Guia de Compra: As 7 Melhores Máquinas de Cortar Cabelo Profissionais em 2022!

Procurando qual a melhor máquina de cortar cabelo profissional, e está difícil de achar um produto que te ajude no dia a dia da barbearia?

Isso é normal, principalmente para quem está começando, já que existem máquinas de diferentes níveis, o que dificulta a escolha do equipamento ideal.

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

Abertura do post sobre a melhor máquina de cortar cabelo profissional: Visão lateral de barbeiro fazer corte degradê em homem
Máquina de Cortar Cabelo Profissional: A fiel escudeira de todo barbeiro (Reprodução: Promobit)

 

Te mostramos agora qual a melhor máquina de cortar cabelo profissional, através da análise de 7 modelos, divididos em 3 categorias diferentes:

  • Máquina de Corte: 01 modelo intermediário, 02 top de linha e 01 bom e barato;
  • Máquina de Acabamento: 01 modelo intermediário e 01 top de linha;
  • Shaver: 01 modelo top de linha.

 

Tabela das melhores máquinas de cortar cabelo profissionais:

ImagemModelo / CategoriaOnde Comprar
Wahl
Super Taper

Clipper Taper
Intermediária
Wahl
Magic Clip

Clipper Fade
Top de Linha
Wahl
Senior

Clipper Fade
Top de Linha
Kemei
KM-1990

Clipper Fade
Boa e Barata
Panasonic
ER389X

Acabamento
Intermediária
Wahl
Detailer

Acabamento
Top de Linha
Andis
Profoil

Shaver
Top de Linha

 

Não trabalha profissionalmente como barbeiro, e só quer uma máquina para cortar cabelo em casa? Então dê uma olhada no nosso post sobre os melhores cortadores de cabelo domésticos.

 

Lista da melhor máquina de cortar cabelo profissional por característica:

  • Wahl Super Taper: Melhor máquina profissional taper;
  • Wahl Magic Clip: Melhor máquina de cortar cabelo profissional fade;
  • Wahl Senior: Melhor máquina de cortar cabelo profissional Wahl;
  • Kemei KM-1990: Melhor máquina de cortar cabelo profissional Kemei;
  • Panasonic ER389X: Melhor máquina de cortar cabelo profissional em custo benefício;
  • Wahl Detailer: Melhor máquina de acabamento para barbeiro;
  • Andis Profoil: Uma das melhores máquinas de cortar cabelo profissionais Shaver.

 

Análise da melhor máquina de cortar cabelo profissional do tipo clipper

Para abrir nosso post trazemos a análise das melhores máquinas de cortar cabelo profissionais clipper, que também são conhecidas como máquinas de corte, usadas para baixar o volume de cabelo.

Fizemos a análise de uma máquina profissional intermediária, duas top de linha e uma do tipo “boa e barata”. Vamos a elas:

Tabela Comparativa:

 Wahl
Super Taper
Wahl
Magic Clip
Wahl
Senior
Kemei
KM-1900
[Celular/Tablet]
Arraste →
TipoTaper
Intermediária
Fade
Top de Linha
Fade
Top de Linha
Fade
Boa e Barata
Motor5000 rpm5500 rpm6700 rpm6000 rpm
Altura de Corte1 a 3,5 mm0,8 a 2,5 mm0,8 a 2,5 mm1 a 3,5 mm
Pentes#1 #2 #3 #4#½ #1 #1½ #2
#3 #4 #6 #8
#½ #1 #1½#1 #2 #3 #4
Autonomia90 min90 min70 min120 min
Peso Aprox290 g290 g365 gNão Informado
ONDE
COMPRAR

 

Wahl Super Taper

Máquina de cortar cabelo profissional longa, com frente branca com detalhes em amarelo, traseira preta e alavanca preta.

A Wahl é uma marca americana centenária que criou o cortador de cabelo elétrico. E hoje a empresa tem um dos modelos mais vendidos no Brasil, ótima opção se você procura qual a melhor máquina de cortar cabelo profissional: a Super Taper.

Principais Prós:

  • Melhor lâmina taper;
  • Eficiente para degradê e tirar volume;
  • Muito leve e excelente acabamento.

Principais Contras:

  • Não acompanha pentes de disfarce;
  • Encarde e suja com facilidade;
  • Poucos acessórios.

A Super Taper é a máquina profissional mais vendida da Wahl mundialmente, e também é uma das mais queridas e utilizadas pelos barbeiros no Brasil.

Seu primeiro diferencial é ser a melhor máquina de cortar cabelo profissional Wahl com lâmina do tipo taper.

As lâminas taper são aquelas chanfradas, que tem uma curvatura na ponta, que forma um ângulo de 13 graus. Essa angulação a faz ser perfeita para executar o movimento em C, muito utilizado para desfiar o cabelo.

O movimento em C também serve para proteger as arestas do cabelo do cliente quando se está realizando o degradê, o que é muito útil se você está começando e ainda não tem o controle total do movimento de parede.

A Super Taper também é um excelente aparelho para tirar quantidades maiores de cabelo, principalmente antes de começar um degradê. Isso acontece pela sua lâmina taper, e também por ser muito leve, com apenas 290 gramas, o que vai te cansar bem menos.

Além da sua lâmina diferenciada, a Super Taper também é muito bem acabada. Sua qualidade de construção é nítida, com encaixes precisos, sem folgas. Ela também esquenta muito pouco, o que aumenta o conforto e te permite executar mais cortes sem se incomodar.

A Super Taper Cordless (sem fio) carrega em 2 horas e tem 90 minutos de autonomia. Ela também funciona no fio, o que garante que estará sempre disponível para uso.

Como pontos negativos estão o fato dela não vir com os pentes de disfarce 0.5 e 1.5, e ter capa branca, que encarde e pega sujeira mais facilmente com o tempo.

Foto Real:

 Wahl Super Taper em cima de bancada de mármore com seus pentes ao lado. Ao lado, mão segurando outra Super Taper.
Reprodução: Coltelleria Collini

Para quem é ideal: A Wahl Super Taper é indicada se você procura qual a melhor máquina de cortar cabelo profissional, e quer um aparelho “pau pra toda obra”, que seja forte, leve, muito durável, eficiente para tirar volume de cabelo e que também te dê mais segurança para fazer o degradê, principalmente se você estiver começando.

Tenha acesso a uma ótima oferta!

 

 

Wahl Magic Clip

Máquina de cortar cabelo profissional longa, com frente vermelha e detalhes cromados, traseira preta e alavanca dourada.

Enquanto a Super Taper é a máquina de maior sucesso geral da Wahl, a Magic Clip é a versão com lâmina do tipo fade mais vendida da marca americana. Ela é uma excelente opção se você procura pela melhor máquina de cortar cabelo para degradê.

Principais Prós:

  • Ótima para graduação fina do degradê;
  • Pegada firme e confortável;
  • Pentes de qualidade premium.

Principais Contras:

  • Logotipo descasca com o tempo;
  • Não indicada para limpar volume de cabelo;
  • Um pouco mais cara.

A Magic Clip é uma das máquinas mais elogiadas pelos barbeiros quando falamos de degradê, principalmente pelo alinhamento e formato de lâmina e sua estrutura.

Uma das principais dificuldades de quem está começando na barbearia é suavizar e tirar as marcações do degradê, o que exige certa experiência.

Mas a Magic Clip pode facilitar o seu trabalho nesse sentido

Isso porque ela tem uma lâmina plana cromada, do tipo fade, que é a mais indicada para a graduação do cabelo. Mas o mais importante aqui é o ajuste das duas lâminas.

Nessa Wahl os dentes da lâmina de cima ficam intercalados com a lâmina de baixo, e não exatamente alinhados, como acontece na maioria das máquinas. Esses dentes intercalados simulam o mesmo efeito de uma tesoura dentada.

Com isso, você vai conseguir suavizar as marcações no cabelo dos clientes de forma muito mais rápida, sem precisar ter tanta experiência no degradê. Isso vai te ajudar a poupar tempo e ainda ter melhores resultados.

Além da lâmina diferenciada, outra coisa que ajuda muito no caso da Magic Clip é o seu peso reduzido e ergonomia.

Ela pesa somente 290 gramas, o que é muito leve para uma máquina V5000 de 5500 rpm. Além de ser leve, ela não esquenta, e ainda tem um apoio para o dedo na parte frontal, que vai deixar sua pegada bem mais firme.

Essas características fazem a Magic Clip ser a máquina mais confortável e eficiente para a graduação do degradê da Wahl.

Outra coisa que é muito diferencial da Magic Clip são seus pentes de altura. Ela vem com todos os tamanhos, inclusive os de disfarce (0.5 e 1.5), que vão deixar seu degradê ainda mais fácil. Mas o destaque mesmo é para a qualidade desses pentes.

Eles são os pentes premium da Wahl, com presilha de metal, que fixam bem melhor que pentes 100% de plástico. Você não vai precisar ficar segurando esse pente para que ele não escape. Além de aumentar a durabilidade, isso ajuda na firmeza da mão e precisão do corte.

A Magic Clip Cordless (sem fio) tem tempo de carregamento de 2 horas e autonomia de 90 minutos, e também funciona na energia, ou seja, sempre vai estar disponível para o uso.

Como pontos negativos estão o fato de o logotipo descascar e desaparecer com o tempo por conta do suor, e ela não ser a mais indicada para limpar volume grande de cabelo.

Foto Real:

Wahl Magic Clip em cima de bancada de madeira com todos os seus pentes de altura ao lado.
Reprodução: Best Buy

Para quem é ideal: A Wahl Magic Clip é a mais indicada se você está procurando qual a melhor máquina de cortar cabelo e barba profissional, e quer o melhor aparelho para a graduação fina do degradê, com lâmina fade eficiente, muito confortável e pentes de qualidade premium.

Tenha acesso a uma ótima oferta!

 

 

Wahl Senior

Máquina de cortar cabelo profissional longa, com frente preta, traseira em metal brilhante e alavanca dourada.

A Senior é uma das máquinas sem fio mais potentes da atualidade, sendo uma excelente opção para quem procura qual a melhor máquina de cortar cabelo profissional Wahl.

Principais Prós:

  • Wahl sem fio mais forte;
  • Ideal para cabelos grossos e volumosos;
  • Acabamento e design premium.

Principais Contras:

  • Vem com poucos pentes;
  • Um pouco mais pesada;
  • Custo mais elevado.

A Senior é a máquina sem fio padrão (sem ser edição limitada) mais forte da Wahl. Ela tem um motor V6000 de 6700 rpm, o que é aproximadamente 35% mais forte que a média das versões profissionais sem fio da atualidade.

Uma das coisas que mais atrapalham e atrasam os barbeiros iniciantes é usar a máquina errada para a situação errada. Aparelhos mais fracos normalmente “engasgam” e “mordem” cabelos mais volumosos e grossos, o que é ruim tanto para o barbeiro, quanto para o cliente.

É por isso que é interessante ter um equipamento mais forte no salão, como a Senior

Ela é o que os barbeiros costumam chamar de “trator”, ou seja, uma máquina que corta cabelo volumoso e grosso com a mesma suavidade e velocidade de um cabelo fino e sem volume.

E isso acontece por duas razões principais. Primeiro pelo seu motor de 6700 rpm muito eficiente, e depois pela sua lâmina plana do tipo fade que é muito bem ajustada e afiada.

Por isso, ela é uma ótima saída para quem tem muitos clientes com cabelo mais grosso, e quer ganhar tempo na produção da barbearia.

Além da sua força e agilidade, a Senior também é uma máquina extremamente bem acabada. Ela é a única versão padrão da Wahl que tem corpo metálico. Isso a torna um produto com resistência bem acima da média, o que também traz durabilidade. Ela é uma máquina que certamente pode durar décadas se bem cuidada.

O design da Senior também merece um destaque. Ela é o tipo de equipamento que dá um ar de sofisticação a sua bancada, com uma frente toda preta e a traseira de metal brilhante que chama bastante atenção.

Como pontos negativos estão o fato dela vir somente com 3 pentes, o que vai exigir que você compre os demais, e ser um pouco mais pesada que a Super Taper e a Magic Clip.

Foto Real:

Wahl Senior sendo segurada deitada de frente, com foco nas lâminas e parte superior de metal.
Reprodução: Shopee

Para quem é ideal: A Senior é indicada se você procura qual a melhor máquina de cortar cabelo profissional Wahl, e quer ganhar tempo na barbearia, com algo que finalize cortes de cabelos grossos e volumosos rapidamente, além de ter um produto com acabamento, durabilidade e design bem acima da média.

Tenha acesso a uma ótima oferta!

 

 

Kemei KM-1990

Máquina de cortar cabelo profissional longa, com laterais douradas, frente prateada com display e alavanca preta.

A Kemei é uma marca chinesa que surgiu nos últimos anos como alternativa a Wahl, já que fabrica máquinas muito parecidas as da marca americana, mas por preços bem mais atrativos. E esse é o caso da KM-1990, um excelente modelo para quem procura qual a melhor máquina de cortar cabelo profissional Kemei.

Principais Prós:

  • Excelente custo benefício;
  • Bom acabamento;
  • Compatível com acessórios Wahl.

Principais Contras:

  • Pentes de acabamento ruim;
  • Esquenta mais;
  • Modo turbo pouco eficiente.

A Kemei já tem dezenas de modelos de cortadores de cabelo disponíveis no Brasil, mas a 1990 se destaca por ser um excelente custo benefício, principalmente para quem está começando no ramo e ainda não tem recursos para investir em uma Wahl, já que pode ser achada facilmente por menos de R$ 150.

Mesmo tendo custo tão reduzido, essa máquina tem um desempenho bom, e dificilmente vai te deixar na mão.

Sua lâmina é plana do tipo fade, com abertura de 1 a 3,5 mm. Ela não é tão rente quanto a Magic Clip e a Senior, mas essa graduação já é o suficiente para boa parte dos casos. O fato de ser uma lâmina fade também vai facilitar o movimento de parede na hora de graduar o degradê.

A KM-1990 tem qualidade de construção bem honesta pelo preço. Sua montagem é boa, sendo que não existem encaixes malfeitos, frestas ou folgas. Mas como seus materiais são um pouco inferiores, é bom tomar cuidado com quedas e esbarrões.

Outro diferencial é seu display. Isso é um recurso raro em máquinas profissionais, e serve principalmente para alertar quando a bateria está acabando, e quando é necessário lubrificar as lâminas. Isso é bem útil para quem está começando e ainda não pegou os macetes da rotina da barbearia.

Ela vem com 4 pentes de altura, que são 100% de plástico e não tem a melhor qualidade. Mas a boa notícia é que os pentes premium da Wahl são compatíveis nela. As lâminas da Wahl também são compatíveis nessa máquina, caso você queira fazer um upgrade de qualidade.

Ela necessita de 3 horas de tomada para uma autonomia de 2 horas, e também funciona ligada no fio.

Como pontos negativos estão os pentes de qualidade inferior, e ela esquentar mais que outros modelos profissionais.

Foto Real:

Mão segurando a Kemei KM-1990 de frente, dando destaque a sua parte frontal dourada.
Reprodução: Casas Bahia

Para quem é ideal: A Kemei KM-1990 é indicada se você procura pela melhor máquina de cortar cabelo profissional em custo benefício, está começando na barbearia, e precisa de um produto de preço baixo que entregue desempenho de corte e durabilidade adequados, sendo um bom primeiro passo.

Tenha acesso a uma ótima oferta!

 

 

Análise da melhor máquina de cortar cabelo profissional de acabamento

Além de ter uma clipper convencional em sua bancada, todo barbeiro também precisa de uma máquina de acabamento, para fazer as linhas e contornos tão importantes para um penteado.

Por isso trazemos duas opções se você procura pela melhor máquina de acabamento, sendo uma intermediária, e uma premium. Vamos a elas:

Tabela Comparativa:

 Panasonic
ER389X
Wahl
Detailer
[Celular/Tablet]
Arraste →
TipoAcabamento
Intermediária
Acabamento
Top de Linha
MotorNão Informado5000 rpm
Altura de Corte0,5 a 18 mm0,3 a 0,8 mm
Pentes#1 a 18##½ #1 #1½
Autonomia45 min60 min
Peso Aprox175 g186 g
ONDE
COMPRAR

 

Panasonic ER389X

Máquina de cortar cabelo profissional curta, com lâmina fina, corpo todo preto, botão frontal grande e pente graduador.

A Panasonic é uma marca japonesa centenária, muito conhecida por sua linha de eletros. Mas você sabia que a empresa também tem uma boa opção para quem procura qual a melhor máquina de acabamento para barbeiro: é a ER389X.

Principais Prós:

  • Lâmina afiada e confortável;
  • Muito versátil;
  • Bom custo benefício.

Principais Contras:

  • Período longo de carga;
  • Design mais antigo;
  • Sem acessórios na caixa.

Com certeza você já viu essa máquina de acabamento da Panasonic em algum momento da sua vida. Isso porque ela é um dos modelos a mais tempo no mercado brasileiro, e ainda continua sendo a escolha preferida de vários barbeiros.

E isso acontece porque ela manteve suas melhores características

A primeira delas é a versatilidade. Ela é uma máquina de acabamento que corta muito rente na zero baixa, o que a faz mais que suficiente para fazer contornos e desenhar o cabelo do cliente. Porém, ela também acompanha um pente graduador com 18 alturas de corte.

Isso permite que você a utilize também para reduzir volume de cabelo e de barba dos seus clientes. A ER389X pode servir tranquilamente como um “pré fade”, para limpeza antes do degradê. Também é muito útil para um cliente que não raspa, mas só deixa o cabelo baixo na máquina.

Além de ser versátil, ela também é bem eficiente na hora de fazer o acabamento. Sua lâmina é um pouco maior que as das máquinas de acabamento convencionais, o que vai permitir que você alcance mais fios com menos passadas. Isso vai deixar o trabalho mais rápido, e te poupar tempo.

Mesmo sendo um produto de custo mais baixo, ela tem excelente qualidade de construção. Seu pente graduador é bem-acabado e seu encaixe preciso, seus arremates são bem finalizados, e sua lâmina é muito suave no contado com a pele, um ponto muito importante para uma máquina de acabamento.

A ER389X leva 8 horas de tomada para uma autonomia de 45 minutos, não funcionando ligada no fio.

Como pontos negativos estão esse fato de exigir 8 horas de carga, o que vai te exigir muita atenção em colocá-la sempre para carregar, e seu design já bem antigo.

Foto Real:

Mão segurando a ER389X de frente vista de cima, dando destaque a sua parte frontal.
Reprodução: Youtube

Para quem é ideal: A Panasonic ER389X é indicada se você procura a melhor máquina de cortar cabelo profissional em custo benefício, e quer um modelo que seja eficiente para contornos, desenhos e finalizações, mas que também seja versátil, podendo ser utilizada para outros fins no dia a dia.

Tenha acesso a uma ótima oferta!

 

 

Wahl Detailer

Máquina de acabamento longa e larga, com corpo cromado e frente em vermelho bordô, com lâmina larga em formato de T.

Agora que já falamos de um modelo intermediário, chegamos a melhor máquina de acabamento premium: a Detailer.

Principais Prós:

  • Lâmina larga de alta precisão;
  • Motor mais potente que a média;
  • Acabamento e design premium.

Principais Contras:

  • Mais pesada que a média;
  • Mais cara;
  • Baixa disponibilidade em lojas.

A Wahl Detailer é uma das máquinas de acabamento mais vendidas no mundo, e isso não é à toa, já que ela tem recursos e características bem avançados, que a fazem entregar um desempenho superior.

Seu primeiro diferencial é sua lâmina. Batizada pela Wahl de “T-Wide”, ela é mais larga que o padrão de versões de acabamento, com 38 mm.

Ter uma lâmina maior traz duas vantagens principais. A primeira é que você vai conseguir fazer contornos e detalhes arredondados mais facilmente, principalmente em volta das orelhas e laterais da testa.

A outra vantagem da lâmina mais larga é alcançar áreas de pele maiores de uma só vez. Isso vai te ajudar a ter mais precisão na hora de fazer detalhes da nuca, acabamento de bigode, e principalmente, quando for fazer desenhos em freestyle.

A T-Wide também é muito fina, e corta com a altura mínima de 0,3 mm. Isso a faz muito eficiente para tirar a marca da navalha, ou fazer detalhes bem minuciosos, como riscos e faixas. Mesmo sendo muita fina e afiada, a T-Wide é bem suave no contato com a pele, o que vai trazer mais conforto aos seus clientes.

O outro bom diferencial da Detailer é ser uma máquina de acabamento mais forte que o padrão. Ela possui um motor giratório V5000 de 5000 rpm. Isso garante que você vai conseguir desenhar e contornar cabelos mais grossos e densos em menos tempo.

Outro ponto de destaque dessa máquina é ser uma das versões de acabamento mais robustas, e com design mais sofisticado. Sua qualidade de construção é visível, e seu design chama muita atenção, principalmente quando ela está fixa em sua base de carregamento.

Falando em carregamento, ela precisa de 1 hora de tomada para entregar 100 minutos de autonomia, o que é excelente, e ainda funciona ligada no cabo, o que a faz estar sempre disponível.

Como pontos negativos estão o fato dela ser um pouco mais pesada que a média de modelos de acabamento, e o seu alto custo.

Foto Real:

Mão segurando a Detailer em pé e de frente, com destaque a sua base carregadora a direita.
Reprodução: OLX

Para quem é ideal: A Wahl Detailer é indicada se você busca pela melhor máquina de acabamento profissional, e quer um produto premium, com lâmina muito eficiente e força suficiente para dar conta de desenhos, contornos e finalizações em qualquer tipo de cabelo.

Tenha acesso a uma ótima oferta!

 

 

Análise da melhor máquina de cortar cabelo profissional do tipo shaver

Para fechar a análise dos produtos, temos o melhor cortador de cabelo profissional do tipo shaver, que são indicadas para finalização e limpeza de cortes. Vamos a ela:

Tabela Comparativa:

 Andis
Profoil
[Celular/Tablet]
Arraste →
TipoShaver
Top de Linha
MotorNão Informado
Altura de Corte0,1 mm
PentesNão Possui
Autonomia80 min
Peso Aprox100 g
ONDE
COMPRAR

 

Andis Profoil

Máquina de acabamento fina e larga, com corpo todo branco e botão vermelho ao centro, com duas lâminas douradas no topo.

Os aparelhos do tipo shaver são os que raspam rente como a navalha, funcionando como um barbeador. Eles servem para finalização dos penteados, deixando áreas que foram raspadas no zero sem nenhum vestígio de pelo.

E hoje, o shaver que mais se destaca é a Andis Profoil.

Principais Prós:

  • Excelente raspagem no zero;
  • Máquina muito equilibrada;
  • Acabamento premium.

Principais Contras:

  • Não raspa pelos longos;
  • Preço mais elevado;
  • Baixa disponibilidade em estoque BR.

A Andis é uma das shavers mais presentes nos salões e barbearias no Brasil, principalmente pelo seu sistema de lâminas.

A maioria das shavers do mercado possuem duas lâminas, que ficam protegidas por uma tela. Essas lâminas vibram tão rapidamente que conseguem tirar o pelo rente a pele.

Mas a lâmina da Andis tem um bom diferencial

Isso porque cada uma tem vibração individual, e as duas tem movimento invertido. Ou seja, quando uma se move para a direita, a outra vai para a esquerda.

Esse movimento acaba deixando a máquina muito mais equilibrada, com menor vibração, o que faz o manuseio ser muito mais confortável.

Além disso, esse movimento cruzado também aumenta bastante sua eficiência, já que ela alcança pelos com direção de crescimento diferentes na mesma passada. Isso reduz bastante o tempo que você iria levar para raspar a pele do cliente.

Além de ser eficiente, a Andis Profoil também é um produto muito bem acabado, com excelente qualidade de construção. Ela é feita com plásticos premium, a tela de proteção das lâminas é bem firme e não se solta, e seus encaixes são bem finalizados.

Como pontos negativos estão o fato dela funcionar somente como um barbeador, não cortando pelos longos, e sua baixa disponibilidade em estoque BR.

Foto Real:

Mão segurando a Andis Profoil vista de cima e de frente, com destaque ao seu botão vermelho e as lâminas douradas.
Reprodução: OLX

Para quem é ideal: A Andis Profoil é indicada se você procura pela melhor máquina de cortar cabelo profissional do tipo shaver, e quer o produto de maior desempenho no mercado, com elevada capacidade de raspagem, e que também tenha um acabamento premium.

Tenha acesso a uma ótima oferta!

 

 

Bônus!

 

Veja o que é importante saber na hora de escolher a melhor máquina de cortar cabelo profissional!

 

Quais são os tipos de cortadores de cabelo profissionais?

Quem está começando na barbearia muitas vezes fica em dúvida sobre os tipos de máquinas, e para o que cada uma serve. Nós te ajudamos:

Clipper (máquinas de corte): São as mais comuns, e utilizadas para cortar o cabelo em geral, seja para raspar completamente a cabeça, fazer um degradê ou só tirar volume.

Máquina de cortar cabelo profissional preta do tipo clipper com um pente de altura acoplado.
Máquina de Corte (Clipper): As mais tradicionais, são mais versáteis (Reprodução: Extra)

As clippers tem como principal característica poderem ser usadas com pentes de altura, que vão presos a lâmina. Eles permitem que você ajuste a altura final do fio para cada corte. Os pentes mais comuns que acompanham essas máquinas são o #1, #2, 3# e #4.

Dica: Dificilmente uma máquina de corte vem com os pentes de disfarce (#0.5 e #1.5), que facilitam e agilizam demais o degradê. Se você não os tem, vale a pena comprá-los, ou escolher uma máquina em que eles venham na caixa.

Pentes de disfarce 0,5 e 1,5 pretos e com detalhes em prata em cima de uma mesa preta.
Pentes de disfarce: Muito úteis para o degradê (Reprodução: Castelinho Cosméticos)

Trimmer (máquina de acabamento): São as versões otimizadas para finalização, ou seja, fazer os contornos do cabelo e de barba, e para barbearia freestyle, onde são feitos desenhos e detalhes no cabelo.

Máquina de acabamento toda preta, pequena e fina, com lâmina pequena.
Máquina de acabamento (Trimmer): Focada em desenhos e contornos (Reprodução: Casas Bahia)

Elas têm lâminas mais finas e curtas que as máquinas de corte, e também costumam ser mais leves. Boa parte dos modelos funcionam sem fio.

Barbeiro fazendo detalhe em cabelo de homem com uma máquina de acabamento.
Freestyle: Máquinas de acabamento são as ideais para isso (Reprodução: Promobit)

Shaver: As Shavers também são máquinas de acabamento, mas que tem a função específica de raspagem no 0 rente a pele, funcionando como um barbeador.

Elas têm lâminas longas e grossas, que são protegidas por uma tela com micro furos. Graças a isso, você consegue forçá-las contra a pele do cliente sem machucar, o que aumenta demais a capacidade de raspagem.

Máquina de acabamento do tipo shaver fina e larga, com corpo todo preto e lâminas dourada no topo.
Shaver: Máquinas que serve exclusivamente para raspar rente a pele (Reprodução: Americanas)

Precisando de algo que funcione parecido com a shaver para a barba? Veja nosso post sobre os melhores barbeadores elétricos!

Qual a diferença entre lâmina taper e fade?

Essa é outra dúvida muito comum de quem está começando. Hoje existem basicamente dois tipos de lâminas: taper e fade.

A lâmina taper é aquela com a parte superior chanfrada. Sua principal característica é ter uma leve saliência antes dos dentes, que a fazem ter um ângulo de corte de aproximadamente 13 graus.

Foco frontal em lâmina do tipo taper, com chanfros e curvatura antes dos dentes.
Lâmina taper: Ideal para movimento em C (Reprodução: Wahl)

Ela é a mais indicada para cortar em movimento de C. Isso é muito bom para desfiar e tirar grandes volumes de cabelo de forma mais eficiente. Ela também é muito útil para quem está começando no degradê, já que o movimento em C protege as arestas da cabeça.

Foto em preto e branco de barbeiro fazendo o movimento em C para cortar cabelo de cliente.
Lâmina Taper ajuda a preservar as arestas para quem é inexperiente (Reprodução: Curso de Barbeiros)

Já a lâmina fade é aquela com a parte superior lisa. Ela produz um ângulo de corte de aproximadamente 21 graus.

Foco frontal em lâmina do tipo fade, que é lisa na parte superior e tem ponta reta.
Lâmina Fade: Ideal para o movimento de “parede” do degradê (Reprodução: Wahl)

A fade é a mais indicada para fazer a graduação fina de um degradê, já que ela é mais eficiente para realizar o movimento reto de vai e vem, chamado de “parede”. Para barbeiros mais experientes, ela pode agilizar muito os degradês.

As lâminas de aparadores de barba são parecidas com elas! Está precisando de um? Veja nossa análise dos melhores aparadores de barba!

Barbeiro utilizando o movimento reto de parede para cortar a lateral do cabelo de um homem em efeito degradê.
Degradê: Lâmina fade é a que garante os melhores resultados (Reprodução: Promobit)

Com ou sem fio?

Há alguns anos, praticamente só existiam máquinas de cortar cabelo profissionais com fio.

Porém nos últimos tempos essa situação mudou, e muito

Duas máquinas sem fio e uma com fio sobre uma mesa de madeira.
Diversidade: Hoje ainda é possível achar modelos com fio (Reprodução: Pinterest)

Hoje a maioria dos modelos já possuem versões sem fio. E a tendência é que elas sejam as principais máquinas, e que as cabeadas desapareçam com o tempo.

Isso porque a liberdade de movimento proporcionada pelas “cordless” é bem grande, e quando um barbeiro testa as máquinas sem fio, raramente volta para as cabeadas. Outro ponto importante é que a maioria das versões sem fio também funcionam com fio, o que garante que elas não irão te deixar na mão.

Vista lateral de barbeiro usando cortador de cabelo sem fio para cortar a lateral do cabelo de cliente.
Liberdade de movimentos: Principal vantagem dos modelos sem fio (Reprodução: Hair Beauty Shop)

Ajuste e manutenção de uma máquina de cortar cabelo profissional

Outro ponto muito importante que você deve saber é que todo cortador de cabelo exige certos cuidados.

O primeiro é em relação a regulagem. Toda máquina tem duas lâminas, a inferior e a superior. A inferior é a que vibra e corta o pelo, e a superior funciona como “lâmina de proteção”, impedindo que a inferior encoste e machuque a pele.

Mão segurando um cortador de cabelo com as duas lâminas desmontadas.
Regulagem das lâminas: Personaliza a altura preferida (Reprodução: Youtube)

Você pode desparafusar essas lâminas e ajustá-las conforme sua preferência, para deixar o 0 mais baixo, o que é chamado de “0 gap”. O importante é nunca deixar a inferior mais alta que a superior.

Em relação a manutenção, o principal é manter as lâminas limpas, e lubrificá-las com óleo sempre que utilizá-las. Isso vai deixá-las sempre suaves, impedindo que elas “mastiguem” o cabelo do cliente.

Foco em lâmina de máquina de acabamento sendo lubricada com óleo.
Lubrificação: Essencial para suavidade e durabilidade das lâminas (Reprodução: Wikihow)

Máquina de cortar cabelo profissional: A companheira dos barbeiros!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para quem procura pela melhor máquina de cortar cabelo profissional. Agora é só escolher a que mais vai te ajudar na rotina da barbearia!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.