Análise Completa dos 4 Melhores Umidificadores de Ar do Mercado (Outubro/2020)

Você que está procurando qual o melhor umidificador de ar, já deve ter reparado que essa não é uma tarefa fácil.

Isso porque esse aparelho tem impacto direto na nossa saúde respiratória, e existem diversos tipos, que são indicados para diferentes necessidades.

 

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

 

qual o melhor umidificador de ar
Umidificador de ar: O principal aliado no tempo seco (Reprodução: zdrowie.gazeta.pl)

O Guia do Eletro te apresenta agora qual o melhor umidificador de ar, através da análise de 4 modelos que suprem diferentes necessidades!

 

 

 

 

 

 G-Tech
Allergy Free Dual
Mondial
Confort Air 2
Black Decker
Air 1000
G-Tech
Allergy Free Timer
[Celular/Tablet]

Arraste →
TipoUltrassônicoUltrassônicoUltrassônicoUltrassônico
Litragem3 litros2,2 litros2,5 litros5 litros
Autonomia (Potência Max)10 horas8 horas10 horas17 horas
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA

ONDE COMPRAR

Antes, algumas informações importantes para você fazer uma boa compra!

Já sabe o básico sobre esse tipo de produto? Então vá direto à análise detalhada dos modelos!

Quais são os tipos de umidificadores?

O primeiro passo para uma boa compra é conhecer os diferentes tipos de produtos disponíveis no mercado, e a indicação de uso de cada um deles:

Vaporizador: É o que possui funcionamento mais simples, e normalmente são os mais baratos.

Possui uma resistência que aquece a água e a transforma em vapor. Essa versão tem capacidade de geração de umidade mais limitada, e pode ser perigosa caso você tenha crianças, já que funciona em alta temperatura, podendo causar acidentes.

Vaporizador: Estrutura mais simples e menos eficiente (Reprodução: Mercado Livre)

Pavio/Evaporativo: Funciona através de um sistema de pavio, que utiliza papel, pano ou espuma para tirar água do reservatório. Através de um ventilador, o ar em volta do pavio absorve a umidade e é expelido para o ambiente.

É o único tipo de aparelho autorregulável. Quanto mais seco o ar, mais vapor d’água é gerado. Já se a umidade relativa do ar estiver alta, ele praticamente não gera névoa. É uma tecnologia eficiente, mas rara no mercado atualmente.

Pavio evaporativo: Tecnologia eficiente, porém pouco difundida no Brasil (Reprodução: Amazon)

Ultrassônico: Por fim, temos a versão que é de longe a mais popular da atualidade, representando mais de 80% das vendas de umidificadores para uso doméstico.

Ela funciona como um alto-falante. Uma peça de metal vibra em frequência ultrassônica (entre 1.3 a 1.7 mhz), praticamente imperceptível para o olho humano, fazendo com que a água se transforme instantaneamente em vapor, o que produz uma neblina densa e fria.

A versão ultrassônica é a opção mais eficiente e segura que existe atualmente. Isso porque demanda menos água, o que permitiu reduzir seu tamanho, e não gera calor ou tem peças que possam causar acidentes.

Importante: Todas as versões analisadas pelo Guia do Eletro são ultrassônicas

Ultrassônico: O mais eficiente e seguro (Reprodução: triider.com.br)

Para que serve um umidificador?

Essa parece ser uma resposta óbvia: afinal, um umidificador serve justamente para umidificar o ar, não é mesmo?

Essa é sim a função principal desse aparelho, mas existem mais pontos a se observar antes de adquiri-lo. E o principal deles é: quando é necessário ter um umidificador?

Quando a umidade relativa do ar cai a níveis críticos uma das principais recomendações das autoridades é manter os ambientes umidificados.

Escala de medição da umidade relativa do ar (Créditos: G1)

E é aí que o umidificador se torna um aliado

Ele é, de longe, a forma mais eficiente de aumentar a umidade de ambientes fechados.

Existem maneiras caseiras de fazer isso, como distribuir baldes de água ou toalhas molhadas pelo cômodo. Porém, o vapor d’agua que o umidificador produz é rápido e estável, não dependendo da temperatura ambiente.

Soluções caseiras: Também umidificam, mas não são eficientes (Reprodução: clubedaana.com.br)

Mas será que eu preciso mesmo de um umidificador?

Esses aparelhos são indicados para pessoas que moram em locais onde a umidade relativa do ar entra em estágios críticos (atenção, emergência ou alerta) em pelo menos uma estação do ano.

Existem locais do Brasil onde a umidade relativa raramente cai à níveis de atenção, como é o caso da região norte, ou nas grandes capitais litorâneas.

Manaus: Exemplo de local onde raramente o umidificador será necessário (Reprodução: cdn.emtempo.com.br)

Porém, existem locais onde isso é muito comum, como grandes centros urbanos (Grande São Paulo, Grande BH), sertão nordestino e região do cerrado (Brasília). Nessas regiões é normal precisarmos tomar medidas para aumentar a umidade do ar em nossas casas.

São Paulo: No inverno, o umidificador sempre é um aliado (Reprodução: UOL)

Como não usar umidificadores de ar

Como já vimos, esse aparelho é a forma mais eficiente de amenizar os efeitos danosos que a secura do ar traz.

Mas se usado de forma incorreta, ele também pode gerar prejuízos à saúde

Não é indicado deixá-lo ligado por muitas horas seguidas. O excesso de umidade no ambiente pode facilitar a proliferação de microrganismos prejudiciais, como mofo e bolor.

Excesso de umidade: Pode causar problemas (Reprodução: blog.casamimosa.com.br)

O correto é deixar o equipamento ligado por algumas horas, principalmente no período da tarde e um pouco antes de dormir. É importante desligá-lo durante a noite, para evitar o excesso de umidade.

Além disso, microrganismos e metais pesados presentes na água podem ser dispersados no ar pelo vapor d’água gerado. Por isso, é muito importante usar água tratada para abastecer o produto, preferencialmente vinda de purificadores, filtros ou fontes minerais.

Também é importante substituir a água do reservatório a cada uso do aparelho. Isso evita a proliferação de fungos e bactérias, e a dispersão deles pelo ambiente.

 

Uso correto: Deixe o produto ligado antes de ir dormir (Reprodução: decenthomedecor.com)

 

Agora que você já conhece tudo sobre esses aparelhos, vamos aos melhores umidificadores de ar do mercado:

 

G-Tech Allergy Free Dual

A G-Tech é uma marca pertencente a Accumed-Glicomed, uma das maiores fabricantes de equipamentos para monitoramento de saúde do Brasil.

E hoje a empresa é responsável por produzir um dos melhores umidificadores de ar para quem procura uma alternativa que entregue um excelente custo benefício, o Allergy Free Dual.

 

 

Principais Diferenciais

Custo benefício

O Allergy Free Dual se destaca por possuir excelentes recursos e características, e mesmo assim manter um preço bem competitivo. Dentre as principais, se destacam:

Potência bem ajustada: É comum encontrar modelos desajustados, onde a potência mínima acaba gerando uma quantidade excessiva de névoa. Isso faz com que não seja possível deixá-los ligados por mais tempo, além de gerar humidade nos móveis e paredes.

E aí está um dos principais diferenciais desse G-Tech

Esse modelo tem controle de potência muito bem ajustado. O menor nível gera apenas uma névoa fina, e o máximo gera um vapor denso e gelado, o que o torna um umidificador de ar potente para a maioria dos casos.

Bem equilibrado: Para quem precisa de muito ou pouco vapor (Reprodução: Magazine Luiza)

Mesmo sendo potente, ele também é um umidificador de ar silencioso, podendo ser usado no quarto de bebês e crianças sem problemas.

Desligamento automático: Esse aparelho reconhece quando não há mais água suficiente no reservatório.

Quando isso acontece, o produto desliga sozinho, evitando que funcione vazio, o que previne quebras precoces e também economiza energia.

Desligamento automático: Economiza energia e previne danos (Reprodução: OLX)

Ótima qualidade de construção: Esse G-tech tem construção bem robusta, com materiais de qualidade. Isso ajuda a aumentar a vida útil desse tipo de equipamento, que é bem suscetível a quedas.

Além disso, o encaixe do reservatório com o motor é bem firme, o que dificulta o surgimento de vazamentos, e seu cabo de energia é bem longo, raridade nessa categoria de aparelhos.

Encaixes robustos (Reprodução: Mercado Livre)

Bico duplo

O Allergy Free Dual tem um recurso simples, porém que dificilmente é encontrado nos concorrentes, e que melhora bastante sua performance: o bico duplo.

Esse modelo tem duas saídas, que podem ser direcionadas conforme necessidade de cada pessoa. Esse direcionamento manual permite que a névoa seja apontada para mais de um ponto do ambiente, o que distribui melhor o vapor produzido.

Bico duplo: Melhora a distribuição de vapor (Reprodução: shopfisio.com.br)

Contras: Ao ser abastecido, o Allergy Free Dual produz um barulho de “bolha estourando” por um tempo maior que os concorrentes. Esse ruído para assim que o compartimento inferior se completa com água, mas pode incomodar ouvidos mais sensíveis.

Para quem é ideal

O G-tech Allergy Free Dual é indicado para quem procura qual o melhor umidificador de ar do mercado, e deseja um produto que entregue o melhor custo benefício possível.

Isso porque ele possui ajuste de potência muito bem acertado, que garante um desempenho diferenciado. Além disso, tem desligamento automático, ótima qualidade de construção, e saída dupla, que distribui melhor a umidade pelo ambiente.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Mondial Confort Air 2

A Mondial é uma marca brasileira que ficou muito conhecida por produzir eletroportáteis muito eficientes e duráveis.

Mas a empresa também se destaca por fabricar aparelhos de cuidados com a saúde, e tem um ótimo modelo para quem procura o melhor umidificador de ar de baixo custo: o Confort Air 2.

 

 

Principais diferenciais

O mais compacto

Umidificadores não costumam ser equipamentos grandes. Porém, é comum utilizá-los no quarto, onde muitas vezes só existe o criado mudo ou estantes para apoiá-los.

E para quem tem pouco espaço, esse Mondial é a melhor opção

Isso porque ele é um dos menores aparelhos disponíveis atualmente, possuindo somente 21,3 cm de largura, 23,5 cm de altura e 15,5 cm de profundidade.

Compacto: É possível colocá-lo em espaços mínimos (Reprodução: Preçolandia)

Essas medidas reduzidas fazem com que ele caiba facilmente nos menores cantinhos do quarto, o que também o faz uma ótima opção para quem procura pelo melhor umidificador de ar para bebê.

Silêncio e economia

Esse Mondial possui um bom desempenho na geração de névoa, produzindo uma quantidade suficiente para umidificar ambientes médios e pequenos durante algumas horas.

E mesmo apresentando boa eficiência, ele é um umidificador de ar silencioso, produzindo pouquíssimo ruído de funcionamento. Além disso, é bem econômico, o que reduz o impacto na conta de luz no fim do mês.

Funcionamento silencioso (Reprodução: Preçolandia)

Contras: Por ser um produto de baixo custo, o Confort Air 2 acaba tendo acabamento um pouco inferior aos seus concorrentes.

Isso fica mais visível no encaixe entre o reservatório e a base. Isso porque essa junção pode ficar frouxa caso o aparelho seja excessivamente manuseado, o que pode acabar gerando vazamentos.

Para quem é ideal

O Mondial Confort Air 2 é indicado para quem procura pelo melhor umidificador de ar do mercado, e precisa de um produto de baixo custo, que seja suficiente para umidificar ambientes reduzidos.

Seu tamanho compacto permite que ele seja colocado em móveis pequenos sem problemas. Além disso, tem funcionamento silencioso e é bem econômico.

Tenha acesso a uma ótima oferta!

 

 

Black & Decker Air 1000

A Black & Decker é uma marca americana que sempre se destacou por fabricar excelentes ferramentas e eletroportáteis. Porém, nos últimos anos a empresa vem diversificando sua linha.

E um dos produtos que nasceu dessa diversificação é o Air 1000, uma excelente escolha para quem procura pelo melhor umidificador de ar.

Principais diferenciais

O melhor acabamento do mercado

O Air 1000 é de longe, o aparelho que apresenta melhor construção e acabamento da atualidade. Dentre as características que o fazem ter essa qualidade, destacam-se:

Qualidade de materiais: O Air 1000 é visivelmente bem acabado. Seus plásticos são grossos e não possuem rebarbas, e seus encaixes são muito firmes, o que garante maior estabilidade e previne vazamentos.

Ótimo acabamento (Reprodução: OLX)

Boa ergonomia: Além de ser bem acabado, esse Black & Decker é um dos únicos modelos que possuem recursos que facilitam o manuseio.

Seu formato é quadrado, e ele possui uma tampa superior que se destaca do conjunto, que permite apoiá-lo em uma superfície reta. Isso parece simples, mas evita vazamentos e sujeira na hora do abastecimento de água.

Além disso, ele possui uma alça, que facilita ainda mais o transporte e manuseio.

Ótima ergonomia: Formato facilita o abastecimento (Reprodução: Youtube)

Design diferenciado: Por se tratar de um produto para manutenção da saúde, poucos fabricantes se atentam ao design de seus aparelhos. Em regra geral, umidificadores são “feios”, muitas vezes lembrando brinquedos infantis.

Mas isso é bem diferente no caso do Air 1000

Esse modelo tem design muito mais refinado que a maioria dos seus concorrentes. Seu visual é quadrado e minimalista, seu reservatório não é transparente, e suas cores são opacas, o que ajuda com que ele combine muito bem com qualquer ambiente.

Design minimalista: Combina com qualquer ambiente (Reprodução: Youtube)

Bom desempenho

Além de ser muito bem acabado e ter um design chamativo, esse Black & Decker tem um excelente desempenho.

Seu potenciômetro é bem ajustado, o que garante uma produção de névoa otimizada para necessidades diferentes de umidificação. Ele também possui saída de vapor direcionável, desligamento automático, e reservatório que garante autonomia média de 20 horas em potência mínima.

Ajuste de potência eficiente (Reprodução: Youtube)

Além disso, possui um compartimento exclusivo para inserir fragrâncias e essências sem óleo, que servem para aromatizar o ambiente.

O tempo seco atacou a alergia dos filhos? Nós fizemos uma análise dos melhores inaladores do mercado!

Saída de vapor direcionável (Reprodução: OLX)

Contras: Muitos usuários se incomodam com o tamanho do cabo elétrico do Air 1000. Por ser muito curto, é necessário deixá-lo muito próximo à tomada, ou fazer uso de extensões.

Para quem é ideal

O Black & Decker Air 1000 é indicado para quem procura qual o melhor umidificador de ar, e deseja um modelo que seja muito bem acabado e tenha boa performance de umidificação.

Ele é construído com materiais de ótima qualidade, tem design muito diferenciado, que também favorece o manuseio. Além disso, tem bom controle de névoa, grande autonomia e desligamento automático.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

G-Tech Allergy Free Timer

Além de ter em sua linha um dos melhores umidificadores de ar no quesito custo benefício, a G-Tech ainda produz um bom equipamento para quem precisa de algo com desempenho diferenciado: o Allergy Free Timer.

Principais diferenciais

Grande autonomia

A maioria das versões ultrassônicas tem reservatórios de 2 a 3 litros de capacidade, que lhe garantem autonomia média de 10 horas de funcionamento em potência máxima. Isso acaba sendo insuficiente, principalmente para ambientes maiores e com muita ventilação.

E esse é o principal diferencial desse G-Tech

Isso porque ele possui reservatório com capacidade de 5 litros. Isso garante autonomia aproximada de 17 horas em potência máxima, e 142 horas em potência mínima.

Reservatório de 5 litros: Maior autonomia

Essa grande autonomia o faz o modelo indicado para cômodos amplos e arejados, como salas e áreas de lazer.

Timer com desligamento automático

Muitas versões atuais desligam automaticamente quando a água do reservatório acaba. Esse é um bom recurso, já que evita quebras e economiza energia.

Mas o Allergy Free Timer vai além disso

Ele é um dos únicos modelos com timer, que permite que seja configurado o período em que deve funcionar. Após terminado esse período, ele desliga, mesmo havendo água no reservatório.

Timer: Personaliza o funcionamento (Reprodução: Magazine Luiza)

Esse é um recurso muito útil, já que é possível determinar a quantidade exata de horas para o funcionamento, evitando que haja pouca umidificação, ou umidificação excessiva, que poderia gerar umidade em móveis, além de bolor e mofo.

Modelo bem construído (Reprodução: OLX)

Contras: O timer é um dos diferenciais do Allergy Free Timer, porém seu manuseio é analógico, o que o torna um pouco complicado.

Seu manual não explica seu funcionamento. Existem vídeos no Youtube em que usuários ensinam o manuseio desse recurso, porém essa acaba sendo uma falha grave do fabricante.

Para quem é ideal

O G-Tech Allergy Free Timer é indicado para quem busca qual o melhor umidificador de ar, e precisa de um aparelho com grande autonomia, que seja capaz de umidificar ambientes de até 30 m² sem dificuldades.

Seu reservatório de 5 litros garante maior tempo de uso ininterrupto, e seu timer é um recurso diferenciado, que o faz entregar uma experiência de uso mais personalizada.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Seu aliado na qualidade do ar!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para quem procura qual o melhor umidificador de ar do mercado. Agora é só escolher o que mais atende às suas necessidades!

Até a próxima análise!