Análise Completa dos 4 Melhores Ventiladores de Parede do Mercado (Maio/2020)

Quem está procurando qual o melhor ventilador de parede com certeza já reparou que essa não é uma tarefa fácil.

Isso porque esse é o tipo de aparelho que adquirimos pouquíssimas vezes, em situações bem específicas, o que faz com que não tenhamos conhecimento suficiente na hora da compra.

 

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

 

qual o melhor ventilador de parede
Ventilador de Parede: A melhor opção para o uso comercial (Reprodução: Vivadecora)

 

O Guia do Eletro te apresenta agora qual o melhor ventilador de parede do mercado, através da análise de 4 modelos que atendem à diferentes tipos de necessidades!

 

 

 

 

Vamos aos melhores ventiladores de parede do mercado!

  • Ventisol New 50: Melhor ventilador de parede no quesito custo benefício

  • Ventisol Comercial 60: O melhor ventilador de parede para ambientes médios

  • Ventisilva VPL 65: Ventilador de parede com melhor durabilidade

  • Arno Ultra Silence Force: Ventilador de parede potente e silencioso

 

 Ventisol
New 50
Ventisol
Comercial 60
Ventisilva
VPL 65
Arno
Ultra Silence Force
[Celular/Tablet]

Arraste →
IndicaçãoComercial
Pequeno
Comercial
Médio
Comercial
Grande
Doméstico
Vazão de ar0,8 m³/s1,2 m³/s1,0 m³/s1,41 m³/s
Diametro Grade50 cm60 cm65 cm50 cm
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA

ONDE COMPRAR

Antes da análise, aqui vão algumas informações importantes para fazer uma boa compra!

Já sabe tudo sobre esse tipo de ventilador? Então vá direto à análise detalhada dos modelos!

Como descobrir se um ventilador de parede é bom?

Ventiladores são o tipo de equipamento que causam bastante controvérsia em campos de review de lojas online. Não é difícil encontrar modelos em que metade dos compradores amou, e a o outra metade simplesmente odiou.

E isso acontece principalmente devido à falta de informações na hora da compra. Cada tipo de ventilador supre diferentes necessidades, e isso também se aplica as versões de parede. Antes de escolher seu produto, fique atento aos três pontos à seguir:

Ventilador: Aparelho desperta diferentes emoções nos consumidores (Reprodução: leilaoonline.net)

Vazão de ar: É a informação que te mostra o volume de vento que o aparelho é capaz de produzir por segundo. A regra é simples, quanto maior esse número, maior a quantidade de ar que a hélice será capaz de movimentar.

Por serem desenvolvidos, na maior parte dos casos, para ambientes comerciais, esses modelos costumam ter vazão de ar maior, de 0,8 até 1,5 m³/s. Muitos fabricantes já colocam essas informações nas páginas dos produtos em seus sites, o que facilita na hora da escolha.

Vazão de ar: O quanto de vento que o aparelho produz (Reprodução: olx.com.br)

Potência: É outro ponto que pode guiar sua decisão de compra em caso de dúvidas. A potência mede a capacidade de um motor de transformar energia elétrica em trabalho, que no caso dos equipamentos de ventilação é o processo de girar a hélice e produzir vento.

Existem aparelhos mais potentes, que por motivos diferentes não são eficientes, e versões de motor “mais fraco” que são mais eficientes. Mas essas são as exceções, e no geral, modelos mais potentes (acima de 100W) entregam maior geração de vento.

Potência: A capacidade de transformar energia elétrica em força (Créditos: youtube.com)

Circunferência da hélice: Esse é o ponto que as pessoas menos se atentam ao comprar um aparelho de ventilação, mas que pode gerar uma diferença de desempenho.

Versões com hélices maiores são capazes de gerar rajadas de vento mais largas, que abrangem uma área ampla no ambiente. No caso de modelos de parede, o tamanho das hélices parte de 50 cm, e pode chegar até 70 cm.

Circunferência da grade: Maior em modelos de parede (Reprodução: ventilador.com.br)

Equipamentos mais “parrudos”

A principal diferença das versões de parede dos demais tipos de ventilador é a robustez.

Como esses aparelhos são adquiridos para uso comercial na imensa maioria dos casos, é fundamental que tenham resistência física, já que irão “sofrer” mais do aqueles usados em residências.

Por isso, nessa categoria, é bem comum encontrarmos equipamentos reforçados, com corpo e grade em metal e encaixes e travas bem estáveis.

Robustez: Uso comercial demanda mais resistência (Reprodução: Vivadecora)

Além disso, esses modelos contam com hélices maiores (de 44 a 54 cm), e tem montagem bem mais complexa que as versões domésticas, quase sempre exigindo o uso de ferramentas, guias, EPIs e escadas, além de exigir certa habilidade e experiência do montador.

Importante: É fundamental que a instalação seja feita entre 2 a 2,5 metros de altura. A maioria dos produtos tem grades vazadas, que permitem a passagem de mãos e dedos de crianças.

Instalação no alto: Principalmente para modelos comerciais (Reprodução: g1.com.br)

A questão do barulho

Por fim, temos o fator que mais causa discórdia quando falamos de aparelhos de ventilação: o barulho.

Atualmente os fabricantes têm investido cada vez mais em tecnologias que abafam a geração de ruído, e a principal delas é a estrutura lacrada entre o motor e a hélice.

Estrutura lacrada: Comum em versões domésticas (Créditos: Arno)

Existem versões de parede bem silenciosas, mas também existem aparelhos que irão fazer com que você se sinta ao lado de uma britadeira. Isso porque esses produtos costumam ser bem potentes, e caso as partes metálicas estejam folgadas, o “batuque” produzido é bem intenso.

Por isso, de sempre prioridade a modelos bem avaliados pelos consumidores. Também fuja de versões muito abaixo dos preços dos concorrentes, já que elas tendem a ter um projeto mais básico, onde as peças cederão precocemente.

Fique atento: Versões muito básicas começam a apresentar ruídos rapidamente (Reprodução: magazineluiza.com.br)

 

Agora que você já conhece os principais pontos para ficar de olho na hora da escolha, vamos aos 4 melhores ventiladores de parede da atualidade!

 

Ventisol New 50 cm

A Ventisol é uma marca brasileira, sediada na cidade de Pallhoça/SC, que já tem muita tradição no mercado de ventilação.

E hoje, a empresa fabrica um dos melhores ventiladores de parede para quem procura algo com excelente custo benefício: o New 50 cm.

 

 

Principais Diferenciais

Excelente custo benefício

Se você tem um pequeno comércio ou salão reduzido onde presta um serviço, sabe que aparelhos de ventilação que oferecem um bom custo benefício fazem a diferença no fim do mês.

E atualmente o New 50 é a melhor opção nesse sentido

Esse produto apresenta recursos e características que o fazem o modelo de parede mais vendido do mercado. Dentre elas, destacam-se:

Muito econômico: Esse Ventisol tem como principal vantagem consumir pouca energia elétrica. São apenas 65 W/h segundo testes do Procel. Se você o utilizar durante 1 hora todos os dias, durante 1 mês, gastará apenas 1,94 Kw.

Bom desempenho aliado à economia (Reprodução: dutramaquinas.com.br)

Isso o faz ser, de longe, o modelo confiável mais econômico da atualidade. Por isso, esse Ventisol é a escolha principal para pequenos comércios e prestadores de serviço que precisam de ventilação contínua, mas não podem ter impacto alto na conta de luz.

Ventilação adequada: Mesmo sendo muito econômico, o New 50 entrega uma boa capacidade de ventilação.

São 0,80 m³/s de vazão, distribuídos em 3 velocidades através de um dimmer com controle rotativo. Essa geração de vento é mais que suficiente para pequenos comércios e salas reduzidas.

Boa geração de vento (Créditos: youtube.com)

Facilidade de instalação: A complexidade de montagem é o principal ponto que afasta os consumidores de modelos de parede.

Mas no caso do New 50 esse não é um problema

Isso porque esse aparelho possui montagem facilitada. Seu manual de instruções é muito claro ao demonstrar o passo a passo, e seus encaixes e parafusos são muito bem projetados, fazendo com que seja preciso conhecimento mínimo de elétrica para instalá-lo.

Instalação facilitada (Reprodução: americanas.com.br)

Mobilidade

Outro ponto que costuma afastar as pessoas das versões suspensas é o tamanho.

A maioria dos exemplares dessa categoria costumam ser “trambolhos”, com grandes dimensões e bem pesados. Isso complica o transporte e deixa a montagem mais complicada, caso você queira trocar o aparelho de lugar.

Ajuste vertical (Créditos: youtube.com)

E esse é outro diferencial do New 50

Ele é um dos menores equipamentos do mercado (C :50cm; L: 19cm; P: 51cm), e também um dos mais leves, pesando apenas 2,3 kg.

Isso faz com que seja muito fácil alterar sua localização no ambiente, já que simplifica a instalação e desinstalação.

Mobilidade (Reprodução: br.vazlon.com)

Contras: O motor do New 50 faz um barulho frequente, que não chega a ser alto, mas pode incomodar ouvidos mais sensíveis, já que é contínuo.

Por isso, ele é indicado para uso comercial, em ambientes onde já exista certo nível de ruído.

Para quem é ideal

O Ventisol New 50 é indicado para quem procura o melhor ventilador de parede do mercado, e deseja um produto que entregue um excelente custo benefício.

Ele é, de longe, o mais econômico dentre os principais modelos vendidos atualmente. Além disso, tem uma geração de vento adequada, é fácil de montar, e ainda é leve e pequeno, o que facilita o transporte.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Ventisol Comercial 60

Além de fabricar uma das melhores versões para quem procura por custo benefício, a Ventisol também tem em sua linha um produto para quem precisa de algo com melhor desempenho, indicado para ambientes comerciais maiores: o Comercial 60.

Principais diferenciais

Ventilador de parede potente

O Comercial 60 é um dos aparelhos mais indicados para ambientes comerciais maiores, que contam com maior fluxo de pessoas, como lojas, escolas, restaurantes, igrejas e indústrias.

Dentre os recursos que acentuam essa característica, destacam-se:

Boa qualidade de construção: Esse Ventisol conta com hélices em plástico de engenharia, que são muito leves, prolongando assim a vida útil do motor. Mesmo leves, elas são muito resistentes, o que aumenta também a durabilidade.

Boa qualidade de construção (Reprodução: ferramentaskennedy.com.br)

Além disso, sua grade de metal é bem acabada e conta com pintura eletrostática, que ajuda a prevenir contra corrosão, manchas e descascamento.

Motor potente e eficiente: O motor do Comercial 60 tem 200W de potência, que ajudam esse aparelho a gerar uma boa quantidade de vento (0,91 m³/s).

Mesmo com bom desempenho de ventilação, ele se mantém eficiente, com consumo dentro da média da categoria (0,087 kW/h).

Motor eficiente (Reprodução: ferramentaskennedy.com.br)

Diâmetro: Além de ser eficiente, esse Ventisol é capaz de gerar uma rajada de vento bem ampla, que alcança uma área mais abrangente de onde estiver instalado.

Isso porque ele possui pás de 52 cm e hélice de 60 cm, dimensões bem avantajadas, que permitem esse bom alcance de ventilação.

Pás grandes: Boa coluna de vento (Reprodução: mercadolivre.com.br)

Bivolt seletivo

Ventiladores de parede são projetados para durar muito tempo, o que faz com que muitos deles sejam instalados em mais de um local durante seu ciclo de vida.

Nesse sentido, aparelhos bivolt tem vantagem, já que podem ser ligados em qualquer fonte de energia tradicional disponíveis no país.

E nesse sentido, esse Ventisol se destaca

Ele é um dos únicos equipamentos de grande porte com chave seletora bivolt. Para ligá-lo em uma fonte de energia 220, basta selecionar a tensão correta. Isso faz dele um dos modelos mais flexíveis da atualidade.

Bivolt seletivo (Créditos: youtube.com)

Contras: O Comercial 60 tem uma boa qualidade de construção geral, porém o dimmer de controle de velocidade acaba destoando.

Isso porque esse controlador tem acabamento plástico muito simplório, com rebarbas aparentes e recortes grosseiros. Pelo fato de ser um produto de padrão mais alto, a Ventisol deveria ter se atentado melhor a essa peça.

Para quem é ideal

O Ventisol Comercial 60 é indicado para quem procura qual o melhor ventilador de parede, e deseja um produto que ofereça um bom desempenho de ventilação para ambientes comerciais médios e grandes.

Ele é um ventilador de parede potente, capaz de aliviar a sensação de calor de forma satisfatória, possui uma boa qualidade de construção, e conta grande diâmetro, que faz com que ele produza uma rajada de vento mais abrangente.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Ventisilva VPL 65 cm

A Ventisilva é uma marca paulistana fundada em 1957, que ficou muito famosa por fabricar os melhores ventiladores de parede na opinião dos comerciantes. É muito comum andar por lanchonetes e bares da cidade e encontrar um aparelho da marca.

E o modelo da empresa que mais se destaca atualmente é o VPL, que é uma ótima opção para quem deseja um equipamento de alta resistência e durabilidade.

Principais diferenciais

Durabilidade e robustez acima da média

Os produtos da Ventisilva são reconhecidos principalmente pela excelente resistência e alta durabilidade. Não é difícil encontrar pontos comerciais ou pequenas indústrias que possuam aparelhos com mais de 10 anos de utilização ininterrupta. Dentre os principais pontos que proporcionam essa qualidade de construção, estão:

Grade ultra resistente: Com certeza, o que mais chama a atenção no VPL é a sua grade.

Grade reforçada (Créditos: Ventisilva)

Isso porque essa peça é muito diferenciada nesse Ventisilva. Ela possui vãos bem pequenos, que aumentam bastante a segurança, e é muito fácil de montar, através de presilhas de encaixe.

Mas o que se destaca realmente é a sua pintura epóxi. A tinta epóxi é a mais resistente, usada em materiais que ficam expostos a chuva, a luz solar contínua ou outros tipos de agressões. Isso aumenta consideravelmente a duração dessa grade, e mantém a pintura intacta por muito mais tempo.

Pintura epóxi e aberturas pequenas (Reprodução: olx.com.br)

Qualidade de motor e estrutura: O motor do VPL é muito bem acabado. Suas peças são bem escalonadas para o tamanho do aparelho, e seu funcionamento é silencioso se comparado à média dos concorrentes.

Além disso, o suporte de sustentação, as travas e os parafusos têm robustez muito acima da média, que garantem maior estabilidade ao conjunto, evitando trepidações.

Suporte e parafusos: Garantem estabilidade (Créditos: Ventisilva)

Dimmer com ajuste contínuo: O controle de velocidade é outro ótimo diferencial do VPL. Além de ter uma qualidade de construção muito acima da média do segmento, ele conta com ajuste de velocidade progressivo.

Isso significa que ele não tem níveis fixos, e sim um ajuste fino e contínuo, que permite que o usuário possa escolher exatamente a velocidade de ventilação que mais lhe agradar.

Essas características fazem com que esse Ventisilva seja o melhor ventilador de parede para quem busca um produto que entregue resistência e durabilidade acima da média.

Velocidade progressiva (Reprodução: shoptime.com.br)

Grande circunferência

As principais características do VPL são sua qualidade de construção e durabilidade. Porém, esse modelo também possui um motor eficiente, com 150W de potência e vazão de 1 m³/s.

Ótimo desempenho de ventilação (Reprodução: leilaoonline.net)

Mas o que mais se destaca é a sua circunferência. Suas pás tem 54 cm e sua grade tem 65 cm, o que o torna um dos maiores aparelhos do mercado.

Esse tamanho avantajado faz com que a rajada de vento produzida alcance uma área bem maior, o fazendo muito indicado para ambientes grandes, como escolas, hospitais, igrejas e restaurantes.

Pás e grades avantajadas (Reprodução: leroymerlin.com.br)

Contras: Por ser um ventilador de parede potente e robusto, esse Ventisilva acaba sendo o modelo mais pesado dessa análise, com 7 kg.

Isso torna sua instalação um pouco mais difícil, e também reduz sua mobilidade.

Veja também: Precisando de algo com maior capacidade de ventilação? Então confira nossa análise sobre ventiladores de teto!

Para quem é ideal

O Ventisilva VPL 65 é indicado para quem busca o melhor ventilador de parede, e deseja um produto que ofereça resistência e durabilidade muito acima da média.

Sua grade com pintura epóxi é forte e se mantém com aspecto de nova por muito mais tempo, seu dimmer tem ajuste de velocidade fino, e seu suporte garante estabilidade. Além disso, sua grande circunferência garante maior alcance da coluna de vento.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Arno Ultra Silence Force

A Arno é uma das empresas de eletroportáteis e ventilação mais tradicionais do Brasil, sendo que não é difícil encontrarmos um equipamento antigo da marca na casa de pais e avós.

Hoje, o segmento onde a marca mais se destaca é o de ventilação, graças à linha de produtos que vem revolucionando o mercado de versões domésticas: o novo Ultra Silence Force.

Principais diferenciais

Modelo de parede mais silencioso

O Ultra Silence Force é, sem sombra de dúvidas, o melhor ventilador de parede para uso doméstico. Isso porque ele elimina o principal fator que faz esses produtos não serem indicados para residências: o barulho.

Esse Arno é de longe a versão suspensa mais silenciosa do mercado. Essa característica so é possível graças à peça que liga o motor à sua hélice.

Estrutura lacrada: Abafa o ruído (efacil.com.br)

No caso do Ultra Silence Force essa ligação não fica à mostra, mas sim protegida por uma capa plástica, permanecendo completamente fechada, o que causa o abafamento de praticamente todo o ruído gerado pela rotação das pás.

Por essa razão, ele é a escolha mais indicada para quem está buscando uma versão de parede para uso doméstico, e coloca o silencio como principal fator de decisão.

Melhor opção doméstica (Créditos: Arno)

Performance acima da média

Versões suspensas para uso residencial costumam ser mais silenciosas, porém tem desempenho bem inferior se comparadas as de uso comercial.

E ai está o outro grande diferencial do Ultra Silence Force

Esse Arno tem vazão de ar média máxima de 1,41 m³/s, o que é bem superior ao segmento de versões de parede para uso doméstico. Essa vazão avantajada permite maior intensidade do vento, o que aumenta consideravelmente a sensação de conforto em dias mais quentes.

Eficiência: Mesmo sendo menor, entrega ótima ventilação (Reprodução: olx.com.br)

E a principal razão para isso é a tecnologia Power Zone

Sistema patenteado pela Arno, a parte frontal da grade desse aparelho é inspirada em uma turbina de avião, concentrando a rajada gerada pela hélice, o que reduz a dispersão e produz uma coluna de ar mais forte e direcionada.

Essas tecnologias fazem dele a opção mais indicada para quem quer um ventilador de parede potente e silencioso.

Contras: Por ser uma versão de mesa que foi adaptada à utilização suspensa, esse Arno não possui o controle por dimmer, mas sim um botão rotativo no próprio corpo do aparelho.

Isso faz com que seja necessário instalá-lo em uma altura menor daquela indicada para versões comerciais. Isso não representa perigo, já que sua grade não é vazada, mas pode complicar o manuseio para pessoas mais baixas.

Para quem é ideal

O Arno Ultra Silence Force é indicado para quem procura por um ventilador de parede doméstico, que seja muito silencioso e tenha ótima capacidade de ventilação.

Isso porque ele tem baixa produção de ruído, conta com a maior vazão de ar entre versões residenciais (1,41 m³/s), e tem melhorias de projeto muito eficientes, como a Power Zone.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Seu aliado contra o calor!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para quem procura pelo melhor ventilador de parede do mercado! Agora é só escolher o que mais atende às suas necessidades, sejam elas comerciais ou domésticas!

Até a próxima análise!