4 Melhores Purificadores de Água em 2018 [Aprovados pelo Inmetro]

Quem está procurando qual o melhor purificador de água do mercado já deve ter notado que essa não é das tarefas mais fáceis.

Isso porque existem diversos tipos de aparelhos nesse segmento, sendo que cada categoria é indicada para diferentes perfis de consumidor

 

Por isso o Guia do Eletro vai te ajudar nessa missão!

qual o melhor purificador de água gelada
Purificador de Água: Um aliado para a saúde da família (Fonte Img: buscape.com.br)

 

O Guia do Eletro indica agora qual o melhor purificador de água do mercado, com a análise de 4 modelos que atendem a diferentes necessidades!

 

 

 

Vamos aos melhores purificadores de água:

 Consul
CPC30
Electrolux
PE11B
Electrolux
PA21G
IBBL
FR600
[Celular/Tablet]

Arraste →
CategoriaNão
Refrigerado
Eletrônico
Refrigerado
Eletrônico
Refrigerado
Compressor
Refrigerado
Retenção de Partículas (Inmetro)Classe AClasse CClasse AClasse C
Redução de Cloro
(Inmetro)
AprovadoAprovadoAprovadoAprovado
Voltagem-BivoltBivolt127 ou 220V
Avaliação
Usuários
Experiência
de Uso
Design
Preço
Preço Médio Refil
PRINCIPAIS DIFERENCIAISCONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADACONFIRA ANÁLISE DETALHADA
ONDE
COMPRAR

 

 

 

 

Consul CPC30

Tipo: Não refrigerado

Retenção de Partículas Sólidas: “Classe A”

Retenção de Cloro Livre: Aprovado

 

A Consul é uma das marcas referência quando o assunto é eletrodoméstico de cozinha no Brasil.

E um dos destaques da empresa é o CPC30, um dos líderes no segmento dos compactos não-refrigerados.

 

 

Principais Diferenciais

Top da categoria de não-refrigerados

O CPC30 é o modelo que possui melhor desempenho da categoria de aparelhos não-refrigerados. Dentre as características que o fazem ter essa qualidade, destacam-se:

Máxima eficiência segundo o Inmetro: Esse Consul possui classificação “Classe A” do Inmetro, recebendo nota máxima para retenção de partículas sólidas nos testes realizados pelo instituto.

Máxima performance: Filtragem “Classe A” segundo escala do Inmetro (Fonte Img: consul.com.br)

Isso significa que ele é capaz de filtrar impurezas entre 0,5 a 1 micron. Para se ter uma ideia dessa capacidade, 1 micron equivale a 1 milésimo de milímetro.

Essa máxima performance garante que o CPC30 é capaz de reter impurezas microscópicas, que em aparelhos menos eficientes iriam parar no copo.

Compacto e ótimo design: Esse Consul é um produto extremamente leve e compacto, que pode ser instalado sem dificuldades na parede, e que também fica bem alocado em cozinhas com pouco espaço.

Design que se destaca em sua categoria (Fonte Img: submarino.com.br)

Além disso, ele possui um bonito design, com linhas modernas, que combinam com a maioria das cozinhas.

Excelente vazão

Aparelhos da categoria de entrada não costumam ter uma vazão forte, o que acaba prejudicando a experiência de uso.

E esse é um dos grandes diferenciais do CPC30

Isso porque ele possui uma excelente vazão, de 1,5 litros/minuto. Essa marca é mais que suficiente para encher jarras e garrafas em poucos minutos, promovendo assim uma economia de tempo considerável no dia a dia da cozinha.

Vazão de 1,5 litros/minuto: Superior aos concorrentes de mesma categoria

Somado a isso, está a sua bica projetável, que permite com que jarras e garrafas sejam deixadas em cima da pia durante o abastecimento, o que dispensa a necessidade de ficar segurando os recipientes.

OBS: A vazão também irá depender da pressão do encanamento da residência. Em casas ou apartamentos onde a caixa d’água fica muito baixa pode haver perda de performance.

Bica Projetável: Auxilia bastante na hora de abastecer grandes recipientes

Contras: A instalação do refil do CPC30 é bem simples, porém seu manual de instruções não deixa claro o procedimento para encaixar essa peça através de uma chave metálica que vem com o kit.

Isso pode fazer com que as pessoas instalem o refil de modo incorreto, ou achem que o aparelho está com defeito, quando na realidade não está.

Para quem é ideal

O Consul CPC30 é indicado para quem procura qual o melhor purificador de água, e deseja um produto funcional, que não tem opção de refrigeração, mas que tem excelente capacidade de filtragem e bons recursos.

Sua classificação “Classe A” do Inmetro garante máximo desempenho na retenção de partículas sólidas, e suas boas características, como o tamanho compacto e a excelente vazão, o fazem ser um dos melhores custo benefício da categoria dos não-refrigerados.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Electrolux PE11B

Tipo: Refrigerado – Eletrônico

Retenção de Partículas Sólidas: “Classe C”

Retenção de Cloro Livre: “Aprovado”

 

A Electrolux é uma das líderes de vendas do segmento de purificadores no Brasil, e isso se dá principalmente pela capacidade da empresa de fabricar aparelhos otimizados para o uso residencial.

E esse é o caso do PE11B, um produto refrigerado que tem no custo benefício sua principal virtude.

Principais Diferenciais

Custo Benefício

O PE11B é o modelo refrigerado que apresenta a melhor relação custo benefício do mercado atualmente. Isso se deve a vários fatores, dos quais destacam-se:

Boa capacidade de filtragem: Esse Electrolux possui classificação “Classe C” do Inmetro, o que significa que ele é capaz de reter partículas de 5 até 15 micron.

Mesmo não sendo a classificação máxima possível, esse desempenho já é suficiente para filtrar a grande maioria das impurezas presentes no encanamento das maiores cidades brasileiras.

Boa capacidade de filtragem (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Vida útil do refil: Uma grande vantagem dos aparelhos Electrolux é a vida útil do refil, que é maior que a média do mercado.

E não é diferente com o PE11B

O refil desse modelo possui vida útil de até 3.000 litros, contra 1.500 litros do seu principal concorrente.

Refil com boa durabilidade (Fonte Img: casasbahia.com.br)

Três opções de temperatura: O PE11B traz 3 opções de temperatura, algo pouco comum no segmento de entrada de versões refrigeradas.

Ele conta com a opção natural, fria e gelada, que são facilmente acionadas através do painel de controle.

Design diferenciado

Grande parte dos consumidores leva o design como um ponto fundamental na escolha de um purificador. E isso é natural, já que esse é um produto que fica em evidência na cozinha.

E para esses consumidores o PE11B é uma excelente opção

Isso porque esse modelo tem um dos designs mais sofisticados da atual geração. Suas linhas retas que terminam em cantos arrendados lembram o estilo “round square”, referência em vários segmentos da indústria atualmente.

Design elegante: O faz cair bem na maioria das cozinhas (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Além disso, ele conta com o Painel Blue Touch da Electrolux. Seus botões são sensíveis ao toque e possuem bordas azuis que se acendem por contato, o que da um ar elegante ao produto.

Painel Blue Touch (Fonte Img: compreiemeu.com.br)

Contras: O PE11B não possui um pad manual, peça que fica abaixo da bica e permite o acionamento através de pressão direta do copo ou outro recipiente.

Mesmo não sendo algo primordial para o funcionamento, essa peça agilizaria o manuseio em determinadas circunstâncias, principalmente na hora de cozinhar.

 

 

Para quem é ideal

O Electrolux PE11B é indicado para quem procura qual o melhor purificador de água gelada, e deseja um produto refrigerado que entregue um excelente custo benefício.

Ele possui recursos eficientes, como boa capacidade de filtragem, refil com durabilidade estendida, três opções de temperatura e um design moderno. Além disso, pode ser encontrado por um preço muito competitivo na internet.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

Electrolux PA21G

Tipo: Eletrônico – Refrigerado

Retenção de Partículas Sólidas: “Classe A”

Retenção de Cloro Livre: “Aprovado”

 

O PA21G faz parte do portfolio de produtos avançados da Electrolux no Brasil, trazendo recursos inovadores, que não são achados nos principais concorrentes.

Essas tecnologias foram desenvolvidas para satisfazer os consumidores mais exigentes, principalmente os que procuram qual o melhor purificador de água aprovado pelo Inmetro.

Principais Diferenciais

Recursos Avançados

O PA21G possui características inovadoras, que melhoram bastante a experiência de uso geral com o produto. Dentre elas, a que mais se destacam são:

Porções de água: Seu recurso mais interessante, permite servir volumes pré-determinados, com opção de 100ml, 300ml e 1 litro.

Basta selecionar o botão com o volume desejado e a temperatura. Após isso, o aparelho aciona o fluxo automaticamente, e despeja a quantidade exata selecionada pelo usuário.

Porções de Água: Recurso permite dosagens exatas (Fonte Img: extra.com.br)

Esse é um ótimo recurso para quem gosta de cozinhar, já que agiliza bastante o manuseio, e ainda garante a utilização exata de água que cada receita demanda.

Ergonomia: O PA21G é um dos produtos que proporciona uso mais confortável na atualidade.

Isso graças ao seu pad de acionamento gigante, que ocupa quase toda a sua frente. Isso facilita muito o manuseio, já que é possível acionar o fluxo apoiando recipientes pequenos, como copos e xícaras, e também com recipientes grandes, como jarras e panelas, com o mesmo esforço, e sem fazer sujeira.

Além disso, seu pad acende uma luz quando acionado, o que auxilia bastante no uso noturno.

Pad tamanho extra: Facilita bastante o manuseio (Fonte Img: electrolux.com.br)

Bandeja Flex: Outro ponto de destaque do PA21G é sua bandeja coletora. Primeiro pelo fato dela possuir uma boia, que eleva a grade conforme vai enchendo, o que evita transbordamentos.

Segundo, pelo fato dela ter dois imãs em suas laterais, que facilitam o encaixe. Basta aproximar a bandeja da parte inferior para ela ser “sugada” para sua posição correta no corpo do aparelho. Isso evita desgastes da peça, e facilita ainda mais o manuseio.

Bandeja otimizada: Possui boia anti-transbordamento e imã de encaixe (Fonte Img: youtube.com)

Performance

Além de possuir recursos inovadores, o PA21G também se destaca por seu excelente desempenho geral. As características que determinam essa performance são:

Vazão de 2 litros: Uma das maiores do segmento, permite que jarras e garrafas sejam abastecidas em metade do tempo se comparado com modelos tradicionais.

 

Vazão de 2 litros/minuto: Agiliza o trabalho na cozinha (Fonte Img: submarino.com.br)

OBS: A vazão pode variar de acordo com a pressão do encanamento da sua residência.

Classificação máxima do Inmetro: Esse Electrolux tem nota máxima no teste de retenção de partículas sólidas (“Classe A”), e também é aprovado nos testes de retenção de cloro livre e eficiência bacteriológica.

Isso quer dizer que ele possui a máxima eficiência de filtragem testada e aprovada pelo Inmetro.

Design: Assim como o PE11B, o PA21G também se destaca bastante pelo seu design, que confere uma sofisticação a mais à cozinha onde ele estiver inserido.

Design Sofisticado (Fonte Img: magazineluiza.com.br)

Contras: Esse Electrolux também está disponível na cor cinza (PA26G). Essa seria uma vantagem, já que da mais poder de escolha ao consumidor.

Porém, a versão na cor cinza é em média 15% mais cara. A cor é a única diferença entre os dois produtos, o que não justifica em nada essa diferença de preço significativa.

Para quem é ideal

O PA21G é indicado para quem procura qual o melhor purificador de água residencial, e deseja o que há de mais avançado entre os modelos eletrônicos de uso doméstico.

Esse aparelho inova ao trazer o fluxo por porções, que da uma bela ajuda na hora de cozinhar, tem um pad de acionamento que prioriza o conforto e a praticidade, e possui uma bandeja coletora otimizada. Além disso, ele conta com nota máxima do Inmetro, ótima vazão e um lindo design.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

IBBL FR600 Speciale

Tipo: Compressor – Refrigerado

Retenção de Partículas Sólidas: “Classe C”

Retenção de Cloro Livre: “Aprovado”

 

A IBBL é uma empresa brasileira muito tradicional no segmento de tratamento hídrico residencial e comercial, sendo que nos últimos anos a marca vem fazendo alguns dos melhores purificadores de água segundo o Inmetro.

E o que mais se destaca entre eles é o FR600 Speciale, um equipamento que funciona por compressor, e têm no desempenho de refrigeração e resistência física seus principais atributos.

Principais Diferenciais

Ótimo desempenho de refrigeração

Modelos que funcionam por compressor normalmente possuem capacidade de refrigeração superior aos eletrônicos, mas são muito maiores, o que na maioria dos casos os restringem ao uso comercial.

E ai está o grande diferencial desse IBBL

O FR600 é um dos aparelhos mais potentes e de qualidade mais diferenciada quando o assunto é refrigeração, mas não possui um tamanho proibitivo, o que permite que usuários domésticos também possam adquiri-lo.

Alto desempenho de refrigeração: Boa disponibilidade de água gelada (Fonte Img: ibbl.com.br)

Além de ter um ótimo desempenho de refrigeração, esse produto conta com um termostato regulável, que permite que o usuário ajuste a temperatura conforme seu gosto.

Grande autonomia de água gelada

O FR600 tem uma característica muito interessante que o torna um dos aparelhos mais versáteis da atualidade: a possibilidade de uso em ambientes externos e internos.

Esse equipamento é feito com materiais que o tornam mais resistente, o que o faz ideal para pessoas que desejam instalá-lo em ambientes ao ar livre, como áreas comuns de condomínios, varandas, corredores, garagens e outros.

Uso misto: Adequado também para áreas externas (Fonte Img: youtube.com – Canal IBBL)

Outro ponto que faz o FR600 ser ótimo para ambientes de alta circulação é a sua capacidade de fornecimento de água gelada, que é de 1,24 litros por hora, o que segundo a fabricante, o faz ser capaz de servir até 23 pessoas por hora.

Mas não é só para ambientes de alta circulação que esse aparelho é indicado. O tamanho do seu reservatório o faz ser uma das melhores escolhas para aqueles que desejam grande disponibilidade de água gelada.

Confira o vídeo institucional da IBBL demonstrando esses detalhes:

 

Contras: O FR600 possui 41 cm de altura, 31,2 de largura e 35,7 de profundidade, o que ainda o faz caber na grande maioria das cozinhas.

Porém, esse produto não é ideal para ambientes muito pequenos, como as cozinhas americanas ou flats. Se seu espaço é muito reduzido, opte por um dos modelos eletrônicos dessa lista.

Para quem é ideal

O IBBL FR600 Speciale é ideal para quem se pergunta qual o melhor purificador de água por compressor, e deseja um equipamento com excelente desempenho de refrigeração e boa autonomia de água gelada.

Sua construção robusta o faz ser apropriado para ambientes externos, e seu grande reservatório o faz ideal para quem deseja um produto para uso comercial ou residencial intenso.

Tenha acesso à uma ótima oferta!

 

 

 

Bônus!

 

Veja o que é importante saber antes de adquirir um purificador de água

 

A ilusão da água gelada eterna

Uma parte dos consumidores que procura qual o melhor purificador de água gelada se frustra logo nas primeiras semanas de uso. É possível perceber isso na “briga” que muitos travam nas seções de comentários de e-commerces.

Mas no geral essa insatisfação tem um motivo

Aparelhos refrigerados não são uma fonte eterna de água gelada. Isso porque o resfriamento ocorre dentro de um reservatório, que por sua vez precisa ser reabastecido periodicamente.

Falsa expectativa: Nenhum purificador é uma fonte inacabável de água refrigerada (Fonte Img: pixabay.com)

Isso quer dizer que, ao usar todo o volume do reservatório, é necessário esperar que ele encha novamente, e que o “liquido novo” seja resfriado mais uma vez.

O tempo que leva para gelar 100% do reservatório varia muito de modelo para modelo, mas no geral, aparelhos por compressor são capazes de fornecer água refrigerada por mais tempo, porém, são maiores que os eletrônicos, e tem maior custo de manutenção.

Reservatório de água: É refrigerado toda vez que é abastecido, e a autonomia depende do seu tamanho (Fonte Img: englishsourcery.com)

A seguir, mais informações sobre os 2 tipos de purificador da atualidade:

Eletrônicos

São os mais populares quando se trata de versões residenciais, e funcionam através de pastilhas termoelétricas (placas eletrônicas). Essas pastilhas promovem um processo físico chamado “Efeito de Peltier”, responsável por resfriar a água.

Pastilha Termoelétrica e Ventoinha: Componentes de um modelo eletrônico (Fonte Img: youtube.com)

Vantagens: Aparelhos eletrônicos são mais leves e compactos, características que os fazem ótimos para quem procura qual o melhor purificador de água residencial. Além disso, são muito mais silenciosos, não apresentam vibrações, e promovem economia maior de energia elétrica.

Desvantagens: No geral, modelos eletrônicos possuem reservatórios pequenos (0,8 a 1 L). Isso faz com que a água refrigerada acabe mais rápido, e que demore mais tempo para se obtê-la novamente (em média 2 horas entre um abastecimento e outro).

Eletrônicos: Leves, compactos e bonitos, vão bem em qualquer cozinha (Fonte Img: nemtecontei.blogspot.com.br)

Para quem são indicados: Os equipamentos eletrônicos são indicados estritamente para o uso residencial, onde a frequência de utilização é baixa. Por serem menores, esses aparelhos não dão conta de ambientes comerciais.

Compressor

São mais populares quando se trata de uso comercial. Eles possuem um funcionamento parecido aos refrigeradores, onde um gás em baixa temperatura “rouba” o calor da água através de um processo físico.

Gás e sistema de canos: Funcionamento semelhante aos refrigeradores (Fonte Img: colormaq.com.br)

Vantagens: No geral, possuem desempenho de refrigeração maior se comparado aos eletrônicos, sendo assim indicados para quem procura qual o melhor purificador de água gelada. Além disso, possuem reservatórios maiores (em média 2 litros), o que promove maior autonomia.

Desvantagens: A grande maioria dos modelos de destaque no mercado são grandes, o que dificulta ou até impede o uso residencial, já que demandam mais espaço, são mais pesados, e tem uma instalação mais difícil.

Além disso, eles são mais barulhentos, devido à compressão do gás, e necessitam de manutenção técnica periódica para manterem um bom nível de desempenho.

Compressor: Focados no uso comercial, tem maior desempenho de refrigeração e autonomia de água gelada (Fonte Img: www.fhgv.com.br)

Para quem são indicados: Equipamentos por compressor são indicados para uso comercial, ou para residências com alta frequência de uso, onde se deseja disponibilidade constante de água refrigerada.  No caso de residências, também é necessário ter um espaço maior na cozinha para sua instalação.

Veja também: Quer equipar a cozinha? Confira qual o melhor liquidificador doméstico do mercado!

Classificação do Inmetro

O Inmetro possui uma classificação própria para medir o desempenho de purificadores. Cada produto vendido no mercado deve conter uma etiqueta que certifica que o modelo passou pela análise do instituto.

Etiqueta do Inmetro para purificadores (Fonte Img: electrolux.com.br)

Essa etiqueta contém dados sobre eficiência energética, capacidade de fornecimento de água refrigerada e os resultados de 3 análises, que são:

Retenção de partículas sólidas: Classificação que determina o tamanho de partícula sólida que o aparelho é capaz de filtrar. A escala é medida em microns (milésimo de milímetro), e quanto menor o tamanho de partícula, maior é a capacidade de filtragem.

Modelos que apresentam o desempenho máximo ficam na “Classe A” (0,5 a 1 micron), e os piores ficam na “Classe F” (50 a 80 micron).

Redução de cloro livre: Classificação que determina se o equipamento é eficaz na retirada de cloro da água.

No passado, essa classificação possuía uma escala, que tinha como valor máximo a capacidade de reter 75% do cloro livre. Hoje, o Inmetro considera somente se o modelo é eficaz (“Com redução de cloro livre”), ou não eficaz (Não se aplica).

Eficiência Bacteriológica: Classificação que determina se o aparelho possui um sistema que é realmente eficiente na eliminação de bactérias.

Equipamentos aprovados possuem o selo “Aprovado”, e os que não se verificou eficácia bactericida o “Não se aplica”.

Observar essas classificações antes da compra é essencial para quem procura qual o melhor purificador de água aprovado pelo Inmetro.

Refil

Os elementos filtrantes de um purificador ficam alocados em um refil descartável. Conforme a intensidade ou tempo de uso, esse componente vai perdendo desempenho, o que implica na sua troca periódica.

Por isso, vale lembrar que esses eletrodomésticos demandam custo de manutenção até o fim da sua vida útil. Em relação ao tempo, no geral, os fabricantes instruem a troca de refil a cada 6 meses. Também existem os refis com vida útil de 1 ano (caso do PA21G).

Elementos filtrantes ficam armazenados no refil (Fonte Img: shoptime.com.br)

Porém, a troca mais comum se dá pela quantidade de litros. Nesse caso, os valores da troca mudam bastante conforme o fabricante, podendo variar de 1500 litros até 4000 litros.

Antes da compra, é importante ficar atento ao custo de reposição do refil, já que essa troca é obrigatória para o correto funcionamento do aparelho.

Reposição do refil: Seguir as instruções do fabricante é fundamental (Fonte Img: pontofrio.com.br)

Água limpa é mais saúde!

Essas foram as dicas do Guia do Eletro para quem está buscando qual o melhor purificador de água do mercado. Agora é só escolher o que se encaixa mais as suas necessidades!

Até o próximo post!