral, se você necessita de algo para ambientes maiores, opte sempre por versões com mais de 100W.

Mas também é válido lembrar: quanto mais potente, maior é o gasto energético!

Potência: No geral, quanto mais elevada, maior a velocidade de rotação (Reprodução: yotube.com)

Circunferência da hélice: Esse é um dos pontos que os consumidores não reparam na hora da escolha do equipamento, mas que no final faz muita diferença na performance.

Versões de menor circunferência (até 30cm) irão produzir rajadas de vento reduzidas e mais direcionadas. Esses modelos são indicados para ambientes menores, com pouco movimento.

Já aparelhos com hélices maiores (a partir de 40cm) produzem rajadas de vento mais largas, que abrangem áreas grandes, sendo indicados para ambientes com maior fluxo de pessoas.

Circunferência: Ponto importante, que poucos lembram (Reprodução: youtube.com)

As principais diferenças

No geral, os modelos de coluna possuem a mesma capacidade de ventilação das versões de mesa, porém presos a um pedestal.

Pedestal regulável (Reprodução: www.jornalminuano.com.br)

A principal vantagem desse aparelho é poder ser posicionado na altura dos ombros, fazendo com que a rajada de vento fique mais próxima ao tronco, cabeça e braços, áreas do corpo onde a sensação de calor é maior.

Eles são indicados principalmente para residências, pequenos comércios, pequenas indústrias, igrejas, e para qualquer local onde as pessoas permaneçam mais tempo em pé do que sentadas.

Altura dos ombros: Principal característica (Reprodução: www.skuvio.com)

O número de pás é importante?

Essa é uma questão que costuma gerar dúvidas entre os consumidores: Afinal, quanto mais pás, mais forte é o ventilador?

E a resposta para essa pergunta é: depende

A quantidade de pás é sim um ponto importante para a produção de vento, porque eleva a área de contato com o ar. Mas o fato de ter um número maior de pás por si só não garante que um modelo será melhor que o outro.

3, 4 ou 6 pás são os mais comuns (Reprodução: youtube.com)

Mas de maneira geral, é mais vantajoso adquirir equipamentos com mais pás, já que na maioria dos casos eles são as versões mais modernas que os fabricantes oferecem, possuindo as tecnologias mais recentes.

O barulho

Por último, existe outro ponto responsável por gerar o “conflito” de avaliações sobre ventiladores: o ruído.

E se tratando disso, realmente, existem algumas considerações a serem feitas. Equipamentos mais modernos, que tem o motor acoplado à estrutura da hélice normalmente são mais silenciosos que versões antigas, que possuíam estruturas “vazadas”.

Silêncio: Uma das características mais buscadas em um ventilador (Reprodução: www.tricurioso.com)

Essa categoria ainda não é obrigada a cumprir os testes de emissão de ruídos do Inmetro, que detalha através de uma escala (1 a 5) o barulho gerado pelo funcionamento. Mas no geral, os modelos mais vendidos atualmente já possuem construção mais moderna, que reduz a produção de ruído.

Agora que você já sabe como escolher seu produto, vamos à análise dos 4 melhores ventiladores de coluna da atualidade:

 

 

Cadence Ventilar Supreme 40cm

A Cadence é uma marca já muito consolidada no mercado de eletroportáteis brasileiro, mas o que poucos sabem é que a empresa também fabrica excelentes produtos do segmento de ar e ventilação.

E dentre eles, o que mais se destaca é o Ventilar Supreme, o melhor ventilador de coluna para quem está procurando um modelo que tenha um bom custo benefício.

 

 

Principais Diferenciais

Excelente custo benefício

Esse Cadence, é sem dúvidas, o aparelho que possui a melhor relação custo benefício da atualidade. Isso é possível graças a um conjunto de soluções eficientes, das quais destacam-se:

Ótima capacidade de ventilação: O Ventilar Supreme tem uma excelente vazão de ar se comparado aos seus concorrentes de mesma faixa de preço.

São 1,07 m3/s, que garantem uma boa quantidade de vento produzida, ideal para quem procura um ventilador de coluna potente, capaz de aliviar a sensação de calor excessivo de ambientes pequenos e médios.

Boa vazão de ar (Reprodução: youtube.com)

Eficiência energética: Mesmo possuindo uma boa capacidade de ventilação, esse Cadence não consome muita energia.

Seu gasto médio é de 0,08 Kw/h. Se você utilizá-lo por 1 hora diariamente durante todo o mês, terá um gasto de 2,38 Kw, o que é bem razoável em se tratando de aparelhos de ventilação.

Além disso, ele recebeu nota A nos testes do Procel, o que o colocou na faixa de produtos mais econômicos desse segmento.

Baixo consumo (Reprodução: americanas.com.br)

Silencioso: Mesmo contando com uma força de rotação bem alta, o Ventilar Supreme não é um aparelho barulhento.

Isso porque sua estrutura é muito firme, e o encaixe da hélice com o motor é lacrado, o que acaba reduzindo bastante o ruído.

Suporte de chão: Pesa mais pesada fica oculta, e da mais estabilidade (Reprodução: youtube.com)

Montagem facilitada

Muitos consumidores que procuram pelo melhor ventilador de pedestal acabam desistindo da compra quando percebem que a montagem desse tipo de produto pode ser complicada.

E esse é outro ótimo diferencial do Ventilar Supreme

Isso porque esse modelo tem montagem muito facilitada. Não é necessário usar chaves externas, já que todos os parafusos são presos por travas e encaixes.

Montagem simples e rápida (Reprodução: Mercado Livre)

Isso faz com que qualquer adulto possa montar o aparelho em pouco passos, todos descritos de forma clara no manual do proprietário.

Contras: Esse Cadence possui uma hélice muito eficiente para geração de vento, o que é um ponto bem positivo.

Porém, elas são da cor azul, o que pode causar certa estranheza em consumidores mais exigentes, que levam o design em conta na hora da compra.

Para quem é ideal

O Cadence Ventilar Supreme é indicado para quem busca pelo melhor ventilador de coluna, e deseja algo que entregue um ótimo custo benefício!

Ele possui boa vazão de ar, que da conta de ambientes pequenos e médios sem dificuldades. Além disso, gasta menos energia, é mais silencioso e fácil de montar que a maioria dos seus concorrentes de mesma faixa de preço.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Britânia Mega Turbo 40cm

A Britânia é outra marca já muito reconhecida no mercado de eletroportáteis e eletrodomésticos brasileiro, e que também está presente no segmento de ventilação.

E nesse setor a empresa se destaca por fabricar um dos modelos de pedestal mais vendidos da atualidade, o Mega Turbo.

Principais diferencias

Performance e estabilidade

Um dos grandes problemas de versões de pedestal é a falta de estabilidade. Por terem as partes pesadas suspensas (motor e hélice), podem acabar ocorrendo oscilações que geram ruído, ou em certos casos até a queda do aparelho.

Mas no caso desse Britânia, esse não é um problema

Isso porque esse modelo tem uma estrutura bem forte, com o pedestal e suporte de chão presos por parafusos fixos, que aguentam muito bem o peso. Além disso, o encaixe do tubo telescópio com o motor é bem firme, evitando com que a hélice caia durante o funcionamento.

Boa robustez (Reprodução: magazineluiza.com.br)

Mesmo contando com esse nível de estabilidade, o Mega Turbo ainda é um ventilador de coluna potente, com ventilação de 1 m3/s. Além disso, a boa robustez ajuda a reduzir o nível de trepidação, o que diminui significativamente o barulho produzido.

Design

O ventilador é um item que fica bastante visível na casa, o que faz com que muitas pessoas deem preferência para aparelhos com design atraente.

E esse é outro ponto que o Mega Turbo se destaca

Isso porque esse Britânia tem um dos melhores designs entre todos os modelos de pedestal disponíveis atualmente.

Design simples e elegante (Reprodução: youtube.com)

Suas pás são feitas de um plástico fosco bem discreto, sua grade possui vãos menores, e sua base é vazada, o que reduz a sensação de “trambolho” que outras versões de pedestal acabam causando.

Base vazada: Reduz a aparência de plástico duro (Reprodução: extra.com.br)

Contras: A grade do Mega Turbo tem um formato ovalado, que melhora o design e beneficia a distribuição do vento.

Porém, esse formato acaba dificultando um pouco o encaixe, e deixa sua montagem mais complicada.

Para quem é ideal

O Britânia Mega Turbo é indicado para quem procura qual o melhor ventilador de coluna, e deseja um produto que produza uma ventilação adequada, seja estável, durável, e entregue boa qualidade de construção.

Além disso, ele também é uma das melhores opções para quem procura um aparelho discreto, com design simples, que não altera em nada o visual da casa.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Arno Ultra Silence Force

A Arno é uma das empresas mais tradicionais no ramo de eletros para a casa no Brasil. Nos últimos anos, a marca vem revolucionando o mercado de ventilação no país, produzindo aparelhos muito diferenciados.

E esse é o caso do Ultra Silence Force, o melhor ventilador de coluna para quem está buscando um produto com excelente capacidade de ventilação e muito silencioso.

Principais diferenciais

Silêncio acima da média

O excesso de ruído é o principal motivo que acaba afastando as pessoas dos equipamentos de ventilação. Muitos não conseguem tolerar ambientes com barulho, principalmente na hora de dormir ou estudar.

E se você está procurando um ventilador de coluna silencioso, esse Arno é uma boa opção!

Isso porque o Ultra Silence Force é, sem sombra de dúvidas, o modelo mais silencioso da atualidade. Essa produção de ruído muito abaixo da média se deve principalmente à estrutura que liga a hélice ao motor desse aparelho.

Proteção acústica: Contato da hélice com o motor é lacrado (Reprodução: livelo.com.br)

Nesse Arno essa estrutura não fica exposta como em outros concorrentes, e sim envolta por uma capa plástica, estando complemente isolada, o que provoca o abafamento do ruído do seu motor.

Alta performance

Agora você deve estar se perguntando “certo, se o Ultra Silence Force é tão silencioso, não deve ser potente”.

E é nesse ponto que ele se destaca novamente

Esse aparelho possui vazão de ar máxima de 1,41 m3/s, muito superior se compararmos com a média do segmento. Essa capacidade aumentada garante maior alcance e intensidade de vento, fazendo com que a circulação de ar chegue a locais mais distantes da casa.

Eficiência: Grande geração de vento com mínimo ruído (Reprodução: livelo.com.br)

E uma das tecnologias que permitem esse bom desempenho é a Power Zone

Sistema patenteado pela Arno, consiste na modificação da estrutura da parte frontal da grade, lembrando o design de uma turbina de avião. Esse formato concentra a corrente de ar gerada pela hélice, o que diminui a dispersão e gera uma rajada de vento mais forte e direcionado.

Isso o faz ser o modelo mais indicado para quem deseja um ventilador de coluna potente e silencioso.

Boa regulagem de potência

O Ultra Silence Force também se diferencia na distribuição das suas 3 velocidades:

Força máxima: Libera a vazão máxima, indicada para ambientes grandes e dias de calor excessivo.

Força máxima: Libera a maior vazão de vento (Reprodução: pontofrio.com.br)

Ecofresh: Velocidade média, reduz em até 20% o consumo de energia se comparado à velocidade “força máxima”, sendo indicado para quem não quer ter surpresas na conta.

Ultra Silencioso: Velocidade mínima (não é o modo brisa). É a mais apropriada para a utilização noturna, já que produz nível muito baixo de ruído.

Confira um vídeo institucional, apresentando a versão de bancada do Ultra Silence Force (mesmas especificações).

Ultra Silencioso: Ideal para o momento da soneca (Reprodução: livelo.com.br)

Contras: Esse Arno conta com vazão de ar forte, mesmo na velocidade mínima (0,79 m3/s de acordo com testes do Procel).

Isso pode ser um problema para quem não gosta de ter a sensação de “vento passando”.

Para quem é ideal

O Arno Ultra Silence Force é indicado para quem busca pelo melhor ventilador de coluna, e deseja um produto moderno, que consiga aliar excelente performance de ventilação com baixíssimo nível de ruído.

Esse aparelho conta com uma das maiores capacidades de geração de vento (1,41 m3/s), e ainda tem várias melhorias estruturais, como a Power Zone, que ajudam bastante a aliviar a sensação de calor dos dias mais quentes.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Ventisol New 60cm

A Ventisol é uma das marcas mais tradicionais do mercado de ventilação brasileiro, se destacando principalmente por fabricar excelentes aparelhos para uso comercial e industrial.

E dentre eles, o que mais se destaca é o New 60, um dos melhores ventiladores de coluna para o uso profissional.

Principais diferenciais

Qualidade de construção

Equipamentos de ventilação para uso profissional devem ter como principal característica a robustez. Isso porque eles são mais “maltratados” em ambientes comerciais e fabris do que nas residências.

E nesse caso, o Ventisol New 60 se destaca bastante

Isso porque esse modelo conta com uma das melhores qualidades de construção do seu segmento. Dentre as características que o tornam um bom ventilador de coluna, destacam-se:

Grade de metal com pintura eletrostática: Além de ser feita de metal, o que já aumenta bastante a durabilidade da peça, sua grade também conta com pintura eletrostática, que ajuda a prevenir corrosão e mantém o aspecto de novo por mais tempo.

Grades com pintura especial (Reprodução: br.vazlon.com)

Hélices em plástico de engenharia: Esse tipo de material faz com que as hélices desse aparelho sejam muito mais resistentes se comparadas à um modelo doméstico.

Mesmo sendo bem fortes, essas pás são muito leves, o que desgasta menos o motor, prolongando bastante sua vida útil.

Pás ultra resistentes (Reprodução: olx.com.br)

Encaixes firmes e base larga: Os encaixes e parafusos desse Ventisol são muito bem projetados, e garantem firmeza e estabilidade, principalmente na hora de ajustar verticalmente a hélice.

Além disso, sua base é bem maior que as de modelos domésticos, e ainda conta com apoios laterais, que ajudam a dar mais estabilidade ao conjunto.

Robustez acima da média (Reprodução: olx.com.br)

Hélices avantajadas

Um dos pontos que fazem ventiladores terem performance menor em ambientes muito amplos é o baixo alcance da rajada de vento. Umas das razões para isso é que a maioria dos modelos convencionais tem pás com tamanho reduzido.

E esse é um dos diferenciais do New 60

Isso porque suas pás possuem 52 cm cada, e o diâmetro total de sua hélice é de 60 cm. Isso torna esse Ventisol um dos aparelhos com maior circunferência, o que permite que o vento gerado alcance uma área mais abrangente.

Hélice de 52cm: Maior alcance do vento (Reprodução: br.vazlon.com)

Isso o faz ser ainda mais indicado para o uso comercial, como em lojas, escolas, igrejas, restaurantes, indústrias, e outras áreas grandes.

Contras: Por ser um produto mais robusto, o New 60 possui um número maior de encaixes e parafusos que um modelo convencional, o que torna sua montagem um pouco mais trabalhosa.

Precisando de uma versão profissional que não ocupe espaço? Confira nossa análise dos melhores modelos de parede!

Para quem é ideal

O Ventisol New 60 é indicado para quem procura qual o melhor ventilador de coluna do mercado, e busca por um produto de uso profissional, que vai muito bem em comércios e pequenas indústrias.

Sua qualidade de construção é superior à média do segmento, o que o torna ideal para o “trabalho duro”, e sua hélice com pás de 52 cm garantem uma rajada de vento maior, alcançando uma área mais abrangente.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

Ventilação na medida!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para quem busca pelo melhor ventilador de coluna do mercado! Agora é só escolher o que melhor se adapta às suas necessidades no verão!

Até a próxima análise!