Análise Completa das 10 Melhores Fritadeiras Airfryer (Sem Óleo) – Maio/2021

Procurando pela melhor airfryer para comprar em 2021, e está encontrando dificuldades para achar o modelo ideal para o seu caso?

Sabia que isso é um problema comum entre os consumidores? Esses aparelhos são bem novos no mercado, e muita gente não sabe bem pra que eles servem ou como funcionam.

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

foto de exemplo da melhor airfryer do mercado
Airfryer: O aparelho multiuso da cozinha! (Reprodução: bicycling.com)

 

Te mostramos agora qual a melhor fritadeira airfryer do mercado, através da análise de 10 modelos divididos em 3 categorias diferentes:

 

 

 

Tabela comparativa da melhor airfryer por categoria:

Melhor AirfryerModelo / CategoriaOnde Comprar
Mondial AF-14
Intermediária
Midea Liva
Intermediária
Oster Multifuncional
Intermediária
Mondial AF-26
Intermediária
Cadence Cook Fryer
Custo Benefício
Arno CFRY
Custo Benefício
Agratto AFS-01
Custo Benefício
Philips Walita RI9217
Premium
Mondial AF-55
Premium
Philco Air Fry Oven
Premium

 

Análise da melhor airfryer da categoria intermediária:

As versões intermediárias são aquelas que vão de 3 a 4 litros, e de R$ 300,00 a R$ 500,00. Elas são produtos coringa, que vão satisfazer bem famílias pequenas e médias, de até 4 pessoas, e também solteiros e casais que querem usar bastante o aparelho. Vamos a elas!

Tabela comparativa:

 Mondial
AF-14
Midea
Liva
Oster
Multifuncional
Mondial
AF-26
[Celular/Tablet]
Arraste →
Capacidade3,2 litros4 litros3,2 litros4 litros
Potência1500W1500W1500W1500W
Timer60 min60 min30 min60 min
Temperatura80 a 200°C80 a 200°C80 a 200°C80 a 200°C
Dimensões (AxLxP)35 x 27 x 33 cm35 x 39 x 35,5 cm32,5 x 30,5 x 36 cm34,1 x 28,4 x 33,4 cm
Peso (aprox)5,1 kg5,5 kg5,2 kg4,2 kg
ONDE
COMPRAR

 

Mondial AF-14

A Mondial foi a primeira empresa brasileira a fabricar fritadeiras sem óleo. Hoje, a empresa tem alguns dos modelos mais reconhecidos pelos consumidores, como é o caso da AF-14.

Principais Prós:

  • A mais rápida entre as intermediárias;
  • Antiaderente de excelente qualidade;
  • Timer de 60 minutos.

Principais Contras:

  • Painel inox tem arremates mal finalizados;
  • Botão de abertura do cesto frágil;
  • Não possui enrola cabos.

A AF-14 é uma das mais vendidas do Brasil há no mínimo 8 anos, e esse sucesso todo não é a toa, já que ela tem ótimas características.

A primeira delas é o seu cesto. Ele tem excelente qualidade de construção, sendo bem firme, com a grade inferior grossa e resistente. O material antiaderente aplicado nessa peça é muito bom, o que facilita demais a limpeza e previne riscos e descascados.

Outro ponto que faz a fama da AF-14 é o seu desempenho. Ela possui 1500W, como a grande maioria das concorrentes, mas tem o diferencial de aproveitar quase toda essa potência para transformar a energia elétrica em circulação de ar quente.

Isso faz com que ela seja uma das mais rápidas na categoria das intermediárias, conseguindo finalizar 400 gramas de batata frita em até 20 minutos. Isso a torna uma excelente opção se você está sempre na correria, e quer algo para fazer refeições rápidas, mas mesmo assim saudáveis.

Outro bom diferencial dessa Mondial é o seu timer de 60 minutos, já que boa parte das concorrentes tem timer de 30 minutos. Isso faz com que você não precise ficar “cuidando” do aparelho, e vá fazer outras atividades enquanto o almoço fica pronto.

Foto Real:

Reprodução: Casas Bahia

Para quem é ideal: A Mondial AF-14 é indicada se você está procurando pela melhor airfryer e quer um produto “pau para toda obra”, que tenha acabamento satisfatório, com ótimo desempenho para a maioria dos alimentos e que termine os preparos rapidamente.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Midea Liva

A Midea é uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo, e por aqui está começando a ficar mais conhecida. E hoje a empresa tem uma excelente opção para quem procura qual a melhor airfryer: a Liva.

Principais Prós:

  • Design único e estiloso;
  • Desempenho satisfatório;
  • Manuseio confortável e seguro.

Principais Contras:

  • Livro de receitas bem fraco;
  • Rebarbas de plástico aparentes;
  • Cabo de energia curto (89cm).

A Liva começa a se destacar pelo seu design. Ela é bem diferente da média das concorrentes, que tem um formato mais oval. A Liva é mais alta e larga, mas menos comprida, o que pode resultar em economia de espaço na bancada da sua cozinha.

Além do formato diferente, ela também se destaca por ser bem bonita. Todas as suas peças são feitas de um plástico preto brilhante, com duas chapas brancas com desenhos de excelente qualidade, que estão até em colorido, o que é bem diferente para o seguimento.

Em relação a capacidade, possui 4 litros declarados pela Midea, que são mais que suficientes para famílias médias. Ela comporta 500 gramas de batata, 300 gramas de pão de queijo ou 700 gramas de frango/carne garantindo bom resultado final.

Em relação ao desempenho, ela não é a que mais se destaca nessa categoria, mas está dentro do padrão. Ela leva de 5 a 10% a mais de tempo para finalizar os alimentos do que está descrito no manual, o que é aceitável em se tratando de fritadeira sem óleo.

Outro ótimo diferencial desse modelo é a segurança. Sua base quadrada da uma estabilidade muito maior ao conjunto, sendo que você não precisa segurar na base quente para tirar e colocar o cesto, o que deixa o manuseio bem mais confortável.

Além disso, ela desliga automaticamente quando você tira o cesto, o que é ótimo se você for uma pessoa distraída, já que elimina as chances de esquecê-la ligada.

Foto Real:

Reprodução: Casas Bahia

Para quem é ideal: A Midea Liva é indicada para você que busca pela melhor fritadeira airfryer, e deseja um produto que tenha boa capacidade, uso muito confortável, com desempenho na média. Seu principal diferencial é o design.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Oster Multifuncional

A Oster é uma das principais marcas de aparelhos para cozinha nos EUA, e por aqui está ficando cada vez mais conhecida. Hoje a empresa já tem uma ótima opção para você que procura pela melhor fritadeira sem óleo: a Oster Multifuncional.

Principais Prós:

  • Melhor acabamento entre as intermediárias;
  • Acompanha forma de bolo e grelha na caixa;
  • Assa todos os lados do alimento por igual.

Principais Contras:

  • Botão do cesto duro, prejudica o acionamento;
  • Grade do cesto frágil, dobra com facilidade;
  • Chaminé traseira muito quente (chega a 160°C).

Ela é o primeiro modelo da marca por aqui, mas já é uma das mais vendidas e bem avaliadas.

O primeiro ponto que faz essa Oster se destacar é o acabamento. Começando por uma chapa de inox escovado que cobre toda a sua parte superior, o que dá mais resistência e confere um design mais elegante.

Seus seletores têm qualidade bem acima da média. São muito bem encaixados e firmes, o que dá a sensação de robustez. Outro diferencial é que as marcações ficam pintadas no botão, e não fora, o que evita que você tenha que ficar abaixando para ver a temperatura ou o timer.

Sua gaveta também é outro ponto muito bem projetado. A alça de apoio é bem distante da cuba, o que evita que você sinta o incomodo do calor quando for retirar o cesto.

Em relação ao desempenho, ela cumpre bem o seu papel. É um dos modelos intermediários que entregam resultado mais uniforme. É comum que esses aparelhos tostem mais um lado do alimento do que outro, mas esse não é o caso dessa Oster, que assa por igual.

Foto real:

Reprodução: OLX

Para quem é ideal: A Oster Multifuncional é indicada para você que procura pela melhor airfryer do mercado, quer um aparelho de capacidade média, que tenha excelente acabamento geral, garanta um manuseio confortável e prepare alimentos de forma bem uniforme.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Mondial AF-26

Além de fabricar um dos modelos mais famosos e vendidos até hoje, a Mondial também se destaca para quem está procurando qual a melhor airfryer mondial e quer um produto mais moderno: a AF-26.

Principais Prós:

  • Painel touchscreen com recursos diferenciados;
  • Excelente acabamento;
  • Preparo rápido e eficiente;

Principais Contras:

  • Desenhos da alça apagam facilmente;
  • Capa da alça desencaixa com facilidade;
  • Indicadores luminosos opacos;

O grande diferencial da AF-26, sem dúvidas, é o seu painel digital touch. É muito difícil ver uma fritadeira sem óleo sensível ao toque, não é mesmo? Mais raro ainda na categoria intermediária.

O painel touchscreen da AF-26 tem alguns recursos bem diferentes. Começando pelas receitas pré-programadas.

Ela possui 7 opções de pratos, e basta escolher no painel o alimento que você vai preparar, sem se preocupar em selecionar a temperatura ou tempo (respeitando as quantidades do manual). As programações são bem populares, e quebram um galho no dia a dia:

  • Batata frita congelada;
  • Nuggets;
  • Frango;
  • Carne;
  • Peixe;
  • Pão de Queijo;
  • Bolo;

Além dessas pré-programações, o painel touchscreen também traz a vantagem de ajustar o tempo de preparo de 1 em 1 minuto, o que é bem difícil de acertar em um botão tradicional. Isso te ajuda a achar a duração exata de cada receita.

Em relação ao desempenho, é muito próximo da AF-14. A AF-26 é muito eficiente no uso da potência, o que garante alimentos prontos em um tempo muito próximo do que está descrito no manual.

Além disso, ela tem excelente qualidade de construção, uma das melhores entre modelos Mondial. Sua chapa de inox cobre toda a parte superior, o que dá mais resistência. Todos os seus encaixes são muito bem feitos, com poucas frestas.

Por fim, temos que falar do design. Esse painel deixa esse aparelho muito diferente, com um ar de sofisticação elevado, parecendo uma versão premium. Isso faz dela uma excelente opção se você gosta de produtos que deixem a cozinha mais estilosa.

Foto Real:

Reprodução: OLX

Para quem é ideal: A Mondial AF-26 é indicada se você procura qual a melhor airfryer, e está querendo um produto moderno, que tenha um recurso bem diferenciado (painel touch), e que conte com excelente acabamento e um lindo design.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Análise da melhor airfryer da categoria custo benefício

As versões da categoria custo benefício são aquelas que custam até R$ 300,00 em média. Elas são aparelhos pequenos, que não passam dos 3 litros, e são indicadas para solteiros, ou casais com no máximo 1 filho, e para quem vai usá-las bem de vez em quando. Vamos a elas!

Tabela comparativa:

 Cadence
Cook Fryer
Arno
CFRY
Agratto
AFS-01
[Celular/Tablet]
Arraste →
Capacidade2,6 litros1,6 litros2,5 litros
Potência1250W1030W1270W
Timer30 min
30 min30 min
Temperatura80 a 200°C80 a 200°C80 a 200°C
Dimensões (AxLxP)31 x 28 x 34 cm35,5 x 25 x 25 cm37 x 30,7 x 30,7 cm
Peso3,6 kg2,8 kg3,9 kg
ONDE
COMPRAR

 

Cadence Cook Fryer

A Cadence é uma das principais marcas brasileiras em eletros para a cozinha, e se destaca por fabricar produtos do tipo “bom e barato”. E esse é o caso da Cook Fryer, uma ótima escolha se você procura pela melhor airfryer em custo benefício.

Principais Prós:

  • Melhor desempenho entre as de baixo custo;
  • Acabamento adequado;
  • Manuseio seguro e confortável.

Principais Contras:

  • Grelha é solta na cuba;
  • Botões todos em plástico simples;
  • Marcações de temperatura muito pequenas.

O grande diferencial da Cook Fryer é ser o modelo de baixo custo com melhor desempenho no mercado. Assim como suas concorrentes da categoria de entrada, ela tem potência mais baixa, de 1250W.

Mas isso não é um problema nesse caso

Isso porque ela utiliza quase toda essa potência para seu funcionamento. Isso acaba resultando em preparos mais rápidos. Ela é capaz de terminar 400g de batatas congeladas, nuggets, ou frango em 25 minutos, a 200°C.

Isso a faz chegar bem perto dos modelos mais caros, mas com a grande vantagem de ter um custo baixo e gastar menos energia elétrica, já que é menos potente.

Em relação ao acabamento, fica no padrão das versões de baixo custo. Ela não tem cesto encaixado no pegador, e sim uma grelha que fica solta dentro da cuba. Todos os botões são feitos de plástico mole, e não possui detalhes em inox.

Porém, todos os encaixes são muito bem feitos, com poucas folgas. Mesmo sendo leve (3,6kg), ela é bem estável, e não balança muito quando se retira e coloca o cesto, o que aumenta a segurança no uso.

Foto Real:

Reprodução: Extra

Para quem é ideal: A Cadence Cook Fryer é indicada para você que está buscando pela melhor airfryer boa e barata, mas faz questão de um produto que entregue bom resultado final no preparo dos alimentos, e que tenha acabamento adequado.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Arno CFRY

A Arno é uma das marcas mais tradicionais no mercado brasileiro. Com certeza você já teve ou usou um equipamento da empresa. E hoje ela tem algumas das melhores fritadeiras em custo benefício, como é o caso da CFRY.

Principais Prós:

  • A mais compacta do mercado;
  • Rápida no preparo de pequenas porções;
  • Gasta pouca energia elétrica.

Principais Contras:

  • Baixa capacidade (1,6l);
  • Solta cheiro de queimado nos primeiros usos;
  • Botão de temperatura pouco preciso.

A CFRY é a fritadeira sem óleo mais compacta da atualidade. Ela continua sendo alta (35,5 cm), mas é bem estreita, com um formato redondo que tem apenas 25 cm. Para você ter uma ideia, a que mais se aproxima nessa lista é a AFS-01, com 30,7 cm.

Isso significa que você vai poder guardar essa Arno literalmente em qualquer lugar da cozinha. Ela cabe em cantos de armários, prateleiras, até em gavetões. Ou seja, espaço não vai ser o problema.

Falando sobre desempenho, ela tem somente 1,6 litros, ou seja, tem capacidade limitada. Por isso, é um produto para porções pequenas. Se você colocar quantidades muito grandes ou empilhar alimentos no cesto, ela não vai entregar um resultado uniforme.

Mas colocando as quantidades máximas indicadas no manual ela vai muito bem. Por ser menor, o ar tem menos espaço para circular, o que o concentra mais em volta do alimento. Isso a faz ser muito boa para requentar comida ou preparar congelados.

Em relação ao acabamento, ela não deixa a desejar. É toda coberta por um plástico preto brilhante de boa qualidade, com encaixes sem frestas. Um ponto negativo é seu botão de temperatura, que é um pouco mole e não muito preciso.

Outro ótimo diferencial da CFRY é ser uma das únicas do mercado a não ter tomada de 20 amperes, que é aquela de pinos mais grossos. Ou seja, com ela você não vai precisar trocar de tomada.

Foto Real:

Reprodução: OLX

Para quem é ideal: A Arno CFRY é indicada se você está procurando pela melhor fritadeira sem óleo, e deseja um produto compacto, que caiba em qualquer cozinha, mas que tenha ótimo desempenho, sendo perfeita para solteiros ou casais com no máximo 1 filho.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Agratto AFS-01

A Agratto é outra marca brasileira pouco conhecida pelo grande público, mas vem se destacando por fabricar bom produtos da categoria de entrada. E o principal deles é a AFS-01, uma boa opção se você está procurando a melhor fritadeira airfryer boa e barata.

Principais Prós:

  • Cesto preso a alça;
  • Fundo vazado, melhora o desempenho;
  • Gasta menos energia.

Principais Contras:

  • Não possui antiaderente;
  • Botões podem confundir;
  • Rede de assistência limitada.

O primeiro diferencial da AFS-01 é a experiência de uso. Isso porque ela é um dos únicos modelos de baixo custo que possui o cesto preso ao pegador, e não somente à cuba.

Esse é um recurso que ajuda muito no dia a dia da cozinha, já que com ele você pode levar os alimentos diretamente para servir, sem precisar ficar pegando um por um de dentro da cuba.

Outro ponto bem legal da AFS-01 é sua performance. Ela tem uma potência reduzida, assim como as outras da categoria de entrada, mas possui cesto com fundo vazado, que permite uma circulação de ar mais completa. Isso a faz ser bem rápida para preparos em geral.

O microondas é uma alternativa a airfryer! Confira nossa análise dos melhores microondas em 2021!

Seu acabamento é ok. Uma chapa cinza reveste toda a parte frontal, o que melhora o design. Seus botões são pintados na mesma cor, mas a posição dos marcadores de temperatura e timer pode confundir na hora do uso.

Importante: É comum ver reclamações de que a AFS-01 descasca nos primeiros usos, ou até cria ferrugem. Esse produto não tem antiaderente, seu cesto é somente pintado.

Para evitar essa situação, você precisa esperar o cesto esfriar por completo, e nunca usar a parte verde da bucha ou esponja de aço. Se você limpar com esse cuidado essa peça vai durar bastante e sem ferrugem.

Foto real:

Reprodução: Pinterest

Para quem é ideal: A Agratto AFS-01 é indicada se você está procurando pela melhor airfryer em custo benefício, e quer um produto bem barato com desempenho bom e acabamento aceitável. É necessário ter cuidado na hora da lavagem para que o cesto não descasque.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Análise da melhor airfryer top de linha

As versões premium são aquelas que custam a partir de R$ 500,00 em média, e tem capacidade a partir de 5 litros (exceção Philips Viva, que tem 2,2 litros). São indicadas se você mora com 4 ou mais pessoas, ou usa a fritadeira sem óleo para cozinhar praticamente tudo. Vamos a elas!

Tabela comparativa:

 Philips Walita
RI9217
Mondial
AF-55
Philco
Air Fry Oven
[Celular/Tablet]
Arraste →
Capacidade2,2 litros5,5 litros11 litros
Potência1425W1900W1700W
Timer30 min60 min60 min
Temperatura80 a 200°C80 a 200°C80 a 200°C
Dimensões (AxLxP)31 x 28 x 38 cm37 x 33 x 33 cm38 x 32,4 x 35 cm
Peso5,4 kg5,2 kg6,1 kg
ONDE
COMPRAR

 

Philips Walita Viva

A Philips Walita foi a empresa que criou a airfryer doméstica, e por muitos anos foi a única a vender esse tipo de produto. Hoje a marca já tem vários concorrentes, mas mesmo assim continua fabricando uma das melhores fritadeiras sem óleo: a Viva.

Principais Prós:

  • A que chega mais perto do sabor de alimentos fritos;
  • A mais rápida do mercado;
  • Assa os alimentos por igual, sem precisar ficar mexendo;

Principais Contras:

  • Preço 2x maior que as concorrentes;
  • Baixa capacidade;
  • Timer de apenas 30 min.

A Philips Viva é o modelo a mais tempo no mercado, e uma das mais vendidas até hoje.

Em relação ao acabamento, ela tem design simples e minimalista, com um corpo bem ovalado. Não conta com detalhes em inox, e nem tem luzes de indicação de “ligada” e “aquecendo”. Os seus dois botões são embutidos, sendo que o de temperatura tem um encaixe um pouco frouxo.

Em relação ao cesto, ela possui aproximadamente 2,2 litros de capacidade, o que fica abaixo da maioria das concorrentes. Seu fundo é feito de um arame de inox fino de ótima qualidade, e as paredes da cuba são apenas pintadas, sem antiaderente.

Ai você deve estar se perguntando, porque pagar 2x mais por um produto que tem acabamento equivalente aos modelos de R$ 400,00?

A resposta é simples: seu desempenho muito diferenciado

Essa é a airfryer com melhor performance no preparo de todos os tipos de receitas. Isso acontece porque sua estrutura interna permite que o vento quente circule muito mais rápido que em qualquer outro equipamento da Mondial, sua principal concorrente.

Quanto maior a velocidade do vento dentro do cesto, maior é a troca de calor com o alimento, o que resulta no aspecto crocante. Ela é a fritadeira que deixa os alimentos com a textura mais parecida da fritura em óleo.

Outro excelente diferencial de performance da Viva é tostar os alimentos por igual. Normalmente esses aparelhos “fritam” mais um lado do que o outro, fazendo com que seja preciso parar o processo e virar a comida no cesto.

Com essa Philips é bem diferente. Ela doura e tosta os alimentos por igual, sem precisar ficar mexendo toda hora. É possível fazer até carnes mais suculentas sem precisar parar para virar, o que é impossível em modelos mais baratos.

Ela também é muito rápida. Em média, da pra fazer 400 gramas de pão de queijo ou batata frita em somente 10 minutos, e carnes em 20 minutos. Tudo isso com um resultado excelente.

Foto Real:

Reprodução: OLX

Para quem é ideal: A fritadeira Philips Walita Viva é indicada se você está procurando qual a melhor airfryer do mercado, e quer o que há de melhor em termos de desempenho. Ela é a que entrega o melhor resultado de “fritura”, bem próximo do sabor do óleo, e também é muito rápida.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Mondial AF-55

Além de fabricar modelos intermediários que são sucesso de vendas, a Mondial também se destaca por ter em sua linha uma das melhores fritadeiras airfryer tamanho família: a AF-55.

Principais Prós:

  • A Mondial de maior capacidade;
  • Bom desempenho com baixo consumo;
  • Ótima qualidade de construção.

Principais Contras:

  • Pesada (5,3kg), ruim para guardar no alto;
  • Gera vapor se estiver cheia;
  • Mais barulhenta que a média.

O grande destaque da AF-55 com certeza é a sua alta capacidade. São 5,5 litros declarados pela empresa, que fazem ela ser capaz de preparar grandes quantidades de alimento de uma só vez.

Com ela, você pode preparar 500 gramas de pão de queijo, 600 gramas de batata-frita ou até 1kg de frango sem precisar ficar empilhando o alimento no cesto. Isso faz com que o preparo seja muito mais rápido e o resultado mais uniforme.

Ela é bem potente (1900W), o que a faria gastar mais energia. Mas nesse ponto a Mondial fez um ótimo trabalho, já que ela consegue entregar o mesmo resultado no preparo dos alimentos usando menos potência. Ou seja, não precisa ficar com medo da conta de luz.

Outro ótimo diferencial da AF-55 é o seu acabamento. Esse produto evoluiu muito nesse quesito. Ela tem uma chapa de aço inox que ocupa toda a frente e desce até a tampa, o que aumenta sua resistência.

Além disso, o espaço da cuba é feito de aço galvanizado, e contém guias em plástico duro que deixam o manuseio do cesto mais suave. Isso facilita demais pra quando você por preparar receitas em que precise ficar vendo o alimento o tempo todo.

Por fim, ela possui antiaderente de ótima qualidade, tanto no cesto como na cuba. Isso facilita bastante a limpeza, mas mesmo assim não é pra usar o lado verde da bucha, blz?

Foto Real:

Reprodução: Ponto Frio

Para quem é ideal: A Mondial AF-55 é indicada para você que está buscando qual a melhor airfryer mondial, e precisa de algo tamanho família, que de conta de receitas grandes, mas não abre mão de alimentos com bom resultado e um produto bem acabado.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Philco Air Fry Oven

Pra finalizar nossa análise, uma novidade que está começando a surgir no mercado: os fornos airfryer. Elas são fritadeiras sem cesto, que tem capacidade muito maior. Para a nossa lista escolhemos a Air Fry Oven.

Principais Prós:

  • Super capacidade (11 litros);
  • Prepara várias receitas de uma só vez;
  • Excelente desempenho.

Principais Contras:

  • É mais pesada (6,14kg);
  • Mais peças para limpar;
  • Cabo curto.

Essa Philco é o modelo de forno airfryer mais vendido da atualidade, e um dos mais bem avaliados.

Ela tem capacidade nominal de 11 litros, que é exatamente o dobro da maior versão de cesto dessa lista. Isso faz com que você possa usá-la pra preparar jantares completos, cozinhando quilos de comida de uma só vez.

Pra ter toda essa capacidade, sua estrutura tem que ser diferente. Ao invés de um cesto removível, ela possui uma porta, como num forno tradicional. No interior, conta com alguns vãos onde é possível encaixar até 3 grelhas de inox.

São duas grelhas rasas e uma funda, que permitem que você prepare qualquer tipo de alimento, e de uma só vez se for necessário. Esse é o principal diferencial desses novos fornos airfryer.

Somado a isso, essa Philco tem uma travessa antiaderente que fica encaixada na sua base. Ela serve para aparar a gordura que sai dos alimentos, e é muito fácil de limpar. A Air Fry Oven também conta com luz interna acionada pelo painel, e tem porta removível para limpeza.

Em relação ao desempenho, é bem parecido com as fritadeiras tradicionais, com o diferencial de ter grelhas vazadas, que permitem que o ar passe por todos os lados do alimento. Isso elimina a necessidade de ter que ficar virando a comida o tempo todo, o que deixa o resultado mais uniforme.

Por fim, mesmo tendo uma capacidade bem superior, essa Philco não é muito maior e nem gasta muito mais energia que uma versão convencional. Ela tem 38 cm de altura e 35 cm de comprimento, e potência de 1700W, o que está dentro do padrão.

Foto Real:

Reprodução: OLX

Para quem é ideal: A Philco Air Fry Oven é indicada para quem procura qual a melhor fritadeira airfryer do mercado, e quer algo que substitua o forno elétrico, permitindo preparar refeições completas para famílias grandes, com resultado muito bom e sem utilizar óleo.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Bônus!

 

Saiba o que é importante saber antes de comprar qualquer modelo de airfryer!

 

Como as airfryers funcionam?

Até um tempo atrás se alguém nos falasse que dava para fazer batata ou frango frito sem óleo íamos achar que a pessoa estava mentindo não é mesmo?

Mas aí chegaram as airfryers e tornaram isso uma grande verdade!

Elas conseguem deixar o alimento com um aspecto muito parecido da fritura em óleo, porque funcionam com ar quente em altíssima velocidade. Dentro delas existe uma peça que esquenta, e logo em cima um ventilador, que espalha o ar quente pelo cesto.

Esse ar quente em alta velocidade se choca com a superfície da comida, criando uma casquinha crocante, que “protege” o interior dos alimentos. Dessa forma, elas conseguem manter a crocância da comida sem queimar, entregando o mesmo efeito de fritura.

Posso preparar tudo com uma airfryer?

Esse era o ponto mais polêmico quando esses aparelhos apareceram por aqui. Muitas pessoas diziam que dava pra cozinhar tudo nelas, e outra diziam que não servia pra nada.

Mas não é 8 nem 80…

Para um alimento ficar bem parecido com o efeito de fritura ele tem que ter um pouco de gordura na sua composição. Isso porque é a gordura que reage com o ar e cria a crosta. Se o que você for preparar não tiver nada de gordura, é aconselhado colocar um pouquinho de óleo.

Mas elas não eram fritadeiras sem óleo? Eu quero um produto saudável!

Sim, fique tranquilo(a). Quando falamos de gordura, é pouca. Não quer dizer que só bacon e torresmo que vão ficar bons. Alimentos com níveis baixos de gordura também tem bom resultado.

E se tiver que colocar óleo, é muito pouco mesmo, normalmente menos que uma colher de café.

Para ficar mais fácil, vamos dar alguns exemplos de alimentos com resultado excelente, bom e ruim na airfryer:

Resultado excelente:

  • Congelados industrializados: Batatas, pão de queijo, nuggets;
  • Embutidos: Linguiças, salsichas e bacon;
  • Cortes suculentos: Coxa e asa de frango, carnes como contra-filé, salmão;

Resultado bom (inclusão de um fio de óleo):

  • Salgados frescos: Coxinhas, croquetes, kibes e fogazzas;
  • Carne bovina processada: Hambúrguer e almôndegas;
  • Massas densas: Bolos, tortas e pudim (sem óleo);

Resultado ruim (melhor evitar)

  • Vegetais em natura: batata, cebola, mandioca;
  • Massas muito leves: Pastéis, churros, bolinhos de chuva;

Outra dica legal para você acertar no uso da fritadeira é sempre respeitar a quantidade máxima do manual. Se você empilhar a comida no cesto, o ar quente não vai circular direito, o que prejudica o resultado final.

Também sempre siga as instruções de pré-aquecimento. Isso que vai garantir a crocância que você teria com a fritura em óleo tradicional.

Qual tamanho de fritadeira eu compro?

Hoje já existe uma variedade muito grande de tamanhos. Para facilitar, antes de comprar a sua dê uma olhada nesses pontos:

Pequenas (até 3 litros): São indicadas somente para solteiros ou casais sem filhos. Elas têm cestos bem pequenos, que vão limitar a quantidade que você poderá preparar de uma só vez;

Médias (de 3 a 4 litros): São as versões padrão, indicadas para famílias maiores, de até 4 pessoas, com hábitos normais de alimentação (ainda não são indicadas para banquetes).

Tamanho família (acima de 5 litros): São as indicadas para famílias grandes, e para quem quer fazer da fritadeira seu principal produto pra cozinhar.

Já começaram a aparecer aparelhos que são “fornos airfryer”, que tem a capacidade de um forno elétrico pequeno (média de 10 litros), mas funcionam como as fritadeiras, com ar quente em velocidade. Nós analisamos um modelo desses nessa lista, não deixe de conferir!!

Quais cuidados eu devo ter com uma fritadeira sem óleo?

Uma das principais reclamações que você vai achar nos comentários de lojas online é sobre a qualidade do antiaderente das fritadeiras sem óleo. Muitos consumidores até tiram fotos e postam seus produtos descascando.

Mas isso tem uma razão…

Os modelos mais baratos não costumam ter antiaderente no cesto, essas peças são apenas pintadas. Para que elas durem mais, você não deve usar o lado verde da bucha ou palha de aço, nunca. Isso vai arrancar a pintura muito rápido.

Além disso, nunca lave o cesto ainda quente, tendo antiaderente ou não. O choque térmico vai deixar o material mais frágil. Sempre espere esfriar bem antes de lavar, ok?

Outra dica valiosa para elas durarem mais é nunca usar adaptadores de tomada. Elas têm pinos de 20 amperes, que são mais grossos. É melhor trocar a tomada, porque adaptadores vão prejudicando o funcionamento com o tempo, e ainda podem causar incêndios!

Airfryer: Sua principal parceira na cozinha!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para você que estava procurando pela melhor airfryer do mercado em 2021! Agora é só escolher a que vai resolver as suas necessidades na cozinha!

Até a próxima análise!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.