Análise Completa dos 4 Melhores Ventiladores de Mesa do Mercado! (Fevereiro/2020)

Quem está buscando qual o melhor ventilador do mercado já deve ter notado que essa não é das tarefas mais fáceis.

Isso acontece porque existem centenas de modelos disponíveis, de várias marcas, que possuem recursos e características bem diferentes, o que acaba causando dúvidas na hora da escolha.

 

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

 

qual o melhor ventilador de mesa
Ventilador: A principal “arma” dos brasileiros contra o calor (Reprodução: zoom.com.br)

 

O Guia do Eletro te mostra agora qual o melhor ventilador de mesa, através da análise completa de 4 versões que suprem as necessidades de grande parte dos consumidores!

 

Vamos aos melhores ventiladores do mercado!

  • Arno Ultra Silence Force: Ventilador potente e silecioso

  • Mondial Maxi Power: Melhor ventilador no quesito custo benefício

  • Mondial Turbo Force 8: Melhor ventilador de mesa potente

  • Arno Silence Force Repelente: Melhor ventilador com repelência

 

 Arno
Ultra Silence Force
Mondial
Maxi Power
Mondial
Turbo Force 8
Arno
Silence Force Repelente
[Celular/Tablet]

Arraste →
Vazão de ar1,41 m³/s0,76 m³/s1,14 m³/s1,23 m³/s
Tamanho/Pás40 cm/6 pás30 cm/6 pás50 cm/8 pás40 cm/6 pás
Potência126 W50 W150 W126 W
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA

ONDE COMPRAR

Antes, algumas informações chave para você aprender a comprar ventilador!

Já sabe tudo sobres esses equipamentos? Então vá direto à análise dos nossos modelos eleitos!

Quais são os tipos?

O ventilador é um dos produtos mais diversificados que existem atualmente. Para o uso residencial e comercial leve existem basicamente 4 tipos:

Ventilador de mesa: São os mais tradicionais, estando presentes na casa das pessoas há muito tempo.

Levam o nome “mesa” porque são muito leves e portáteis, e podem ser colocados em diversas superfícies, sem a necessidade de ficarem presos a um suporte ou local fixo.

Ventilador de mesa: O mais tradicional (Reprodução: blogdoanderson.com)

São indicados justamente para quem deseja um produto portátil, que possa ser movimentado com facilidade e colocado em qualquer ambiente. Se destinam principalmente para o uso residencial, mas podem servir também para estabelecimentos comercias com fluxo de pessoas pequeno.

Obs: Todos os modelos dessa análise são ventiladores de mesa.

Ventilador de Coluna: Também chamados de “torre”, possuem a mesma capacidade de geração de vento que as versões de mesa, porém presos a um pedestal.

Sua principal vantagem é o fato de poderem ser posicionados na altura dos ombros, fazendo com que a coluna de ar fique mais próxima da cabeça e braços, locais onde temos maior sensação de calor.

Ventilador de coluna: Melhores para locais onde se fica em pé (Créditos: stockphotos)

Ventilador de teto: No Brasil são produtos muito populares devido ao nosso clima tropical, e pelo fato também de serem muito mais baratos que um ar condicionado.

São indicados justamente para quem quer algo mais poderoso, que seja capaz de ventilar um cômodo todo por igual, e não quer gastar mais ou fazer reformas com aparelhos de ar condicionado.

Ventilador de teto: Ventilam por igual (Reprodução: construindodecor.com.br)

Está precisando de uma versão de teto? Então confira nossa análise de 4 modelos de teto excelentes!

Ventilador de parede: Por fim, temos o segmento que é mais presente em ambientes comerciais. Nessa categoria é comum vermos aparelhos mais “parrudos”, com grades de aço e estrutura metálica.

Essa construção robusta, com motores mais potentes, faz com que no geral as versões de parede produzam uma quantidade maior de vento, o que as torna muito comuns em locais de grande fluxo de pessoas.

Ventilador de parede: O mais indicado para ambientes comerciais (Reprodução: leilaoonline.net)

Como saber se um ventilador de mesa é bom?

Ventiladores, principalmente os de mesa e coluna, costumam ser o tipo de produto que gera bastante controvérsia em campos de review de lojas online. É comum encontrar modelos que metade dos compradores ama, e a outra metade simplesmente odeia.

E isso acontece principalmente pela falta de conhecimento na hora escolha

Existem 3 pontos principais para se checar na hora de procurar pelo melhor ventilador:

Vazão de ar: É medida em m³/s, e mostra o quanto de vento um aparelho é capaz de produzir. Aqui a regra é simples, quanto maior, mais capacidade de gerar vento.

Modelos de mesa e coluna eficientes costumam produzir de 0,7 a 1,2 m³/s. Já versões de parede e teto ultrapassam os 2 m³/s.

Vazão de ar (Reprodução: midiamax.com.br)

Mesmo sendo a especificação mais útil, ela também é a mais difícil de encontrar, já que na maioria dos casos só está presente na etiqueta do Inmetro, que não é obrigatória. Por isso, se essa informação não estiver disponível, fique mais atento aos detalhes abaixo.

Potência: A potência é outro indicativo da capacidade de geração de vento. Isso porque, modelos com potência mais fraca normalmente tem motores menos eficientes, que fazem as pás rodarem menos.

Existem casos de aparelhos com potência baixa que são eficientes, e de potência alta, que por algum motivo não tem bom desempenho, mas essas são as exceções.

Potência (Reprodução: youtube.com)

No caso de equipamentos de mesa e coluna, opte sempre por versões com 50 W ou mais. Já para teto e parede, o ideal é escolher algo com no mínimo 100 W. No geral, esses são os melhores ventiladores.

Mas lembre-se, quanto mais potência, maior o gasto de energia!

Tamanho do aro: Outra coisa que muitas pessoas simplesmente ignoram na hora de comprar seu produto, e que faz bastante diferença no desempenho: a circunferência do aro.

Modelos com aro pequeno (até 30cm) irão gerar uma coluna de vento mais estreita e direcionada. Eles são indicados para ambientes reduzidos, com pouco fluxo de pessoas.

Já versões de aro maior (a partir de 40cm) geram uma coluna de vento mais larga, que ocupa uma área abrangente, sendo capazes de refrescar mais pessoas de uma só vez.

Circunferência do aro (Reprodução: youtube.com)

O número de pás importa?

Outro ponto que gera dúvida nos consumidores na hora de procurar pelos melhores ventiladores: Afinal, quanto mais pás, melhor?

E a resposta é: Depende!

O número de pás é sim um fator importante para a geração de vento, já que aumenta a área de contato com o ar. Mas o fato de ter mais pás não garante que um aparelho será melhor do que o outro.

Número de pás: Aumenta a área de contato com o ar (Reprodução: harpyja.com.br)

Isso ainda vai depender de outros fatores, como a potência e a qualidade das peças. Um 4 pás que tenha um motor mais forte e estável poderá gerar mais vento do que um 6 pás com motor ineficiente.

Mas no geral, com exceção das versões de teto, é mais interessante adquirir modelos com mais pás, já que são os mais modernos, e contam com as tecnologias atuais dos fabricantes.

6, 8 e 4 pás: As versões existentes atualmente *esq para dir (Reprodução: g1.com.br) 

O barulho da discórdia

Por fim, temos outro motivo que causa a “guerra de opiniões” sobre aparelhos de ventilação: o barulho.

E nesse ponto, realmente, existe o que se discutir. Produtos mais modernos, que possuem o motor e o eixo da hélice lacrados costumam ser mais silenciosos que equipamentos de projeto antigo, onde esse eixo é aberto.

Eixo lacrado: Tecnologia ajudou a reduzir o barulho (Reprodução: shoptime.com.br)

Infelizmente esse segmento ainda não é obrigado a passar pelo teste do Inmetro, que através de uma escala de 1 a 5 mostra quantos decibéis os aparelhos produzem. Mas no geral, os de mesa e coluna mais vendidos já possuem a estrutura lacrada que reduz a emissão de ruído.

Se você quer fugir do barulho, evite versões muito baratas (até R$ 50,00 para os de mesa e até R$ 100,00 para os de coluna). Esses modelos normalmente possuem estrutura mais frágil, que começará a trepidar em menos tempo.

O barato que sai caro: Fuja de modelos muito abaixo do preço (Reprodução: foxlux.com.br)

 

Agora que você já sabe como comprar um ventilador, vamos à análise detalhada dos 4 melhores do mercado:

 

 

Arno Ultra Silence Force

A Arno é uma das marcas de eletro/eletrônicos mais antigas do Brasil, sendo que não é difícil encontrarmos aquela batedeira marrom na casa da avó (ainda funcionando).

E outro setor que a marca também sempre se destacou foi no de ventilação, sendo que hoje a empresa é reconhecida por fabricar alguns dos melhores ventiladores de mesa da atualidade, como é o caso do novo Ultra Silence Force (modelo 2020).

Principais diferenciais

Ventilador potente e silencioso!

Como já comentado acima, o barulho é a maior fonte de reclamação de donos de aparelhos de ventilação. Existem pessoas que são bem sensíveis à ruídos, e simplesmente não conseguem dormir ou ficar em ambientes com barulho.

E se você faz parte desse grupo, o Ultra Silence Force é a melhor opção!

Isso porque esse é, de longe, o ventilador silencioso mais eficiente do mercado. Essa produção de ruído muito abaixo da média é possível graças a estrutura que liga o motor à hélice desse equipamento.

Construção eficiente: Ruído é mínimo (Reprodução: magazineluiza.com.br)

No caso do Ultra Silence Force essa estrutura não fica à mostra como em outros modelos atuais, mas sim envolta por uma proteção plástica, ficando completamente lacrada, o que acaba abafando praticamente todo o ruído de funcionamento do seu motor.

Por isso, ele é uma excelente opção se você coloca o silêncio como principal característica de um aparelho de ventilação.

Aparelho pode ser usado em lugares que exigem silêncio (Reprodução: magazineluiza.com.br)

Excelente performance

Agora você deve estar pensando “bom, se o Ultra Silence Force é tão silencioso, não deve ser forte”.

E é ai que esse Arno se destaca mais uma vez

Esse modelo tem vazão de ar média máxima de 1,41 m³/s, muito superior à média para o segmento de produtos de mesa. Essa grande vazão garante maior intensidade e alcance de vento, o que faz com que a corrente de ar chegue a pontos mais distantes do cômodo.

Desempenho acima da média (Reprodução: magazineluiza.com.br)

E uma das grandes razões para esse desempenho é o sistema Power Zone™

Tecnologia patenteada pela Arno, a parte frontal da grade desse aparelho é inspirada em uma turbina de avião, concentrando a corrente de ar produzida pela hélice, o que reduz a dispersão e resulta em um vento mais forte e direcionado.

Essas características fazem desse modelo a melhor opção para quem quer um ventilador potente e silencioso.

Powerzone: Sistema que simula uma turbina de avião (Reprodução: pernambucanas.com.br)

Ajuste eficiente

O Ultra Silence Force também se destaca pela eficiência em que divide sua potência, em 3 velocidades:

Força máxima: De vazão máxima, ideal para ambientes maiores e dias de muito calor.

Ajuste de posição eficiente (Reprodução: magazineluiza.com.br)

Ecofresh: Velocidade mediana, economiza 20% de energia em relação ao modo força máxima, sendo ideal para quem não quer ter sustos na conta de luz;

Ultra Silencioso: Velocidade reduzida (mas que não chega a ser o “modo brisa”). Ideal para o uso noturno, já que é a mais silenciosa, produzindo nível de ruído quase insignificante.

Confira um vídeo institucional que mostra essas e outras características desse Arno:

 

Contras: O Ultra Silence Force possui vazão de ar razoável mesmo em sua velocidade mínima (0,79 m³/s segundo teste do Procel).

O que é um grande diferencial para os calorentos, pode ser demais para pessoas que não querem tanto vento assim. Seria ideal que a fabricante tivesse inserido uma quarta velocidade, o “modo brisa”.

Para quem é ideal

O Arno Ultra Silence Force é indicado para aqueles que buscam qual o melhor ventilador potente e silencioso, e desejam um produto já aprovado pelos consumidores, que entregue um desempenho de ventilação acima da média.

Esse modelo possui a maior capacidade de vazão de ar de sua categoria (1,41 m³/s), e conta com melhorias em sua estrutura, como a Power Zone™, que satisfazem até as pessoas mais calorentas.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Mondial Maxi Power

A Mondial é uma marca brasileira que tem grande destaque no mercado, principalmente pelo fato de fabricar aparelhos que tem o custo benefício como principal vantagem.

E esse é exatamente o caso do Maxi Power, um dos melhores ventiladores de mesa para quem precisa de algo eficiente e de custo baixo.

Principais Diferenciais

Excelente custo benefício

O Maxi Power é o modelo que entrega um dos melhores custo benefício entre os aparelhos de mesa na atualidade. Isso acontece porque ele possui algumas características que o tornam muito eficiente. Dentre elas, destacam-se:

Desempenho versus economia: Esse Mondial possui um motor pequeno, de apenas 50W. Em outros concorrentes esse número acaba não sendo suficiente para ventilar ambientes médios.

Mas a situação é bem diferente com o Maxi Power

Isso porque, mesmo tendo um motor menor, ele é muito eficiente. Isso o faz ser capaz de ventilar muito bem ambientes médios (até 10 m²), e ainda o faz ser muito econômico, com um gasto médio de 0,05 kw/h, o que representa metade do consumo de equipamentos maiores.

Motor pequeno, mas eficientes (Reprodução: amazon.com.br)

Boa qualidade de construção: Outro ponto que modelos mais baratos e menos potentes acabam pecando: a qualidade de construção. Normalmente as versões de entrada são frágeis, e acabam apresentando problemas ou quebrando precocemente.

E esse é outro ótimo diferencial do Maxi Power

Mesmo tendo custo reduzido, ele é bem robusto. Os plásticos utilizados na sua montagem são maleáveis e de boa qualidade, seus encaixes são firmes, seus arremates são lisos e não apresentam rebarbas, e o eixo do motor não range ou bate durante o funcionamento.

Qualidade de construção: Uma das melhores do segmento de entrada (Reprodução: amazon.com.br)

Tamanho: O Maxi Power tem dimensões bem reduzidas se comparadas a sua capacidade de ventilação.

São 51 cm de altura, 35 de largura, 28 de profundidade, e apenas 1,6 quilos. Essas dimensões o tornam um produto muito portátil, o que facilita na hora de guardá-lo ou levá-lo para viagens.

Essas características fazem do Maxi Power uma das melhores escolhas para quem quer um ventilador bom e barato!

Dimensões compactas: Portátil e leve (Reprodução: olx.com.br)

Um dos 6 pás mais acessíveis

Como já vimos acima, o número de pás pode sim representar uma melhora de performance, mesmo que não seja regra.

E no Maxi Power isso é um diferencial

As duas pás extras desse modelo são muito eficientes para gerar uma coluna de ar mais larga, o que causa uma sensação maior de vento. Além disso, ele é um dos 6 pás de menor custo atualmente, o que o torna um produto bem democrático.

O 6 pás de melhor custo benefício (Reprodução: kmdevantagens.com.br)

Contras: O botão de controle de velocidade do Maxi Power é um pouco duro nos primeiros usos. Essa é uma questão que tende a diminuir conforme o manuseio, mas pode representar uma chateação em um primeiro momento.

Para quem é ideal

O Mondial Maxi Power é indicado para quem procura o melhor ventilador pequeno e potente, e deseja um produto que entregue o melhor custo benefício possível.

Ele é um modelo de 6 pás com motor pequeno, mas muito eficiente, que entrega uma boa capacidade de ventilação com um consumo de energia baixo. Além disso, ele apresenta qualidade de construção adequada e dimensões compactas.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Mondial Turbo Force 8

Além de produzir modelos com excelente custo benefício, a Mondial também se destaca por fabricar aparelhos fortes, que tem no desempenho avançado suas principais vantagens.

E esse é o caso do Turbo Force 8, uma ótima escolha para quem procura qual o melhor ventilador potente, e deseja um produto com grande capacidade de ventilação.

Principais diferenciais

Potência acima da média

O Turbo Force 8 é o modelo de mesa mais potente do mercado brasileiro na atualidade, com 150W de potência.

150W: Potência acima da média (Reprodução: harpyja.com.br)

Isso o torna capaz de gerar uma quantidade de vento maior que versões de entrada, e o faz ser a melhor escolha para quem precisa de uma versão de mesa para ambientes grandes, com circulação de pessoas relevante.

Mas mesmo possuindo essa potência bem acima da média, esse aparelho não se torna barulhento. Ele produz certo ruído, porém em níveis bem toleráveis.

Bons níveis de ajuste (Reprodução: americanas.com.br)

Diferenciais exclusivos

A potência de 150W não é a única característica que faz o Turbo Force 8 ter desempenho de ventilação acima da média.

Existem outras 3 características chave que o ajudam a entregar essa excelente performance. Dentre elas, destacam-se:

8 pás: Esse é o único aparelho de 8 pás vendido no Brasil. Essa característica exclusiva permite que o Turbo Force 8 gere mais vento com menos rotações, o que aumenta consideravelmente sua capacidade de ventilação.

8 pás: Movimentação de mais ar (Reprodução: harpyja.com.br)

50 cm: Além de estarem em uma quantidade maior, suas pás possuem 50 cm cada, o que também é uma exclusividade no segmento de mesa.

O tamanho avantajado das pás gera uma coluna de vento mais ampla, permitindo que a ventilação alcance uma área maior do cômodo.

50 cm: Coluna de ar maior (Reprodução: harpyja.com.br)

Velocidade de oscilação: Mesmo sendo um produto bem maior que a média, sua velocidade de oscilação é bem adequada.

Isso faz com que o aparelho esteja sempre ventilando o cômodo por igual, sem deixar a sensação de que o vento “demora demais” para chegar em um determinado ponto.

Oscilação: Boa construção garante estabilidade (Reprodução: harpyja.com.br)

Esses 3 diferenciais fazem com que o desempenho do Turbo Force 8 seja bem avançado, o que o torna um produto “parrudo”, que da conta de ventilar muito bem ambientes médios (até 20 m²).

Contras: Por ter um motor muito potente, esse Mondial acaba sendo o exemplar que mais gasta energia nessa lista (0,150 kw/h)

Esse número ainda fica bem longe do gasto energético de um condicionador de ar, mas ainda assim pode representar alguma diferença na conta se o equipamento ficar ligado por horas a fio.

Para quem é ideal

O Mondial Turbo Force 8 é indicado para quem procura qual o melhor ventilador de mesa, e precisa de um produto com alto desempenho de ventilação, que seja capaz de dar conta de ambientes residenciais médios, com circulação de pessoas.

Sua potência de 150W, somado às suas 8 pás de 50 cm cada fazem com que ele seja capaz de gerar uma coluna de ar maior, mais forte e mais estável que aparelhos pequenos.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Arno Silence Force Repelente

Como já vimos acima, a Arno fabrica um ventilador silencioso e potente que é líder de vendas.

Mas a marca conseguiu ir além, e lançou a primeira versão com repelência do mercado, o Silence Force Repelente.

Principais Diferenciais

Ventilação + Repelência

O Silence Force Repelente foi um dos produtos mais inovadores do segmento de ar e ventilação nos últimos anos. Isso porque ele resolve dois problemas enfrentados pelas pessoas no verão: o excesso de calor e a presença de mosquitos.

Além de acabar com o incomodo gerado por esses insetos (como o zumbido noturno), esse recurso acaba protegendo a saúde de nossas famílias, já que ele também é eficiente contra o Aedes Aegypti, mosquito responsável pela transmissão da Dengue, Zika, e Chikunguya.

Eficiente contra o Aedes Aegypt (Reprodução: www.sme.goiania.go.gov.br)

Isso porque ele possui uma estrutura preparada para receber repelentes de tomada, aquelas garrafinhas que normalmente são ligadas a rede elétrica.

Porém, quando colocados nesse Arno, esses produtos se tornam muito mais eficientes, pelas seguintes razões:

Repelente líquido de refil: Mais eficiente no Silence Force (Reprodução: super.abril.com.br)

Alcance: Quando colocados somente na tomada, o alcance dos repelentes é mais restrito. Já quando acoplados no Silence Force a eficiência melhora muito, graças ao aumento da dispersão do líquido vaporizado pelo ambiente.

Duração: Quando colocados somente na tomada esses repelentes costumam durar em média 45 noites. Mas quando acoplados à esse Arno, sua duração média sobe para quase 70 noites, segundo testes realizados pela própria empresa.

Encaixe do repelente no Silence Force (Reprodução: casasbahia.com.br)

Flexibilidade: A Arno poderia ter fechado parceria com somente uma marca de repelentes, o que seria natural, e restringiria bastante as opções do consumidor.

Mas a marca foi justamente pelo lado oposto

Os engenheiros da empresa desenvolveram um encaixe universal, que permite que você utilize qualquer refil. Essa é uma das melhores características desse produto, já que permite que o consumidor escolha a marca que mais lhe agrade, ou a que estiver mais em conta.

O Silence Force Repelente foi por muito tempo exclusivo no mercado. Hoje ele já possui concorrentes, mas mesmo assim continua sendo a melhor escolha para quem procura um ventilador potente com função de repelência de mosquitos.

Possibilidade de escolher entre ventilação ou ventilação + repelência (Reprodução: extra.com.br)

Alta performance

Assim como seu “irmão” tradicional, a versão Repelente possui desempenho bem diferenciado de ventilação, contando com:

  • Funcionamento silencioso;
  • Grande capacidade de geração de vento;
  • 3 velocidades bem reguladas;
  • 4 posições verticais, com o exclusivo ajuste para o chão;
  • Montagem facilitada;
  • Sistema Power Zone que simula uma turbina de avião

Essas características, somadas à função de repelência, fazem esse Arno ser um dos aparelhos mais completos do mercado atualmente.

Aparelho completo (Reprodução: pontofrio.com.br)

Contras: Assim como o Silence Force tradicional, essa versão não possui uma velocidade de brisa. A primeira velocidade já é bem forte, o que pode ser um problema para quem não gosta de sentir a sensação de vento.

Para quem é ideal

O Arno Silence Force Repelente é indicado para quem procura qual o melhor ventilador de mesa, e deseja um produto com alto desempenho de ventilação e que tenha a função de repelência eficiente.

Ele tem todas as especificações da versão tradicional, com o extra de espantar mosquitos de forma muito satisfatória, o que evita o aborrecimento do zumbido e ainda protege a família de doenças graves, como Dengue, Zika e Chikunguya.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Ventilação 2.0!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para quem procura qual o melhor ventilador de mesa do mercado! Agora é só escolher a versão que mais atenda às suas necessidades no verão!

Até a próxima análise!