Melhor Fogão de 2018 [Análise de Modelos 4 e 5 Bocas]

Está procurando qual o melhor fogão do mercado e está com dificuldades de achar o modelo ideal para você?

O fogão é um dos eletrodomésticos mais tradicionais, e por essa razão existem dezenas de opções de diversas marcas, o que deixa mais complicada a tarefa de achar um produto qutene se encaixe com o perfil de cada consumidor.

 

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

 

qual o melhor fogão do mercado
Fogão: Uma das ferramentas mais antigas para cozinhar

O Guia do Eletro indica agora qual o melhor fogão do mercado dentre versões de 4 bocas e 5 bocas, para diferentes tipos de consumidores!

 

 

 

 

 

Vamos aos melhores fogões do mercado:

 

 Consul
CFO4N
Brastemp
BFO4N
Consul
CFS5N
Electrolux
76SRB
[Celular/Tablet]

Arraste →
Categoria4 bocas4 bocas5 bocas5 bocas
CorInoxBrancoInoxBranco
VoltagemBivoltBivoltBivoltBivolt
Avaliação Usuários
Experiência
de Uso
Recursos
Tecnológicos
Design
Preço
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA
ONDE
COMPRAR

 

 

 

 

 

Consul CFO4N – 4 bocas

Tamanho do forno: 58 litros

 

A Consul é uma marca já muito tradicional no ramo de eletrodomésticos no Brasil, tendo como característica produzir equipamentos que seguem as tendências e mudanças da sociedade.

A empresa continua seguindo essa cartilha com o CFO4N, um aparelho moderno e desenhado para o consumidor que procura qual o melhor fogão 4 bocas e pertence a uma nova geração, com novos hábitos na cozinha.

 

 

Principais Diferenciais

Excelente custo benefício

O CFO4N é um dos líderes de vendas na categoria dos compactos. E essa liderança se deve principalmente ao fato dele entregar um dos melhores custo benefício da atualidade.

Dentre as características que o fazem entregar um ótimo custo benefício, destacam-se:

Ergonomia: O CFO4N se destaca principalmente por sua experiência de uso. Esse modelo é um dos mais altos de sua categoria (96 cm), o que garante uma postura mais correta ao cozinhar, principalmente para pessoas mais altas.

Altura: Seus 96 cm permitem uma postura melhor ao cozinhar (Fonte Img: extra.com.br)

Além disso, ele conta com uma grade retrátil no forno, que desliza para fora com a abertura da porta, e também pode ser ajustada em até 3 níveis de altura, o que permite a inclusão de recipientes de diferentes tamanhos.

Acabamento e Design: Uma opinião comum entre os donos do CFO4N é de que ele possui um ótimo acabamento e um design diferenciado.

Isso se deve principalmente a sua frente única com acabamento em aço inox, quase uma exclusividade em sua categoria, o que faz com que o produto tenha uma boa qualidade de construção e também agregue beleza à cozinha.

Frente única: Tem acabamento em inox e não possui recortes, o que contribui para a limpeza (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Limpeza facilitada

Como já dito anteriormente, o CFO4N é um modelo projetado para um novo perfil de consumidor, que vive uma vida agitada e tem pouco tempo para cuidar da casa. Pensando nisso, a Consul incluiu em seu aparelho recursos que facilitam a limpeza. São eles:

Tecnologia Cleartec: Interiores de fornos convencionais costumam ser porosos, o que faz com que as paredes do produto absorvam gordura, deixando a limpeza mais difícil.

Porém com esse Consul a situação é bem diferente

O interior desse aparelho possui um revestimento totalmente liso e esmaltado. Esse material especial chamado de Cleartec evita que a gordura se impregne nas laterais. Isso faz com que um simples pano úmido já de conta da limpeza.

Tecnologia Cleartec: Laterais lisas e esmaltadas facilitam a limpeza (Fonte Img: casasbahia.com.br)

Frente única: Além de tornar seu design diferenciado, essa frente única também contribui muito para manter o CFO4N sempre limpo.

Isso porque a ausência de recortes evita o acúmulo de sujeira entre a lateral e a frente do produto.

Vidro vedado: O vidro da porta é vedado, o que evita o acumulo de gordura e sujeira em sua parte interna.

Vidro vedado: Dificulta o acúmulo de gordura (Fonte Img: extra.com.br)

Essas três características contribuem muito para a manutenção da limpeza do aparelho, e são uma verdadeira “mão na roda” para quem não tem muito tempo para se dedicar a cozinha.

Contras: O CFO4N é bem rente ao chão, mesmo com os pés regulados na altura máxima. Isso pode dificultar a varrição do piso em baixo do mesmo.

Para quem é ideal

O Consul CFO4N é indicado para quem procura qual o melhor fogão 4 bocas e deseja um produto compacto, porém moderno, que atenda as necessidades de solteiros, casais ou famílias pequenas com eficiência.

Sua boa ergonomia, frente única com acabamento em inox, e limpeza facilitada, somados a um preço muito competitivo, fazem esse modelo entregar um dos melhores custo benefício da atualidade.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Brastemp BFO4N – 4 bocas

Tamanho do forno: 61,5 litros

 

A Brastemp é a marca brasileira mais tradicional quando o assunto é fogão. Sua logo continua sendo sinônimo de qualidade para os consumidores, mesmo após várias marcas concorrentes terem aparecido nos últimos anos.

E um dos produtos que reafirma isso é o BFO4N, um modelo para quem procura qual o melhor fogão 4 bocas e precisa de um aparelho compacto, porém que dê conta de uma maior intensidade de uso.

Principais Diferenciais

Forno otimizado

O BFO4N possui um dos melhores fornos da categoria de 4 bocas. Dentre as principais características que o fazem se destacar, estão:

Boa capacidade: É um dos mais amplos da sua categoria, com um volume total de 61,5 litros. Esse tamanho permite que sejam preparadas receitas maiores, já que é possível utilizar travessas de tamanho mais avantajado.

Bom forno: Seus 61,2 litros com grade deslizante proporcionam boa experiência de uso (Fonte Img: submarino.com.br)

Vidro panorâmico: O vidro da porta do BFO4N garante uma maior amplitude de visão de seu interior, o que permite um acompanhamento mais adequado da receita e uma maior chance de sucesso da mesma.

Vidro panorâmico: Maior amplitude na visualização das receitas (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Revestimento Cleartec: Assim como o modelo da Consul, esse Brastemp possui o revestimento Cleartec, que impede o acumulo de sujeira nas paredes e facilita muito a limpeza do seu interior.

Revestimento Cleartec: Contribui para a limpeza (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Chamas altas e consistentes

Donos do BFO4N são quase unânimes em afirmar que as chamas geradas pelos queimadores são eficientes no que tange a potência e consistência.

Esse modelo conta com 3 queimadores semi-rápidos de 1650W e 1 rápido de 2750W.

Conjunto de queimadores eficiente (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Eles proporcionam chamas altas, que mantem sua consistência durante todo o período em que estão acesas, sem sofrer oscilações, que são bem comuns em alguns de seus concorrentes.

Contras: Consumidores relataram que o cabo de energia do BFO4N é menor do que o comum, o que pode exigir o uso de extensões ou ter de deixar o equipamento bem próximo a uma tomada.

 

 

Para quem é ideal

O Brastemp BFO4N é ideal para quem procura qual o melhor fogão 4 bocas e precisa de um aparelho que tenha dimensões compactas, mas que mesmo assim tenha performance robusta, que dê conta de uma demanda maior de uso.

Seu forno é um dos maiores da categoria, além de possuir vidro panorâmico, duas grades e tecnologia que facilita a limpeza, e seus queimadores produzem uma chama potente e consistente, o que proporciona uma ótima experiência de uso.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Consul CFS5N – 5 bocas

Além de fabricar um dos melhores modelos de 4 bocas da atualidade, a Consul também se destaca por fabricar um aparelho ideal para quem busca qual o melhor fogão 5 bocas, e deseja algo com o melhor custo benefício: o CFS5N.

Principais Diferenciais

Melhor custo benefício da categoria

O CFS5N se destaca principalmente pela sua ótima relação custo benefício, sendo uma das melhores na categoria dos 5 bocas. Dentre suas principais características, destacam-se:

Acabamento frontal em inox: Esse Consul possui frente em inox, o que proporciona maior resistência à agentes corrosivos, como produtos de limpeza. O inox também proporciona maior resistência à riscos, e também é menos suscetível à manchas.

Frontal em inox: Proteção contra corrosão e facilidade de limpeza (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Limpeza simplificada: Assim como o CFO4N, o CFS5N possui a tecnologia Cleartec, herdada dos fornos de embutir.

Trata-se de um revestimento esmaltado que “tosta” a sujeira, e impede que resíduos fiquem impregnados nas paredes do forno.

Cleartec: Interior esmaltado facilita muito a limpeza (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Além da tecnologia Cleartec, esse modelo também possui vidro 100% vedado, o que impede que a gordura entre pelas cavidades da porta, evitando que o produto amarele com o tempo.

Queimadores eficientes: O CFS5N conta com 2 queimadores rápidos e 3 semi-rápidos, que possuem chamas altas e potentes. Esse conjunto é capaz de suprir as necessidades da grande maioria dos consumidores.

Todas essas características, somadas à um preço muito competitivo, fazem esse Consul entregar um dos melhores custo benefício da categoria dos 5 bocas na atualidade.

Grades únicas: Ao invés de possuir uma grade para cada boca, a Consul simplificou o conjunto dessa versão com apenas 3 grades, que correspondem a mais de um queimador.

Grades maiores: Proporcionam melhor sustentação (Fonte Img: extra.com.br)

Além de agilizar bastante a limpeza, essas grades maiores melhoram a sustentação das panelas, principalmente das peças mais largas.

Design aprimorado

Mesmo sendo visivelmente focado no custo benefício, o CFS5N não fica devendo em nada no quesito design.

Pelo contrário, é nesse ponto que ele se destaca

Esse aparelho possui frente única, sem recortes, que junto com a cobertura de aço inox lhe conferem um ar de sofisticação incomum entre produtos da sua faixa de preço.

Por isso, ele é a melhor opção para quem deseja um equipamento eficiente, com preço competitivo, porém que tenha um design sofisticado, que traga um charme a mais à cozinha.

Design elegante: Frente única em inox da um ar de sofisticação (Fonte Img: casasbahia.com.br)

Contras: A grade do forno do CFS5N não possui o sistema auto-deslizante, que serve para trazer essa peça para fora com a abertura da porta de forma automática.

Mesmo não sendo um ponto fundamental, essa característica iria aumentar o conforto na utilização cotidiana do aparelho.

Para quem é ideal

O Consul CFS5N é indicado para quem procura qual o melhor fogão 5 bocas, e deseja algo com excelente custo benefício, que tenha bom desempenho e um bonito design.

A tecnologia Cleartec + vidro vedado garantem limpeza fácil e descomplicada, suas grades maiores conferem maior estabilidade às panelas, seus queimadores são eficientes, e seu design elegante não fica devendo em nada à modelos de categorias superiores.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Electrolux 76SRB – 5 bocas

 

Tamanho do Forno: 96,5 litros

 

A Electrolux é uma marca muito popular no Brasil quanto o assunto é eletrodoméstico para a cozinha. Isso porque a marca sueca possui grande experiência no país, e conhece os pontos considerados mais relevantes pelo consumidor brasileiro.

Isso a faz ser capaz de fabricar excelentes produtos, como é o caso do 76SRB, um dos modelos mais bem avaliados pelos consumidores, e uma ótima opção para quem busca qual o melhor fogão 5 bocas.

Principais diferenciais

Produto completo para a cozinha

Esse Electrolux se destaca por ser um fogão completo, que dá conta de ser a principal ferramenta para aqueles que amam cozinhar e preparam banquetes para os amigos com frequência, ou simplesmente para aqueles que têm famílias grandes e precisam de um equipamento robusto.

Dentre as características que tornam esse aparelho completo, destacam-se:

Forno otimizado: É um dos mais amplos da sua categoria, com 96,5 litros de capacidade.

Ele possui duas grades que deslizam com a abertura da porta e podem ser ajustadas em até 3 níveis de altura, o que permite que sejam preparadas duas receitas médias ao mesmo tempo sem maiores problemas com espaço.

96,5 litros e grades deslizantes (Fonte Img: buscape.com.br)

Além disso, ele possui vidro 100% removível na porta, que é desencaixado e encaixado com extrema facilidade, o que facilita muito sua limpeza.

Conjunto de queimadores eficiente: O 76SRB possui um ótimo conjunto de chamas, sendo 3 semi-rápidas, 1 rápida e 1 tripla-chama.

Isso permite que sejam realizadas diferentes receitas simultaneamente sem perda de tempo, já que a tripla-chama da conta de alimentos que demandem aquecimento acelerado, e as semi-rápidas ficam com o trabalho do fogo baixo.

Bom conjunto de queimadores: Destaque para a tripla-chama (Fonte Img: casasbahia.com.br)

Além disso, esses queimadores são 100% selados, o que evita que restos de alimento caiam no interior do produto, e também possuem grades de ferro esmaltado de boa qualidade, que proporcionam mais estabilidade as panelas.

Painel integrado a mesa: Diferentemente de outros modelos populares, os manípulos de controle e o acendimento automático do 76SRB estão localizados na mesa inox, e não na frente do aparelho.

Essa posição do painel tem várias vantagens, das quais destacam-se a facilidade de limpeza, já que os manípulos também são removíveis, e a segurança, já que estando em posição mais elevada, os manípulos são de difícil acesso para as crianças.

Painel integrado a mesa inox: Maior praticidade e segurança (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Além disso, esse painel conta com grafismos inscritos a laser, que nunca se apagam. Isso acaba com o velho problema de perder a referência do controle das bocas devido a grafismos apagados.

Confira também: Quer equipar a cozinha? Confira análise da melhor batedeira planetária!

Timer Digital

Outro ponto em que o 76SRB se destaca é com o seu timer digital.

Através dele é possível programar de maneira fácil e rápida o tempo total desejado para o cozimento do alimento em questão. Ao final do tempo programado, soa-se um bip alertando o término do preparo.

Timer Digital (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Isso é especialmente útil para pessoas com pouco tempo, que realizam outras tarefas enquanto cozinham. Também é um diferencial importante para a segurança (como no caso de panelas de pressão), e também um componente de design que deixa o equipamento mais bonito.

Contras: O 76SRB possui boa iluminação no seu interior, o que é um ponto positivo. Porém a lâmpada não vem com o produto, sendo necessário compra-la em uma casa de material elétrico.

Mesmo sendo uma lâmpada de baixo custo, ela teria que vir acompanhando o aparelho, o que evitaria o trabalho atribuído ao consumidor de encontra-la em lojas especializadas.

Para quem é ideal

O Electrolux 76SRB é indicado para quem procura qual o melhor fogão 5 bocas e deseja um produto completo, que garanta todos os requisitos para quem gosta de cozinhar ou para quem prepara refeições para famílias grandes.

Seu forno amplo e otimizado, seus queimadores eficientes e bem distribuídos, e seu painel ergonômico com timer digital, o fazem ser uma das melhores opções para quem procura um eletrodoméstico moderno e eficiente para a cozinha.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

 

Bônus!

 

Veja o que é importante saber antes de comprar um fogão!

 

Características Básicas

Tipos de queimadores

  • Semi-rápidos: São os menores e menos potentes, ideias para o preparo de alimentos em fogo baixo;
Queimador semi-rápido: De tamanho e potência menores (Fonte Img: magazineluiza.com.br)
  • Rápidos: São maiores que os semi-rápidos e possuem potência suficiente para o preparo da maioria dos alimentos. Pelo menos um queimador do aparelho deve ser do tipo rápido;
Queimador Rápido: Te tamanho e potência maiores (Fonte Img: magazineluiza.com.br)
  • Tripla ou Quadri-chama: Mais comuns em versões de 5 bocas, são aqueles que possuem mais de um anel de fogo. São os mais potentes, podendo passar dos 3.500W, sendo muito úteis para agilizar o processo de grandes cozimentos.
Tripla ou Quadri-chama: Os mais potentes, possuem mais de um anel de fogo (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Acendimento Automático: Praticamente todos os equipamentos a venda hoje possuem acendimento que dispensa o uso de fósforo (sem contar o forno).

Esse recurso não é mais um diferencial, mesmo que as marcas ainda tentem o vender como tal.

Tipos de mesa

  • Compartimentada inox: Nessa mesa cada grade fica encaixada em um compartimento em baixo relevo. Isso impede que líquidos derramados se espalhem por toda a superfície da mesa.
Compartimentada: Impede que líquidos escorram por toda a superfície (Crédito Img: buscapé.com.br)
  • “Flat” inox: A mesa flat não possui compartimentos, e as grades ficam presas em estruturas de alto relevo.
“Flat”: Estruturas em alto relevo prendem as grades (Fonte Img: casasbahia.com.br)
  • Vidro temperado: Essas mesas caracterizam-se por não ter divisórias e acompanhar grades de ferro fundido. São mais bonitas e fáceis de limpar, porém alguns modelos possuem sérios problemas de fábrica, o que torna necessário uma pesquisa detalhada antes de adquirir um aparelho desse tipo.
Vidro Temperado: Mais bonitas, porém exigem muito cuidado na compra (Fonte Img: mercadolivre.com.br)

Instalação

A grande maioria dos equipamentos disponíveis hoje vem preparada para instalação em sistema de gás GLP, o popular botijão de cozinha.

Caso sua residência seja abastecida por gás encanado (GN), é necessário entrar em contato com a marca fabricante e solicitar a conversão do aparelho.

ATENÇÃO: Nunca converta o tipo de gás por conta própria. Além de perder a garantia, isso traz sérios riscos a segurança.

A conversão de GLP (botijão) para GN deve ser feita por um técnico da fabricante

Cozinha eficiente!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para você que procura qual o melhor fogão do mercado. Agora é só escolher o que mais se adequa à sua cozinha!

Até o próximo post!