Análise Detalhada dos 4 Melhores Ventiladores de Teto do Mercado (Dezembro/2019)

Não quer passar calor nesse verão e está em busca de qual o melhor ventilador de teto do mercado?

Mesmo sendo um produto relativamente simples, o número de marcas disponíveis nas lojas acaba deixando a escolha ideal uma tarefa mais complicada.

 

Por isso o Guia do Eletro te ajuda nessa missão!

 

qual o melhor ventilador de teto do mercado
Ventilador de Teto: Um aliado contra o calor (Fonte Img: westwing.com.br)

 

O Guia do Eletro indica qual o melhor ventilador de teto do mercado, para diferentes perfis de consumidores, e também traz um modelo de mesa que pode facilitar sua vida!

 

 

 

 

 

Vamos aos melhores ventiladores de teto em 2019:

  • Ventisol Wind: O melhor em custo benefício
  • Arno VX10: O melhor em experiência de uso
  • Spirit Wind 203: O melhor em desempenho
  • Arno Silence Force: O melhor ventilador de mesa

 

 Ventisol
Wind
Arno
VX10 Ultimate
Spirit
Wind 203
Arno
Silence Force
[Celular/Tablet]

Arraste →
CategoriaTetoTetoTetoMesa 40 cm
Vazão de Ar2,31 m³/s2,11 m³/s2,81 m³/s1,23 m³/s
Eficiência
Energética
AAAA
Consumo0,092 kW/h0,033 kW/h0,113 kW/h0,126 kW/h
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA

ONDE COMPRAR

Obs: Todos os produtos dessa análise são reversíveis, ou seja, também funcionam como exaustores, que aumentam a circulação de ar, deixando o ambiente mais agradável.

 

 

 

Ventisol Wind

A Ventisol é uma marca brasileira jovem, mas que já é uma das maiores do segmento de ar e ventilação, exportando seus produtos para a America do Sul e África.

E a empresa produz um dos equipamentos de maior sucesso dessa categoria, o Ventisol Wind.

 

Principais Diferenciais

Ótimo custo benefício

O Ventisol Wind é um dos produtos disponíveis atualmente que oferecem maior capacidade de ventilação pelo menor preço.

Segundo testes do Inmetro, sua vazão máxima fica na casa de 2,31m³/s. Esse resultado é bem maior que a capacidade de ventilação da maioria de seus concorrentes da mesma faixa de preço, o que o faz entregar um ótimo custo benefício final.

Qualidade de fabricação

Uma das características mais elogiadas por consumidores que avaliam o Wind em portais eccomerce é a qualidade de fabricação de seus componentes, principalmente se comparado ao preço final cobrado do consumidor.

Suas pás são feitas em um plástico de engenharia que é maleável e mais difícil de rachar, e seu motor e haste são tratados com pintura eletrostática, que aumenta a durabilidade desses componentes.

Pás em plástico de engenharia: Bom custo benefício! (Fonte Img: ventipress.com)

Essas características são um diferencial, por se tratar de um produto que pode ser facilmente encontrado por menos de R$ 150,00, o que reforça o custo benefício do modelo.

Contras: O Wind é um aparelho de entrada com ótima capacidade de ventilação e com materiais que proporcionam boa durabilidade, o que representa um bom custo benefício.

Porém, ele ainda mantém traços de linha popular. Um dos problemas relatados por consumidores é o fato da canopla, peça que esconde os fios da estrutura, não ter nenhum tipo de trava, o que a faz escorregar e deixar a fiação à mostra.

Para quem é ideal

O Ventisol Wind é ideal para quem busca qual o melhor ventilador de teto do mercado, e precisa de um produto que proporcione boa ventilação, ofereça qualidade de construção adequada e tenha um preço reduzido.

Seu consumo energético não é dos melhores, porém para quem aceita um pequeno acréscimo na conta de luz em troca de um aparelho potente e de menor preço, essa é uma boa escolha.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Arno VX10 Ultimate

A Arno é uma das empresas mais tradicionais quando o assunto é ar e ventilação, estando presente nesse segmento a mais de 60 anos.

E toda essa experiência faz a empresa ser capaz de produzir excelentes equipamentos em diferentes categorias, como é o caso do modelo VX10 Ultimate.

Principais Diferenciais

Praticidade de instalação

Uma das razões que desmotivam consumidores a adquirir aparelhos de teto é o fato de se precisar mexer com fiação, já que na imensa maioria dos casos esses produtos demandam de 4 a 5 fios elétricos.

E ai está o grande diferencial do VX10

Esse modelo é ligado utilizando-se somente os dois fios em que são conectadas as lâmpadas do ambiente. Isso é um grande diferencial, já que dispensa a necessidade de ter que passar fios pela parede, evitando até pequenas reformas que trariam gasto de tempo e preocupações extras.

Praticidade: Instalação facilitada é um grande diferencial nesse segmento (Fonte Img: americanas.com.br)

Funções Modernas

O VX10 é um dos modelos mais modernos e dinâmicos da atualidade, graças principalmente à:

Função Timer: Raridade no segmento, esse aparelho conta com 4 programações, podendo ser programado para desligar em 2, 4, 6 ou 8 horas. Esse é um ótimo recurso para pessoas que não gostam de deixar o equipamento ligado o tempo todo, principalmente a noite.

Timer: Programação permite desligamento automático (Fonte Img: americanas.com.br)

Escala de velocidade contínua: Outro diferencial no segmento, esse aparelho tem 6 níveis progressivos de velocidade, incluindo a função dormir, que coloca o motor em baixa rotação durante a noite.

Controle remoto: O VX10 possui um dos controles remotos mais modernos e úteis atualmente. Com ele é possível regular a velocidade de giro, ascender a luz, programar a função timer e ativar a função dormir.

Controle Remoto: Mais conforto no dia a dia (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Contras: O controle remoto desse Arno é alimentado por uma bateria de 12v, a mesma usada em controles de portões automáticos.

Além de não vir na embalagem, esse tipo de pilha/bateria não é facilmente encontrada longe dos grandes centros urbanos, o que pode fazer com que o consumidor perca algum tempo para achá-las. Seria ideal que a empresa tivesse optado por pilhas convencionais.

Para quem é ideal

O Arno VX10 Ultimate é ideal para quem busca qual o melhor ventilador de teto com controle remoto, e procura um produto com ventilação adequada, que tenha na praticidade seu principal diferencial.

Seus 2,11m³/s não deixam a desejar na ventilação de ambientes de até 20m², sendo que sua instalação com somente dois fios e seus recursos modernos são seus grandes diferenciais.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Spirit Wind 203

A Spirit é uma marca brasileira muito jovem, de apenas 15 anos de idade, que é focada no design e fabricação de ventiladores de teto.

Mesmo com pouca idade, a empresa se destaca por fabricar produtos que são ideais para quem procura qual o melhor ventilador de teto do mercado, como é o caso do modelo Wind 203.

Principais Diferenciais

Performance avançada

Um dos principais equívocos de quem procura um equipamento de ventilação é acreditar que o número de pás é o fator principal que determina a intensidade e o alcance do vento.

E o Wind 203 prova que não é bem assim

Esse aparelho possui duas pás e tem excelente capacidade de ventilação segundo análise do Inmetro, possuindo marca de vazão de ar de 2,81 m³/s, o que o torna um dos modelos residenciais de maior performance da atualidade.

Performance diferenciada: O Wind 203 possui grande vazão de 2,81 m³/s (Fonte Img: americanas.com.br)

O que mais chama a atenção no caso do Wind 203 é que, mesmo tendo uma potência elevada para dar conta dessa performance, o produto se mantem na faixa A de eficiência energética do Inmetro, com 0,025 (m³/s/W), o que demonstra que seu funcionamento é bem otimizado.

Design premiado internacionalmente

Grande parte dos consumidores atuais adquirem aparelhos de teto não só como equipamentos de ventilação, mas também como itens de decoração.

E o Wind 203 é uma ótima opção para esses consumidores

Isso porque esse modelo foi pensado e desenhado pelo designer carioca Guto Índio da Costa, um dos profissionais mais prestigiados do país, que utilizou como inspiração a hélice do monomotor “Spirit of Saint Louis”, o primeiro a cruzar o oceano atlântico.

Hélice do Spirit of Saint Louis: Inspiração para o design da Spirit (Fonte Img: electrifly.com)

O desenho das pás desse aparelho passa uma grande sensação de movimento, e seu lustre é flat, padrão que está em alta na decoração de ambientes. Essas características somadas proporcionam mais sofisticação ao local em que o produto estiver inserido.

Design fluído e moderno (Fonte Img: americanas.com.br)

Esse design é reconhecido inclusive internacionalmente, já que a Spirit recebeu por 3 vezes o prêmio internacional IF DESIGN, uma das premiações mais importantes do mundo no segmento, sendo considerado por muitos o “Oscar do Design”.

Veja também: Esta precisando melhorar a qualidade do ar da sua casa? Então confira qual o melhor climatizador de ar do mercado!

“Oscar do Design”: Ventiladores Spirit são ganhadores do IF DESIGN AWARDS (Fonte Img: myspirit.com.br)

Sabia que um ventilador de teto com boa vazão potencializa os efeitos de um condicionador de ar? Confira análise sobre qual o melhor ar condicionado!

Contras: Para dar conta da grande quantidade de vento que produz, o motor do Wind 203 acaba absorvendo mais potência, o que implica num gasto de energia maior.

Mesmo possuindo boa eficiência energética, que significa que esse produto não desperdiça energia durante o funcionamento, ele continua tendo um gasto mais alto, de 0,113kW/h, o que o faz ser o modelo de teto analisado aqui que mais impacta na conta de luz.

Para quem é ideal

O Spirit Wind 203 é uma boa opção para quem procura qual o melhor ventilador de teto do mercado, e deseja adquirir um dos produtos com a maior vazão de ar disponíveis atualmente.

Seus 2,81m³/s são suficientes para proporcionar bastante conforto em cômodos de até 20m², e seu design premiado internacionalmente ajuda a compor a decoração do ambiente em que estiver inserido.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Arno Silence Force

Ventiladores de teto são excelentes equipamentos, que garantem boa ventilação e comodidade no dia a dia.

Porém, eles precisam ser instalados, o que muitas vezes demanda trocas de fiação ou até pequenas reformas.

Por isso, para fechar essa lista, o Guia do Eletro sugere um dos modelos de mesa mais avançados da atualidade, o Arno Silence Force.

Esse produto tem vazão de ar bem diferenciada para um aparelho de mesa, o que pode ser suficiente para você que estava pensando em um equipamento de teto, mas também não tem certeza se quer ter o trabalho da instalação.

Principais Diferenciais

Silêncio

A Arno afirma em sua propaganda que o Silence Force é o modelo mais silencioso a venda no Brasil.

E a maioria dos consumidores atesta essa informação

Esse produto tem nível de silêncio incrível. A explicação para esse ruído mínimo está principalmente no seu eixo, a estrutura que liga o motor a hélice do equipamento.

No caso do Silence Force essa estrutura não fica a mostra como em outros modelos atuais, mas sim envolta por uma proteção plástica, ficando completamente lacrada, o que acaba abafando muito o ruído de funcionamento do seu motor.

Eixo lacrado: Um dos segredos do baixo nível de ruído (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Esse é um grande diferencial para pessoas que colocam o silêncio como principal característica em um aparelho de ventilar.

Maior performance do segmento

Agora você deve estar concluindo que, para ter um equipamento tão silencioso, a Arno teve que abrir mão da força de ventilação do seu aparelho.

E é ai que o Silence Force se destaca mais uma vez

Esse modelo tem vazão de ar média acima de 1 m³/s, muito superior à média para o segmento de produtos de mesa. Essa vazão garante maior intensidade e alcance de vento, o que faz com que a corrente de ar chegue a pontos mais distantes do cômodo.

Aparelho possui o motor mais forte da categoria (Fonte Img: pontofrio.com.br)

E uma das grandes razões para esse desempenho é o sistema Power Zone™

Tecnologia patenteada pela Arno, a parte frontal da grade desse aparelho é inspirada em uma turbina de avião, concentrando a corrente de ar produzida pela hélice, o que reduz a dispersão do ar e resulta em um vento mais forte e direcionado.

Power Zone™: Tecnologia inspirada em turbinas de aviões (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Ajuste eficiente

O Silence Force também se destaca pela eficiência em que divide sua potência, em 3 velocidades:

Turbo-silence: De vazão máxima, ideal para ambientes maiores e dias de muito calor.

Ecofresh: Velocidade mediana, economiza 20% de energia em relação ao modo turbo-silence, sendo ideal para quem não quer ter sustos na conta de luz;

Dormir: Velocidade Mínima, reduz muito o nível de ruído, ideal para o uso noturno.

Ajustes eficientes de velocidade (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Contras: O Silence Force possui vazão de ar razoável mesmo em sua velocidade mínima (0,79 m³/s segundo teste do Procel).

O que é um grande diferencial para os calorentos, pode ser demais para pessoas que não querem tanto vento assim. Seria ideal que a fabricante tivesse inserido uma quarta velocidade, mais fraca.

Para quem é ideal

O Arno Silence Force é ideal para aqueles que buscam qual o melhor ventilador do mercado, não querem se preocupar com instalações e reformas, mas desejam um produto que entregue uma performance diferenciada.

Esse modelo possui a maior capacidade de vazão de ar de sua categoria (1,23 m³/s), e conta com melhorias em sua estrutura, como a Power Zone™, conseguindo assim satisfazer até as pessoas mais calorentas.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

 

Bônus!

 

 

 

Veja o que é importante saber antes de adquirir um ventilador de teto!

 

Você sabe o que levar em conta na hora de comprar um ventilador?

As duas principais características que devem ser observadas antes de adquirir um equipamento de ventilação são:

Vazão de ar: Calculada em m³/s, mede a quantidade de ar que o aparelho é capaz de jogar no ambiente a cada segundo. Quanto maior essa grandeza, maior a capacidade de ventilação.

Vazão de ar (m³/s): Demonstra a capacidade de ventilação (Fonte Img: zoom.com.br)

Eficiência Energética: A eficiência energética é calculada dividindo-se a capacidade de ventilação (m³/s) pela potência absorvida (W). Isso mostra o quanto de vento o equipamento é capaz de jogar no ambiente por cada watt de potência absorvido.

Em via de regra, quanto mais potência (W), mais forte será o motor, o que faz a hélice girar mais rapidamente. Porém, alguns modelos perdem eficiência nesse caminho, o que os fazem consumir muita energia e não terem um rendimento tão bom, por isso a importância de verificar a eficiência energética de cada produto.

Eficiência = Mais m³/s de ar com menos potência absorvida (Fonte Img: wikipedia.org)

Os números de vazão de ar e eficiência energética dos itens analisados aqui foram retirados de documentos públicos que fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, e do Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética (Procel), todos disponíveis nos sites das instituições.

Problemas comuns

Ao pesquisar sobre avaliações de consumidores em portais eccomerce, é bem comum encontrar modelos que são bem avaliados pela grande maioria, e odiados por uma pequena minoria de consumidores.

Isso acontece por duas razões principais:

Falsa expectativa: A grande maioria dos aparelhos de ventilação de teto possuem vazão de ar de 2 a 2,5m³/s, que os torna capazes de ventilar de maneira adequada ambientes de até 20m².

Para ambientes maiores, é ideal utilizar equipamentos de perfil comercial, que são mais caros e difíceis de serem encontrados, ou deve-se instalar mais de um modelo padrão no mesmo ambiente.

Adequação: Ambientes muito grandes demandam mais de um aparelho (Fonte Img: blog.mileniomoveis.com.br)

Instalação incorreta: Se o aparelho for instalado de maneira incorreta, a chance de acontecerem trepidações e ruídos é alta. Outro ponto que costuma causar esses problemas são as lâmpadas.

Vilã comum: A lâmpada pode ser a causa do ruído no seu ventilador! (Fonte Img: odia-a-historia.blogspot.com.br)

Se seu produto apresentar essas falhas, tente contratar um serviço profissional para instalá-lo novamente, ou troque a marca da lâmpada pela indicada pelo fabricante. Na grande maioria dos casos essas ações são suficientes para resolver trepidação e ruído.

Fique atento!

Esses equipamentos demandam manuseio com fiação elétrica, e só devem ser instalados por pessoas experientes no assunto. Se você não conhece elétrica, não se arrisque, contrate os serviços de um eletricista profissional.

Seja prudente! Contrate um eletricista! (Fonte Img: negociol.com)

Um alívio no calor

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para você que está buscando qual o melhor ventilador de teto do mercado. Agora é só escolher o ideal para te ajudar nesse verão!

Até o próximo post!