Não quer passar calor nesse verão e está em busca de qual o melhor ventilador de teto do mercado?
Mesmo sendo um produto relativamente simples, o número de marcas disponíveis nas lojas acaba deixando a escolha ideal uma tarefa mais complicada.
Por isso o Guia do Eletro te ajuda nessa missão!
O Guia do Eletro indica qual o melhor ventilador de teto do mercado, com a análise de 4 opções para diferentes perfis de consumidores!
Vamos aos melhores ventiladores de teto em 2022:
- Ventisol Wind: O melhor em custo benefício
- Ventisol Fênix: O melhor intermediário
- Arno VX10: O melhor em experiência de uso
- Spirit Wind 203: O melhor em desempenho
Obs: Todos os produtos dessa análise são reversíveis, ou seja, também funcionam como exaustores, que aumentam a circulação de ar, deixando o ambiente mais agradável.
Ventisol Wind
A Ventisol é uma marca brasileira jovem, mas que já é uma das maiores do segmento de ar e ventilação, exportando seus produtos para a America do Sul e África.
E a empresa produz um dos equipamentos de maior sucesso dessa categoria, o Ventisol Wind.
Principais Diferenciais
Ótimo custo benefício
O Ventisol Wind é um dos produtos disponíveis atualmente que oferecem maior capacidade de ventilação pelo menor preço.
Segundo testes do Inmetro, sua vazão máxima fica na casa de 2,31m³/s. Esse resultado é bem maior que a capacidade de ventilação da maioria de seus concorrentes da mesma faixa de preço, o que o faz entregar um ótimo custo benefício final.
Qualidade de fabricação
Uma das características mais elogiadas por consumidores que avaliam o Wind em portais eccomerce é a qualidade de fabricação de seus componentes, principalmente se comparado ao preço final cobrado do consumidor.
Suas pás são feitas em um plástico de engenharia que é maleável e mais difícil de rachar, e seu motor e haste são tratados com pintura eletrostática, que aumenta a durabilidade desses componentes.
Essas características são um diferencial, por se tratar de um produto que pode ser facilmente encontrado por menos de R$ 150,00, o que reforça o custo benefício do modelo.
Contras: O Wind é um aparelho de entrada com ótima capacidade de ventilação e com materiais que proporcionam boa durabilidade, o que representa um bom custo benefício.
Porém, ele ainda mantém traços de linha popular. Um dos problemas relatados por consumidores é o fato da canopla, peça que esconde os fios da estrutura, não ter nenhum tipo de trava, o que a faz escorregar e deixar a fiação à mostra.
Para quem é ideal
O Ventisol Wind é ideal para quem busca qual o melhor ventilador de teto do mercado, e precisa de um produto que proporcione boa ventilação, ofereça qualidade de construção adequada e tenha um preço reduzido.
Seu consumo energético não é dos melhores, porém para quem aceita um pequeno acréscimo na conta de luz em troca de um aparelho potente e de menor preço, essa é uma boa escolha.
Tenha acesso à uma ótima oferta!
Ventisol Fenix
Além de fabricar um dos melhores ventiladores de teto para quem deseja comprar algo com bom custo benefício, a Ventisol também se destaca por ter em sua linha um excelente modelo de categoria intermediária: o Fênix.
Principais Diferenciais
Equipamento coringa
O Fênix faz parte do segmento de aparelhos intermediários, que estão entre as versões de entrada e as mais avançadas.
E nessa categoria, ele é um dos modelos que mais se destacam
Isso porque ele acumula bons recursos e características que o fazem se diferenciar de parte dos concorrentes. Dentre elas, se destacam:
Lustre para duas lâmpadas: Além de ter um excelente acabamento, o lustre do Fênix tem espaço para duas lâmpadas, com soquetes que toleram versões de LED ou eletrônicas. Isso faz com que esse aparelho tenha o mesmo desempenho que a maioria das luminárias.
Boa resistência: O motor e a haste desse Ventisol são tratados com uma pintura eletrostática, que confere maior proteção contra a corrosão e a ferrugem.
Design: Esse Ventisol é um dos modelos intermediários com design mais bonito do mercado atualmente.
Seu lustre é arredondado e fosco, o que proporciona uma aparência bem sofisticada. Além disso, seu acabamento é muito bem feito, com plásticos sem rebarbas ou arremates aparentes.
Pás em plástico de aviação: Assim como o Wind, o Fênix também conta com pás feitas com esse tipo de material, que é mais leve e resistente que os plásticos convencionais.
Além disso, elas possuem garras integradas, que facilitam bastante a montagem e instalação do aparelho.
Controle remoto
Quando falamos sobre experiência de uso com um ventilador de teto, existe uma característica que sempre está muito presente: o controle remoto.
Ao contrário do que ocorre com os condicionadores de ar, onde a presença desse recurso é fundamental, no ventilador de teto ele não é tão necessário, já que existem os comandos de parede. Mesmo assim uma boa parte dos consumidores não dispensa a comodidade do controle.
Se você faz parte desse grupo, o Fênix é uma excelente opção
Ele é o aparelho com controle remoto de melhor custo benefício no mercado atualmente. Isso porque essa peça é mais comum em modelos mais caros, mas esse Ventisol entrega essa comodidade sem ter um preço elevado.
Além disso, o controle do Fênix é bem eficiente, com programação de timer, velocidade, e acendimento da iluminação.
Contras: O manual de instruções do Fênix é um pouco confuso, o que pode dificultar a instalação por pessoas menos experientes.
Mas lembrando que, de qualquer forma, é sempre indicada a contratação de um técnico profissional para instalar ventiladores de teto.
Para quem é ideal
O Ventisol Fênix é indicado para quem procura qual o melhor ventilador de teto, e deseja um produto de categoria intermediária, que mantenha um preço competitivo, mas que entregue recursos e características mais avançadas.
Ele conta com pintura especial que protege seus componentes metálicos, tem capacidade de ventilação adequada para dormitórios médios, e acompanha controle remoto, o que é um diferencial em sua categoria.
Tenha acesso a uma ótima oferta!
Arno VX10 Ultimate
A Arno é uma das empresas mais tradicionais quando o assunto é ar e ventilação, estando presente nesse segmento a mais de 60 anos.
E toda essa experiência faz a empresa ser capaz de produzir excelentes equipamentos em diferentes categorias, como é o caso do modelo VX10 Ultimate.
Principais Diferenciais
Praticidade de instalação
Uma das razões que desmotivam consumidores a adquirir aparelhos de teto é o fato de se precisar mexer com fiação, já que na imensa maioria dos casos esses produtos demandam de 4 a 5 fios elétricos.
E ai está o grande diferencial do VX10
Esse modelo é ligado utilizando-se somente os dois fios em que são conectadas as lâmpadas do ambiente. Isso é um grande diferencial, já que dispensa a necessidade de ter que passar fios pela parede, evitando até pequenas reformas que trariam gasto de tempo e preocupações extras.
Funções Modernas
O VX10 é um dos modelos mais modernos e dinâmicos da atualidade, graças principalmente à:
Função Timer: Raridade no segmento, esse aparelho conta com 4 programações, podendo ser programado para desligar em 2, 4, 6 ou 8 horas. Esse é um ótimo recurso para pessoas que não gostam de deixar o equipamento ligado o tempo todo, principalmente a noite.
Escala de velocidade contínua: Outro diferencial no segmento, esse aparelho tem 6 níveis progressivos de velocidade, incluindo a função dormir, que coloca o motor em baixa rotação durante a noite.
Precisando também de um modelo de mesa mais simples? Confira nossa análise completa dos melhores ventiladores de mesa!
Controle remoto: O VX10 possui um dos controles remotos mais modernos e úteis atualmente. Com ele é possível regular a velocidade de giro, ascender a luz, programar a função timer e ativar a função dormir.
Contras: O controle remoto desse Arno é alimentado por uma bateria de 12v, a mesma usada em controles de portões automáticos.
Além de não vir na embalagem, esse tipo de pilha/bateria não é facilmente encontrada longe dos grandes centros urbanos, o que pode fazer com que o consumidor perca algum tempo para achá-las. Seria ideal que a empresa tivesse optado por pilhas convencionais.
Para quem é ideal
O Arno VX10 Ultimate é ideal para quem busca qual o melhor ventilador de teto com controle remoto, e procura um produto com ventilação adequada, que tenha na praticidade seu principal diferencial.
Seus 2,11m³/s não deixam a desejar na ventilação de ambientes de até 20m², sendo que sua instalação com somente dois fios e seus recursos modernos são seus grandes diferenciais.
Tenha acesso à uma ótima oferta!
Spirit Wind 203
A Spirit é uma marca brasileira muito jovem, de apenas 15 anos de idade, que é focada no design e fabricação de ventiladores de teto.
Mesmo com pouca idade, a empresa se destaca por fabricar produtos que são ideais para quem procura qual o melhor ventilador de teto do mercado, como é o caso do modelo Wind 203.
Principais Diferenciais
Performance avançada
Um dos principais equívocos de quem procura um equipamento de ventilação é acreditar que o número de pás é o fator principal que determina a intensidade e o alcance do vento.
E o Wind 203 prova que não é bem assim
Esse aparelho possui duas pás e tem excelente capacidade de ventilação segundo análise do Inmetro, possuindo marca de vazão de ar de 2,81 m³/s, o que o torna um dos modelos residenciais de maior performance da atualidade.
O que mais chama a atenção no caso do Wind 203 é que, mesmo tendo uma potência elevada para dar conta dessa performance, o produto se mantem na faixa A de eficiência energética do Inmetro, com 0,025 (m³/s/W), o que demonstra que seu funcionamento é bem otimizado.
Design premiado internacionalmente
Grande parte dos consumidores atuais adquirem aparelhos de teto não só como equipamentos de ventilação, mas também como itens de decoração.
E o Wind 203 é uma ótima opção para esses consumidores
Isso porque esse modelo foi pensado e desenhado pelo designer carioca Guto Índio da Costa, um dos profissionais mais prestigiados do país, que utilizou como inspiração a hélice do monomotor “Spirit of Saint Louis”, o primeiro a cruzar o oceano atlântico.
O desenho das pás desse aparelho passa uma grande sensação de movimento, e seu lustre é flat, padrão que está em alta na decoração de ambientes. Essas características somadas proporcionam mais sofisticação ao local em que o produto estiver inserido.
Esse design é reconhecido inclusive internacionalmente, já que a Spirit recebeu por 3 vezes o prêmio internacional IF DESIGN, uma das premiações mais importantes do mundo no segmento, sendo considerado por muitos o “Oscar do Design”.
Veja também: Sabia que um ventilador de teto com boa vazão potencializa os efeitos de um condicionador de ar? Confira análise sobre qual o melhor ar condicionado!
Contras: Para dar conta da grande quantidade de vento que produz, o motor do Wind 203 acaba absorvendo mais potência, o que implica num gasto de energia maior.
Mesmo possuindo boa eficiência energética, que significa que esse produto não desperdiça energia durante o funcionamento, ele continua tendo um gasto mais alto, de 0,113kW/h, o que o faz ser o modelo de teto analisado aqui que mais impacta na conta de luz.
Para quem é ideal
O Spirit Wind 203 é uma boa opção para quem procura qual o melhor ventilador de teto do mercado, e deseja adquirir um dos produtos com a maior vazão de ar disponíveis atualmente.
Seus 2,81m³/s são suficientes para proporcionar bastante conforto em cômodos de até 20m², e seu design premiado internacionalmente ajuda a compor a decoração do ambiente em que estiver inserido.
Tenha acesso à uma ótima oferta!
Bônus!
Veja o que é importante saber antes de adquirir um ventilador de teto!
Você sabe o que levar em conta na hora de comprar um ventilador?
As duas principais características que devem ser observadas antes de adquirir um equipamento de ventilação são:
Vazão de ar: Calculada em m³/s, mede a quantidade de ar que o aparelho é capaz de jogar no ambiente a cada segundo. Quanto maior essa grandeza, maior a capacidade de ventilação.
Eficiência Energética: A eficiência energética é calculada dividindo-se a capacidade de ventilação (m³/s) pela potência absorvida (W). Isso mostra o quanto de vento o equipamento é capaz de jogar no ambiente por cada watt de potência absorvido.
Em via de regra, quanto mais potência (W), mais forte será o motor, o que faz a hélice girar mais rapidamente. Porém, alguns modelos perdem eficiência nesse caminho, o que os fazem consumir muita energia e não terem um rendimento tão bom, por isso a importância de verificar a eficiência energética de cada produto.
Os números de vazão de ar e eficiência energética dos itens analisados aqui foram retirados de documentos públicos que fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, e do Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética (Procel), todos disponíveis nos sites das instituições.
Problemas comuns
Ao pesquisar sobre avaliações de consumidores em portais eccomerce, é bem comum encontrar modelos que são bem avaliados pela grande maioria, e odiados por uma pequena minoria de consumidores.
Isso acontece por duas razões principais:
Falsa expectativa: A grande maioria dos aparelhos de ventilação de teto possuem vazão de ar de 2 a 2,5m³/s, que os torna capazes de ventilar de maneira adequada ambientes de até 20m².
Para ambientes maiores, é ideal utilizar equipamentos de perfil comercial, que são mais caros e difíceis de serem encontrados, ou deve-se instalar mais de um modelo padrão no mesmo ambiente.
Instalação incorreta: Se o aparelho for instalado de maneira incorreta, a chance de acontecerem trepidações e ruídos é alta. Outro ponto que costuma causar esses problemas são as lâmpadas.
Se seu produto apresentar essas falhas, tente contratar um serviço profissional para instalá-lo novamente, ou troque a marca da lâmpada pela indicada pelo fabricante. Na grande maioria dos casos essas ações são suficientes para resolver trepidação e ruído.
Fique atento!
Esses equipamentos demandam manuseio com fiação elétrica, e só devem ser instalados por pessoas experientes no assunto. Se você não conhece elétrica, não se arrisque, contrate os serviços de um eletricista profissional.
Um alívio no calor
Essas foram as dicas do Guia do Eletro para você que está buscando qual o melhor ventilador de teto do mercado. Agora é só escolher o ideal para te ajudar nesse verão!
Até o próximo post!
Sou formado em Administração, mas amante de tecnologia!
Fundei o Guia do Eletro em 2016, e através de muita pesquisa já ajudei mais de 20.000 consumidores a tomarem decisões de compra acertadas!
Minha meta é construir o site de reviews baseado em opiniões de consumidores mais confiável da internet!