Análise Completa dos 4 Melhores Inaladores / Nebulizadores do Mercado (Setembro/2020)

Se você está procurando qual o melhor inalador, já deve ter notado que essa não é uma tarefa simples.

Isso porque hoje existem vários tipos de nebulizadores, que atendem a diferentes necessidades, o que dificulta a escolha do produto ideal.

 

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

 

qual o melhor inalador nebulizador do mercado
Inalador/Nebulizador: O maior aliado na saúde respiratória (Reprodução: Magalu)

 

O Guia do Eletro mostra agora qual o melhor inalador do mercado, através da análise de 4 modelos que são indicados para diferentes tipos de necessidades!

 

 

 

 

 G-Tech
Nebcom V
G-Tech
Ultraneb Desk 2
Soniclear
Pulmosonic Star
Glenmark
Nebzmart
[Celular/Tablet]

Arraste →
TipoPneumáticoUltrassônicoUltrassônicoPortátil
Taxa de Nebulização0,2 a 0,7 ml/min0,2 ml/min0,7 a 1,25 ml/min0,25 ml/min
Capacidade do Reservatório6 ml5 ml10 ml6 ml
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA
ONDE COMPRAR

 

Antes, algumas informações importantes para você realizar uma compra consciente!

Já sabe o básico sobre esse tipo de aparelho? Então vá direto à análise dos melhores nebulizadores do mercado!

Para que realmente serve um nebulizador?

Se você possui doenças respiratórias, ou é mãe/pai de uma criança que sofra com isso, sabe que o inalador é o maior aliado nos momentos de crise, já que é capaz de aliviar os sintomas de bronquite, asma e rinites alérgicas rapidamente.

Principal forma de acabar com crises respiratórias (Reprodução: Zoom)

Mas você sabe como o inalador age nos nossos pulmões?

Esses aparelhos são a base da aerossolterapia. Através deles, os medicamentos líquidos são transformados em névoa, permitindo com que sejam absorvidos diretamente pelas células das vias áreas e pelos brônquios.

Isso acontece porque os nebulizadores são capazes de transformar moléculas grandes em partículas de até 5 micrometros, tamanho suficiente para serem absorvidas pelos alvéolos, as células do pulmão que fazem a absorção do oxigênio. Para se ter uma ideia, 1 micrometro é o equivalente a 1 milionésimo de metro.

Os medicamentos mais usados com os inaladores são os corticoides, para tratamentos de asma severa, e os broncodilatadores, que expandem os brônquios e facilitam a respiração para quem tem bronquite. Mas o mais comum é a inalação com soro fisiológico, que promove a diluição do muco nasal, e ajuda na higienização e umidificação das vias aéreas.

Soro fisiológico: O mais usado em inaladores (Reprodução: globoplay)

Quais são os tipos de nebulizadores?

Aqui, o primeiro ponto a se esclarecer: não existem diferenças entre os termos “inalador” e “nebulizador” em se tratando de versões domésticas. Os dois nomes são usados para se referir ao mesmo tipo de aparelho disponível aos consumidores em geral.

Hoje, existem basicamente 3 opções para quem procura pelo melhor nebulizador:

Pneumático

Também chamado de “ar comprimido” ou “jato de ar”, é o tipo de inalador mais tradicional, estando disponível nas lojas há muitos anos.

Esses equipamentos funcionam através de um conjunto composto por um compressor, um filtro de ar e uma mangueira. O compressor suga o ar do ambiente, que é filtrado e jogado através da mangueira no reservatório de medicação (popular copinho).

O ar comprimido gera uma pressão negativa, que faz a medicação passar por pequenos orifícios, criando assim a névoa que é expelida pela máscara.

Principais Vantagens:

  • Custo: São os modelos mais democráticos, tendo custo bem reduzido se comparados aos ultrassônicos e portáteis;
  • Robustez: Como possuem compressor e filtro, acabam tendo estrutura mais forte, o que os fazem mais resistentes a quedas e esbarrões;
  • Universais: São indicados para a manipulação de todos os tipos de medicamentos, inclusive os corticoides para asma.
Universais: São os indicados para uso de corticoides (Reprodução: Zoom)

Principais desvantagens:

  • Tamanho: São os maiores e mais pesados, o que dificulta o transporte, armazenagem, e a utilização no carro ou em viagens;
  • Ruído alto: Modelos pneumáticos fazem barulho, devido ao funcionamento do compressor e a vaporização na máscara. Alguns mais, outros menos, mas todos produzem ruído;
  • Uso em posição vertical: O copinho deve estar em posição vertical obrigatoriamente. Isso pode ser um problema para uso em crianças mais agitadas ou em pessoas acamadas.
Necessário estar em posição vertical (Reprodução: blog.maconequi.com.br)

Ultrassônico

Os equipamentos ultrassônicos são mais novos, e já representam boa parte das vendas no Brasil.

Eles funcionam através de ondas ultrassônicas de alta frequência, produzidas por um cristal de quartzo que vibra graças a ação de um campo elétrico. Essa vibração transforma o medicamento líquido em névoa quase que instantaneamente.

Nos ultrassônicos, o medicamento não é colocado em um recipiente acoplado na máscara, e sim no próprio aparelho, através de copinhos plásticos que devem ser substituídos após certo número de inalações.

Principais Vantagens:

  • Baixíssimo ruído: É um aparelho muito silencioso se comparado às versões pneumáticas, o que reduz a ansiedade em crianças e permite exercer atividades que exijam silêncio durante a inalação;
  • Flexibilidade: Por não ter o recipiente acoplado à máscara, pode ser utilizado em pessoas deitadas. Isso também ajuda na limpeza, já que o líquido não escorre;
  • Rapidez: A inalação é feita em menor tempo, em média de 6 a 10 minutos. Em versões pneumáticas a média é de 15 minutos.
Flexibilidade: Permitem inalação na horizontal (Créditos: Soniclear)

Principais desvantagens:

  • Não é universal: Não deve ser utilizado com remédios do tipo corticoide, já que a nebulização ultrassônica não reduz as moléculas desses medicamentos ao tamanho necessário para absorção pelos brônquios;
  • Baixa robustez: Por possuírem peças leves, são equipamentos mais frágeis, sendo mais suscetíveis a quebras em quedas e esbarrões;
  • Custo: No geral são bem mais caros que os pneumáticos. Porém, já existem versões com melhor custo benefício atualmente.
No geral, aparelhos mais frágeis (Reprodução: Enjoei)

Portáteis (Tecnologia Mesh)

Por fim, temos os aparelhos mais modernos do mercado, os portáteis que possuem a tecnologia “Mesh”, mais conhecida como rede vibratória.

Esses modelos possuem somente uma estrutura compacta, composta pelo reservatório do medicamento, um pequeno elemento cerâmico vibratório e uma membrana em formato de funil com centenas de microfuros.

Quando essa membrana vibra, é gerada uma diferença de pressão que puxa o líquido do reservatório, e faz com que ele passe pelos microfuros e se transforme em névoa.

Principais Vantagens:

  • Portabilidade: É o único tipo de aparelho que pode ser considerado 100% portátil. Pode ser usado na maioria das ocasiões, inclusive em trânsito, sendo a versão ideal para viagens;
  • Silêncio e flexibilidade: Os modelos com tecnologia Mesh são ainda mais silenciosos do que os ultrassônicos, podem ser usados na horizontal, e não contam com mangueira ou traqueia, o que torna o manuseio muito prático e confortável;
  • Eficiência: Esses nebulizadores não deixam resíduos de medicamento no reservatório, como ocorre nos pneumáticos e ultrassônicos. Isso reduz custos com medicação e pode aumentar a eficiência do tratamento.
100% portátil: Pode ser usado até no carro (Reprodução: Youtube)

Principais Desvantagens:

  • Custo: São bem mais caros que os modelos pneumáticos e um pouco mais caros que os ultrassônicos, o que os tornam menos democráticos;
  • Não são universais: Mesmo que os fabricantes afirmem que podem ser usados com todos os medicamentos, as bulas de corticoides para asma são claras em afirmar que esse tipo de remédio deve ser administrado através de aparelhos pneumáticos;
  • Maior chance de perda: Por serem muito portáteis, as chances de perdê-lo ou esquecê-lo também é maior. Também deve-se monitorar o uso por crianças, já que elas podem deixar cair ou arremessar o produto com facilidade.
Supervisão: Crianças podem deixá-lo cair (Reprodução: macetesdemae.com)

Qual o melhor inalador infantil?

No geral, não existe um tipo específico de nebulizador desenvolvido somente para o uso infantil. Porém, existem alguns pontos importantes para ficar de olho antes de comprar um aparelho para a inalação de bebês e crianças.

Se a criança fizer uso frequente de corticoides para bronquite e asma, não é possível utilizar versões ultrassônicas ou portáteis. Se puder comprar somente um produto, opte pelo tipo pneumático, que é o indicado na bula desses medicamentos.

Uso de corticoides: Demandam aparelhos pneumáticos (Reprodução: Freepik)

Porém, se fizer uso somente de broncodilatadores, como Aerolin, Atrovent ou Berotec, ou soro fisiológico, o melhor nebulizador infantil passa a ser o ultrassônico ou portátil.

Esses aparelhos são muito mais silenciosos, e podem ser usados na posição horizontal, o que reduz consideravelmente a ansiedade das crianças, e facilita muito a nebulização em nenéns, os tornando também o melhor inalador para bebê.

Também é muito importante se certificar se o equipamento possui mascará infantil, e se a mangueira e o cabo de energia têm tamanho suficiente para uma inalação confortável em crianças.

Versões ultrassônicas são muito indicadas para bebês (Reprodução: paisefilhos.uol.com.br)

 

Agora que você já sabe o básico sobre esses produtos, vamos à análise detalhada dos melhores inaladores do mercado:

 

G-Tech Nebcom V

Tipo: Compressor/Pneumático

A G-Tech é uma empresa pertencente ao grupo Accumed-Glicomed, sendo líder brasileira no mercado de produtos de saúde e bem estar.

A marca sempre se destacou muito no segmento de nebulizadores, e hoje fabrica um dos modelos indicados para quem procura pelo melhor inalador pneumático: o Nebcom V.

Principais Diferenciais

Bom custo benefício geral

Como já vimos aqui, corticoides para asma e bronquite devem ser administrados usando-se um equipamento com compressor, como está descrito na bula desses medicamentos.

Bula do Pulmicort: Um dos principais medicamentos para asma (Reprodução: Youtube)

E para quem tem crianças ou faz uso desses corticoides, o Nebcom V é a melhor opção

Isso porque esse aparelho possui recursos e características bem interessantes, que o fazem ser diferente dos principais concorrentes. Dentre elas, se destacam:

Estrutura inovadora: A maioria dos nebulizadores pneumáticos da atualidade são “caixas” altas e muitas vezes pesadas, devido à existência do compressor.

E esse é o principal diferencial desse G-Tech

Seu formato é inovador, já que ele tem um design horizontal, mais baixo e com uma base de apoio muito maior. Isso faz com que seja muito mais fácil guardá-lo, além de fazer com que ele seja bem menos suscetível a quedas ou esbarrões.

Formato horizontal: Maior estabilidade (Reprodução: OLX)

Além disso, o Nebcom V tem uma alça bem grande e anatômica, que melhora o transporte, e ainda conta com um porta-cabos, facilitando ainda mais a armazenagem.

Bom desempenho: No geral, equipamentos pneumáticos tem performance bem próxima entre si, com geração de névoa variando entre 0,2 a 0,5 ml/min.

E esse é outro diferencial desse aparelho

Ele pode alcançar uma taxa de nebulização de até 0,7 ml/min, o que permite uma inalação mais rápida e eficiente. Além disso, o resíduo de líquido ao final do processo é menor nesse modelo do que nos principais concorrentes.

Boa performance de nebulização (Reprodução: bisturi.com.br)

Qualidade de construção: O Nebcom V é um bom inalador muito por conta do seu excelente acabamento.

Ele é feito de plástico rígido de boa qualidade, seus encaixes são firmes e precisos, tanto na sua carcaça quanto na mangueira de vapor. Além disso, as máscaras que acompanham o conjunto são feitas de um plástico bem maleável, que aumenta bastante o conforto na hora da inalação.

Máscara maleável: Facilita a vedação (Reprodução: centercor.vteximg.com.br)

Facilidade de uso

Um dos principais problemas de versões por ar comprimido é a dificuldade de incluir a medicação no recipiente. Quem tem filhos pequenos sabe que é comum que eles virem a máscara e derramem o conteúdo do copinho.

Na maioria dos casos, quando isso acontece é necessário parar a inalação, desmontar o conjunto e incluir mais medicamento.

Porém, no caso do Nebcom V isso não é necessário

Isso porque seu copinho de medicação conta com uma porta de reabastecimento. Caso seja necessário colocar mais remédio ou soro, basta abrir uma tampa externa e incluir o líquido, sem precisar parar a inalação.

Manuseio facilitado: Copinho tem porta de reabastecimento (Reprodução: Youtube)

Esso é um recurso simples, porém muito útil para quem tem crianças mais agitadas.

Contras: O Nebcom V é bivolt, assim como a maioria dos nebulizadores. Porém, ele não é bivolt automático, sendo que é necessário escolher a voltagem em uma chave localizada em sua base.

Isso pode fazer com que consumidores mais desatentos acabem queimando o aparelho no primeiro uso.

Para quem é ideal

O G-Tech Nebcom V é indicado para quem procura pelo melhor nebulizador pneumático, e deseja um produto com características e recursos diferenciados.

Seu desempenho de nebulização é excelente, seu formato horizontal facilita o transporte e armazenagem, e sua qualidade de materiais é visível, o que o torna um equipamento resistente e durável.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Ultraneb Desk 2

 

Tipo: Ultrassônico

Além de fabricar o melhor inalador pneumático, a G-Tech também tem em sua linha o aparelho ultrassônico com melhor custo benefício do mercado atualmente: o Ultraneb Desk 2.

Principais Diferenciais

Melhor inalador ultrassônico no quesito custo benefício

Equipamentos do tipo ultrassônico são uma excelente opção para pessoas que não usam, ou não possuem filhos que usam medicamentos corticoides. Isso porque eles são muito silenciosos e podem ser utilizados na posição horizontal.

Uso deitado: Uma das principais vantagens dos ultrassônicos (Reprodução: Catraca Livre)

Porém, no geral, essas versões ainda são bem mais caras que as pneumáticas, já que envolvem uma tecnologia mais avançada.

E esse é o principal diferencial do Ultraneb Desk 2

Ele é o modelo ultrassônico mais acessível do mercado, podendo ser achado facilmente na faixa dos R$ 150,00. Mesmo sendo mais barato que seus concorrentes, ele conta com boas características, das quais se destacam:

Boa produção de névoa: Mesmo não sendo tão eficiente quanto aparelhos mais caros, esse G-Tech cumpre bem o papel de realizar uma inalação densa e constante, com taxa de nebulização média de 0,2 ml/min e reservatório de 5 ml, o que é suficiente para a maioria dos casos.

Produção de névoa adequada (Reprodução: Amazon)

Estrutura: O Ultraneb Desk 2 é bem compacto e tem formato horizontal, o que facilita a armazenagem e ajuda a evitar esbarrões e quedas. Além disso, seus encaixes são bem firmes, tanto na carcaça quanto na máscara e traqueia (cano maleável de vapor).

Controlador de intensidade: Esse G-Tech conta com 3 níveis de intensidade de névoa: Min, Med e Máx. Mesmo não representando uma mudança tão significativa, pode fazer com que a inalação fique mais tranquila em crianças ansiosas.

Boa qualidade de montagem (Reprodução: OLX)

Contras: Em versões ultrassônicas é muito importante que seja colocada a quantidade exata de água no reservatório. Se a água for inserida a mais ou a menos, a nebulização não ocorrerá da forma correta.

A maioria dos modelos possuem marcações que delimitam a quantidade ideal de água. O Ultraneb Desk 2 conta somente com um parafuso, que não passa a ideia clara de marcação de nível, dificultando essa etapa do manuseio.

Para quem é ideal

O Ultraneb Desk 2 é indicado para quem procura pelo melhor nebulizador ultrassônico, e deseja algo que entregue um ótimo custo benefício, para inalações de soro ou broncodilatadores.

Ele é um ótimo modelo de entrada da categoria, já que conta com produção de névoa satisfatória, tem um design bem projetado, com encaixes firmes e precisos, e assessórios de qualidade, com máscara de uso confortável.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Soniclear Pulmosonic Star

Tipo: Ultrassônico

A Soniclear é uma marca brasileira, fundada em São Paulo no ano de 1987. A empresa é focada em equipamentos de saúde e bem-estar, e se destaca no mercado por fabricar produtos premium, com padrão de qualidade internacional.

E um dos modelos da empresa que mais se destacam é o Pulmosonic Star, um aparelho para quem procura pelo melhor inalador ultrassônico silencioso, e deseja algo de alto desempenho.

Principais Diferenciais

Excelente desempenho

O Pulmosonic Star se destaca por ser um dos aparelhos ultrassônicos mais bem avaliados pelos consumidores, e isso acontece principalmente pelo seu ótimo desempenho de nebulização.

Seu sistema de cristal vibratório é muito bem projetado, fazendo com que ele gere uma grande quantidade névoa, com uma taxa de nebulização entre 0,70 ml/min a 1,25 ml/min e reservatório com 10 ml de capacidade, um dos maiores da atualidade.

Excelente desempenho de nebulização (Créditos: Soniclear)

Isso o torna muito indicado para quem precisa fazer inalações com grande quantidade de medicação, porém em um tempo curto, podendo terminar 10ml no prazo de 10 a 12 minutos.

Mesmo com esse ótimo desempenho, ele é muito silencioso, sendo uma ótima opção para quem procura pelo melhor inalador silencioso. Além disso, pode ser usado em pessoas deitadas sem nenhuma perda de eficiência, o que o torna muito indicado para o uso em crianças e pessoas acamadas.

Esse Soniclear também conta com um temporizador, que desliga automaticamente o produto após 12 minutos. Esse recurso aumenta a vida útil do aparelho, já que impede que ele seja esquecido ligado, o que poderia queimá-lo por falta de água no reservatório.

Temporizador: Pode aumentar a vida útil do aparelho (Reprodução: Americanas)

Qualidade de construção

Além de se destacar pelo seu desempenho de nebulização, o Pulmosonic Star também conta com excelente qualidade de construção.

Sua carcaça é bem rígida, com arremates firmes, o que aumenta sua robustez. Mesmo assim, ele é muito leve, pesando apenas 700 gramas, o que facilita muito o transporte e manuseio.

Robustez: Construído com materiais de primeira linha (Reprodução: OLX)

Os assessórios desse Soniclear também se destacam. Ele conta com máscara adulto e infantil que tem formato bem anatômico, proporcionando maior vedação no rosto. Sua traqueia é bem extensa e maleável, o que favorece o uso em crianças e pessoas deitadas.

Esse modelo também conta com a miniatura de um elefantinho que vai encaixada na base da traqueia. Isso pode tornar o momento mais lúdico para crianças, facilitando a inalação.

Miniatura: Ajuda a distrair as crianças (Reprodução: Madeira Madeira)

Contras: A versão antiga do Pulmosonic Star acompanhava um bocal para nebulização pela boca, o que é muito útil para pessoas que não toleram a máscara.

Porém, na versão mais recente o produto não acompanha mais esse acessório, o que acaba sendo um ponto negativo.

Para quem é ideal

O Soniclear Pulmosonic Star é indicado para quem procura o melhor inalador silencioso, e deseja um modelo ultrassônico top de linha, que entregue ótimo desempenho e os recursos mais avançados da categoria.

Ele produz uma nebulização excelente, sendo capaz de terminar 10ml de medicação no tempo médio de 10 minutos. Além disso, é muito silencioso, pode ser utilizado na horizontal, tem ótima qualidade de construção e assessórios diferenciados.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Nebzmart

Tipo: Portátil de rede vibratória (Tecnologia Mesh)

Aparelhos portáteis se destacam por serem muito flexíveis, podendo ser usados em qualquer posição, além de serem extremamente silenciosos e permitirem realizar inalações em trânsito.

E no Brasil, o modelo portátil que mais se destaca é o Nebzmart, da empresa Glenmark, uma farmacêutica de atuação global.

Principais Diferenciais

O melhor inalador portátil do mercado

Nebulizadores portáteis possuem a tecnologia mais moderna da atualidade, a de rede vibratória, que permite que a estrutura do aparelho seja muito menor que as versões pneumática e ultrassônica.

Aparelho muito compacto (Reprodução: farmadelivery)

E nessa categoria, o modelo que mais se destaca é o Nebzmart

Ele é o produto mais popular desse segmento porque possui recursos e características muito eficientes, das quais se destacam:

Rede de Poliamida: A rede vibratória é o elemento responsável por transformar o líquido em névoa, e no caso do Nebzmart é feita de poliamida, tecnologia patenteada pela Glenmark e exclusiva no Brasil.

Esse material diferenciado faz a inalação ser mais eficiente, graças à produção de gotículas de aerossol no tamanho ideal para absorção pelos pulmões. Além disso, essa malha reduz o consumo energético e ainda é bem mais resistente à corrosão.

Rede de poliamida: Tecnologia exclusiva (Créditos: Nebzmart)

Realmente portátil: Sua unidade principal tem 7,3 cm e apenas 80 gramas, o que o faz ser um aparelho muito portátil. É possível guardá-lo na bolsa ou na mochila de crianças facilmente. Além disso, vem com um estojo, que ajuda a organizar os assessórios.

Mesmo sendo muito compacto e leve, ele possui reservatório com capacidade de 6 ml, que permite inalações completas. Também tem ótima vedação, que proporciona tranquilidade durante o uso.

Ideal para viagens: Pequeno, e ainda conta com estojo organizador (Créditos: blogpetitninos.com.br)

Flexível: O Nebzmart é um produto muito flexível. Em relação à alimentação, pode funcionar com pilhas AA e também ligado à um cabo USB, em notebooks, automóveis ou diretamente em fontes de baixa amperagem.

Já em relação à montagem, demanda somente o encaixe do reservatório na unidade principal, e abastecimento com soro ou medicação. Sua higienização também é bem simples, sendo feita somente com água morna filtrada.

Montagem facilitada (Créditos: blogpetitninos.com.br)

Ótimo desempenho

Muitas pessoas que procuram pelo melhor nebulizador portátil têm dúvidas se esse tipo de produto realmente é eficiente, já que tem menos de 1/3 do tamanho das versões tradicionais.

E no caso do Nebzmart, a eficiência é a mesma

Isso porque a tecnologia de rede vibratória (Mesh) é muito eficiente na produção de névoa, e no caso desse modelo essa eficiência é ainda maior, graças a tecnologia de poliamida. Ela faz com que o líquido no compartimento seja todo transformado em névoa, reduzindo o desperdício de medicamento.

Quantidade de névoa eficiente (Reprodução: Farmagora)

Isso faz com que ele possa suprir todas as necessidades de nebulização de adultos e crianças, podendo ser o único aparelho da família.

Precisando melhorar a qualidade do ar na sua casa? Confira nossa análise dos melhores umidificadores de ar!

Importante: Se houver pessoas que usam medicamentos corticoides, é indicado possuir também um equipamento pneumático.

Bocal: Assessório muito útil para crianças que não toleram a máscara (Reprodução: Farmadelivery)

Contras: Versões portáteis, como o nome já diz, tem a portabilidade como principal vantagem. Porém, por serem pequenos e muito leves, também são mais suscetíveis a quedas, principalmente quando usados por crianças sem supervisão.

Para quem é ideal

O Nebzmart é indicado para quem procura pelo melhor inalador portátil, e deseja um produto muito bem avaliado pelos consumidores, que entregue bons recursos e características por um preço justo.

Esse modelo possui bom desempenho de nebulização graças à tecnologia de rede vibratória com poliamida, é silencioso, pode ser usado em pessoas deitadas, e funciona via pilha ou ligado em uma fonte USB, o que o faz perfeito para viagens.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

O aliado da saúde dos pulmões!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para quem procura pelo melhor inalador do mercado! Agora é só escolher o que mais se adapta às suas necessidades de inalação!

Até a próxima análise!